Matou o pau e mostrou a cobra






          Mais ou menos perto de quando meu avô foi estar com o Senhor, a minha tia avó tinha sofrido um acidente vascular cardíaco. Ela então foi morar junto com sua irmã para fazer-lhe companhia e facilitar os seus próprios cuidados médicos. O AVC deixou algumas sequelas, incluindo paralisia parcial, que dificultava suas habilidades de locomoção. Essa tia avó era especial! Uma peça! Ranzinza e pirracenta, ela dava assunto para todos os primos. Mauricio, primo querido, criava uma jiboia enorme. A cobra era mansinha, e mesmo com seu tamanho assustador (quase dois metros), permitia ser manuseada sem qualquer problema. Na cidade, as pessoas até chamavam meu primo de Luz Del Fuego, a dançarina de Cachoeiro de Itapemirim que pousava nua com uma jiboia. Um dia, Mauricio levou a cobra para a casa da Vó. Quando tia Noemi viu o bicho, se levantou e saiu correndo. Suas pernas funcionaram! Os sobrinhos ficaram admirados. Oh moleques!

          Há quem questione o relato bíblico de uma cobra falando. Há quem diga que é uma parábola, ou um conto para ensinar algo. Acredito que a Bíblia conta a verdade. Então tomo essa história também como um fato, narrado verdadeiramente. Ao mesmo tempo, estou ciente do perigo de interpretar erroneamente o que a Bíblia diz, para que minhas ideias sejam postas no lugar do que ela na verdade está dizendo. Mas neste caso, os detalhes descritos são muito simples e claros, então não há nenhuma boa razão para duvidar da interpretação literal.

          Como a serpente foi usada, é outra questão. Parece ter sido apenas um meio para Satanás tentar Eva. É difícil pensar em um mero animal concatenando esses pensamentos e palavras, mas foi usado por Satanás. Como isso ocorreu, não sei; certamente um dia vamos entender. Da mesma forma, o jumento de Balaão falou com ele (Números 22) Imagino o zurro do animal pronunciando as sílabas do nome do seu dono: “Bala ãoih ãoih ãoih ih óóó...” Qual será o método de fazer um animal falar? Como será que o Senhor abriu a boca do burro? O efeito poderia até ser semelhante ao da serpente. Então podemos assumir que há uma ciência por trás disso. Seres angélicos são explicados na Bíblia como algo que não é do nosso entendimento, tendo poderes fora da nossa compreensão. Eles podem atravessar paredes, voar além da velocidade da luz, conter as forças da natureza e assim por diante. Poderíamos até imaginar o uso de animais como meio de comunicação? Se o Senhor permitir.

          Decidir se os relatos Bíblicos são fatos ou não, com base simplesmente em uma possível explicação científica e na nossa compreensão do universo, seria insensato, já que é um livro inspirado por aquele que criou todas as coisas, e cujos princípios e natureza, embora expressado no mundo material, são ainda maiores do que podemos compreender com ferramentas de medição, computadores, cálculos e sentimentos pessoais (acheologia-eu acho).

          Mas ao responder algumas questões podemos compreender com mais facilidade e obedecer com mais honestidade à Palavra de Deus. Quem escreveu a Bíblia? Quando e qual o contexto das coisas escritas? Para quem foi escrito? Qual a relação daquilo que foi escrito com outros textos de outras épocas da mesma coletânea de escritos (Canon)?

           Então vamos lá: E Deus disse, “Deixe a terra produzir seres vivos segundo sua espécie: gado e répteis e feras da terra segundo sua espécie"; e assim foi. E Deus fez as feras da terra após a sua espécie e o gado após a sua espécie e tudo que rasteja sobre a terra segundo a sua espécie; e Deus viu que era bom. (Gênesis 1.24-25). Este é um relato da criação de todas as criaturas da terra (com exceção do homem) e Deus olhou para ele como sendo bom. Então, depois que Deus criou o homem (versos 26,27), ele olhou para sua criação, mais uma vez e decretou que era bom. "E Deus viu tudo o que ele tinha feito e eis que, foi muito bom" (verso 31). A palavra ‘“muito” no v.31, significa muito ou excessivamente. Logo, Deus viu que tudo o que ele tinha feito era “muito bom”.

          Aí então a cobra aparece no Éden novamente, mas desta vez descrita como a mais astuta dos animais. Respondendo a primeira questão sobre a autoria da Bíblia, veja algo muito interessante:  esse texto foi escrito por Moisés, durante a jornada rumo à terra prometida a Abraão. Ele liderava mais de três milhões de pessoas (a Bíblia diz que eram 400.000 homens, eu calculo por baixo que suas famílias dariam esta soma). Gente que nos últimos 400 anos de escravidão, já não conhecia mais a sua origem e história, e nem o pacto de Deus com Abraão, Isaque e Jacó – nem seus planos eternos para a humanidade.

          Além dos livros mosaicos (Pentateuco) serem ensinamentos de conduta para hoje, Moisés escreveu também para ensinar aquele povo, e prepará-los para a formação de uma nação livre da escravidão e temente a Deus -- esse é o contexto remoto ou local da narrativa.

          Depois, a serpente aparece novamente quando Deus se revela a Moisés em Midian, no Sinai (Êxodo 3-4), na sarça que queimava e não se consumia. Deus manda Moisés lançar seu cajado ao chão e ele se transforma numa serpente. Sinal de autoridade para mostrar ao faraó o poder de Deus. Logo depois, quando ele manda que Arão faça a transformação do bordão em serpente, e os sacerdotes egípcios também produzem uma metamorfose de pau pra cobra (fake? ou não), a serpente do cajado de Moisés engole as cobras oriundas dos paus dos egípcios. Matou o pau e mostrou a cobra...

          No deserto, serpentes picavam o povo, mas quem olhasse para a serpente que Moisés levantou no madeiro, seria curado do veneno. Isso simbolizava a salvação pela graça de Deus mediante a fé (obediência e confiança) de quem somente olhasse para seu pecado e para seu perdão. “E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.14-16). A serpente é símbolo de astúcia (Gênesis 3) e também do resultado da rebeldia: o pecado. O resultado do pecado, por sua vez, é a morte (muitas serpentes possuem veneno letal).

          Em Apocalipse 20.2 "a serpente" é identificada como Satanás. E outra vez, vemos que Satanás é nosso inimigo. Certamente as cobras não são particularmente favorecidas em alguns dos versículos, mas elas (os animais) não são nosso adversário, o diabo é. A palavra nos adverte varias vezes (Mateus 13.38-39, Efésios 6.11-12, 1Pedro 5.8). Na verdade, em alguns lugares as cobras são mencionadas de uma forma mais positiva. Por exemplo: Em Provérbios 30.18 e 19 Salomão fala da maneira maravilhosa que serpentes se movem. Também Tiago 3.7, 8 menciona as serpentes com outros animais domésticos. "Para cada tipo de bestas e de aves e de serpentes e das coisas no mar, é domesticado e tem sido domada da humanidade: mas a língua nenhum homem pode domar; é um indisciplinado mal, cheio de veneno mortal." Este versículo indica que as serpentes (cobras) não são más... A língua é o instrumento através do qual o "veneno" de pessoas tantas vezes é lançado (ver Mateus 12.34-37 para um paralelo interessante).

          Números 21.6, Jeremias 8.17, Amos 9.3 todos falam de serpentes, sendo usadas por Deus para cumprir sua sentença. Em Mateus 10.16, Jesus disse aos seus discípulos para que fossem "espertos como as serpentes". E em Atos 6.9, Deus diz a Pedro que tudo é bom de comer, abolindo as leis dietéticas da antiga Aliança (veja Levítico 11.42) que incluiria as cobras. Nenhum destes versículos se refere a Satanás como a serpente; Eles estão falando sobre vários tipos de cobras.

           Eu durante muito tempo criei cobras. No inicio da minha adolescência, tinha um casalzinho de cobras que até procriaram (cobra criada). Logo que me casei, tinha um aquário com Jararacas e cascavéis. Aprendi a manusear serpentes venenosas e nunca tive medo. Até que um dia fui levar uma cascavel enorme para o Instituto Butantã em São Paulo. No caminho comecei a imaginar o que aconteceria se a cobra escapasse no meu carro. Depois disso, me desfiz das cobras e passei a não mais mexer com elas. Não que eu tenha medo; mas cautela e respeito.

          Acredito que as cobras são animais selvagens e se uma cobra foi usada por Satanás, ou não; que elas são nada piores do que qualquer outro animal. As cobras não têm o potencial de ser moralmente boas ou más, desde que elas não podem escolher entre o certo e errado. Como animais, elas não têm um espírito e, portanto, são incapazes de conhecer o seu criador. As cobras podem ser venenosas e perigosas, mas isso não lhes faz mal. Existem muitas outras criaturas venenosas, além de cobras, e também existem muitas criaturas (selvagens e domésticas) que podem ferir e matar, mesmo sem veneno.

          As cobras fazem parte da criação de Deus e juntamente com o resto da criação, foram qualificadas como “muito bom”. Elas continuam com o selo de qualidade na restauração da paz em Cristo (novos Céus e nova Terra) para ser muito bom com o resto da sua criação. E vai chegar uma hora quando toda a criação, incluindo cobras, mais uma vez habitarão junto ao homem, como era pretendido no início. A Bíblia diz que "o lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo vai deitar-se com o garoto e o bezerro e o leão jovem e o tornará juntos; e um garotinho vai levá-los. Também a vaca e o urso iram pastar juntos; seus jovens vão deitar-se juntos; e o leão comerá palha como o boi. E a criança de berço vai brincar perto da toca da cobra, e a criança desmamada tocará a cobra” (Isaías 11.6-8).

          Satanás, a antiga Serpente, que é o verdadeiro inimigo de Deus e o homem, não vão compartilhar dessa paz. Deus tem outros planos para ele. Ele será dirigido para o lago de fogo (Apocalipse 20.10).

          As cobras não são nossas inimigas, mas... como no caso da maioria dos animais selvagens... irão tentar proteger-se ao sentirem ameaçados.

          A Serpente (Satanás) tentou a mulher e ela desobedeceu a Deus; ela compartilhou a fruta com o marido (e ele curtiu), desobedecendo a Deus, o evento naquele dia afetou toda criação. O pecado foi transmitido para toda a humanidade, e estamos todos na necessidade de um Salvador (Romanos 5.12). Mas a boa notícia é que Jesus Cristo é o Salvador; Ele derrotou Satanás (1João 3.8, Hebreus 2.14) e se entregou à morte no madeiro para depois, derrota-la (Apocalipse). Matou o pau (a cruz de madeira) e mostrou a cobra.


Daniel




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas