O estranho caso do Mala-men e do Mala-Sem-Alça

       10 minutos para leitura


Na escola, a professora queria saber do que os alunos tinham medo, começou com a Joana, da primeira fila: Do que você tem medo? "Ai, eu tenho medo de cobras!
Então Joãozinho, estoicamente respondeu: “Fique calma, coleguinha, você não  precisa ter medo delas. Há coisas piores a temer ...”
Então, a professora se dirigiu ao Pedrinho, e ele respondeu: “Ai Soora, tenho pavor de aranhas!”
Mais uma vez, Joãozinho ajuda: “Pedrinho, fique tranquilo, você não precisa ter medo, são nossas amigas, elas comem os pernilongos! - há coisas mais perigosas...
Outras fobias surgiram, do escuro, do Bicho Papão, o Boi –Tá-Tá. Teve uma guria que disse ter medo de fantasma e assombração. A cada pavor, Joãozinho apaziguava a classe. Até que, a professora falou: “Joãozinho, então o que é tão terrível assim? O que é que te assusta? Que coisa é essa que te bota medo?”
E o Joãozinho, temeroso de apenas falar o nome, numa voz rouca e baixa, apertava os olhinhos ao dizer devagarinho: “O Mala -Men.”

Ajuntando todos os esforços pra demonstrar ao aluninhos o genuíno interesse, coisa de instinto materno na vida de quem ficou pra titia; a professorinha aprofunda um pouco mais: “O Mala-Men? Algum novo vilão dos desenhos japoneses? Quem é? Como é? Que poderes tem para prejudicá-lo? Será possível que ele realmente exista? Que é que ele faz?”  Dizia ela com carinho de tia escolinha rural. Ao que Joãozinho responde, num tom erudito : “ Não , ainda não o vi, e não é obra de literatura fictícia não! Mas Fessôra, sempre que a minha avó termina suas orações diárias, ela diz: ... livra-nos do Mala-Men!

Tem muita pouca coisa que me assusta. Não que eu seja o bonzão, ou muito macho. Mas é que já vi muita coisa ruim nesse mundão réio (caipira pra velho) sem porteiras (como se dizia quando eu era moleque)... Já fui atacado por um Leão, e sua mordida não me atingiu (entenda quem puder). Um filhotinho me botou mais medo do que o Brutus (lembra do Popeye?). Já enfrentei pau de amansar doido e não pisquei. Pau de arara e não entreguei. Mordida de aranha, ataque de serpente, arrastão de carro, investida de mulher feia, bicho papão, bicho prego, bicho preguiça (só a preguiça, o bicho é bonzinho), queda de banco de igreja, queda da janela, queda de cavalo. Bafo de onça, bafo de gente, ira de homens, dor de pai, dor de filho, dor d’óleo, dor nas costas, dor de parto (juro que sim). Mau olhado, macumba (é serio, roubaram minha cueca do varal e fizeram um despacho na porta da minha casa!)  Já apanhei de cara fraco, e já bati em cara forte. E quem duvidar, pode até perguntar pra minha mulher, que nunca me deixa mentir sozinho! Enfim, como falei no começo do paragrafo, tem pouca coisa que me assusta. E uma delas, já que você perguntou (fala serio, você estava se perguntando sim, né?) -  O que hoje realmente me bota medo como pastor? Eu teria que me referir a uma resposta dada a mim por um dos meus colegas: "A coisa que me da mais medo dentro da igreja é a presença de falsos mestres e falsos profetas. Deve ser o pior pesadelo de qualquer pastor." Só de ver dá tique nervoso, dor de barriga, nó nas tripa, brotoeja, coceira e em alguns casos quando o cara é mais fraquinho ou o bicho vem que vem, diarreia e depressão! TOC e disfunção daquelas que separa casamento.

Embora essa forma de colocar seja meio engraçada,  a gente ri pra não chorar. Falsos mestres na igreja e falsos profetas no ministério fazem da nossa lida um desafio tremendamente árduo e uma vida incrivelmente triste. Nos últimos cinco anos, tenho contado a historia do Mala-Men pra diversas pessoas e nas pregações explico: Paulo orava e pedia que Deus o Livrasse do homem mau (2Tess. 3.2-3). Ao conversar com pastores e líderes de igreja ao redor do mundo (literalmente), sempre ouço histórias dolorosas; uma após a outra, a respeito dos desagradáveis encontros e interações com pessoas falsas: projetando suas assombrações, fingindo ser professores e profetas .

Em primeiro lugar é importante notar que nem todo mundo que ensina algo de errado cabe na descrição de falso mestre e profeta que a Bíblia descreve. Tem uns que são apenas Mala-Sem-Alça, mais tarde vou descrever. Assim, procurando bem, todo mundo tem seus erros. A gente escorrega. Fala coisa errada na hora errada. Tropeça aqui e cai acolá (mais depressa levanta!). Tem também aquela porcaria do pecado (sem ofender os suínos). Em outras palavras, os erros acidentais ou pequenos erros e mal-entendidos devem ser tratados de forma diferente daquilo que foge a definição bíblica do falso mestre ou falso profeta. Meu pai e meu irmão costumam dizer que é a diferença entre alguém que cai da bicicleta e o ladrão que rouba a bicicleta e depois cai.

Jeremias e o Mala-Men 

Jeremias viveu 600 anos antes de Cristo. Os descendentes de Jacó dividiram-se em dois reinos: Israel no norte e Judá no sul. As pessoas adoravam ídolos e eram imorais. Deus chamou Jeremias para tornar sua mensagem conhecida. Ele era um verdadeiro profeta de Deus. Havia também muitos falsos profetas na terra, que disseram ao povo o que eles queriam ouvir. Em Jeremias, capítulo 23, Deus adverte o povo a não ouvir os falsos profetas. E Ele adverte os falsos profetas, que eles serão punidos. A partir deste capítulo, em Jeremias,  aprendemos verdades importantes para nos ajudar a evitar falsos mestres hoje. 

Advertências de São Pedro contra os Mala-Men!

“Mas também houve falsos profetas entre o povo, assim como haverá falsos mestres no meio de vós, que trarão secretamente heresias destruidoras, negando até mesmo ao Senhor que os adquiriu, e trarão para si rápidas destruições. E muitos seguirão seus caminhos destrutivos ”(2 Pedro 2: 1, 2).

Em nosso tempo, falsos mestres são abundantes. Jesus advertiu: “Então muitos falsos profetas se levantarão e enganarão a muitos” (Mateus 24:11). O fato de que existem muitos falsos mestres entre nós e que muitas pessoas os escutam é um cumprimento da predição de Cristo. Ele também disse: “Cuidado com os falsos profetas, que vêm a você em pele de ovelha, mas por dentro são lobos vorazes” (Mateus 7:15).

Os falsos mestres são falsos não apenas na doutrina, mas também em sua aparência. Eles fingem ser algo que não são. No interior, são lobos malignos que matam e espalham as ovelhas. Mas eles se apresentam como inocentes e inofensivos. Eles usam uma pele de carneiro para enganar as ovelhas. No entanto, olhos perspicazes podem verificar as diferenças. 

Mirem-se no exemplo da Chapeuzinho Vermelho quando disse: “Mas vovó! Que dentes grandes você tem! Quando ele vir com aquele papinho de jacaré ou de lobo mau, fale pro Mala-Men (fale a verdade, em amor, e de jeito que ele saiba que você sabe!) 

João advertiu: “Amados, não acreditem em todo espírito, mas testem os espíritos, sejam eles de Deus; porque muitos falsos profetas saíram ao mundo ”(1 João 4: 1).

Paulo disse aos anciãos em Éfeso: “Pois eu sei que depois da minha partida lobos selvagens entrarão entre vós, não poupando o rebanho. Também dentre vós mesmos se levantarão homens falando coisas perversas, para arrastar os discípulos após si ”(Atos 20:29, 30).

Como podemos reconhecer os falsos mestres? Estas advertências de Cristo e Seus apóstolos não teriam sentido se não houvesse maneira de distinguir entre aqueles que falam a verdade e aqueles que ensinam o erro.

Quando se considera os milhares de pastores e pregadores no mundo, é óbvio que a maioria deles não está falando por Deus: eles ensinam coisas contrárias à Escritura.

Um homem que conheci começou a ler a Bíblia porque os padres na paroquia de sua própria igreja estavam ensinando coisas contraditórias. Sua reação foi: “Como os sacerdotes dizem coisas diferentes, vou ler a Bíblia por mim mesmo. O que ela disser certamente será certo ”. A primeira vez que o conheci ele disse:“ Eu não sei pra onde isso vai me levar, mas eu decidi fazer o que a Bíblia diz ”. Eu pensei:“ Se ele realmente fizer isso, será salvo do homem mau”. Encontrei com ele uns anos depois. Ele já tinha comido hóstia, batizado nas aguas, falado em línguas, girado no manto, feito campanha, espalhado corrente, curtido a própria foto no face, e agora, na comunhão calorosa dos presbiterianos ele perdurava a frieza dos corações dos últimos tempos. Será que a gente tem decido fazer o que a Bíblia diz? A palavra de Deus nos permite distinguir a verdade do erro.

O que Deus pensa sobre os Mala-Men?

“Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto!” (Jeremias 23: 1). Eles serão punidos por seus atos malignos: “Vocês dispersaram meu rebanho, expulsaram-nos e não os atenderam. Eis que eu vos atenderei pelo mal de vossos feitos ”(Jeremias 23: 2).

Nos versículos 9 e 10, Jeremias lamenta o terrível estado da terra “por causa dos profetas”. “Pois tanto o profeta como o sacerdote são profanos” (Jeremias 23:11). Profano significa "secular", "não sagrado". Os profetas e sacerdotes deveriam ser espirituais e santos. Em vez disso, eles eram seculares, eram mundanos.

Um turista que visitava um hospital de mosteiros na Itália ficou surpreso com uma placa em inglês que dizia: “Nós abrigamos todo tipo de doenças e não respeitamos a religião. Por favor, dê ao nosso hospital aquilo que puder, como puder e quanto puder. Os Mala-Men abrigam todos os tipos de doenças espirituais e não respeitam a verdadeira religião. Recebem e deixam suas influencias e circunstancias pessoais como se fosse a totalidade do evangelho.

Uma coisa que o MALA-MEN tenta fazer, é singularizar a grandeza do evangelho em apenas uma afirmação ou ladainha. Um exemplo disso é reduzir a grandeza do plano de Deus, a guisa de sua afirmação, a uma plataforma onde o evangelho é apenas sofrimento. Uma frase que aparenta piedade, mas fere a totalidade do evangelho é “O púlpito não é um lugar de riso, pois não há nada de alegre no sacrifício da cruz!” É mentira. É verdade (bipolar), mas é somente meia verdade quando dito desse jeito. Pois o plano do Senhor não é apenas a morte na cruz, mas a nossa ressurreição com ele. Jesus nos fala hoje de um túmulo vazio, do alto das nuvens, assentado à destra do Pai. 

Jesus nos da uma palavra de alegria e nos põe um novo riso na boca. Ele nos fala da ressurreição e não apenas da morte. Ele nos fala da vida, nos justifica e representa diante do Pai com alegria e jubilo no coração. Nos faz conhecidos pela alegria que deixa sobre nós. “O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria” (Sofonias 3:17a). O homem mau quer falar somente daquilo que nos acusa, que nos destrói, que nos faz chorar, que bota medo e nos faz paralisar no tempo e no espaço. Mais ainda: portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força. (Neemias 8:10). É um hadoken (golpe conhecido somente dos fortes) nas fuças do Mala-Men: “Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas,(Filipenses 1:4). E pra fazer um overkill (golpe finalizador; meio parecido com um mata-leão ou gravata do Jiu): Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo (Romanos 14:17). E ainda pra ter certeza de que o bicho morreu: “Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo” (Romanos 15:13).

Estava falando com o Portela agora a pouco, e ele falou, que o negócio é que ninguém vai procurar aconselhamento por causa da alegria: “Pastor,” brincava, “...hoje eu preciso me aconselhar, quero lhe contar como eu estou alegre, tá tudo indo muito bem...” Falei que tenho visto todo mundo falar de depressão, de lagrimas, de naufrágios  de fé e de pecado sem perdão. Falam somoente sobre  sofrimento e dores, e muitas vezes, a ladainha dos Mala-Men para por ai. É muito importante falarmos a respeito desses assuntos, mas precisamos mostrar o outro lado. Mostrar que Cristo venceu a morte. Venceu o mal. Falar de morte sem apresentar a beleza e a alegria da ressurreição, da conversão à mente de Cristo, da redenção; dizer apenas o negativo sem proporcionar o antídoto é a cara do Mala-Men, é o que faz um falso mestre. O púlpito é sim um lugar de lágrimas, mas também é o  lugar de onde e por onde temos de anunciar a graça de Jesus, e isso pode e deve ser feito com graça.

Em Jeremias 23, Deus diz que trará desastre aos falsos profetas. Os profetas do reino do norte fizeram com que Israel errasse através da adoração de ídolos. (Alguns líderes religiosos hoje encorajam as pessoas a se prostrarem diante das imagens, métodos, profetadas e mandingas?) Dos profetas no reino do sul, Deus diz: “Vi também coisas horríveis nos profetas de Jerusalém: cometem adultério e andam em mentiras; eles também fortalecem as mãos dos malfeitores, de modo que ninguém se afasta de sua maldade. Todos eles são como Sodoma para Mim e seus habitantes como Gomorra ”(Jeremias 23:14).

Os Mala-Men querem ser populares com as pessoas do mundo. Mas quem quer “ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus” (Tiago 4: 4). Eles fortalecem as mãos dos malfeitores: “Dizei continuamente aos que me desprezam: 'O Senhor disse:' Você terá paz '; e a todos que caminham de acordo com os ditames de seu próprio coração, dizem: 'Nenhum mal te acometerá”(Jeremias 23:17).

Isso explica por que os Mala-Men são populares! Eles são politicamente corretos. Os falsos profetas acompanham as modas e os tempos. Os falsos mestres adaptam sua mensagem para que não seja ofensiva. Eles dizem às pessoas o que elas querem ouvir. Reduzem o tempo e o espectro das atenções aos estudo humanizadores e às técnicas de psicologização barata e coaching popular. Estão buscando as cebolas do Egito, e chamando isso de reforma. Cadê a casquinha de sorvete? Onde está a casquinha do siri? Cadê o lençol  das mudanças, a alegria, o gozo eterno de glorificar a Deus (que começa já, e ainda não?)

Os Mala-Men são as pessoas que seguem seu próprio coração em nosso tempo. São conduzidas por alguns líderes religiosos, e convencidos de que nenhum mal virá sobre eles. Ensinam apenas a esperança da lei, que sem a graça, é transformada em idolatria e legalismo. A fé é fé somente por causa da Graça de Cristo. Alguns falaram nos tempos de Paulo, que não havia ressurreição, e hoje, alguns líderes religiosos toleram os pecados de Sodoma e Gomorra. 

Alguns pregadores dizem que nenhum mal virá sobre eles se comprarem uma caneta ungida ou se fizerem um jejum de 2 horas. Esquecem que a finalidade de toda lei era apresentar a graça de Jesus.

Cuidado com os falsos profetas, pregadores e sacerdotes que fazem cócegas nos comichões dos malfeitores (2 Timóteo 4: 3, 4).

“Porque dos profetas de Jerusalém já se espalharam profetices por toda a terra” (Jeremias 23:15). Eles eram profanos e a profanaria se espalhava para todo o país.

Vivemos em uma sociedade secular, uma sociedade que quer se libertar da religião e não oferece sequer a liberdade de religião. Devemos ter cuidado para que não nos tornemos uma igreja secular ouvindo falsos mestres.

“Assim diz o Senhor dos Exércitos: 'Não ouçam as palavras dos profetas que vos profetizam. Eles te fazem sem valor; eles falam a visão do seu próprio coração, não da boca do Senhor ”(Jeremias 23:16). Os Mala-men, dizem o que pensam, em vez do que Deus diz.

Por causa da negligência dos falsos profetas, o povo não se arrependeu: “Eu não enviei esses profetas, contudo eles correram. Eu não falei com eles, mas eles profetizaram. Mas se eles tivessem estado em Meu conselho e tivessem feito com que meu povo ouvisse minhas palavras, então os teriam desviado do seu mau caminho e do mal de suas ações ”(Jeremias 23:21, 22).

Nós fomos avisados. Devemos distinguir entre o que vem de Deus e o que vem do homem: “O profeta que tem um sonho, conte um sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com fidelidade. O que é a palha para o trigo? diz o Senhor. Não é a minha palavra como um fogo? diz o Senhor, 'e como um martelo que quebra a rocha em pedaços?' ”(Jeremias 23:28, 29).

Se um homem tem um sonho e quer contar pra todo mundo, ok, bobo dele, mas não deve alegar que veio de Deus. A palavra do homem é palha. A palavra de Deus é grão nutritivo. Aqueles que têm a palavra de Deus devem falar fielmente. É poderoso, como um fogo ardente e um martelo que pulveriza rochas.

Pedro disse: “Se alguém fala, fale como os oráculos de Deus” (1 Pedro 4:11). Como podemos distinguir entre a palavra do homem e a palavra de Deus? Por meio de Isaías, Deus ordenou ao povo: “À lei e ao testemunho! Se eles não falam de acordo com esta palavra, é porque não há luz neles ”(Isaías 8:20). Nós reconhecemos falsos mestres comparando o que eles dizem com a palavra de Deus.

Tenho medo do Mala-Men. Outras pessoas tem outros temores. Uns tem medo do Saci, outros da Cuca. Quem tem medo do Lobo mau? Talvez os três porquinhos. Não somos porquinhos. Deixar que eles permaneçam em nossas Gadaras modernas, é permitir que o pecado e a desgraça continuem em nosso meio. Lembra quando Jesus expulsou o demônio Capiroto que possuía o peladão do cemitério? O povo ficou com medo dele vestido e restaurado, por que já tinham acostumado com ele e com a sua violência. 

Hoje, tem gente que se assusta com crianças cantando o hino nacional, e não veem nada de errado com o peladão do museu. Existem falsos mestres entre nós, assim como havia falsos profetas no Antigo Testamento. Não dêem ouvidos a eles. Os falsos mestres são seculares, mais preocupados com a popularidade do que com a pureza. Sua profanidade se espalha como o câncer. Os falsos mestres fortalecem as mãos dos malfeitores, consolando-os em seus pecados, em vez de chamá-los ao arrependimento e à nova vida. Deus nos deu as Escrituras para que possamos saber a diferença entre a palavra do homem e a palavra de Deus. “À lei e o testemunho!”

“Agora, peço-te, irmãos, notai aqueles que causam divisões e ofensas, contrariamente à doutrina que aprendestes e os evitais. Porque os que são tais não servem ao nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu próprio ventre, e com palavras suaves e discurso lisonjeiro, enganam os corações dos simples ”(Romanos 16:17, 18). Cuidado com os falsos mestres, o Mala-Men!

Em Hebreus 13: 9 a Bíblia diz: "Não se deixem levar por todos os tipos de ensinamentos variados e estranhos". Nós, como cristãos, acreditamos que a Bíblia é a inerente Palavra de Deus. Nós também acreditamos na doutrina básica da salvação pela graça através da fé e crendo em Jesus Cristo (Ungido, Escolhido, Messias), como o único caminho para o Céu. Nós aderimos a Romanos 10: 9: “… se você confessar com a sua boca Jesus como Senhor, e crer no seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, você será salvo.” Jesus nos disse que falsos messias e falsos profetas surgiriam. Mateus 24:24 “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios; para que, se fosse possível, eles enganassem os próprios eleitos. ”Atos 20: 29‐30“ Pois sei que depois da minha partida entrarão no meio de vossos lobos, não poupando o rebanho. ”

Perguntamo-nos como é que se identifica o Mala-men. Importante, porque eles andam disfarçados muitas vezes. O Mala-Men chega de mansinho, dá um beijo na careca do pastor. Finge conhecimento, repete jargões que nem papagaio no Youtube (Nada contra os bons vídeos, mas tem uns que, Pélamor !)Ele finge falar a Palavra do Senhor (Profecia), mas na verdade é um falso qualquer coisa, um impostor, agindo como um lobo e travestido em pele de ovelha. Lembra que eu citei  Mateus 7:15 e 2 Pedro 1: 20-21 no começo? 

O grande problema, é que, os Mala-Men, as vezes até sem saber negam a Trindade - Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo (Gênesis 1: 1 e Mateus 3: 16-17). Eles negam o nascimento virginal. (Lucas 1:35) Eles negam sua ressurreição corporal: (Atos 1: 9-8).  Alguns comportamentos de um Mala-Men são desejo por dinheiro e poder. Eles escolheram o ministério como uma profissão lucrativa. 

Alguns são apenas Mala Sem Alça (indivíduo incômodo, chato, desagradável, aporrinhativo, desinteressante, cuja presença incomoda aos outros, pela obviedade e previsibilidade de seus conceitos e opiniões, nada tendo de relevante a acrescentar. Por exemplo: “Fulano é tão mala sem alça que além de não fazer companhia, ainda estraga a nossa solidão (vide o grande acadêmico Guilherme Figueiredo, em "Tratado Geral dos Chatos"). 

Como já Oswaldo Montenegro disse uma vez, “é preciso perdoar o chato: ele não tem defeito grave mas sim uma ingenuidade perene - ele acredita que está sendo agradável." Os Mala-Sem-Alça são apenas uns chatos mesmo. Eu até diria mais: todos nós conhecemos alguns malas, tem uns que são sem alça (são difíceis de carregar...  e isto é normal), mas tem gente que abusa. Todos nós temos alguma mania chata, que só você e mais ninguém aguenta, e que, por isto mesmo, a gente sempre guarda ela pra quando estiver sozinho. O problema é quando a pessoa não tem este filtro social, quando ela acredita que aquilo é normal. Mala sem Alça da pra conviver. Mas eu, morro de medo do Mala-men. E um pedido legitimo que todos devemos fazer a Deus, é que ele nos livre dos falsos mestres, dos Mala-Men.

Vejo que quando Paulo além de pedir orações para que o evangelho crescesse na Tessalônica, também pedia pra ser liberto do homem mau. No caso de Jesus, ao ensinar a orar,  instrui que devemos pedir a Deus, que sejamos libertos de sermos tomados de maldade. Disse “... mas livra nos de fazer o mal, amem. Mala-Men foi a confusão do Mala-sem-alça do Joãozinho...

Gosto muito da frase de Darby: “O diabo nunca é mais satânico do que quando ele carrega uma Bíblia”. Precisamos ser como os bereianos. O povo da Beréia era mais aberto do que o povo de Tessalônica. Atos 17:11 “Estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque recebiam a Palavra com toda a disposição mental e examinavam as escrituras diariamente, quer fossem essas coisas”. Se for pra carregar uma Mala-sem-alça, até que a gente aguenta. Se enche de amor, pega a mala com os braços, com carrinho ou carinho. Tenha cuidado e faça sua lição de casa. Leia a Palavra de Deus. Oséias: 4: 6 “Meu povo é destruído pela falta de conhecimento”. Aprenda a discernir o que é bem do mal e o bom do mau.

“E livrai-nos do Mala-men”

Comentários

Postagens mais visitadas