Ministérios Refúgio

A Visão

O que é Refúgio?

É um ministério e uma proposta de vida. Nossa visão é demonstrar por palavra e vida a esperança da glória de Cristo. Desejamos anuncia-lo para que as pessoas reconheçam a sua voz e atendam ao seu chamado. Isso faremos advertindo acerca da cultura deste século e da novidade de vida segundo a cultura do Reino de Deus.
Refúgio oferece tempo e espaço para investigação e respostas sobre as realidades da vida e a esperança da sabedoria de Deus na Escritura. Queremos ser aperfeiçoados na santidade do Senhor, utilizando experiências do dia a dia, e a beleza das coisas de Deus, para cultivar e guardar sua Sabedoria, em oração.



Deus é refúgio. Os que lançam mão da esperança proposta em Cristo sao instados pra correr para o refugio do Senhor a fim de conhecer sua vontade. Deus que não pode mentir prometeu refúgio seguro e firme em Jesus Cristo. Não é um lugar de fuga, mas trincheira de trabalho, lugar de restauração, cura de alma, estudo de estratégias e treinamento de vida.

Davi, perseguido por Saul, refugiou-se na caverna de Adulão. A ele acorreram homens dentre os mais necessitados. Buscaram refúgio em Deus e foram, depois, chamados de “Rei” e “Valentes de Davi”

Deus providenciou cidades de refúgio para seu povo, onde todo aquele que fosse perseguido injustamente, tivesse abrigo e fortaleza. Não é disso que precisamos? Uma ministração de amor, um lugar seguro e uma pessoa amiga?

Tal como a hospedaria para onde o bom samaritano levou o homem encontrado à beira da passagem, assim queremos que seja o Refúgio com Cristo, como ele disse: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30

A missão

Refúgio apresenta o evangelho de Jesus Cristo como sabedoria, justiça, santificação e redenção – espelhando Sua glória agora e sempre. Cremos na beleza da verdade e na beleza do amor de Deus. Refugio é uma missão formada de indivíduos e famílias chamados à testemunhar através do que são e têm, corações, membros, e posses, a pessoas com indagações honestas, para investigar e responder segundo a Palavra de Deus.

Um Local

A primeira fase de Refúgio, sua base estratégica, gira em torno do lar, como casas de portas quase sempre abertas. Certamente portas tem dobradiças e fechaduras e Refúgio se utilizara desses apetrechos para receber ou não hospedes, conforme a melhor decisão da família. Nas casas de Refúgio se receberão hospedes convidados, de preferencia entre dois seguimentos: 1)discípulos desejosos de aperfeiçoar suas vidas para o serviço do Senhor e 2) obreiros – pastores e missionários com suas famílias, para aconselhamento.

Uma Proclamação

Refúgio proclama o evangelho do Senhor Jesus além dos limites locais, a fim de que sua experiência seja compartilhada, tanto para abençoar outros como para ser observada e ajudada no seu aperfeiçoamento

Refugio oferecerá estudos fundamentados nas escrituras, treinando cristãos em temas como: (1) Visão Bíblica e Cosmovisão, (2) Aconselhamento para ajuda mútua-para pastores, missionários e profissionais na área de ajuda, (3) verdade, amor e obras no cotidiano.

O material criado em Refúgio é oferecido ao público por meio de publicações feitas pela Refúgio Editora Ltda. Ou em colaboração com outras organizações.

Uma missão confessional e eclesiástica

Refúgio aceita a Confissão de Fe de Westminster e os Catecismos Maior e Breve como expositores da doutrina Bíblica. É subordinada à igreja, sendo reconhecida por diversos presbitérios da Igreja Presbiteriana do Brasil, trabalhando com todas as denominações reconhecidamente evangélicas.

Programa

Refúgio opera em 3 áreas interrelacionadas:

Centro de Estudos

Refúgio mantem perspectiva reformada da teologia, ortodoxa e viva, observando a revelação de Deus à luz da sua Escritura. No Centro de Estudos essa proposta é vivenciada em suas duas faces:

Discipulado (formal, informal e não-formal); e

Aconselhamento bíblico (integrativo e interagente).

Motivação é fator preponderante, e porque pessoas e palavras são os maiores motivadores de pessoas, enfatizamos o aperfeiçoamento do caráter à imagem de Jesus Cristo, desenvolvido pelo Espírito na comunhão dos salvos, em humildade oração e obediência à Palavra de Deus.

O aconselhamento é oferecido na sede, para lideres de igreja e suas famílias – os quais, mediante consulta, serão convidados como hóspedes, a participar do trabalho. Todo hospede se comprometerá a experimentar a vida normal da casa, cumprindo tarefas e aplicando-se ao estudo e ou aconselhamento e seus requisitos. Haverá sempre um encargo financeiro de manutenção e serviço a ser coberto pelo aconselhado, pessoa ou igreja que o enviar.

Extensão ministerial

Pregações, conferencias, palestras.

Seminários e cursos breves na sede, em igrejas etc.

Refúgio Editora

Refúgio mantém convenio com Refugio Editora Ltda., oferecendo ao publico material pertinente aos objetivos da missão, utilizando material de autoria dos obreiros ou colhidos nos trabalhos de Refúgio, de outros autores, nacionais ou traduzidos, e em parceria com outras editoras.

Refúgio, sempre a marca de um bom livro.

Rev. Dr. Wadislau Martins Gomes
Presidente


Missionários de Refúgio


Wadislau Martins Gomes (IPPaulistana e Refúgio)
Elizabeth Stowell Charles Gomes


Davi Charles Gomes (Chanceler da Universidade Mackenzie, Pastor Titular IPPaulistana e Refúgio)
Adriana Almeida Heringer Gomes


Daniel Charles Gomes (Agencia Presbiteriana de Missões Transculturais/ IPCristo é Vida- Japan e Refúgio)
Márcia Maria Lélis de Freitas Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas