Tomar decisões e a vontade de Deus



Às vezes, o problema não é realmente o problema.

Pouco antes de eu terminar o seminário, reuni com alguns adolescentes (ainda no ginásio), mas conhecedores da palavra de Deus e de algumas doutrinas, discutíamos sobre a soberania de Deus nos mais simples momentos da vida. Estávamos ainda descobrindo o mundo da teologia, e em meio a tantos estudos bíblicos, sentíamos bem inteligentes. Num desses momentos, iniciamos uma conversa sobre se Deus sabia - ou se preocupava - qual Doritos específico estava prestes a sair da caixa, ou se minha escolha de Doritos ou de Pringles era divinamente predeterminada ou deixada para livre escolha.

Na superfície, éramos jovens que achavam estar conquistando o mundo, flexionando nossos músculos teológicos e lançando grandes idéias pela primeira vez (e esperando impressionar as senhoritas na sala). A questão real, porém, não era analisar a soberania de Deus; A verdadeira questão era que a vida é realmente bastante complexa e incerta, e ao se aproximarem da formatura  do ensino médio, todos sentiam o estresse das grandes decisões de vida cada uma, por sua vez, sempre maior. Queriam saber: Deus já tem essas respostas fixas, e, caso a resposta fosse sim, ele vai nos revelar essas coisas? Como podemos saber quando Ele nos mostra as respostas?

Como Deus nos faz conhecer Sua vontade? Ele tem uma vontade perfeita para cada uma de nossas vidas e, em caso afirmativo, como baseamos nossas tomadas de decisão diária na vontade perfeita? É possível desviar da vontade de Deus, mesmo quando pensamos que estamos fazendo escolhas justas ou boas?

É minha experiência que perguntas como essas se assemelhem sob a superfície de quase todas as crises existenciais ou espirituais que os crentes, nos seus vinte e trinta e poucos anos, enfrentam enquanto aprendem, crescem e mudam. Nossas crenças sobre a vontade de Deus e a tomada de decisões afetam todas as áreas de nossas vidas. Normalmente, abordamos essas questões diante de decisões específicas e importantes: devo considerar casar com essa pessoa? Deus quer que eu fique solteiro para sempre, ou devo colocar esforços em conhecer pessoas (ou talvez encontros on-line)? Devo aceitar esse trabalho e mudar para uma cidade diferente? Deus está me chamando para missões? Qual igreja devo me juntar? Como posso saber se minhas paixões são de Deus e minhas paixões devem formar minha carreira?

Além de tudo isso, às vezes estamos assombrados com a suspeita de que não estamos fazendo o que devemos com nossas vidas, que há algo mais; ou talvez acreditemos que perdemos o melhor que Deus deu para nós.

Mesmo quando não estamos enfrentando grandes decisões ou crises, nossas convicções sobre o que significa ser guiado pelo Espírito Santo podem afetar grandemente a forma como lemos a Bíblia, quer envolvamos ou evitamos certas conversas e como gastamos nosso tempo livre. Mesmo que você não tenha passado muito tempo pensando especificamente nessas questões, você provavelmente pode ter assumido algumas respostas sem sequer perceber.

Considerando o que a Bíblia ensina sobre saber e fazer a vontade de Deus, pode ser refrescante e libertador. Apesar da complexa natureza da vida no século XXI, acredito que seja verdade que em Cristo, Deus "nos concedeu todas as coisas que pertencem à vida e à piedade" (2 Pedro 1. 3). 

Quero ouvir de você (não iniciar um debate!), Então eu tenho uma sensação de quem está ouvindo e engajando enquanto avançamos com essa conversa. Então não seja tímido; Deixe-me ouvir seus pensamentos e histórias.

O que você acha da vontade de Deus? O que você acredita sobre como o Espírito Santo nos guia na tomada de decisões? Você acredita que Deus tem uma vontade individual perfeita para cada crente e, em caso afirmativo, como a conhecemos?

Que Escrituras são úteis para você em pensar nisso? Que histórias você tem sobre a orientação de Deus ou a direção do Espírito Santo em sua vida?

Essas algumas grandes perguntas sobre a vontade de Deus para nossas vidas. Para responde-las, devemos ter em mente o pressuposto de sermos honestos diante de Deus, e de que ele não esconde a sua vontade, mas sim esclarece e revela através da Escritura. Eu creio que a vontade de Deus para nossas vidas não é escondida ou difícil de encontrar. 2 Pedro 1. 3 diz: "O seu poder divino nos deu tudo o que precisamos para uma vida divina através do nosso conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e bondade". Provavelmente você pode afirmar que essa passagem é verdadeira, mas você pode lutar para acreditar no dia-a-dia. Então, vamos falar sobre onde devemos começar se quisermos pensar bem sobre a vontade de Deus.

Alguns anos atrás, Marcia e eu fomos desafiados a deixar tudo o que mais amávamos, e juntamente com nossos filhos, mudar-nos para o Japão pra que eu assumisse o serviço ministerial numa igreja. Pesquisamos sobre o pais, sobre a cultura, e sem conhecer quase nada sobre o Japão, aceitamos o desafio de ir até onde Deus nos levasse. Para alguns, foi loucura. Pra outros, oportunismo carnal (criticóides e moleques). Pra nós? Obediência e submissão. Vimos Deus abrir portas no momento que outras nos eram fechadas.

Conhecer e fazer a vontade de Deus é muito parecido com esse processo. Começamos com a melhor "informação" sobre o que Deus já nos contou sobre Sua vontade - podemos encontrar isso nas Escrituras. É o primeiro ingrediente essencial: um amor e um estudo persistente da Bíblia.

Nos primeiros 11 capítulos de Romanos, Paulo faz muitas afirmações sobre quem é Deus e o que Ele fez para conciliar as pessoas com Ele. Paulo gasta muito tempo estabelecendo um fundamento teológico, cultivando verdades importantes que revelam o alcance da atividade salvadora de Deus. Agora, em Romanos 12: 1-2, Paulo faz uma guinada:

Portanto, exorto vocês, irmãos e irmãs, em vista da misericórdia de Deus, oferecer seus corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus - este é o seu culto verdadeiro e apropriado. Não se adapte ao padrão deste mundo, mas seja transformado pela renovação de sua mente. Então você poderá testar e aprovar o que a vontade de Deus é sua vontade boa, agradável e perfeita.

Compreender esses versículos nos dá uma visão crítica da compreensão da vontade de Deus. Aqui está o que você não pode perder:

1. Este é um dos poucos lugares no Novo Testamento que discute explicitamente como conhecer a vontade de Deus. Embora existam outras passagens importantes, muito poucos apresentam uma resposta tão direta à questão de "Como podemos conhecer a vontade de Deus?"

2. A frase "em vista da misericórdia de Deus" significa "porque" ou "com base em". Basicamente, Paulo está dizendo: "Por causa dos atributos salvadores de Deus de que eu falo dos romanos 1-11, portanto ..." ( Para mais contexto, Paulo resume grande parte de sua teologia em Romanos 11: 30-32.)

3. Existem dois elementos principais para a exortação de Paulo: "ofereça seus corpos" e "não se conforme ... mas seja transformado". Paul aborda a totalidade de cada pessoa, nossos corpos e nossas mentes. Já Paulo observou que os crentes que têm o Espírito são capazes de fazer coisas justas com seus corpos (8:13), por isso não devemos nos surpreender que ele discuta o papel de nossas ações e nossos pensamentos ao tentar decifrar a vontade de Deus.

4. O resultado de oferecer nossos corpos e ter nossas mentes transformadas é que somos capazes de "testar e aprovar o que é a vontade de Deus". Testar e aprovar envolve conhecimento e aplicação.

Em poucas palavras, Paulo diz que o evangelho torna possível que os cristãos apresentem suas mentes e corpos em obediência a Deus, e o resultado dessa submissão contínua é uma crescente conscientização e prática da vontade de Deus.

Quando estudei estes versos, fui profundamente encorajado. Há momentos em que somos tentados a acreditar que Deus está escondendo Sua vontade de nós, e estamos impressionados com a crença de que sempre será impossível fazer o que é certo e que nossa falha significa que Deus pensa menos de nós. Todos esses medos devem ser interrompidos por esses versículos.

Se a nossa oferta corporal e o pensamento transformado são possíveis "em vista da misericórdia de Deus", então eles não dependem de nossa própria força, caráter ou qualificações. O evangelho proclama que é Deus quem trabalha em nós "para querer e agir de acordo com o Seu bem" (Filipenses 2:13). Se Paulo diz que os crentes podem oferecer seus corpos e podem ser transformados pela renovação de suas mentes, então não posso discordar dele. Em vez disso, eu posso começar a viver na esperança, acreditando que a vontade de Deus não esteja tão longe afinal.

Princípios para a tomada de decisão e a vontade de Deus

A maioria dos crentes tem lutado com saber e fazer a vontade de Deus. É difícil saber de que orientação do Espírito Santo se parece, ou quais as decisões que devemos colocar diante dele e que se espera que façamos a nós mesmos. Alguns princípios para a tomada de decisão que eu encontrei na minha caminhada cristã.

Existem dois modelos mentais principais quando se trata de seguir a  vontade de Deus: de um lado, nos escondemos e dificultamos o dilema, e do outro nos revelamos e, cheios de alegria, tomamos decisões das mais difíceis áreas da vida. Muitas vezes encontramos o que esperamos encontrar, então vamos ter nossas expectativas moldadas por Romanos 12: 1-2, onde Paulo diz com confiança que conheceremos a vontade boa, agradável e perfeita de Deus.

Onde Deus não revela especificamente na Bíblia se devemos comer Doritos ou Pringles, ela pode nos apontar para a direção certa. Meu pai descreve isso dizendo que é como o acende de faróis para iluminar o caminho. Por exemplo: Vou preparar um jantar de Natal. O que devo servir? Como devo preparar os pratos? Posso colocar passas nas receitas? Depende. Será que o Nenão vem? Se vier, não! (piada interna, o Nenão tem sido o paladino contra as passas no Natal). Passas não! O nosso processo de identificar a vontade de Deus deve seguir os seguintes passos. --

Onde Deus ordena, devemos obedecer.
Onde não há comando, Deus nos dá liberdade (e responsabilidade) para escolher.
Onde não há comando, Deus nos dá sabedoria para escolher.
Quando escolhemos o que é moral e sábio, devemos confiar no Deus soberano para trabalhar todos os detalhes juntos para o bem.

Você pode querer ler esses quatro princípios novamente, lentamente, e pensar sobre sua reação inicial. Eles o acham tão verdadeiro ou tão enganado? Por quê? Eles trazem mente alguma parte das Escrituras? Você pode pensar nas Escrituras que as contradizem? Você tem experiências pessoais que valem ou vão contra esses princípios?

As Escrituras são suficientes. Isso não significa que Deus não fala hoje. Fala hoje muito mais alto do que antes. Fala por escrito, fala na historia de Jesus. Ouço histórias de todo o mundo sobre pessoas que ouvem a voz do Espírito Santo enquanto ministram. No entanto, a questão-chave é: as Escrituras ensinam que devemos esperar ou procurar uma revelação especial do Senhor na tomada de decisões? A resposta é não:

Deve-se notar ... que Deus certamente poderia revelar a Sua vontade para uma decisão particular não abordada diretamente nas Escrituras. Ele fez isso no passado, como os registros das Escrituras, e Sua habilidade para fazê-lo agora permanece inalterada. Então, se os seus propósitos justificassem, Deus poderia comunicar diretamente orientação específica hoje. Se ele fizesse isso, poderia-se esperar que a revelação fosse clara - e que os meios estariam na ordem de uma visita angelical, visão sobrenatural ou voz audível. No entanto ... a tomada de decisão bíblica não antecipa essa intervenção divina. É verdade que não descarta isso. Apenas assume que a Palavra que já temos é adequada para todas as nossas decisões. E se não for suficiente em algumas situações, cabe a Deus providenciar o que precisamos. 

Se Deus nunca me dissesse de maneira audível sobre sua vontade, eu ainda teria instruções mais claras nas Escrituras do que jamais esperaria realizar fielmente em uma vida. Podemos antecipar que o Espírito Santo usará Suas palavras para moldar nossas mentes e nossa tomada de decisão.

Crescer em Cristo acontece através da tomada de decisões. Considere Adão e Eva. Seu único ato de desobediência trouxe a queda de toda a ordem criada. Teria sido fácil para Deus organizar coisas de tal forma que eles realmente não tinham a liberdade de cometer esse erro - mas parece que Deus vê a liberdade como uma parte significativa do nosso desenvolvimento.

Você consegue lembrar quando você começou a se tornar mais consciente da sua própria liberdade para escolher, ou quando teve que começar a tomar decisões "adultas"? 

A liberdade é uma coisa assustadora. Estou convencido de que existe uma espécie de crescimento que Deus ordenou realizar no exercício da nossa liberdade e responsabilidade de escolher. O objetivo de um pai para seus filhos é que seus filhos precisam perguntar-lhes menos o que fazer em cada decisão. Os bons pais querem que seus filhos se tornem maduros o suficiente para tomar decisões por conta própria. Sabemos que Deus nunca nos deixa "por nós mesmos", e que, se somos obedientes, é realmente o Espírito Santo que nos capacita. Mas Deus ordenou nossa limitada perspectiva humana, de modo que devemos tomar decisões sem saber sempre se elas são "corretas" - e isso tudo faz parte de nossa santificação, não é algo a temer.

Quando eu era mais novo, muitas vezes invejava os israelitas no deserto. Pelo menos eles tinham um pilar de fogo e um pilar de nuvens que mostrava para onde ir. Eu orava: Senhor, mostra me uma coluna de fogo ou uma nuvem para que eu saiba o que fazer. E Deus um dia me mostrou dizendo que a coluna estava lá. Revelada na Lei e nos Profetas e a nuvem também, descrita nos evangelhos.

É tentador olhar essas histórias e desejar que Deus faça o mesmo por nós. Mas a verdade é que em Cristo temos algo que os santos do Antigo Testamento desejavam ter.

Em Hebreus 11.1, o autor diz que "a fé é confiança no que esperamos e a certeza sobre o que não vemos". O ponto é que esses santos não viram as promessas de Deus. A conclusão do capítulo deixa claro: "... nenhum deles recebeu o prometido, já que Deus havia planejado algo melhor para nós, de modo que somente junto com nós seria perfeito" (11.39-40).

O "algo melhor" é Jesus, que suportou a cruz e foi levado para a mão direita de Deus, agora intercedendo por nós e fazendo um caminho para segui-Lo. Se olharmos os exemplos do antigo testamento de orientação espetacular e específica, esquecemos que, em Cristo, e com a habitação do Espírito, temos "algo melhor". Pode parecer menos claro, mas é melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas