De Nomes e Genealogias



Os nomes nas Escrituras são numerosos e quase além de comentários, um estudo cuidadoso deles, na medida em que é capaz, traz muito interesse e um profundo desafio moral para  observar. É proposto neste artigo olhar para alguns, desejoso de promover um interesse em um assunto que pode promover um considerável lucro espiritual - especialmente se as Escrituras das quais as sugestões são tomadas forem lidas cuidadosamente. Não se pode interessar neste assunto sem ter uma nova impressão do conhecimento ilimitado e da grandeza inerente às Pessoas Divinas. À Adão foi dada inteligência que lhe permitiu dar nomes a todas as criaturas, mas só Deus poderia numerar e nomear as inúmeras milhões de estrelas - "Ele conta o número das estrelas, Ele dá nomes a todos" (Salmo 147: 4). Quão graciosamente significativo que este versículo siga com as palavras "Ele cura os quebrantados de coração". O Senhor Jesus chama as miríades de Suas próprias ovelhas "pelo nome". "Eu os conheço" Ele diz - cada nome gravado na eternidade do "Livro de vida do Cordeiro". Que maravilhosa sabedoria e poder; que amor infinitamente precioso!

Os nomes nas Escrituras costumam denotar as características daqueles que os carregam, o nome dado ao primeiro homem nascido no mundo mostra amplamente isso. Como Deus em Sua sabedoria tomou conta das potencialidades, então Ele mudou de nome - Abrão para Abraão; Jacó pra Israel; Simão pra Pedro; etc. A alteração de Saulo para Paulo merece a atenção mais cuidadosa - especialmente no que diz respeito à ocasião precisa em que ocorreu! Triste, de fato, as circunstâncias que levaram Noemi (agradável) a mudar seu nome para Mara (amargura). Somente o  Senhor pode nos preservar de um fracasso semelhante. No entanto, este incidente nos fornece uma das melhores genealogias da Escritura.

O último versículo dos juízes refere-se a um ponto na história de Israel de extrema falha e distância de Deus - uma condição de anarquia completa e desrespeitosa da vontade de Deus para o Seu povo. "Naqueles dias, não havia rei em Israel, cada um fez o que era certo aos seus próprios olhos". O livro de Rute nos diz que a fome em Israel foi enorme.

Ai! uma imagem quase exata das condições prevalecentes no mundo de hoje! É nessas circunstâncias que o nome "Elimeleque" aparece. Pertencendo à cidade de Belém Judá (a casa do pão e o louvor); com o nome de "cujo deus é rei", ele vai para a residência nos campos de Moab - não aumentando senão a morte e a estéril. 

Nós tocamos os detalhes, mas brevemente. Deus está no comando - Ele visita Seu povo com pão - a devoção de Rute e sua divisão em Noemi e subsequente união com Boaz, resultando em Deus  alcançando seu grande objetivo - Seu rei, Davi (Amado). Na minha vida cristã primitiva, eu fui suavemente repreendido quando observei um irmão mais velho (estávamos discutindo o livro de Ruth) que eu nunca tomei muito conhecimento das genealogias. "Você perdeu o grande objetivo do livro", ele respondeu. Se este pequeno incidente energiza os jovens irmãos a perceberem que "toda a Escritura" é inspirada divinamente, o progresso espiritual resultará. "Nenhum rei em Israel" - "Deus como rei" não perguntou - mas Deus alcançou o seu grande pensamento na última palavra do livro - "DAVI". Esta é a primeira menção nas Escrituras desse nome. Os irmãos, no entanto, as condições escuras na cristandade são,  Deus  assegurou tudo para a Sua glória e a benção de Seu povo no Filho e Senhor de Davi - o Filho amado de Deus.

No seguinte livro, Samuel, Deus já alcançou seu objetivo em Davi (até agora apenas em promessa) começa a calcular a preciosidade daquilo que enche o próprio coração, nos corações de Seu povo. De uma cena de esterilidade, Samuel aparece à luz, aquele que encontrou seu descanso perto da Arca e cuja palavra foi estabelecida por Deus. Em 1 Samuel 2 (chamada de oração de Ana, embora não peça nada) em sua explosão de louvor a Deus por todos os seus atos poderosos, ela alcança o mesmo fim alcançado por Deus no livro de Rute - "Seu Ungido". O Cristo de Deus. Possivelmente possamos ler que este estava em seu coração no versículo 5. Mais tarde, no capítulo, é evidente que ela teve seis filhos - mas neste versículo ela diz "o estéril traz sete" (perfeição); ela estava olhando em fé para aquele que Samuel ungiria - Davi, o tipo de Homem perfeito de Deus - Cristo - Seu Ungido?


No meio de muitos nomes e gerações na Bíblia, há apenas dois "livros de gerações" - "o livro da geração de Adão" e "o livro da geração de Jesus Cristo". No primeiro (Gênesis 5), lemos uma e outra vez, "e ele morreu" (Enoque, a exceção). Não precisamos elaborar - "a morte passou sobre todos os homens". Mas no "livro da geração de Jesus Cristo" (Mateus 1), a misericórdia soberana de Deus incluiria os nomes de quatro mulheres que de outra forma não teriam a intenção de estar lá; três abertamente injustos e um estranho ao povo de Deus - um testemunho universal da abundante graça de Deus. Neste "livro das gerações", o Senhor Jesus é apresentado primeiro como "Filho de Davi" e depois "Filho de Abraão", uma ordem diferente daquela linha de sucessão que segue - os direitos do trono de Deus devem primeiro ser mantidos antes de Suas promessas na graça e na misericórdia podem ser dispensados.

Em breve, nos referimos às cartas de Paulo a Timóteo, em que a atmosfera de "gerações" pode ser vista. Embora, por natureza, o filho de um grego, Timóteo seja saudado por Paulo como "meu verdadeiro filho na fé" e novamente "meu filho amado". Sua infância e sua juventude também são carinhosos pelo apóstolo. Então, também, ele é dirigido como um "homem de Deus", a única pessoa assim endereçada no Novo Testamento. Sua genealogia, dada em 2 Timóteo 1, é profundamente instrutiva. O nome de sua avó, Loide, indica "o que é melhor", e o nome de sua mãe, Eunice, fala de "vitória". Em tal círculo, as cartas sagradas foram valorizadas e praticadas, cujos resultados foram manifestados em Timóteo - "aquele que honra a Deus". Precious realmente a atmosfera de tal lar, onde os pais procuram ajuda para instruir seus jovens nas Escrituras, onde o amor e a benção de Cristo e os interesses dele são encontrados, recebem a recompensa de ver as crianças desenvolverem características e práticas que "honram a Deus". " Em 2 Timóteo 2 temos o que se pode chamar de geração do testemunho cristão. A visão de Paulo não foi limitada pelas paredes da prisão, nem prejudicada por aqueles que se desfazem da fé. Ele tinha muito para transmitir ao seu filho Timóteo; Sabendo também que Timóteo, por sua vez, teria a sabedoria necessária para reconhecer "homens fiéis". Quão agradecidos pelo ministério por isso! Pode não ser confinado às nossas prateleiras, mas atesorado em nossas mentes e corações! Assim, podemos encontrar-se nesta preciosa sucessão, embora apenas "outros também", não procuram proeminência para si, mas no poder do Espírito que se apega à doutrina do Apóstolo, desejando que Cristo seja glorificado e Deus, honrado.

Finalmente, nos referimos a Aquele que tem o maior Nome de todos: o Nome de Jesus. Nas Epístolas e na Revelação há muitos títulos diferentes dados a Cristo - mas é no Nome de Jesus todo o universo se curvará - "Ao Nome de Jesus todo joelho deve se curvar, das coisas no céu e das coisas na Terra, e coisas sob a terra ". Um decreto divino que, através da graça infinita, opera nos nossos corações agora. A ele é todo o louvor.

Comentários

Postagens mais visitadas