Pelo amor do chamado






1Samuel 3.1-3.19. Esta passagem é uma das minhas favoritas. Ela narra a história do chamado de Samuel para o ministério. Quando consideramos o contexto geral em torno desse chamado, entretanto, ganhamos um significado muito mais rico do que teríamos em uma simples história. Isto é verdadeiro para qualquer passagem bíblica. O significado e o modo como envolvemos a escritura é muito mais profundo e mais significativo quando compreendemos o contexto que nos trouxe até este ponto.

Isto é especialmente verdadeiro na Bíblia hebraica ou no Antigo Testamento. O tema que se estende por todo o Antigo Testamento é a história do povo israelita e sua luta para manter a aliança com Deus como um reino sacerdotal e uma nação santa. Deus escolheu os israelitas para que fossem seu povo, não para que desfrutassem do status de nação mais favorecida. Deus os escolheu para que se tornassem o veículo através do qual outras nações conheceriam e experimentariam o Senhor. O Antigo Testamento é a história da justiça, rebeldia, alegria, e dor do povo enquanto viviam essa aliança. O Antigo Testamento corre facilmente paralelo à nossa própria jornada com Deus.

1Samuel 3.1-3.19 pode parecer como a história obscura de um menino respondendo ao chamado de Deus, mas é muito mais. Nossa história acontece durante um tempo de grande agitação. Os israelitas há muito foram libertados da escravidão egípcia, Moisés morreu, Josué os levou para a Terra Prometida, e também morreu. O livro de Juízes nos diz que depois da morte de Josué, os israelitas começam a desobedecer a Deus, e, por isso, são levados como escravos por um dos vizinhos. Eles então clamam a Deus, que levanta um juiz para libertá-los. O povo segue a Deus, até que o juiz morra. Então caem de volta em seus maus caminhos, são conquistados por outro povo, clamam a Deus, e Deus os liberta novamente, levantando outro juiz. Este foi o padrão de sua existência, conforme chegamos ao livro de Samuel.

Neste momento, Israel é uma federação solta de tribos, enfrentando ameaças dos filisteus militarmente superiores. Além das ameaças militares, enfrentam uma crise interna, por causa da corrupção dentro da casa sacerdotal. Eli é o sumo sacerdote, e é um homem responsável e reto, íntegro, mas tem dois filhos que são descritos como canalhas, sem respeito pelo Senhor e pelos deveres do sacerdote para com o povo. Há uma grande preocupação sobre o que os filisteus podem fazer, mas Deus está mais preocupado com o que acontecerá quando Eli morrer e seus filhos forem deixados para liderar Israel.

Em geral, os israelitas têm pouca preocupação em ouvir a voz de Deus, e ainda menos interesse em expressar sua vontade santa para a sociedade. O culto foi corrompido para ganho privado. Deus não era um companheiro firme do povo, pois só clamavam a Deus nos momentos de crise. O primeiro versículo dessa passagem diz: "A palavra do Senhor era rara naqueles dias". Eles haviam abandonado Deus, então Deus não estava em comunicação com eles.

É neste ponto que somos apresentados a Samuel e Eli. Samuel é o filho de Ana. Ana era estéril, e orou para que Deus a abençoasse com um filho, se comprometendo a devolvê-lo ao serviço de Deus. Ela dá à luz a Samuel, o qual vai viver e aprender de Eli. É por isso que o encontramos dormindo no chão do templo quando Deus fala com ele.

Samuel não tem ideia do que está acontecendo. Três vezes ele ouve seu nome; E três vezes ele se apresenta a Eli. Eli finalmente entende que Deus está chamando Samuel e o instrui a ir deitar-se. Se invocado de novo, Samuel deveria responder e se apresentar como servo de Deus.
  
Deus realmente chama de novo; Samuel responde e escuta. Deus diz a Samuel que está prestes a punir a casa de Eli para sempre, por causa do comportamento de seus filhos e incapacidade de Eli para controlá-los. Nenhum sacrifício ou oferta jamais o justificará. Sua punição é para sempre.

Samuel ouve, toma tudo e fica ali até a manhã, com medo de contar a Eli o que Deus disse. Eli insiste que Samuel lhe conte tudo. Você pode se imaginar calçando os sapatos de Samuel? Ele provavelmente tinha dez anos de idade, e tem de dizer ao seu mentor, o sumo sacerdote, que Deus vai decretar um castigo permanente sobre sua casa. Samuel mantém sua promessa a Deus, e diz a Eli sobre o julgamento iminente. Ouça a resposta de Eli: "É o Senhor; faça o que lhe parecer bem ".

Este julgamento certamente esmagou Eli, mas ele reconheceu que a vontade de Deus tinha prioridade sobre a sua própria, e, como tal, não iria (nem poderia!) se opor a Deus ou ficar no caminho.

Essa é uma história surpreendente, que ainda detém verdades importantes para nós hoje, a primeira das quais lida com o chamado de Deus. O chamado de Deus, a voz de Deus, a direção de Deus nem sempre vem quando estamos esperando, e, às vezes, o chamado de Deus nem sempre é o que queremos fazer. Samuel certamente não esperava esse chamado de Deus. Ele realmente não chegou numa hora conveniente, e Samuel certamente não gostou de contar a Eli o que ia acontecer com sua família. A mensagem de Deus veio durante um tempo de incerteza nacional e de rebeldia espiritual, mas muitas vezes, as possibilidades mais emocionantes são apresentadas a nós durante os tempos mais turbulentos. Demasiadas vezes, permitimos que a turbulência nos submerja e interfira em nossa capacidade de ouvir Deus e buscar sua direção. A chave está em nossa capacidade de sintonizar, ouvir e obedecer, como Samuel fez.
 
No século XI, o rei Henrique III, da Baviera, cansado da vida na corte e das pressões de ser um monarca, pediu a Prior Richard em um mosteiro local para ser aceito como um contemplativo. Ele então passaria o resto de sua vida no mosteiro. – “Sua Majestade” – disse o Prior Richard – “entende que a promessa é de obediência? Isso vai ser difícil porque você tem sido um rei." "Eu entendo", disse Henrique. "O resto da minha vida serei obediente a você, como Cristo o conduz." "Então eu vou lhe dizer o que fazer", disse o Prior Richard. "Volte para o seu trono e sirva fielmente no lugar onde Deus o colocou". Quando o rei Henrique morreu, uma declaração foi escrita: "O Rei aprendeu a governar por ser obediente".

Quando nos cansamos de nossos papéis e responsabilidades, quando parece que não podemos mais manter a cabeça acima da água, que temos uma tarefa impossível, lembrar que Deus nos plantou em um determinado lugar, para e por certo motivo, é de grande ajuda. Muito parecido com o rei Henrique III, Deus quer que sejamos um bom contador ou professor ou mãe ou pai. Cristo espera que sejamos fiéis onde estamos, tanto na nossa vocação como no nosso serviço à igreja.

O chamado de Deus também exigirá um desafio espiritual que trará algum tipo de transformação. O desafio espiritual transforma você, permitindo que você, por sua vez, transforme o seu mundo. Uma transformação espiritual teve de acontecer dentro de Samuel para que ele se tornasse um canal para a palavra profética de Deus. Lembre-se, a passagem de 1Samuel começou dizendo que a palavra de Deus era rara. Samuel, entretanto, está agora autorizado como a fonte da Palavra de Deus naquilo que logo se tornará em um período de transformação radical em Israel. Samuel está prestes a ser um vaso para reverter a ausência da palavra de Deus.

Samuel deve preparar-se e responder ao desafio espiritual de ser aquele canal para a palavra de Deus, para que ele possa então liderar a transformação social que deve ocorrer em Israel. As Escrituras ensinam que nós temos o mesmo chamado. O chamado de Deus à sua vida será espiritualmente desafiador. Não posso dizer qual será esse desafio. Será diferente para cada um de nós, mas o chamado e reivindicação de Deus é sobre responder corretamente ao desafio, nos equipando para trazer transformação em nossa comunidade.

O Novo Testamento nos diz que, como cristãos, cada um de nós tem um dom espiritual, que deve ser usado para promover o reino de Deus, isto é, provocar uma transformação. Claro, essa mudança pode não ser na mesma escala de Samuel e Israel, mas o desafio espiritual e a transformação estão no coração do chamado de Deus. Muitas vezes nós atribuímos o chamado apenas àqueles que entram no ministério em tempo integral, mas ele se aplica a todos. Espero que sua profissão seja um chamado e, além disso, espero que os ministérios nos quais você está envolvido sejam um chamado. O chamado não se aplica apenas aos profissionais, por isso precisamos nos perguntar: "O que estou sendo chamado a fazer?

A outra metade da equação é como respondemos ao chamado de Deus. Em primeiro lugar, Samuel estava atento. Seu comportamento e relacionamento com Deus era tal que ele ouviu seu nome sendo chamado. Ele estava sintonizado. Ele não sabia imediatamente que era Deus. Ele supôs que fosse Eli. Eli estava velho, sua visão estava começando a falhar, logo a resposta de Samuel foi ir até Eli. Eli precisou de um tempo, mas, uma vez que entendeu que Deus chamava Samuel, disse ao menino que se deitasse e respondesse se Deus o chamasse novamente.

Podemos aprender muito com esse cenário. Primeiro, esteja atento. Faça o que é necessário para ouvir o chamado de Deus: estudo da Bíblia, oração, comunhão com outros cristãos, tempo de silêncio.
Em segundo lugar, quando sentir um chamado ou um impulso ou um empurrão, procure o conselho de alguém em quem você confia, alguém que seja capaz de ajudá-lo a interpretar o que está acontecendo. Samuel foi para Eli. Quando comecei a sentir e experimentar meu chamado, procurei meu pai, que também é meu pastor. Além de conselheiro profissional e habilidoso, ele é meu amigo. Ele não podia me dizer o que fazer, mas podia ouvir meus pensamentos e sentimentos e ser uma placa de som para me ajudar a interpreta-los.
 Em terceiro lugar, seja obediente. Samuel ouviu o que Deus queria que ele fizesse. Talvez ele estivesse hesitante e com medo, mas fez de qualquer maneira.

Há a história de um rapaz cujo quarto era sempre uma bagunça. Seus pais lhe pediam para limpar. Ele concordava, mas nunca o fazia. Depois do colégio, o jovem se juntou ao Corpo de Fuzileiros Navais. Quando voltou para casa após o treinamento básico, seu pai perguntou o que ele aprendeu no serviço. Ele disse: - Pai, eu sei o que a palavra "agora" significa. Samuel entendeu "agora" e obedientemente realizou o chamado de Deus.

Eli também compreendia "agora". Eli havia sido o sacerdote durante anos e, segundo todos os pareceres, fora um bom sacerdote. Seu nome, sua casa teria suas responsabilidades arrancadas, mas Eli era suficientemente maduro, e obediente o suficiente para ver que não só era essa vontade de Deus, mas era também o melhor interesse de Israel. Ele deixou de lado seus sentimentos pessoais, sua agenda pessoal para a melhoria do corpo.
Muitos cristãos e muitas igrejas são libertos quando estão dispostos a deixar de lado os sentimentos pessoais e agendas pessoais para a melhoria do corpo. Isto é o que Eli fez. Em vez de lamentar sua perda e seu lugar de serviço, ele agarrou o que Deus estava fazendo nascer.

Por meio de sua resposta ao chamado de Deus, Samuel tornou-se conhecido como um profeta confiável, e superou a lacuna como o último juiz israelita antes que Saul se tornasse o primeiro rei. Este jovem rapaz, que ouviu o chamado de Deus e obedeceu obedientemente, provou-se fundamental para a história israelita, na medida em que abriu o caminho para Saul, o qual, eventualmente, deu lugar ao rei Davi. Isso é mais do que a história de um menino "religioso".


Por causa do chamado, esteja atento e seja obediente. Você nunca sabe onde ele pode levar você e aqueles a quem você ministra.

Daniel

Comentários

Postagens mais visitadas