Meus fracassos missionários


Então Jesus disse aos seus discípulos:" Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa a encontrará. - Mateus 16.24-25

Ide, pois, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos tenho ordenado. E eis que eu estou convosco todos os dias, até o fim dos séculos. - Mateus 28.19-20

Quando Cristo chama um homem, ele o convida a vir e morrer. - Dietrich Bonheoffer

Se a rosa tivesse outro nome, ainda assim teria o mesmo perfume. - William Shakespeare

Assisti ontem um filme sobre um missionário que veio ao Japão. Para não contar o final, direi apenas que fiquei muito pensativo sobre o significado das vitórias e derrotas no campo missionário.

Qualquer pessoa que tenha o Espírito de Cristo, em qualquer profissão que exerça, e que defina o seu papel no reino de Deus, terá o mesmo perfume, ou a mesma essência de Cristo. Se você é um discípulo de Cristo, não importa qual seja a sua ocupação, você automaticamente é um missionário comissionado pelo Rei ressurrecto para ir e contar aquilo que provou e viu.

Quer estudante, seminarista ou evangelista, pastor, capelão, delegado de polícia, professor, sempre me vi missionário. Hoje, vindo do Brasil, servindo em campo transcultural no Japão, em uma igreja de brasileiros nipo-descendentes, eu falho diariamente naquilo que Deus me chamou a fazer, e, apesar disso, diariamente ele derrama sua graça gloriosa em mim.

Como missionário, meu privilégio é glorificar a Cristo, compartilhando o evangelho entre as nações para seu renome. Viver a vida e conduzir pessoas a Jesus é uma tarefa cheia de diversão e aventura, vagar e louvar, alegria e tristeza - basicamente qualquer emoção que se possa sentir. Em meio a todas essas coisas, eu, muitas vezes, me apego ao resultado das missões, em vez de me concentrar na razão das missões - a razão pela qual eu tenho fôlego, ou seja, o louvor da glória de Deus por seu povo.

Servir internacionalmente é certamente uma aventura. Eu consigo ver lugares surpreendentes, comer comidas gostosas, e fazer coisas que no meu pais, às vezes, seria loucura. Tudo isso não seria possível sem Deus. Além disso, essas experiências estão todas disponíveis para que eu as desfrute por causa do Deus criador, o qual se deleita em dar aos seus filhos alegria nele. 
Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas. A ele seja a glória eterna. Amém (Romanos 11.36).
Ele merece a glória, quer eu esteja ministrando aos necessitados ou admirando as belas paisagens.
E quando as missões não são divertidas? Muitas vezes tenho sido afligido pelos incrédulos perdidos e errantes, cegamente andando por um caminho de destruição. Esse sofrimento é saudável para nós como crentes. Na verdade, Paulo diz em Romanos 9.2-3, "tenho grande tristeza e incessante angústia em meu coração. Pois eu poderia desejar que eu mesmo fosse amaldiçoado e cortado de Cristo por causa de meus irmãos, meus parentes de acordo com a carne".

É amoroso e bom estar em angústia pela salvação do descrente. Contudo, devemos nos lembrar de Deus e louvá-lo por sua soberania em todas as circunstancias. Porque nós sabemos que o mesmo Deus que alimenta as aves do céu e os animais da terra é soberano sobre a salvação de seu povo. Portanto, enquanto sofremos pelos corações endurecidos das pessoas, não devemos esquecer de confiar naquele que os criou e louvá-lo pelos seus justos caminhos. Este é o lugar onde eu tenho ficado aquém e eu devo constantemente direcionar o meu foco para Deus em vez de para o homem.

Nos vinte e quatro anos e meio que eu tenho ministrado em estudos ou servindo ao Senhor. Na igreja, ou no Estado, como pastor ou como capelão, tive uma grande quantidade de oportunidades de ministério - construção de valores no ensino em escolas, amor pelo rebanho a mim confiado, compartilhar o evangelho nas delegacias e batalhões, ensinar inglês, cozinhar para muitas pessoas. 

Em cada ministério, houve oportunidades únicas e valiosas para exaltar Cristo, irradiando sua glória através da palavra e da ação. Infelizmente, não consegui aproveitar algumas dessas oportunidades por razões egoístas, incluindo medo, ansiedade, constrangimento e preguiça; A lista continua. Em última análise, meu orgulho carnal interferiu com a chance de erguer o nome de Cristo.

Eu falho em ser um missionário porque muitas vezes eu faço da missão algo que gira em torno de mim mesmo. O pior é que eu não deveria nem ter esse tipo de orgulho. Não por minha humildade, mas por ser medíocre mesmo... (oh moleque). Qualquer momento que eu deixo de olhar pra Cristo, tudo e todos se transformam em gigantes que vem me derrotar. Como disse John Piper, a missão não é a meu respeito; não é nem a respeito das pessoas que são alcançadas. No filme sobre o Japão, os cristãos (Khirishitan) eram forçados à renuncia do evangelho simbolizado pelo pisotear das imagens cristãs. Muitos não abrem mão dos símbolos, mas negam a Cristo pelas atitudes centradas em pessoas ao invés de Jesus. A missão é sobre Jesus e sua adoração eterna. Piper continua, "as missões não são o objetivo final da igreja. Adoração é. As missões existem porque a adoração não."

O sucesso missionário de Cristo

Cristo é o exemplo perfeito para nós em cada aspecto de nossa vida. As missões não são exceção. Cristo é o verdadeiro missionário.

A primeira e mais importante razão pela qual Jesus é o missionário imaculado é seu amor inigualável pelo seu povo. Romanos 5.6-8 diz: "Pois, sendo nós ainda fracos, no tempo certo, Cristo morreu pelos ímpios. Pois um morrerá por uma pessoa justa - embora talvez para uma pessoa boa alguém se atrevesse a morrer - mas Deus mostra seu amor por nós, enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós." Perfeição pela miséria. O íntegro pelo o quebrado. Justo pelos injustos.

Sua humildade é incomparável. Paulo descreve isso em Filipenses 2.6-8, "Quem, embora fosse na forma de Deus, não considerou a igualdade com Deus coisa a ser apreendida, mas esvaziou-se, tomando a forma de um servo, nascendo em A semelhança dos homens. E sendo encontrado em forma humana, ele se humilhou tornando-se obediente até a morte, até a morte na cruz." Imagine a humildade! O Deus do universo açoitado e zombado diante de grandes multidões, possuindo o poder de destruir todas as pessoas (justamente para que ele pudesse ter!), suportou a cruz por nós, com grande sofrimento. Quando olhamos para a humilhação de Cristo, não há comparação a ser feita.

Sua graça é infinita. João diz: "Porque de sua plenitude todos nós recebemos, graça sobre graça. Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; Graça e verdade veio por Jesus Cristo" (1.16-17). Que graça escandalosa Jesus nos deu! Quando nós merecíamos ser deixados para morrer em nosso caminho para a destruição, Cristo veio. Quando merecemos as profundezas do inferno, recebemos as festas do Céu!

As afeições de Jesus por seu povo eram tão grandes que ele negou sua própria posição como o Filho de Deus, o ser adorado como Deus, na presença de Deus, para viver entre os homens, ser rejeitado, zombado e odiado e morrer por mão humanas, para a salvação dos homens. Jesus é o missionário incomparável.

Minha justificação

Portanto, como uma só transgressão levou à condenação de todos os homens, assim um ato de justiça leva à justificação e vida para todos os homens - Romanos 5.18
Jesus é o verdadeiro e melhor Adão que passou a prova no jardim e cuja obediência nos é imputada. -Tim Keller

A vitória de Jesus nas missões é transferida para minha vida como missionário.

Apesar de minhas imperfeições e incapacidades, Deus me vê na luz de seu Filho. Desde que Jesus teve sucesso em sua missão, Deus já declarou minha missão seria bem-sucedida.

A beleza da justificação é que o sangue da purificação de Cristo não apenas limpa minha vida manchada pelo pecado, mas também a reescreve com suas ações justas.

Quando retiro meu olhar de Jesus para olhar o falso prazer do mundo ao redor, mesmo aqueles encontrados na vida de um missionário, já estou perdoado em Cristo. Quando meu foco está nas ondas da tempestade ao invés de no mestre dos céus, a paz de Deus ainda está lá para me acalmar.

A justificação é uma coisa linda. Eu não compreendo completamente suas implicações, e eu certamente não entendo completamente por que Deus nos justifica através de Cristo. No entanto, eu sei que com ele, eu permaneço justo diante do pai, apesar de meus fracassos como missionário, mas sem ele, não há quantidade de boas ações que eu possa fazer ou pessoas a quem eu possa pregar aquilo que me faz inteiro e completo diante de Deus.

Comentários

  1. Parabéns pelo texto... certamente escreveu em nome de muitos outros missionários, os sentimentos são os mesmos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto... outros missionários, certamente se identificam com o texto, assim como eu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas