De relatórios, bravatas e outras meias verdades.


(((NOTA ESPECIAL--ESTE TEXTO AINDA NAO FOI REVISADO, FAREMOS A REVISAO LOGO QUE A MINHA REVISORA CHEGAR, MAS NAO RESISTI A VONTADE DE COMPARTILHAR)))

Ao chegar aqui no Japão, há exatamente dois anos hoje, uma das novidades mais peculiares que encontrei foram as meias de dedo. Sim, aqui usamos muito meias que mais parecem luvas para os pés, com cada dedinho do pé com o seu devido abrigo e aconchego. Parece trivial, mas a luva de pés me serviu para exemplificar  uma preocupação especifica com cada detalhe da vida, e de como a mentalidade japonesa preza não somente a perfeição, mas também a busca dela.

Meu chamado de vida se resume em proporcionar ataduras e unguentos para quem eu encontrar ferido de Jerusalém a Jericó. Um bom samaritano, meio que modernizado. E respondendo à grande comissão do Senhor, em Moji (SP, Brasil) ou em Obu (Aichi, Japão), tenho tido o prazer de contar as bênçãos e os frutos colhidos ao longo dessa minha caminhada. Meu medo, porem, é que ao invés de contabilizar pessoalmente e espiritualmente a colheita da seara, eu venha a cair numa rotina de prestação de relatórios e bravatas, buscando gloria pessoal ao invés de simplesmente refletir o brilho (Gloria) de Deus através da minha vida.

Confesso que não gosto de prestar relatórios. Prestar um relatório das atividades ministeriais e missionarias vai muito mais além do que contar historias ou listar o numero de visitas e pregações feitas num dado período, visando mostrar a minha suposta superioridade ou maturidade como pastor (oh moleque). Vim para o Japão pra pastorear uma igreja de brasileiros, mas essa é a minha função atual para cumprir o chamado pessoal de ministrar cura para quem estiver no meu caminho (Lucas 10.25-36). O dia a dia, as tarefas, os relatórios, o angariar fundos e parcerias financeiras não devem nunca transformar aquilo que é puro e belo em meras bravatas missionárias. Meias verdades que acabam com o ministério missionário em qualquer lugar que seja.

Tenho descoberto que a grande falha da propagação do evangelho hoje, é a mesma incorrida pelos discípulos de Jesus, os setenta que foram incumbidos de anunciar a chegada do reino. Eles se maravilharam mais com a missão do que com o Deus da missão (Lucas 10.17-20).

Durante um estudo na nossa casa, A dona Jandira ria das meias de dedinho que o Eidi usava, foi então que percebi... Para melhorar as ataduras e os unguentos aqui na terra do Sol nascente, descobri que seria necessário fazer como quem idealizou as meias de dedinho. Buscar em todos os menores detalhes, um meio de amar a Deus sobre todas as coisas e o meu próximo como a mim mesmo. Isso inclui o reproduzir o abrigo e o conforto do verdadeiro evangelho do Reino de Deus, que nos certifica do pecado, da justiça e do juízo. Para não somente herdar a vida eterna, mas pare entender qual o caminho a verdade e a vida. Conhecer a Cristo para faze-lo conhecido na vida de muitos. Não somente pra cobrir os pés, mais pra faze-los lindos, pra causar alegria e aquecer o nosso coração.

Então, ao testemunhar Cristo para os japoneses, e preciso primeiro esclarecer qual   Deus que estou anunciando. A palavra Kami (神) Deus é o mesmo que o deus Xinto. A tradução na verdade veio da palavra de crença Xintoista. Que significa algo menos do que Deus. Mais adequadamente seria um ídolo. Numa conversa com um dos meus amigos japoneses, falando de Deus,  comecei a usar a palavra Kami, mas eu me senti estranho, porque ele também começou a usar a palavra Kami, em seu uso, Kami parecia mais original e autêntico! Então, eu imediatamente expliquei que o meu Kami é o Criador dos céus e da terra é não apenas uma imagem especulativa e idolatra daquilo o que eu acho ou sinto. Comecei a observar que o discurso evangeliquêz aplicado nas missões atuais deve ser convertido da idolatria pessoal das bravatas religiosas e outras meias-verdades (mentira) para a verdadeira comunhão com Deus proposta na doutrina apostólica.

No mundo ocidental, você não tem que gastar muito tempo esclarecendo Deus como o Criador. Quando as pessoas ouvem a palavra : Deus, eles entendem que você está falando sobre o Criador, mas que não é o caso de muitas partes do mundo.

Sempre que um ocidental pensa em Deus como o Criador, ele sente que tem de falar sobre a questão da evolução versus criação. Sim, é bom falar sobre a evolução para os japoneses, mas você precisa saber qual e a crença básica da cultura japonesa ou asiática onde a evolução precede ainda a história do darwinismo. É porque o conceito de mudança de uma espécie para outra não é nada de novidade no conceito  da mente asiática. A diferença entre os humanos e os animais é vaga. Pelo contrário, o conceito de evolução tem origem na transmigração no misticismo oriental.

A fim de apresentar o evangelho, precisamos voltar para a Bíblia. Ela começa com a história da criação. missão e evangelização de Deus focado em sua declaração como o Criador contra deuses em várias nações. As dez pragas sobre o Egito eram sobre julgamentos de Deus contra deuses egípcios. Faraó disse a Moisés: "Quem é o Senhor (Jeová)?", Assim Deus respondeu-lhe e disse: "Eu sou o SENHOR." Derramando seus juízos sobre o Egito, Deus fez a comparação entre Ele e os seus deuses, mostrando sua superioridade de ser o único Deus vivo.

Quarenta anos depois, Deus disse a Josué para destruir as imagens dos deuses cananeus. Mais tarde Deus levantou Davi para lutar contra os filisteus. Seu confronto contra Golías é conhecido. Ele diz em 1 Samuel 17:43 "o filisteu amaldiçoou a Davi, pelos seus deuses." Mas Davi confrontou-o, dizendo: "1 Samuel 17:45 Tu vens a mim com espada, com uma lança, e com um dardo. Mas eu vou contra você em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel , a quem tens afrontado. "

Também conhecemos a história dos reis do norte de Israel e do sul de Judá, e como as lutas entre os israelitas e os pagãos foram sempre centrados em torno do debate sobre quem é o verdadeiro Deus, Jeová, ou aos deuses pagãos. (ver o exemplo Elias contra os profetas de Baal.)

Depois do cativeiro babilônico, os judeus se arrependeram e reinstituíram a fé judaica no único Deus vivo. Mas nos Evangelhos, Jesus descreveu a dureza dos judeus na época, chamando-lhe "geração adúltera". Ele quis dizer adultério espiritual - idolatria.

Então, se formos para o livro de Atos, o método de evangelismo não mudou de tempos do Antigo Testamento. Paulo deu um aviso para os residentes em Listra, "Atos 14:15 Homens, por que estão fazendo estas coisas? Nós também somos homens com a mesma natureza como você, e pregar a você que você deve virar destas coisas inúteis para os vivos Deus, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há ". Então, Paulo deu o famoso sermão em Atenas ", Atos 17: 29-31 Portanto, uma vez que somos geração de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, prata ou pedra, algo em forma de arte e imaginação do homem. 30 Verdadeiramente, esses tempos da ignorância Deus não levou em conta, mas agora a todos os homens em todo lugar se arrependam; 31 porquanto determinou um dia em que julgará o mundo com justiça, por meio do varão que destinou. Ele tem dado certeza deste a todos, ressuscitando-o dos mortos. " Ele está chamando para o arrependimento.

Enquanto a igreja é violentamente perseguida em diversos lugares da terra, não percebemos a sutil perseguição que sofremos advindas do próprio centro do nosso coração. Se o nosso tesouro e a nossa alegria residir em demonstrações de conhecimento e habilidades -  sabedorias terrenas, animais (como no caso da sabedoria oriental) e demoníacas, como diz Tiago 3.13-15; Tudo o que teremos será um grande numero de pessoas prestando relatórios triunfalistas, bravatas ridículas e meias verdades mentirosas. As meias japonesas que tanto me agradaram, mostram a preocupação com o conforto e os detalhes para uma maior qualidade de vida. O evangelho de Cristo, pregado em sua pureza deverá anunciar que há somente um acesso a um único Deus, que nos chama; Que tem um único filho que deu a sua vida para salvar os filhos demais filhos de Deus, e a recebeu de volta para o louvor de sua Gloria. E esse filho de subiu aos céu e voltará para que tenhamos toda eternidade na presença do Pai. E que até que tudo se cumpra, nos deixou o seu único Espirito Santo para nos consolar e abrigar e aquecer. A preocupação do evangelho é focalizada nos mínimos detalhes  onde podemos observar o carinho e os propósitos de Deus

Se nos nossos processos missiológicos, tivéssemos a mesma preocupação de abrigar cada mínimo detalhe, não para o crescimento de obras mas para o crescimento da fe que recebe a graça de Deus, teríamos mais conforto, consolo e abrigo nas horas mais terríveis, quando caminhamos de Jerusalém a Jericó, proporcionando ataduras e unguento pra quem precisa, e sendo nos mesmos ajudados no nosso sofrimento por outros samaritanos que vão e que vem conforme a vontade de Deus.
Assegurados da vitória do Cordeiro de Deus que na última parte do período de tribulação,  Então vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que habitam sobre a terra a toda nação, tribo, língua e ? pessoas 7 dizendo com grande voz, Temei a Deus e dai-lhe glória, para a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu e a terra, o mar e as fontes das águas."(Apocalipse 14: 6-7) Assim, a partir da Lei de Moisés ao Apocalipse, Deus é consistente com o seu método de evangelismo;. ou seja, transformar as pessoas de volta, dos ídolos para o seu Deus.

Deixo como conclusão as palavras de Jesus em Lucas 10.20
Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.

Comentários

Postagens mais visitadas