De humildes e humilhados - Ai que vergonha!


Certos episódios se tornam marcos na nossa vida. Lembretes para que nunca mais experimentemos alguns sentimentos. Quando era professor ginasial, fui pego num pequeno momento de distração e vergonha, quando aprendi uma lição.  Os alunos estavam fazendo uma prova. Enquanto alguns se concentravam na avaliação, outros e eu, tentávamos qualquer atividade que fosse silenciosa pra não atrapalhar os demais. A Dra. Claudia, uma das diretoras da escola, senhora uns 20 e tantos anos mais experiente que eu, ao passar na frente da sala, pôs a cabeça pra dentro da porta e, silenciosamente, na minha direção, fez o gesto de quem manda um beijo. Eu, naquela época, pronto pra responder à gentileza, fiz a mímica de como quem apanha o beijo no ar, fechei meus olhos e estalei meus lábios, mandando um beijo pra ela. Rapidamente ela retrucou (como quem não quisesse nenhuma duvida!): “Não é pra você não pastor, e pra minha sobrinha ali, ó!” Ai que vergonha! A sala silenciosa desabou em gargalhadas. Desde então, quando mandam beijos pra mim, eu sempre olho pra trás, desconfiado de que o ósculo possa ter outro destinatário. O erro foi todo meu! Eu havia conhecido aquela senhora havia apenas umas duas semanas. Mas pensando muito de mim, achei que já tivesse direito a essas privilegiadas intimidades! Oh moleque!

Jesus falou sobre isso em Lucas 14, nos versículos 7-11, quando contou uma parábola (ilustração prática que comunica grande verdade espiritual) sobre uma festa de casamento, depois que "reparou como eles escolheram os lugares de honra" (7). Ele fez isso para mostrar que orgulho traz humilhação e humildade traz honra a Deus e exaltação pessoal.

Humilhados e orgulhosos

Jesus menciona um homem que foi convidado para um casamento e sentou-se em "um lugar de honra" (8). Não foi dito a ele que se sentasse lá, mas ele considerou-se digno disso. Ao selecionar um lugar de honra na festa de casamento, o homem dizia para todo mundo que ele era uma das pessoas mais importantes.

Este homem, antes exaltado, foi humilhado quando o anfitrião veio e disse: "Dê o seu lugar para esta pessoa" (9). O homem orgulhoso foi humilhado e, "com vergonha" (9), foi sentar-se no último lugar na tabela do casamento. Jesus diz que o orgulho traz humilhação. Considere o que o livro de Provérbios diz sobre isso: "Quando vem a soberba, então vem desgraça" (11. 2). "O orgulho vem antes da destruição, e a altivez do espírito precede a queda" (16.18) ". O orgulhoso trará a si mesmo a queda"(29.23).

Aqui está uma verdade importante: "todo aquele que se exaltar será humilhado" (11). Isso não é o que eu penso ou o que você pensa, é uma promessa do próprio Deus. Deus resiste aos soberbos (Provérbios 3.34, Tiago 5.6, 1Pedro 5.5). Portanto, se você exaltar a si mesmo, ele vai te humilhar.

Quando Jesus nos chama para o seu serviço, a condição que nos dá é que recebamos a graça de Deus mediante a fé! Isso significa que se julgarmos a nós mesmos mais merecedores de honra do que outros ou mesmo do que ele, seremos certamente humilhados, não somente envergonhados, mas subtraídos de qualquer autoridade no seu reino. Isso pode ser compreendido, a partir da carapuça que Jesus teceu para os fariseus e tece para nós mesmos.

Humildes e exaltados

Se naquele tempo eu tivesse uma noção mais correta de quem eu sou a partir da pessoa que Jesus é, eu teria desconfiado que aquele cunprimento não era pra mim. Esse é o problema básico do pecado: nos julgamos merecedores de beijos, de honras, de prazeres e de qualquer outra coisa que o nosso coração determinar.

Mais uma vez, considere a parábola. Jesus disse: "quando fores convidado, vai sentar-se no lugar mais baixo, de modo que quando o seu anfitrião vier ele pode dizer-lhe: 'Amigo, suba mais alto." Então você será honrado na presença de todos os que se sentarem na mesa com você. "Jesus disse que devemos nos humilhar (não nos exaltar) diante dos outros. Quando a pessoa se senta no lugar mais baixo, transmite a todos os outros que não se considera melhor do que qualquer outra coisa. Nesta parábola, o anfitrião vem e move para um lugar mais alto e exalta diante dos outros.

Há momentos em que a nossa incredulidade e arrogância, advindas do pecado, seguem um processo que expõe a nossa vergonha e nudez. Esse processo se inicia sempre quando colocamos a culpa das nossas frustrações nos outros ou em Deus. O segundo passo é que nos tornamos “donos da verdade” (escravos da mentira). Depois, passamos a ressentir tudo e todos (insatisfação). Aí, passamos a criticar os outros e, para fundamentar a nossa crítica, praticamos a maledicência (fofoca). Os próximos passos, pra nossa vergonha, são a inveja, a mentira, os pensamentos negativos e a maldade.

Jesus diz que a humildade traz honra. Considere o que o livro de Provérbios diz sobre isso: "Quando vem a soberba, então vem a desgraça, mas com os humildes está a sabedoria" (11. 2). "Orgulho o abaterá, mas aquele que é humilde de espírito obterá honra" (29.23).

Como podemos cultivar a humildade? Considere três aspectos da humildade bíblica: 1) O humilde pensa de si mesmo com menos frequência, 2) o humilde pensa nos outros com mais frequência, e 3) o humilde pensa em Deus com mais frequência. Como em Provérbios 25.4, e Salmos 66, o Senhor nos purifica, transformando-nos dia a dia em pessoas mais responsáveis através da confissão de pecados. Somos então gratos por essa nossa vida e dom de Deus (para que ninguém se ensoberbeça). Perdoados e perdoadores, cordiais, comunicativos, esperançosos, verdadeiros e muito mais felizes.

Pense em si mesmo com menos frequência. C. S. Lewis disse certa vez: "A verdadeira humildade não é estar pensando menos sobre si mesmo; mas quem é humilde anda pensando menos em si mesmo." Uma maneira de promover a humildade em sua vida é parar de pensar tanto em si mesmo. Infelizmente, por não conhecer a quem servimos, pensamos pouco de Deus, assim, pensamos pouco de nós mesmos, e, para recompensar a nossa vitimização, passamos a fantasiar sobre a nossa própria grandeza, dizendo-nos que somos maravilhosos. (e, se reafirmarmos essas mentiras, passamos a acreditar que o beijo é nosso). "Não aceite a admiração do seu cão como evidência conclusiva de que você é maravilhoso" (Se você quiser uma verdadeira medida de seu valor, tenha um gato!)

Deus não nos chama para o seu reino a fim de definir-nos como reis, mas como servos. Tendo estabelecido que não somos tão grandes quanto poderíamos pensar, não vamos passar para outra área perigosa, pensar mal de nós mesmos. Jesus não anda por aí parecendo o jumentinho Bisonho da historinha do Winnie the Pooh e nem devem seus seguidores. Somos remidos, redimidos, separados, e filhos de Deus. A luz do evangelho de Cristo não deve fazer-nos humilhados, mas humildes. Ela sim, humilha aqueles que ridiculamente não se enxergam na presença de Deus.

Pense nos outros com mais frequência. A coisa surpreendente é que uma vez que você parar de pensar em si mesmo o tempo todo sua mente vai começar a pensar mais nos outros. A pessoa humilde não se concentra no que não tem, mas considera a necessidade dos outros. Não se concentra na sua dor e sofrimento, mas na dor e no sofrimento que pode causar a outros. No amor de Jesus, que deu a vida para a salvação dos seus (e também pra você). Orgulho diz: "Eu quero!" E humildade diz: "O Senhor quer!" A verdadeira humildade pensa sobre Deus sempre e sobre os outros mais frequentemente do que sobre si mesmo.

Pense em Deus na maioria das vezes. Esse ensinamento pode parecer utópico e irreal, mas somente se você estiver olhando para o mundo sem Deus. Ou você pode estar pensando em como tentou isso antes e não funcionou. Você simplesmente não consegue parar de se concentrar em si mesmo. A chave que talvez você não tenha usado para desbloquear a humildade em sua vida é submeter-se a Deus. A verdadeira humildade vem de confessar o seu pecado e rebelião e pedir a Deus que te transforme. A verdadeira humildade começa no modelo maior de humildade: Jesus Cristo. Jesus vai transformá-lo de uma pessoa autoabsorvida para uma pessoa que pensa em Deus na maioria das vezes.

Deus deixou claro na Bíblia que se você optar por exaltar a si mesmo, você será humilhado. Será que vou ser a pessoa que se esforça diariamente para alcançar o meu reino com os meus desejos, necessidades e sentimentos ou vou ser a pessoa que vai "negar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir" (Lucas 9.23)?

A próxima vez em que você sair distribuindo beijos ou tapas, pense que quando nos exaltarmos, seremos  humilhados, mas a bênção do evangelho é que, se nos humilharmos, o Senhor será exaltado, e ele nos exaltará. Só o coração que é capturado e cativado por Jesus Cristo pode humilhar-se diante de Deus e dos outros. Então a questão é: você quer humildade ou humilhação? 

Daniel


************************************************************************************************************
Para maior aprofundamento -
Esboço a mensagem desse domingo na 
Igreja Presbiteriana Cristo é Vida - Japão

Tenha orgulho da sua humildade
Lucas 14 1-14  e Hebreus 13: 1-17

1. SERVIR CONSISTENTEMENTE - Lucas 14. 1-6 porque Deus quer o meu louvor porque Ele é Deus - Salmos 81. 1-7

AMOR - Hebreus 13 .1-4

Amar o seu irmão - Vs. 1
Amo o estranho - Vs. 2
Amo o prisioneiro - Vs. 3
Ame o seu cônjuge - Vs. 4

REMOVER AS IMPUREZAS  PURIFICA O SERVO (valor)- Provérbios 25.4

A escória é o material de resíduos que torna impuro prata.
Ao se fundir a prata, e a escória é retirada.
Deus, muitas vezes, refina nossas vidas com correção e provas, de modo que nós
nossa vida será pura.
Salmo 66.10, Provérbios 3.11-12, Tiago 1.2-4, 12
Jeremias 2.13 - Eles abandonaram DEUS - ... eles me deixaram, o manancial de águas vivas ...

SERVIR CONSISTENTEMENTE - Lucas 14.1-6
O dia da semana não importa.
Devemos servir a Deus e aliviar o sofrimento quando podemos.
Isto é o que Jesus fez para o homem com a hidropisia.
Jesus citou o fato de que um boi seria resgatada em um dia de sábado. A implicação era de que as pessoas são mais importantes que os bois.

2. SERVIR HUMILDEMENTE - Lucas 14 7-11 porque Deus quer a minha lealdade porque ele a merece - Salmos 81. 8-9

SUBMISSĀO - Hebreus 13 5-6

Submeta-se sem avareza - Vs. 5a
Submeta-se com alegria - Vs. 5b
Submeta-se com confiança - Vs. 5c-6

REMOVER A INJUSTIÇA CONSTROE O SERVO (caráter) - Provérbios 25.5 -
Remover a maldade (os homens maus) da presença de um rei, e a justiça prevalecerá.
Se queremos viver uma "vida de realeza" para Cristo, devemos remover as más
influências de nossas vidas.
Salmo 1: 1
Jeremias 2.13 Eles formaram novas cisternas para - ... e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

SERVIR HUMILDEMENTE - Lucas 14 7-11
Não devemos buscar os holofotes, mas devemos agir com humildade.

3. SERVIR CONFIANTEMENTE - Lucas 14.12-14 porque Deus quer minha oração, para que ele possa responder  - Salmos 81. 10

CONFIANÇA - Hebreus 13. 7-9

Confie em os líderes piedosos - Vs. 7
Confie em o Senhor Jesus Cristo - Vs. 8
Confie no que você aprendeu - Aprenda a evitar o falso ensino - Vs. 9

REMOVER O ORGULHO PROMOVE O SERVO (força)- Provérbios 25. 7 -
Não promovemos a nós mesmos. Agimos como servos humildes de Cristo. Deixe que  o SENHOR  nos exalte. Não vamos exaltar a nós mesmos.
Lucas 22.24-27
Jeremias 2.32 - Esqueceram-se de Deus - ... ainda o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias. Poderá uma noiva esquecer seus adornos?

SERVIR CONFIANTEMENTE - Lucas 14 12-14
Devemos cuidar dos necessitados ao invés de cuidar das nossas necessidades.
CONCLUSÃO

DEUS QUER obediência para que o Seu poder seja visto na vida dos seus servos- Salmos 81.11-16

VIVA - Hebreus 13. 10-16
Viva uma vida separada - vs.. 10-14
Viva uma vida de sacrifício - vs. 15-16
Viva uma vida submissa - vs.  17




Comentários

Postagens mais visitadas