Uma história verídica do boi com coceira e do kiwi voador -



Então nos sentamos ao redor da mesa do café da manhã da Família Gomes (a do Lau) em Bocaina: Papai, Mamãe, Davi, Debby e eu. Outras 16 pessoas testemunharam este evento e, como eu era o mais novo, alguns detalhes podem estar um pouco desajustados. Enfim, estávamos sentados à mesa, prontos para tomar café da manhã, e a única comida disponível era bolo de banana que a mamãe assou com o último da farinha e ovos ajuntados naquela manhã e algumas bananas encontradas no quintal; cerca de uns quatro litros de leite e um pouco de café. Mamãe havia dito ao papai que estávamos sem comida. Papai decidiu esperar no Senhor. E ele deu graças pelo café da manhã, ensinando a todos nós uma lição de gratidão. A hora do almoço chegou bem rápido naquele dia. Lembro-me até brincando com a minha irmã por não ter de lavar a louça, já que todos íamos pular essa refeição de qualquer maneira ... (Ah Moleque!) Mal sabia eu?

Quando nos sentamos para a próxima não-refeição, olhando para uma mesa vazia, papai sinalizou que déssemos nossas mãos e começou a orar - Que tolo, alguém poderia ter pensado (na verdade alguém deve ter pensado isso, aqueles dias eram terríveis!) -, dando graças pelo que não podíamos ver, pior ainda, não podíamos comer. Mas Deus fortaleceu meu pai em fé, e todos nós aprendemos o quão maravilhoso ele é. Quando papai disse “amém”, pudemos ouvir o menino do vizinho, Xiquinho, subindo a escada e gritando: “Pastor Lau, Pastor Lau! - O boi foi coçar o pescoço e meu pai precisa da sua ajuda, e meu tio precisa de você para ir buscar carne porque o bezerro sentiu uma coceira em seu pescoço" ... Sua excitação era tão grande que ele mal conseguia transmitir a mensagem. Nós não entendíamos o que ele estava dizendo, então acabamos indo dar uma mãozinha ... Xiquinho liderou o caminho, correndo e pulando as tortas de vacas ao longo do caminho estreito. O Davi e o papai ainda estavam tentando entender exatamente do que se tratava, quando finalmente chegamos aos piquetes do pasto, bem antes de um lugar que chamávamos de “Inferninho, e lá estava: um boi de 16 arrobas, enorme, que sentiu uma coceira súbita e, ao coçar o pescoço num galho forquilhado, escorregou e caiu, quebrando seu pescoço e precisando ser aliviado de sua dor. Então, tomando uma faca afiada, alguém cortou sua garganta. Seu Tim, o gerente da fazenda, explicou ao meu pai em seu sotaque italiano: "Seu Lau, não temos muito uso para a carne, então vamos manter um pouco das partes mais duras para fazer charque.” E o resto nos foi dado. Papai levou metade da carne para a cidade e trocou por alguns produtos secos, como arroz, feijão e milho, também um pouco de gasolina e até dinheiro para outras despesas.

Papai nos ensinou bem… 
No início da vida de meus pais como casal, e no ministério, mamãe e papai decidiram que não iriam pedir dinheiro para financiar o ministério de aconselhamento pastoral e difusão da cosmovisão reformada de Refúgio. Em vez disso, trabalhariam com as mãos e orariam silenciosamente a Deus para satisfazer todas as nossas necessidades. E todos os Gomes em geral podem contar as bênçãos vistas e invisíveis de dizer Jeová Jiré, meu provedor!

Quase todos os missionários acham que pedir dinheiro é uma tarefa assustadora e um pouco esmagadora. Isso forma um debate bilateral sobre se os missionários devem ou não pedir dinheiro. "Devo pedir dinheiro, ou viver pela fé e confiar que Deus proverá minhas necessidades financeiras?" - “Como você vai ter dinheiro suficiente para viajar e morar em outro país enquanto estiver ministrando?” - "Se Deus me chamou para ser um missionário, então ele não vai fornecer os fundos para mim?"

Essas não são perguntas comuns para os missionários. A captação de recursos leva muito tempo e esforço, e ninguém quer ser rejeitado ou recusado quando se coloca nessa posição. Outros tentam viver pela fé, confiando que Deus proverá a eles em seus momentos de necessidade.

Há muitas pessoas na Bíblia e em toda a história missionária que confiaram em Deus para fornecer não apenas suas necessidades financeiras, mas também suas necessidades físicas. Ao longo deste artigo, vamos dar uma olhada em algumas de suas histórias e descobrir qual método é bíblico.

Testemunhos de Viver pela Fé… 
“Não se preocupe com nada, mas em tudo pela oração e súplica com ação de graças, que seus pedidos sejam conhecidos por Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.” Filipenses 4.6-7

Alguns missionários baseiam seus alicerces financeiros em viver somente pela fé, mas não gastam tempo buscando a oração e a mão de Deus (Tiago 4.2b-3).

Estes testemunhos não são apenas de homens que vivem pela fé, mas homens que eram ambos amigos de Deus, permanecendo diante da sala do trono, com confiança, sabendo que ele ouviu suas orações.

Abraão... 
Abraão foi um homem que viveu pela fé e isso lhe foi imputado por justiça (Gênesis 15.6; Romanos 4; Hebreus 11). Quando Deus pediu para sacrificar seu filho, Isaque, Abraão ficou perturbado, mas, mesmo assim, obedeceu a Deus.

Deus viu sua obediência. Abraão estava prestes a matar seu filho, e Deus forneceu um carneiro para ser o sacrifício por causa da fé de Abraão (Gênesis 22.8, 13-14).

George Müller… 
Lembro-me da história de George Müller, que também foi um homem que viveu pela fé. A fidelidade de Deus foi mostrada claramente ao longo de sua vida. Ele construiu um orfanato para mais de dois mil órfãos em Bristol, no Reino Unido. Quando não tinham dinheiro nem comida para os orfanatos, ele orou e Deus providenciou. George Müller disse:


Nunca houve um tempo em que não tivéssemos uma refeição saudável. Durante todos esses anos, fui capaz de confiar apenas no Deus vivo ... Nenhum homem pode dizer que lhe pedi um centavo. Não temos comissões nem coleta de ofertas, sem voto e sem dotação. Tudo veio em resposta à oração de fé. Deus tem muitas maneiras de mover os corações dos homens para nos ajudar em todo o mundo. Enquanto oro, ele fala para um e outro neste continente para nos enviar ajuda. 

Pedir em fé ... 
Muller considerava que algumas pessoas acreditavam que não há fé em Deus no missionário se este pedir dinheiro a outros, e aceitou de bom grado a ajuda das pessoas, embora nunca tenha dito a ninguém que estava precisando. Você pode confiar no Senhor para provê-lo quando pedir com fé, porque se o Senhor o chamou para o ministério, então ele lhe dará recursos e uma maneira de você ir para o exterior. Quando chegar ao campo missionário, você poderá olhar para trás e dizer: "Uau, veja o que Deus fez!"

“Lembra-te do Senhor teu Deus, pois é ele quem te dá poder para obter riqueza, a fim de confirmar o seu pacto que ele jurou a vossos pais, como é neste dia.” Deuteronômio 8.18

Ao confiar em Deus, você pode ter testemunhos de fé incríveis e ser capaz de compartilhar o evangelho com as pessoas de uma maneira muito mais eficaz. Viver pela fé não vai apenas te alongar de maneiras que você não pode imaginar, mas pedir com fé produzirá um testemunho ainda maior da fidelidade de Deus ao responder a oração.

“E o que você pedir em oração, você receberá, se você tiver fé.” Mateus 21.22

Pedir dinheiro não é um pouco brusco? 
Muitos missionários temem a arrecadação de fundos porque acham que estão se tornando um obstáculo para as pessoas e que seus amigos pensarão que sempre pedirão dinheiro. Mas você realmente precisa de apoio. Sem pessoas te apoiando em orações e nas finanças, você sairá do campo exaurido e pronto para desistir de seu ministério. Você não está apenas confiando em Deus para fornecer através dessas pessoas, mas está convidando as pessoas a entrar no coração de Deus para missões.

Pedir dinheiro é um grande passo de fé. Os amigos que você tem, a família que o rodeia, os vizinhos em sua rua, são todos os recursos que Deus forneceu e colocou em seu caminho para que você possa ir e cumprir seu chamado que ele colocou sobre sua vida. Só falta o coração empedernido ser quebrantado por Deus. Pois quando isso acontece, muita água flui dessas pedras quebradas.

Muitos missionários no século XIX acreditavam que tinham de trabalhar e ganhar a vida por meio de um ofício e depois levavam isso com eles para o país em que seriam missionários. Outros, como Paulo na Bíblia, e John Williams, tinham habilidades em um comércio para fornecer uma renda e também em parceria com os crentes para continuar seu ministério. Eu dou aulas de inglês! 

Paulo ...
"Porque está escrito na Lei de Moisés: Não atarás a boca ao boi quando debulha." É para com os bois que Deus está preocupado? Ele não fala certamente por nossa causa? Foi escrito por nossa causa, porque o lavrador deve aspirar a esperança e a debulhadora debulha-se na esperança de compartilhar a colheita. Se semearmos coisas espirituais entre vocês, será demais se colhermos coisas materiais de vocês?” (1Coríntios 9.9-11)

No contexto desses versículos, Paulo está perguntando aos crentes em Corinto se é errado colher o que ele semeou entre eles. Paulo também está desafiando-os em seu pensamento sobre as coisas materiais e financeiras. Ele lembra-lhes que Deus se importa com todas as pessoas e que provê através dos recursos que já lhes deu.

Paulo havia investido em muitos dos crentes da igreja primitiva e foi um dos primeiros missionários de Deus cheios do Espírito Santo no Novo Testamento. Ele sempre escrevia de volta para os crentes, contando-lhes histórias da fidelidade de Deus através de suas orações e apoio.

Ao andar na fé, esperava em Deus que Deus mesmo continuasse seu ministério. Ele trabalhou com suas habilidades como fazedor de tendas ou artesão de couro (Atos 18.1-3), de modo que ele pudesse continuar viajando e visitando as igrejas. Ele também estava sendo apoiado pelas igrejas; especialmente os filipenses (Filipenses 1.3–5; 4.15-18).

Paulo fez tudo o que pôde para não se tornar um fardo para os outros (2Coríntios 11.8–9), para que pudesse continuar livremente em sua pregação do evangelho. Ele sempre agradeceu a seus irmãos pelas bênçãos que enviaram e por andarem ao lado dele na obra que Deus estava fazendo (1Coríntios 1.4-9; 2Coríntios 9.1-15; Colossenses 1.3-14; 2Tessalonicenses 1.3-4), encorajando-os a continuar confiando no Senhor.

John Williams ... 
John Williams foi missionário nas Ilhas do Pacífico Sul, e viu a necessidade de ter parceiros e apoio de pessoas em sua terra natal. Ele estava ansioso para continuar seu trabalho em outros grupos de pessoas nas ilhas vizinhas, mas a agência missionária que o enviou não concordou.

Depois de lutar para frente e para trás, a agência missionária finalmente concordou, e o ministério de John Williams tornou-se muito mais proveitoso quando ele foi para as ilhas vizinhas e pregou o evangelho para ainda mais pessoas.

John Williams era habilidoso como ferreiro e mecânico, e construiu seu próprio barco com a ajuda de nativos locais e as finanças enviadas de Londres. Ele também aprendeu a cultivar e a viver das terras para ajudar a sustentar sua família. Enquanto trabalhava com os nativos e compartilhava o evangelho com eles, traduziu o Novo Testamento para Rarotonga e depois ensinou os crentes nativos a discipular os outros em sua comunidade. As pessoas se tornaram seus parceiros no ministério.

Deus dá através dos parceiros ... 
Ter parceiros é uma bênção do Senhor. As pessoas que o apoiam se tornarão parceiras de algo muito maior que o seu próprio ministério. Não apenas estão se tornando parte do plano de Deus para alcançar as nações, mas também permitirão que você leve o evangelho a grupos de pessoas que podem se tornar parceiros do evangelho no futuro. Quão incrível é isso?

Você não está falhando com Deus quando pede a alguém para ajudá-lo. Deus pode ter colocado essa pessoa para ajudá-lo, e você pode confiar que ele está sempre providenciando caminhos para você ir no campo missionário quando te chamar lá. Você pode sair em fé pela oração (Tiago 1.22-2.14-26) e confiar em Deus usando os recursos que ele lhe deu para ser um bom mordomo (Mateus 25.14-30).

Na verdade, você é chamado a viver pela fé e a pedir dinheiro. É realmente o motivo do seu coração que Deus se preocupa. Deus quer que você confie nele.

Onde estamos… 
“Não! Este não é um pedido de dinheiro!” Quando Márcia e eu nos casamos, nossa renda não era suficiente para nem começarmos a nos sustentar. Tivemos ajuda e generosa presença da nossa família e amigos (que são a família em Cristo), alguns deles estão envolvidos em nosso trabalho até hoje. Mais de vinte anos, algumas famílias participam do nosso orçamento generosamente. Acreditando que nosso trabalho está no Senhor, em vez de caridade, temos parceiros na vida que são verdadeiros apoiadores do nosso ministério, no Brasil e aqui no Japão. Somos muito gratos a Deus e a você. Essas pessoas são marcos e cruzes que detalham a nossa vida e nos fazem olhar pra Deus com grande espanto e gratidão.

Eu sendo moleque… 
Eu acordei esta manhã, como costumo fazer, às 4:30, e comecei minhas tarefas: na primeira ordem do dia, esbocei um capítulo das escrituras. Já enviei para mais de 350 pessoas em todo o mundo. A Escritura de hoje foi Filipenses 4. Devo admitir que fiquei um pouco irritado, pois quando estava estudando minha Bíblia sobre alegria e gratidão, pensei comigo mesmo: por que Deus não faz comigo como fez com o apóstolo Paulo? (Ah Moleque!) Como posso estar alegre em meio a tanta turbulência?

Nós deveríamos ir renovar nossos passaportes hoje. Mas não tínhamos dinheiro suficiente para isso. Eu pensei: "bem, o Senhor proverá ..." Mas ao invés da minha esperada provisão, Márcia não conseguiu tirar o dia de folga do trabalho, então tivemos que adiar para amanhã a nossa ida ao consulado brasileiro. Eu estava irritado, eu faço tudo como um reloginho, e, tolamente, achava que Deus estava se esquecendo de mim. Por quê? Por quê?

O Espírito Santo então, lenta e metodicamente, começou a trabalhar sua Palavra escrita em meu coração. Lembrei-me da história do Relojoeiro e de que, às vezes, o relojoeiro intervém de maneira tão direta em nosso caminho, que não podemos, e não negaremos seus louvores e glória. Lembrei-me da história do boi com coceira e o galho da forquilha. Eu me lembrei da bicicleta de Debby em uma lata de Nescau (posso contar essa história outro dia). Lembrei-me da época em Wyncote, em que eu tinha parado de “babyssitar” (do dialeto Brazuca: cuidar de crianças enquanto os pais saem), e toda semana durante quase um ano, eu encontrava um envelope perto da minha gaiola de coelho, com uma mesada de 10 dólares e a humilde assinatura "De um amigo em Jesus" (Hoje eu sei quem essa pessoa piedosa era). Comecei a agradecer ao Senhor por ser meu provedor. Uma oferta de presente que veio na semana passada de uma amiga querida em Boston, com uma nota dizendo que ela nos ama e ora por nós. Uma ajuda significativa do meu pai, para aliviar nosso fardo, que não é nenhum fardo, pois é feito para o Senhor. Lembrei-me dos marcos e cruzes que têm sido a parte mais substancial de nossa manutenção. Eu orei a Deus em gratidão por eles. Escrevi uma pequena postagem no Facebook, cumprimentei todos os aniversariantes da lista dos meus amigos, li e escrevi um pouco em minha tese de doutorado e, por volta da uma da tarde, já tinha terminado todas as minhas tarefas diárias. Eu precisava cochilar um pouco, porque quando a noite cai, eu começo meu papel de professor de inglês. Eu tive de pegar alguns "z's"! 

Quando acordei, pedi a Ruth para ir à caixa de correio e ver se havia alguma correspondência lá (é uma mania missionária). Ela me trouxe de volta este envelope, e disse, “...este não diz de quem é!”  Ao invés, um adesivo dizendo que veio por correio aéreo, e em francês: Par avion air International. Eu até brinquei sobre isso, já que havia um pássaro kiwi no selo postal. Eu disse a Ruth: “Os kiwis não voam, a menos que Deus lhes mande ...” Pois é, Deus mandou... Dentro, não havia palavras, apenas dois pedaços de papel bem cortados, sanduichando o valor exato das taxas para renovar nosso passaporte em dinheiro iene. Nós não havíamos dito sobre essa necessidade a ninguém; nós não pedimos a ninguém, exceto em nossa oração familiar e Deus moveu o coração de alguém da Nova Zelândia (lá onde os kiwis moram). E nessa mesma oração silenciosa, agradecemos a Deus por você, e agradecemos a você: a “pessoa com o selo do pássaro Kiwi” no envelope. Você é nosso parceiro silencioso. Só posso louvar ao Senhor e dizer Jeová Jireh, meu provedor, que o Senhor providenciou para nós. Não me refiro à provisão do pão de comer diariamente, mas o pão que veio do céu, que nos une fazendo da fraqueza e da força de um ou de outro, o brilho da sua glória.

Salmos127
Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.

Em lágrimas de felicidade,

Pr. Daniel

Comentários

Postagens mais visitadas