Dez camelos e dois pasteis, por favor!

Sempre colecionei camelos. Miniaturas de camelo... A ideia veio a partir de quando li, muito jovem, uma poesia do meu pai que falava sobre sua personalidade ser igual a do camelo. Sempre busquei informações sobre eles, dados triviais que muitas vezes deram início às conversas enquanto eu, adolescendo, buscava um romance ideal. Mamãe sempre dizia: “A hora que uma moça oferecer água aos seus camelos, case!”

No primeiro dia de aula, num seminário novo (eu havia transferido no meu último ano de estudos), vi uma moça que me chamou à atenção. Logo fui falar com ela... Não tinha ouro nem joias; o que eu tinha dava pra comprar quatro pastéis e um suco de laranja, além da minha passagem de ônibus. 

Papo vai, papo vem... - Entre um pastel e o outro, disse de En passant: “Eu coleciono camelos, e você, coleciona alguma coisa?”

“Selos...” Ela respondeu – “Como assim? Camelos?” – e depois de uma mordida no pastel e um gole da laranjada, emendou: “quer que eu dê água pra eles?”

Foi o melhor quatro e noventa e nove que eu gastei na minha vida. O Senhor vinha trabalhando a minha vida e o meu caráter, e havendo feito uma aliança com Deus, pedi que fizesse de mim um bom homem, um bom marido. Confesso que ainda estou longe desta meta, mas rapidamente o Senhor me permitiu conhecer a Márcia. Depois disso, ainda tivemos muitos episódios. A pipoca, o lombo com alho, o arroz com pequi, o abacate, o vestido de gala no meio do serrado, o milho verde na casa do meu pai. Mas esses ficam para outra história.

Muitos cristãos se perguntam: Como posso conhecer a orientação de Deus, especialmente na decisão crucial de com quem devo me casar? Nosso texto fala sobre essa questão. Gênesis 24 é o capítulo mais longo de Gênesis, mas como é uma unidade, é difícil dividi-lo em várias mensagens. Poderíamos tratar o todo de vários ângulos. Podemos aprender sobre servir ao Senhor com o excelente exemplo do servo de Abraão. Podemos aprender sobre fé e serviço com Rebeca. Poderíamos estudar o capítulo como uma ilustração de Deus Pai (Abraão), enviando o Espírito Santo (o servo) para buscar uma noiva (Rebeca = a igreja) para seu Filho (Isaque), que acabara de passar pela morte e ressurreição (capítulo 22).

Mas vou abordar o texto reunindo alguns princípios de orientação divina. Já que trata da orientação de Deus no que diz respeito a encontrar casamento, vou aplicá-lo dessa maneira. Se você já é casado, por favor, não ache que errou ao discernir a vontade de Deus em seu casamento e decida tentar novamente! Você pode aplicar os princípios a outras áreas de orientação.

Moisés escreveu Gênesis a um povo que estava prestes a conquistar a terra que Deus havia prometido a Abraão e seus descendentes. Eles eram um grupo rebelde, que não estava inclinado a suportar as dificuldades necessárias para cumprir o propósito de Deus. Eles colocavam o conforto para si mesmos à frente da obediência à vontade de Deus. O ponto desta história em seu contexto é mostrar a Israel a importância de manter sua pureza como povo de Deus quando eles entraram em Canaã. Eles não devem esquecer o propósito de Deus em lhes dar aquela terra e não devem se casar com as pessoas corruptas de lá. Se obedecessem a Deus e se comprometessem com seu propósito, ele os guiaria fielmente e os proveria, assim como providencialmente conduziu o servo de Abraão a Rebeca.

Se você é solteiro, é crucial buscar a orientação de Deus e obedecê-lo na escolha de um companheiro, porque, exceto por confiar em Cristo como Salvador, com quem você se casa é a decisão mais importante que você fará na vida. O princípio geral do nosso texto é que:

DEUS NOS GUIARÁ QUANDO ANDARMOS COM ELE E ESTIVERMOS COMPROMETIDOS COM SEU PROPÓSITO - Sob esse tema geral, vejamos alguns princípios sobre como conhecer a orientação de Deus. Estes não são abrangentes e não são uma fórmula para conectar ao seu computador. Mas acho que vão ajudar.

Para conhecer a orientação de Deus, devemos ser inabaláveis em nosso compromisso com Deus e seu propósito. - Tanto Abraão quanto seu servo tinham um compromisso inabalável com o Senhor e seu propósito em relação à terra de Canaã. Abraão manda o servo para encontrar uma esposa para Isaque, mas não entre os cananeus. O servo faz uma pergunta prática: “Suponha que a mulher não queira me seguir até esta terra; devo levar seu filho de volta para a terra de onde você veio?” (24.5). Abraão o adverte fortemente contra isso e repete o chamado e a promessa de Deus de lhe dar a terra de Canaã. Então o servo jura fazer o que Abraão disse (24.6-9).

Para conhecer a orientação de Deus, devemos deixar de lado nossa própria vontade e buscar a vontade do Deus que nos chamou. Esse é o princípio básico para determinar a vontade de Deus em qualquer situação – esvaziar-se, tanto quanto puder, de sua própria vontade e comprometer-se a buscar e obedecer à vontade de Deus. À medida que você busca primeiro o reino e a justiça de Deus, ele revelará os passos específicos que você precisa tomar para conhecê-los. Se você afirma querer conhecer a vontade de Deus, mas não está disposto a fazê-lo a menos que esteja de acordo com a sua vontade, está se enganando. Tudo o que você realmente quer é a aprovação de Deus para seus planos. Mas nunca saberá a direção de Deus dessa maneira. Deus revela sua vontade para aqueles que estão comprometidos em fazê-la.

Muitas vezes é mais difícil seguir esse caminho do que operar com base na sabedoria humana. Para o servo de Abraão, significou uma jornada de 800 quilômetros por terreno difícil. Envolvia muito planejamento, despesas e aborrecimentos. “Pra que tanto fanatismo, Abraão?? Certamente há algumas garotas legais em algum lugar em Canaã!” Mas Abraão viu que era crucial que seu filho se casasse com uma mulher que compartilhasse seu compromisso com o Senhor e em relação à terra.

Buscar primeiro o reino de Deus é o principal fator para encontrar o cônjuge certo. Se você está comprometido em fazer o que Deus quer, ele lhe dará um parceiro piedoso enquanto você espera Nele. Essa unidade de propósito constrói a unidade no casamento, à medida que vocês dois trabalham juntos para servir ao Senhor.

Mas esteja avisado! Assim como foi mais trabalhoso para Abraão conseguir uma esposa para Isaque de seu próprio povo do que dos cananeus, será mais difícil para você encontrar um cônjuge que esteja comprometido com o propósito de Deus. 

O que cair na rede, é peixe... Convenhamos, há muitos pagãos solteiros bonitos e bonitos por aí. Muita mulher bonitinha, mas perversa... E há uma boa quantidade de bons frequentadores de igreja que estão vivendo para si mesmos, não para Cristo. Pode ser muito difícil encontrar uma pessoa bonita, legal (não há nada de errado com boa aparência – Rebeca é descrita como “muito bonita” [v. 16]), solteira e piedosa. E ao ver outros solteiros cristãos se casando com pessoas que não estão tão comprometidas com o Senhor, é fácil começar a pensar: “Talvez eu esteja sendo muito rígido. Talvez haja algumas garotas (ou caras) cananéias legais por aí.” Mas se você quer a orientação de Deus para um cônjuge, deve ser inabalável em seu compromisso com Deus e seu propósito.

Para conhecer a orientação de Deus, devemos agir em obediência acompanhada de bom senso. - O servo de Abraão não se sentou em sua tenda orando por uma esposa para Isaque. Ele orou muito, mas quando Abraão lhe disse para ir a Harã e encontrar uma esposa para Isaque, ele se levantou e foi (24.10). Ele se mudou em obediência e usou o bom senso ao receber os presentes necessários para garantir uma noiva naquela cultura.

Às vezes ficamos super-espirituais com essa questão de determinar a vontade de Deus, especialmente no que diz respeito a encontrar um parceiro. Ouvi a minha vida inteira que deveria confiar em Deus para uma esposa. Na minha rebeldia, gostava muito mais da impressão que eu achava que causava aos outros por namorar meninas bonitas ou que se eu orasse o suficiente, ou se eu impressionasse tanto alguém que gostasse de mim, que gastei muito do que tinha e desperdicei muito da minha juventude – até aquele bendito pastel de palmito! Por muito tempo agia de forma carnal mascarada de espiritualidade e romantismo. Até que pedi ao Senhor que me fizesse conhecido como servo do Senhor, homem de Deus.

Foi isso que o servo de Abraão fez. Ele não começou a frequentar os bares ou discotecas locais em Canaã. Nem frequentou igrejas cheias de gatinhas ou acampamentos super espirituais. Ele foi onde pôde encontrar uma jovem piedosa dos parentes de Abraão, como Abraão lhe havia dito para fazer. Portanto, obedeça a Deus e use o bom senso que ele lhe deu. Na noite, todos os gatos são pardos... Pode até ser, mas na balada, será um pouco menos provável encontrar alguém que deseje servir ao Senhor de todo coração. Não vá lá! Você pode encontrar um companheiro piedoso na igreja. Vá ali! Isso não é super-espiritual. É bíblico!

Para conhecer a orientação de Deus, devemos buscá-la e esperá-la, enquanto nos submetemos aos seus caminhos soberanos. - Abraão disse ao seu servo que ele poderia esperar que o anjo de Deus fosse adiante dele e o conduzisse à jovem certa para Isaque (24.7). Então o servo foi em obediência, clamou a Deus por orientação, e Deus deu a ele (24.11-14).

Muitas vezes não experimentamos a orientação de Deus porque ficamos tão envolvidos fazendo nossas próprias coisas que deixamos de parar e pedir a Deus que nos revele sua vontade. Ou entramos em nossa rotina estabelecida, e é preciso uma catástrofe para perceber que andamos errado. Esperar confiantemente no Senhor (Salmos 40), significa esperar em obediência. Continuar a nossa rotina pecaminosa, lasciva e que torna nossos possíveis parceiros objetos de prazer sexual ou de imagem, certamente não traz as bênçãos e o sucesso de encontrarmos pessoas certas para a vida a dois. Devemos atentar e esperar Deus chamar essa atenção para que nos informe o que ele quer que façamos. Então, se você quer a orientação de Deus, pare e peça a ele, espere que ele a dê e espere o suficiente para ouvir o que ele pode ter a dizer. “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Rm 8.14).

Mas e se Deus não disser nada? Talvez você esteja esperando o tipo errado de comunicação. Observe aqui que não houve voz do céu, nenhum milagre, nenhum anjo visível, nenhuma demonstração da glória de Deus, nenhum sinal no céu. Na verdade, não havia garantia de sucesso. Tanto Abraão quanto o servo reconheceram que poderiam não ter sucesso (24.5, 8, 49, 58). Então, como ele sabia qual era a vontade de Deus nessa situação?

A resposta é que quando você busca e espera a orientação de Deus e permanece submisso aos caminhos soberanos dele, ele providencia as circunstâncias de forma a confirmar sua vontade. Antes que o servo terminasse de orar, Deus trouxe Rebeca e as circunstâncias se encaixaram de uma maneira tão inconfundível que o servo soube que Deus o havia guiado. 

Você precisa estar ciente de que a ordem providencial das circunstâncias de Deus nem sempre funciona como um livro de histórias com um final feliz. Às vezes, ele te leva a um relacionamento em que você fica com o coração partido. Passei por momentos de desgosto maiores e um menores antes que o Senhor me levasse à Márcia. Embora essas experiências não sejam divertidas, o Senhor tem lições importantes para ensinar se você se submeter aos seus caminhos soberanos. Mas se você pensa: “Confiei em Deus e me queimei, então vou resolver o assunto com minhas próprias mãos”, não conhecerá a orientação divina. Você só vai trazer mais dor e disciplina em sua vida. Posso brincar que alguns pastéis me deram mais azia e má digestão, além de fazer engordar...

No caso do servo de Abraão, Deus confirmou sua vontade através das circunstâncias. Mas seja como for, para experimentar a orientação de Deus, devemos buscá-la e esperá-la, enquanto nos submetemos aos seus caminhos soberanos.

Para conhecer a orientação de Deus, devemos aplicar a sabedoria de Deus. - Alguns pensam que o servo de Abraão estava colocando um novelo de lã (já fiz isso, e não deu certo! – mesmo que a mina ainda seja amiga minha) quando expôs os termos de como ele saberia qual jovem era a certa para Isaque (24.14). Mas há uma grande diferença entre o que ele e Gideão fizeram ao colocar sua lã. Deus havia dito claramente a Gideão qual era sua vontade; a lã era a maneira de Gideão satisfazer sua fraca fé. Deus graciosamente consentiu com isso, mas não é um modelo para determinar a vontade de Deus.

Mas aqui, o servo não estava ditando a Deus o que fazer ou duvidando do que Deus já havia deixado claro. Em vez disso, tentava fornecer uma base sobre a qual soubesse que sua oração havia sido respondida. O teste que propôs mostra que estava aplicando a sabedoria de Deus a essa situação.

Teria sido costume qualquer jovem dar água a um estranho. Mas para tirar água para dez camelos sedentos, cada um dos quais poderia beber cerca de 20 galões, e fazê-lo sem ser solicitado, exigia uma mulher que não fosse egocêntrica, mas que tivesse um coração de servo. Como o egocentrismo é a raiz da maioria dos conflitos conjugais, o servo estava indo ao cerne do que Isaque precisava em uma noiva para ter uma vida familiar feliz. Ele aplicou a sabedoria divina na busca da vontade de Deus.

Observe como a consideração normal de Rebeca e sua disposição de servir valeram a pena. Ela não sabia quem era esse estranho. Não estava exibindo seu melhor comportamento de “namoro” para impressioná-lo. Estava simplesmente vivendo como sempre, pensando nas necessidades dos outros e se entregando para atender a essas necessidades. Deus usou isso para torná-la a esposa de Isaque, a mãe de Israel (Jacó).

Agora, se você já tem uma aliança com Deus e pede a ele por um par, sigam-me os bons:

As ímpias que me perdoem, mas integridade é fundamental -Procure qualidades de caráter piedoso acima de tudo em um futuro cônjuge. Beleza conta (24.16), mas a piedade é essencial. Especialmente, procure alguém que negue a si mesmo e esteja focado em amar a Deus e aos outros. Procure uma pessoa que baseia sua vida na obediência à Palavra de Deus, que está crescendo no fruto do Espírito. Se você se casar com uma mulher bonita que está focada em si mesma ou com um galã (sabe aqueles que aprendem a andar igual ao galo? – Pergunta pro Lau) que pensa que o mundo gira em torno dele, você terá uma viagem miserável no casamento!

Encontrar a pessoa certa depende de se ser a pessoa certa. Porque Rebeca tinha um coração de servo, ela encontrou Isaque. Se ela tivesse pensado: “Quem é esse velho me pedindo água?” e tivesse ido embora, ela não teria conhecido Isaque. Você tem de ser o tipo de pessoa com quem você gostaria de se casar. Se você quer um companheiro bondoso, amoroso e piedoso, você precisa se tornar uma pessoa bondosa, amorosa e piedosa.

Busque a sabedoria de seus pais – (e aqui eu me refiro aos pais na fé). Você provavelmente não queria ouvir isso! Mas é um princípio inconfundível na Bíblia. Abraão, por meio de seu servo, escolheu a esposa de Isaque. Embora Rebeca tivesse alguma opinião sobre o assunto, foram seus pais que realmente aprovaram. Mesmo que nossos pais não organizem nossos casamentos (amarrar os bigodes, no Japão: Omiai), ainda precisamos ouvir seus conselhos. Se seus pais não são crentes, o conselho deles pode não ser tão válido quanto o dos pais piedosos. Mas se seus pais têm uma forte objeção ao seu noivo, você precisa ouvi-los e pensar cuidadosamente sobre o que eles dizem. Eles geralmente têm a sabedoria que você não tem, especialmente quando você está na paixão do amor romântico.

O casamento é a base do amor; o amor não é a base para o casamento. Isaque e Rebeca se casaram; então lemos que Isaque a amava (24.67). Não entenda mal; Eu acredito no amor romântico. Mas se você constrói um casamento baseado no amor romântico, o que você faz se os conflitos se desenvolverem e você não se sentir mais apaixonado? Mas se você construir o amor sobre a base do compromisso do casamento, então você pode enfrentar as tempestades inevitáveis. Na Bíblia, somos ordenados a amar nosso cônjuge, quer estejamos apaixonados ou não; os sentimentos seguem se obedecermos.

Para conhecer a orientação de Deus devemos ser inabaláveis em nosso compromisso com Deus e seu propósito. Andar em obediência acompanhada de bom senso. Buscar e esperar por isso, enquanto se submete aos seus caminhos soberanos. Aplicar a sabedoria de Deus. 

Finalmente: Para conhecer a orientação de Deus devemos banhar todo o processo em oração e comunhão constante com Deus. - O servo não encontrou Rebeca e disse: Você quer um pastel? “Você é Rebeca? Que massa!! Que coincidência! Este deve ser o meu dia de sorte!” Certamente teriam aparecido muitas rebecas... Ele sabia que não era sorte porque havia buscado o Senhor em oração. Acho que Abraão e Isaque também estavam orando (ver v. 63). A história revela que este servo andou em comunhão com Deus. Então, quando Deus resolveu as circunstâncias, ele adorou ao Senhor e teve o cuidado de contar a Rebeca e sua família toda a história de como Deus o havia guiado. Quando ele terminou e perguntou se eles permitiriam que Rebeca fosse com ele, eles só puderam responder: “O assunto vem do Senhor; o que podemos dizer? ... Leve-a e vá ... como o Senhor falou. (24.51-52).

As vezes eu fico pensando que estou ainda tão longe daquilo que propus que me tornasse diante de Deus. Quando Paulo falou que era o maior pecador, ele não conhecia o Daniel. Não é apenas uma questão de andar em constante comunhão com o Senhor, levando tudo a ele em oração. Somos falhos, fracos, desobedientes, mas o Senhor nos transforma de dia em dia, glória em glória. Quando você sabe que a oração está por trás de suas circunstâncias, então o que de outra forma pode parecer uma coincidência acaba não sendo. Seus passos são ordenados pelo Senhor. Quando você anda com ele e está comprometido com o seu propósito, Deus trabalhará silenciosamente nos bastidores de sua vida, conduzindo você através de perigos potenciais, nem sempre levando você onde queria ou esperava, mas conduzindo, juntando todas as peças. O processo se torna uma bela mistura da fidelidade e soberania de Deus e de nossa confiança obediente.

O melhor pastel que comi na minha vida. – Semana passada, marcou 25 anos desde aquele melhor dia da minha vida! Depois de muito tempo querendo encontrar alguém que me agradasse e, depois de algumas vezes ter meu coração partido (também quebrei alguns). Tive de ter um momento sério diante de Deus, onde ele refez o meu coração. Foi depois de muito arrependimento, depois de muita confissão de pecados. Fui direcionado pra uma escola que tinha alunas (nos seminários teológicos, geralmente só estudam homens). Lá, me disseram que ela verdadeiramente amava o Senhor e seu reino - queria ser missionária! Foi assim que eu a vi a primeira vez. Eu sabia o que Deus queria de mim, e sabia o que eu queria de uma esposa. Entre os pastéis, vi a beleza de Cristo no sorriso e no olhar da Márcia. Comecei a me envolver na vida dela. E não mostrei o melhor de mim, falei pra ela o que eu queria ser, fiz promessas, e começamos a sonhar juntos. Ainda levou um pouco de tempo pra ela “cair na minha” (como dizíamos naquela época). Quase perdi, mas o Senhor nos conduziu um ao outro. E hoje, alguns meses antes de 25 anos de casados, dois filhos maravilhosos, nora e neta (a mais linda até o momento), ainda peço a Deus com juramento, que faça de mim um reflexo de sua glória.

Invista em camelos, invista no pastel com laranjada! - Cada história é diferente, a sua pode não ser igual a minha. Mas se você “confiar no Senhor de todo o seu coração e não se apoiar em seu próprio entendimento” e “reconhecê-lo em todos os seus caminhos”, então “Ele endireitará seus caminhos” para a glória dele e para o seu bem. Caminhe diariamente com ele; esteja comprometido com o seu propósito. Ele o guiará em todos os seus caminhos.


Comentários

Postagens mais visitadas