Eu não aguento mais o JAPÃO PAGÃO



Todos nós gostamos de uma boa história, que nos faz rir, chorar, que estimula a mente, que nos faz pensar. Todos nós gostamos de pessoas, lugares, máquinas, fotos, arte e outras imagens que nos dão um sentimento de admiração para com o mundo, quando olhamos ao nosso redor e experimentamos o desdobrar daquilo que cativa a imaginação. O que nos faz permanecer interessados e maravilhados?

Água mole em pedra dura tanto bate até que a gente não aguenta mais...

O Japão é composto de mais de 3000 ilhas. A densidade em algumas partes do Japão é de mais de 2.000 pessoas por quilômetro quadrados. A "roupa" (que mais parece uma enorme fralda) usada por lutadores de sumô é chamada de mawashi. Há mais de 1,2 milhões de famílias de mães solteiras. O Japão está em uma das áreas de mais terremotos do mundo. Existem mais de 100 vulcões ativos. Menos de 13% da terra é adequada para a agricultura. Mais de 80% dos japoneses afirmam não ter religião pessoal, embora a maioria participe de diversos rituais religiosos. Os missionários do Japão enfrentam muitos desafios, incluindo custo de vida, linguagem e complexidades da sociedade e da cultura. Etc, etc... Arrrrrggghhhhhhhhh Moleque!!!!! NÃO AGUENTO MAIS OUVIR FALAR DESSES DADOS!

Conversando com o Tecão, eu falava da importância da nossa missão aqui no Japão. Ele me chamou a atenção para buscar em nossa atividade detalhes específicos das maravilhas que Deus tem operado através dos nossos esforços no campo missionário. Carinhosamente, e cuidadosamente, meu primo me falou (minhas palavras) que ninguém  aguentava mais ouvir falar do JAPÃO PAGÃO.

Todos nós temos uma sensação única e pessoal do que é incrível e maravilhoso. Nós desdenhamos o mundano. Então, o que nos faz buscar a maravilha em nosso mundo? Há infinitas horas de televisão, inúmeros livros e revistas dedicados a questionar alguma coisa. Para esses autores, a chave é "a dúvida" ou o elemento de mistério que nos faz  voltar novamente e novamente para mais histórias, mais conhecimento, mais fotos, mais e mais para satisfazer o nosso desejo de "maravilha".

Mistério e maravilha não são sinônimos. Maravilha significa aquilo que é capaz de despertar grande admiração; prodígio, assombro: as maravilhas da natureza. Mistério é tudo que tem causa oculta, desconhecida ou é incompreensível, inexplicável; um enigma.  Mas essas palavras estão interligadas. Nossa vida precisa de uma pitada de mistério para manter a maravilha do suspense e também o suspense da maravilha. Se não, a gente logo perde o interesse e começamos a sentir a mesmice e o tédio rotineiro.

Maravilha impulsiona o nosso desejo de descobrir. É a força por trás da pessoa que sobe a montanha mais alta ou pesquisa as células microscópicas em busca de novidades. É o dom divino, destinado a motivar a humanidade para autodescoberta. Sem esse desejo, a humanidade não estaria interessada em buscar a Deus ou às respostas para os mistérios da vida. É uma parte essencial da nossa humanidade.

Então por que estou falando sobre isso?

Algumas vezes em minha vida senti uma enorme sensação de "maravilha" me motivando e influenciando. Outras vezes perdi a esperança e tornei-me cansado quando não tinha nada para me inspirar, nada para criar um sentimento de "temor" ou espanto. Quando a vida se torna mundana e normal eu experimento uma "falta de sentido" ou "desencanto" e isso me leva a uma busca eterna, vazia de sentido.

Sem "maravilha", eu me esqueço de olhar para Deus, que está sempre fazendo o "incrível". Como um tapeceiro, ele tece as nossas vidas, criando, simultaneamente, algo maravilhoso e surpreendente quer estejamos conscientes disso ou não. Deus está sempre criando. Como o universo está continuamente se expandindo, olhamos para as estrelas e vemos os reflexos de suas obras (considerado por muitos como milhares de milhões de anos-luz).

No entanto, não temos de procurar muito para sermos pegos em um momento de admiração. As próprias coisas que costumeiramente vemos e fazemos todos os dias: paisagens naturais ou feitas por mãos de homens. Uma ponte, uma fonte, um parque ou uma montanha tem a singularidade de uma mente maravilhosa e engenhosa por trás do objeto. O Deus criador que nos fez criativos.

A grande pergunta é: "O que é a nossa mentalidade?" Como acordamos a cada dia? Será que estamos vivendo na maravilha de tudo o que nos aconteceu e continua a acontecer? Nos esquecemos da maravilha e imaginação da nossa juventude? A vida tem se tornado muito regular, envolta em rituais e hábitos que nos impedem de ver a beleza de Deus?

Na verdade, em Deus não temos nenhuma desculpa para o tédio. Nunca poderemos esgotar-lo, e nunca poderemos entende-lo completamente. Ele se revela a nós na natureza, na beleza da sua providência. O que parece aleatoriedade mostra-se codificado e ordenado em padrões enraizados numa fórmula matemática. E quando se trata de nossa vida, o que parece ser o caos pode de repente se juntar numa finalidade surpreendente, em um momento repentino no tempo. Suas impressões digitais estão por toda a nossa vida, se nós escolhemos vê-las é uma questão de "fé".

Aqui no Japão, descobri a maravilha da obra de Deus quando olho para as ovelhas do rebanho que o Senhor me confiou. Minhas ovelhas. Quando meus filhos agem de uma forma honrada e humilde. Quando minha esposa me abraça e me apoia mostrando seu amor. Vejo os mistérios de Jesus sendo revelados quando, no meio de tantas adversidades, as pessoas da minha igreja ainda louvam e adoram a Deus, cantando a sua beleza. Quando silenciosamente, sofrem os efeitos de crises diversas. Quer seja a mundial e financeira quer a luta pessoal. Quando a dor e a doença atacam os crentes e eles são feitos mais próximos de Deus.

Há maravilha na forma de Deus agir no coração da mãe que sofre a deficiência de sua filhinha. Ou de um pai que terá de largar o seu emprego pra cuidar dessa menina necessitada de cuidado especial, enquanto a esposa fica internada no hospital pra tratar dos seus rins. Há revelação de um mistério quando um homem solteiro se alegra ao ver a providencia de Deus na sua solidão, possibilitando que ele cuide melhor das coisas da igreja local. Ou do jovem casal que é abençoado diariamente com a alegria do bebezinho. Ou da recém-casada que canta e encanta a todos com a sua voz, e seu marido que trabalha arduamente por horas esquisitas para apoiar a carreira de cantora. Um gigante que não mede esforços pra fazer a vida do seu pastor mais fácil e digna – e faz das tripas coração pra proporcionar um local pra que eu descanse a minha cabeça, numa cama ou numa rede. Jogando todos os seus cálculos na conta do Senhor! A esposa dele, trabalha a madrugada toda e ainda encontra força pra estar na igreja, sem nunca faltar e nem dormir durante a pregação.

A maravilha de participar na vida do Dani, do Eidi, do Candião, do Victor, da Lu e do Dieguinho, da Iris, da Eliana, da Tailla, do Rafa, da Fabi e da Alicinha, da Márcia, do Davizinho e da Ruth. O suspense e a saudade daqueles que fazem falta pra nossa vida. Uns que retornaram ao Brasil, outros que caminham por ai. Quando vemos o milagre de continuarmos aqui nos reunindo para adorar a Deus no meio de problemas financeiros. A nossa igreja como um todo que permanece 65% aquém das suas necessidades financeiras. Eu louvo a Deus pela honra e pelo privilégio de ministrar os mistérios e as maravilhas de Deus na Igreja Cristo é Vida.

Esses são os dados e as estatísticas que devemos buscar na obra missionária. Deixo como minha conclusão, e também como motivos de oração, o que o profeta escreveu nas suas lamentações:

Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim.Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio.Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. (Lamentações 3.20-27)

Daniel 

Comentários

  1. Olhos atentos enxergam o que é preciso ver, mas tal como Eliseu, olhos espertos precisam mais que atenção para ver o que está lá, mas está invisível. Quando contemplamos, porém, o que o outro não precisava ver, mas sabia lá estar, as maravilhas enchem a vista, a esperança enche o coração! "Quanto ao mais, "irmão", seja fortalecido no Senhor, e na força do Seu poder..."

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas