DE DORES E TRAIÇÕES Como responder quando as pessoas te ferem



O que vem em sua mente em resposta às perguntas: "Quem te machucou? Quem te ofendeu? Quem mentiu sobre você? Quem te traiu?"

Com que rapidez você pode fazer uma pequena lista de pessoas que te causaram dor? E quem foram essas pessoas que te machucaram? Membros da família? Sua esposa? Seu marido? Um de seus pais? Seus filhos? Ou era uma pessoa no trabalho? Ou um amigo da igreja - ou melhor "um antigo amigo".

Quantas amizades foram quebradas porque suas palavras ou ações cruéis deixaram você se sentindo traído?

Hollywood faz filmes de sucesso com uma simples história - o herói do filme é ferido ou é vítima de injustiça, e ao longo do filme procura recuperar o que é legítimo dele ou dela. E quando finalmente chegam ao fim, nós nos animamos com a vingança do herói: "Tudo bem, recebeu o que merece!"

Mas como Deus quer que nós respondamos às pessoas que nos feriram? Se essa pessoa é um membro da família ou um inimigo, como devemos reagir?

A Bíblia fala muito claramente sobre a questão da vingança: "Não se vinguem, meus amigos, mas deixem espaço para a ira de Deus, porque está escrito: "É meu para vingar, eu vou pagar", diz o Senhor". (Romanos 12.19) Apenas no caso de haver alguma confusão - Deus não precisa de você para dizer a ele quando e como se vingar.

Então, como Deus quer que eu responda àqueles que me machucaram? Lucas 6.27-36 fala sobre esta questão com grande detalhe. Em algumas áreas da vida cristã, lutamos para descobrir como Deus quer que respondamos. Esse não é o caso aqui. 

As instruções de Deus são detalhadas.

Jesus disse: "Mas eu digo a vocês que me ouvem: ame seus inimigos, faça bem aos que odeiam você, abençoe aqueles que o amaldiçoam, reze por aqueles que o maltratam" (Lucas 6.27-28). Nos versículos seguintes, Jesus dá vários exemplos específicos de como tratar aqueles que te machucaram, e conclui com: "Seja misericordioso, assim como seu Pai é misericordioso" (vs. 36). Fala sobre um padrão impossível!

Vamos dar uma olhada em cada uma dessas instruções que Jesus nos deu, mas deixe-me avisá-lo com antecedência - a partir de uma perspectiva humana, eles não são lógicos.


Ame seus inimigos
Então, quem são seus inimigos? Olhamos para outras partes do mundo onde a guerra está em fúria, e vemos isso na TV - os árabes e os judeus em um ciclo de violência, ódio e morte. Mas quem se encaixa no rótulo de "inimigo" em sua vida?

Algumas pessoas que vêm para a nossa igreja foram expostas a uma vida miserável, cheia de violência (passiva ou reativa) e raiva. Muitos, foram profundamente danificados na infância. A mãe que entregou o filho a um tio para vir ao Japão. O tio criou a criança, mas abusou dele cruelmente. Eventualmente, essa criança também veio para o Japão, mas não sem antes experimentar diversas situações que deformaram e mutilaram sua vida. Muitos que se aproveitaram dessa criança, que hoje veio crescer numa terra que desconhece a Deus, e onde o falso evangelho de verdadeiras sinagogas de Satanás moldaram o caráter, terminou em uma série de casas de acolhimento e prisão antes de chegar à igreja onde pastoreio. Então, quem eram os inimigos na vida dessa pessoa?

Arisbalda (obviamente mudei o nome) nasceu em uma casa com uma mãe que não a queria. Ela também foi entregue aos avós para cuidar. Uma mãe adotiva a disciplinaria colocando uma bolsa de plástico sobre a cabeça e segurando-a até Arisbalda desmaiar. O abuso sexual também fazia parte de suas experiências de infância.

Então, que de tamanho é a lista de inimigos de Arisbalda?

Para muitos de nós, a definição de um inimigo é "um antigo amigo". Você estava em um relacionamento com alguém que deveria ter sido uma amizade positiva - mas eles te traíram.

E Jesus diz: aqui é como eu quero que você responda a esse inimigo hoje - ame-os! "Isto não faz sentido!" você diz. Por que eu deveria amá-los? Olhe para todo o dano que essa pessoa causou na minha vida, e agora você só quer que eu ame essa pessoa? Se esse inimigo veio implorar por meu perdão - se eles realmente mudaram - ainda acho difícil amá-los.

Mas e quanto ao inimigo que não mudou? Eles ainda são a mesma pessoa má que me machucou tão profundamente.

Ou talvez seu "inimigo" seja um cristão, talvez até um pastor, ou algum outro líder da igreja que te machucasse. "Por que eu deveria amar esse hipócrita? Eles deveriam saber melhor - eles são líderes. Eles deveriam ter me mostrado o amor, mas eles me traíram!"

Em resposta a todos os seus "porquês", Jesus simplesmente diz: "Ame seus inimigos".

Como posso amar meus inimigos?
Mas como? Como Jesus quer que eu mostre amor aos meus inimigos? Eu simplesmente não tenho nenhum amor no meu coração por essa pessoa. Você está dizendo que eu deveria ter "sentimentos bonitinhos de carinho" em meu coração por essa pessoa? Oh moleque, ninguém é de ferro...

Deus conhece nossas fraquezas, e prometeu fornecer o poder que precisamos quando não temos forças para fazer o que ele nos manda. Então, a boa notícia é que se você não sabe amar esse inimigo, Deus o ajudará.

A promessa de 2Timóteo 1.7 oferece grande esperança para você: "Porque Deus não nos deu um espírito de timidez, mas um espírito de poder, de amor e de autodisciplina". Deus lhe dará o poder de amar seus inimigos do jeito que ele quer que você os ame.

O melhor lugar para começar é a lista de características de amor, dada no capítulo 13 de 1Coríntios. Mais de 15 diferentes expressões de amor estão listadas aqui, e nenhuma delas fala sobre sentimentos calorosos e românticos para com a outra pessoa.

A primeira característica de amor se relaciona bem com os inimigos: "o amor é paciente". Como posso expressar paciência em relação a este inimigo? Vejamos isso do outro lado - quando você mostra paciência para com essa pessoa, você está expressando o amor de Deus. Então, isso significa deixar essa pessoa continuar abusando de mim - e eu respondo mostrando paciência enquanto eles abusam de mim? De modo nenhum!

Tanto quanto é no nosso poder, precisamos colocar limites que nos mantenham seguros contra os danos que nossos inimigos tentam trazer para nossas vidas. Precisamos procurar ajuda de outros que possam fornecer essa segurança.

A esposa que está sendo espancada pelo marido deve chamar a polícia. Simplesmente permanecer nesse lugar de abuso e dizer: "Só estou sendo paciente, fazendo o que Deus diz", não é a maneira de Deus de expressar amor por esse abusador.

A paciência pode ser expressada em relação aos nossos inimigos pelo que pensamos e o que dizemos. É "normal" e fácil criticar com palavras, ou pelo menos em nossos pensamentos, a pessoa que nos machucou. O amor pode ser demonstrado por não seguir o caminho da vingança - mesmo em nossos pensamentos.

A segunda expressão de amor em 1Coríntios 13 afirma: "o amor é gentil". Talvez a oração mais importante que você precise dizer é: "Deus, como você quer que eu mostre bondade para com essa pessoa? Deus me dê o poder de mostrar bondade a essa pessoa, porque em meu próprio coração eu simplesmente não tenho desejo ou poder para fazer isso". Olhe na vida de Jesus sobre como ele mostrou bondade para com aqueles que o maltrataram.

A lista em 1Coríntios 13 continua, cada característica muito específica e prática para fornecer expressões de amor apropriadas em relação aos nossos inimigos. E há muitas outras passagens que falam do amor.

Mas com toda essa Escritura, você ainda pode dizer: "Eu simplesmente não quero amar essa pessoa. Ela não tinham o direito de fazer o que fez comigo".

Você não pode mudar seu inimigo, mas você pode mudar sua resposta. Isso é o que Deus está preocupado com você - qual é a sua resposta?

Deus lhe dará o poder de mudar se você estiver disposto a mudar.

Faça o bem para quem o odeia
Esta segunda resposta de Lucas 6.27 nos chama à ação - "faça o bem a quem te odeia". Esta resposta não pode ser cumprida apenas com pensamentos gentis - é necessária ação.

Deus nos criou para fazer boas obras. "Pois somos obra de Deus, criados em Cristo Jesus para fazer boas obras, que Deus preparou antecipadamente para que possamos fazer". (Efésios 2.10) Que promessa incrível para nós!

Nós fomos criados para um propósito - nossa vida tem uma missão - uma missão planejada pelo próprio Deus! Toda a razão para estar na Terra é fazer as boas obras que o próprio Deus preparou antecipadamente para fazermos!

Lucas 6.27 deixa bem claro que as boas obras que ele planejou para nós não devem ser restritas a quem nos ama e faz coisas boas para nós. Deus tem um plano maior.

Deus não apenas quer que façamos boas obras, ele também nos equipa para essas obras. "Que o Deus da paz ... equipe com tudo o que é bom para fazer a sua vontade, e que ele trabalhe em nós o que lhe agrada, por meio de Jesus Cristo, a quem seja glória pelos séculos eternos". (Hebreus 13.20-2 1)

"O seu poder divino nos deu tudo o que precisamos para a vida e a piedade através do conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e bondade. Através destes, ele nos deu suas promessas muito ótimas e preciosas, para que, através delas, você possa participar a natureza divina e escapar da corrupção no mundo causada por desejos malignos ". (2Pedro 1.3- 4 )

Então, como eu sei quais são as boas obras que Deus quer que eu faça para quem me odeia? Precisamos da ajuda de Deus para tomar essa decisão.

Recentemente, um pastor conhecido foi alvo de uma campanha difamatória que quase lhe custou o ministério. Muitos pastores enfrentam situações desse tipo. Hoje, firme com o rebanho que o Senhor confiou a ele, meu amigo ainda sofre missivas de injuria e calunia, parece que essa é uma constante em sua vida.

Homem sofredor que admite muitas vezes também ter feito outros sofrer, ele recolhe os pedaços de si que foram espalhados por todo o mundo (literalmente), mas olha para essas pessoas que o fizeram sofrer com os olhos de Jesus, que, sem culpa, foi levado à tortura e morte. A transformação no coração dele foi percebida somente quando ele começou a orar por seus inimigos, orar por quem o perseguia.

Quando Deus nos chama a fazer o bem a quem nos odeia, raramente isso parece lógico. Mas Deus tem um plano maior do que podemos ver. Não posso garantir que o seu ato de fazer o bem trará resultados rápidos de redenção, mas afinal de contas, fazemos o que é certo por ser certo, e não por que dá certo.

Deus quer que façamos boas obras, quer a outra pessoa mude ou não. Seu trabalho não é mudar seu inimigo. Seu trabalho é seguir Jesus e fazer o que ele te dirige para fazer. Jesus fez questão de dizer que, mesmo quando damos um copo de água fria a alguém que precisa, Deus vê isso e nos recompensará (Mateus 10.42).

Jesus também mostrou claramente que tudo o que fazemos aos outros, estamos realmente fazendo para Deus (Mateus 25.31-46). Então, o modo como tratamos nossos inimigos é realmente como estamos tratando a Deus. Se você não sabe o que fazer para essa pessoa, então ore: "Deus, estou disposto a fazer o que você quiser que eu faça para expressar bondade para com essa pessoa".

Abençoe aqueles que te amaldiçoam

A terceira resposta que Deus nos chama a fazer com aqueles que nos feriram é "abençoar aqueles que te amaldiçoam". (Lucas 6.28) Por que devo abençoar alguém que está me amaldiçoando? A lógica humana diz o contrário. Como as pessoas te amaldiçoam? Vamos ampliar a definição além daqueles que te injuriaram. Quando outros mostram desrespeito - que se qualifica como "maldizendo você". Vamos também incluir quando dizem coisas odiosas, ou mentiras sobre você, ou fazem coisas prejudiciais a você, ou traiem você.

Deus diz que abençoe-os - não depois de terem se arrependido, mas abençoe-os, mesmo que continuem com esse comportamento prejudicial. Por que Deus quer que você abençoe alguém que está te tratando tão mal? Bendizer aos outros é uma proteção poderosa para impedir que você se torne amargo, odioso e inclinado à vingança.

A resposta normal a alguém que o amaldiçoa é maltratá-lo. Quando fazemos isso, caímos na mesma calha pecaminosa, a outra pessoa já está dentro. Nós nos rebaixamos para o nível de quem não conhece a Cristo.

Deus tem um plano melhor para você. Ele criou você para fazer boas obras - não para curar os outros. Suas ações precisam ser determinadas - não pela resposta da outra pessoa -, mas na obediência focalizada sobre o que Deus quer que você faça. Quando você abençoa aqueles que te amaldiçoam, você mostra que você não é um escravo do comportamento dessa pessoa.

Deus deu uma promessa poderosa a Abraão no Antigo Testamento. "Abençoarei aqueles que te abençoam, e quem te amaldiçoar, eu amaldiçoarei". (Gênesis 12. 3) Deus diz: Eu vou ficar perto e ver como outras pessoas tratam você - e sua resposta determinará minha resposta.

Quando Jesus manda que primeiro eu acerte com meu próximo e depois oferte (Mt 5.24), inferimos que meu modo de tratar as pessoas determina como Deus vai me tratar. Quando você traz essa poderosa verdade na imagem, começa a ter mais sentido por que você deve abençoar aqueles que te amaldiçoam. Quando você abençoa os outros, você traz a benção de Deus em sua vida! E a bênção de Deus é muito mais importante do que as maldições de outras pessoas.

Então, o maior benefício de seguir as instruções de Deus e abençoar aqueles que te amaldiçoam vem para você. Deus te abençoe. Aquele que está te amaldiçoando pode continuar te tratando mal. Mas Deus tem um plano melhor para você!

Então, como você abençoa alguém que está te amaldiçoando? Em vez de planejar a vingança, ofereça uma simples oração, "Deus, abençoe essa pessoa". Toda vez que essa pessoa vir à sua mente, use esses pensamentos para desencadear essa simples oração. Você pode encontrar-se fazendo essa oração uma centena de vezes por dia - continue fazendo isso!

O que essa oração realiza? Primeiro, você deixa de amaldiçoar essa pessoa. Ela também se encaixa de perto com a visão de Deus de perdão. Esta oração de bênção permite que você esteja em paz em seu coração, mesmo que o relacionamento não tenha mudado.

Bendizer aqueles que te amaldiçoam também mostra sua agenda sobre essa pessoa que o amaldiçoou. Em vez de falar com os outros sobre a dor e o quão errado é a outra pessoa, você pode escolher apenas falar de maneira positiva sobre ela. Não repita as maldições desta pessoa para que o mundo inteiro possa saber o quanto elas estão erradas; em vez disso, escolha falar palavras gentis.

Se você não pode dizer mais nada, diga aos outros que você está orando para que Deus abençoe essa pessoa que o machucou.

Ore por aqueles que te amaldiçoam

A quarta atribuição de Deus para você é "orar por aqueles que o maltratam" (Lucas 6.28). Muitas vezes não estamos em condições de forçar a outra pessoa a parar seu comportamento prejudicial. Raramente temos o poder de mudá-los, mas temos o poder de mudar nossa resposta a essa pessoa. Deus simplesmente diz, ore por eles. Então, como devo orar? Ore para que Deus o ajude a amar essa pessoa. Ore para que Deus o ajude a ver quais são as coisas boas que Deus quer que você faça por essa pessoa. Ore para que Deus abençoe essa pessoa.

O que essas orações fazem? Eles concentram sua atenção em Deus. Em vez de ser consumido pela dor, você se concentra em Deus, que pode curar a dor e dar-lhe poder de responder de forma radicalmente nova.

Lembro-me de ter visto uma criança correr para sua mãe com um rosto triste, e assim que estava em seus braços explodiu chorando e, eventualmente, disse a ela por que estava tão triste. Lembro-me de ser tão divertido ver essa criança porque ele esperou até chegar à mãe antes de começar a chorar.

Que imagem maravilhosa de como Deus quer que respondamos! Em vez de sentar-se no meio daquele que nos feriu, chorando por causa da dor, precisamos manter a boca fechada e correr para Jesus, derramando o coração para ele.

O Rei Davi demonstra isso muitas vezes nos Salmos que ele escreveu, falando da traição de amigos e inimigos - invocando Deus para puni-los. O que é interessante notar é que Davi não gritou aos seus generais para matar aqueles que o tratavam assim.

Quando Davi estava fugindo, porque o filho Absalão levatava uma rebelião, um homem chamado Shimei saiu e amaldiçoou Davi e atirou pedras contra ele. Quando um dos generais de Davi pediu permissão para tirar a cabeça, Davi respondeu: deixe Shimei em paz, talvez Deus tenha dito a ele que me amaldiçoe (Veja 2Samuel 16.5-14).

Que resposta incrível em um momento tão difícil! Davi protege-se de pecar confiando em Deus e assumindo que o plano de Deus está além do seu próprio entendimento.

Como podemos orar por aqueles que nos maltratam? A resposta do rei Davi dá um exemplo poderoso. Deus pode usar o comportamento prejudicial dos outros para ajudá-lo a crescer.

O exemplo de Cristo envia a mesma mensagem. Aqueles que crucificaram Jesus fizeram isso com a intenção de se livrar dele. Mas Deus usou suas ações malignas como caminho para prover a salvação do mundo inteiro.

Quando as pessoas dizem e fazem coisas prejudiciais, Deus tem um plano para a nossa resposta. Estes quatro passos em Lucas 6.27-28 são apenas o começo do que Deus diz na Bíblia, mas eles irão fornecer para a maioria de nós um desafio de tempo integral ao colocá-los em prática.

Essas quatro respostas que Deus nos chama a usar não remetem, de modo algum, à mensagem de que Deus aprova as coisas prejudiciais que outras pessoas fazem para você. A mensagem de Deus para você é que ele tem um plano para sua resposta, e seu plano irá levá-lo além da dor para um lugar de cura e crescimento. Então, assim como Jose, você será capaz de olhar para trás naquela experiência dolorosa e dizer: "Você pretendia me prejudicar, mas Deus o usou para o bem, para cumprir um plano na minha vida".

José – Uma vida inteira de coisas que o machucaram, cometidas por aqueles que estavam ao seu redor. José foi cruelmente vendido por seus irmãos para a escravidão, como forma de ganhar dinheiro com ele ao invés de simplesmente matá-lo.

Como jovem no Egito, tinha muitos motivos para abrigar raiva em relação a seus irmãos por suas ações malignas.

Mas é claro que José depositou sua confiança em Deus e escolheu ter uma atitude positiva em relação às suas circunstâncias. Logo ele era o chefe da casa de Potifar.

Então a traição veio a ferir-lhe novamente, quando a esposa de Potifar o acusou falsamente de estupro. Desta vez, ele acabou na cadeia - provavelmente gastando muitos dos melhores anos de sua vida adulta jovem atrás das grades.

Mesmo na prisão, José continuou a colocar Deus em sua vida, e Deus o abençoou. Jose não tinha como saber o que o futuro exigiria. No entanto, não possuiu amarguras por Potifar.

Finalmente, Deus abre as portas da prisão e, em um dia, José vai de prisioneiro a governador do Egito, segundo do reino, atràs apenas de Faraó.

Deus o usa para preparar a nação para a fome que vem.

Quando a fome finalmente afeta os irmãos e os pais de José, eles vêm para o Egito à procura de comida.

José poderia ter planejado vingança e matado seus irmãos, mas em vez disso, ele os ama e os leva ao Egito para viver com sua benção.

Quando seu pai morre muitos anos depois, os irmãos estão pedindo piedade por causa de suas ações passadas.

José ainda responde com amor e perdão, mostrando em sua resposta como ele vê essa experiência dolorosa: "Você pretendia me prejudicar, mas Deus pretendia que fosse bom cumprir o que está sendo feito, a salvação de muitas vidas" (Gênesis 50.20).

Comentários

Postagens mais visitadas