Você gosta de fofoca?



Certo ocorrido, um urso polar chegou pro seu amigo e disse: Hei, voce gosta de fofoca?  O outro respondeu: Nao eu prefiro Ba-baleia...

Quem dera o assunto de fofoca fosse tao fácil assim... Antes de iniciar este artigo, quero apenas citar o Catecismo Maior de Westminster, que fala um "pouquinho" sobre a fofoca.

143. Qual é o nono mandamento? O nono mandamento é: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” Ex 20:16.
144. Quais são os deveres exigidos no nono mandamento? Os deveres exigidos no nono mandamento são: conservar e promover a verdade entre os homens e a boa reputação de nosso próximo, assim como a nossa; evidenciar e manter a verdade, e de coração, sincera, livre, clara e plenamente falar a verdade, somente a verdade, em questões de julgamento e justiça e em todas as mais coisas, quaisquer que sejam; considerar caridosamente os nossos semelhantes; amar, desejar e ter regozijo pela sua boa reputação; entristecer-nos pelas suas fraquezas e encobri-las, e mostrar franco reconhecimento dos seus dons e graças; defender sua inocência; receber prontamente boas informações a seu respeito e rejeitar as que são maldizentes, lisonjeadoras e caluniadoras; prezar e cuidar de nossa boa reputação e defendê-la quando for necessário; cumprir as promessas lícitas; empenhar e praticar tudo o que é verdadeiro, honesto, amável e de boa fama. Lv 19:15;Ef 4:25; Pv 14:5;17:9;22:1;25:23;26:24,25;31:9; Sl 15:2-4;82:3;101:5;119:158; II Cr 19:9; Jr 9:3;42:4; Jo 8:49;At 20:20,27; Rm 1:8;I Co 1:4,5;13:4-7;II Co 1:17,18;11:18,23;12:21; Fp 4:8; Cl 3:9; II Tm 1:4,5; I Pe 1:8; III Jo 3,4,12; Hb 6:9.
145. Quais são os pecados proibidos no nono mandamento? Os pecados proibidos no nono mandamento são: tudo quanto prejudica a verdade e a boa reputação de nosso próximo, bem assim a nossa, especialmente em julgamento público, o testemunho falso, subornar testemunhas falsas, aparecer e pleitear cientemente a favor de uma causa má; resistir e calcar à força a verdade, dar sentença injusta, chamar o mau, bom e o bom, mau; recompensar os maus segundo a obra dos justos e os justos segundo a obra dos maus; falsificar firmas, suprimir a verdade e silenciar indevidamente em uma causa justa; manter-nos tranqüilos quando a iniqüidade reclama a repreensão de nossa parte, ou denunciar outrem, falar a verdade inoportunamente, ou com malícia, para um fim errôneo; pervertê-la em sentido falso, ou proferi-la duvidosa e equivocadamente, para prejuízo da verdade ou da justiça; falar inverdades, mentir, caluniar, maldizer, depreciar, tagarelar, cochichar, escarnecer, vilipendiar, censurar temerária e asperamente ou com parcialidade, interpretar de maneira má as intenções, palavras e atos de outrem; adular e vangloriar; elogiar ou depreciar demasiadamente a nós mesmos ou a outros, em pensamento ou palavra; negar os dons e as graças de Deus; agravar as faltas menores; encobrir, desculpar e atenuar os pecados quando chamados a uma confissão franca; descobrir desnecessariamente as fraquezas de outrem e levantar boatos falsos; receber e acreditar em rumores maus e tapar os ouvidos a uma defesa justa; suspeitar mau; invejar ou sentir tristeza pelo crédito merecido de alguém; esforçar-se ou desejar o prejuízo de alguém; regozijar-se na desgraça ou na infâmia de alguém; a inveja ou tristeza pelo crédito merecido de outros; prejudicar; o desprezo escarnecedor; a admiração excessiva de outrem; a quebra de promessas legítimas; a negligência daquelas coisas que são de boa fama; praticar ou não evitar aquelas coisas que trazem má fama, ou não impedir, em outras pessoas, tais coisas, até onde pudermos. Gn 3:5,12,13;4:9;9:22;21:9;26:7,9; Ex 23:1; Lv 5:1;19:11,15-17; I Sm 2:24;22:9,10; II Sm 12:13,14;IRs 21:8;Is 5:23;28:22;29:20,21;58:1;59:4,13;Jr 9:3;20:10;48:27;Sl12:2,3;15:3;22:9,10; 35:15,16;50:20;52:1-4;56:5;69:10;Pv 6:16-19;16:28;17:15;19:5;25:9;28:13;29:11,12;Dn 6:3,4;Ed 4:12,13;Mt 7:1,3;21:15;26:60,61;27:28,29;Lc 3:14;18:11;Jo 2:19;7:24;At 5:3; 6:13;7:57;12:22;Fp 3:18,19;Cl 3:9; Rm 1:29-31;2:1;3:8; I Co 3:21;6:10;13:4,5; Gl 4:29;5:26; II Tm 3:2,3;6:4; II Pe 2:2; Tg 2:13;4:11; Tt 3:2; Jd 16. 

Você gosta de fofoca?


O que dizemos revela o que acreditamos. Não podemos escondê-lo. Água doce, água salgada e similares (Tiago 3. 11-12). Algumas formas de fala revelam de forma mais direta: "Eu acredito que o sol nascerá amanhã". Obrigado. Outros são mais complexos, como fofocas. "Você pode acreditar nisso sobre João e Maria? O que ela disse? Como ele reagiu? Você sabe que Andreia os ouviu, certo? E ela conhece Larissa, e ela disse isso. . . "O que isso revela?

É suculento. É tão bom afundar nossos dentes em novos segredos (Provérbios 26.22). Mas com nossa busca auto-envolvente pelo conhecimento dos acontecimentos bons e maus em nossa comunidade, revelamos toda uma teologia sob nossa indulgência em tais coisas - uma teologia escura, escondida, implícita e implícita, falada em sussurros e insinuações.

Quando a Escritura adverte contra a fofoca (Romanos 1.29; 2 Coríntios 12.20; 1 Timóteo 5.13), está aplicando toda a compreensão de Deus, de Jesus, de sua palavra, de sua imagem, de seu plano, de sua salvação e de seu povo . Para abster-se de fofocar é uma prática no terreno da teologia cristã. Da mesma forma, compartilhar as fofocas é praticar uma teologia distintamente não-cristã.

Pelo bem daqueles que se entregam às fofocas e pela sanidade daqueles que ouviram falar sobre eles mesmos, articularemos a teologia insinuada pelas fofocas - falaremos em voz alta as coisas que nós, em outro lugar, apenas sussurramos. Daremos a conhecer leituras e indulgências escondidas e não ditas e até indesejadas tecidas nas palavras "Bem, não conte a ninguém, mas ouvi. . . ".

1. Deus

A fofoca contém um discurso que nunca ocorreria no céu - além disso, isso nunca ocorreria entre os membros da Trindade. Para ser falado sobre um sofrimento amargo, porque derrama em quase todos os outros relacionamentos - mesmo um relacionamento com Deus. Nós nunca dirijamos isso em voz alta (por quê?), Mas é fácil escapar à crença de que Deus está rindo de nós com todos os outros. Na verdade, esta é a teologia implícita das fofocas. Aquele que bisbilhota encontra maneiras para que Deus endossa seu mal, e aquele que é fofocado é naturalmente inclinado a acreditar nesse endosso.

Mas Jesus não fala palavras de julgamento ou acusação sobre você ao Pai. Na verdade, a Trindade nem fala palavras neutras sobre você. Todo o discurso entre Pai, Filho e Espírito sobre o cristão está transbordando de amor ativo (1 João 4.16). O Espírito está orando por você (Romanos 8.26). O Filho é seu sacerdote (Hebreus 8.1), limpador (Hebreus 10.22), advogado (Hebreus 10.20) e aquele que subjuga seus verdadeiros inimigos (Hebreus 10.13). O Pai te ama com o mesmo amor com o qual ama o Filho (João 17.23).

A fofoca é o oposto de como o Filho fala com o Pai sobre você. A Trindade fala sobre você atrás das costas. E seria muito encorajador se você soubesse o que eles disseram. Quando falam sobre o seu pecado, há esperança e um plano (1 Coríntios 1.21, Filipenses 1. 6). Quando eles falam sobre o seu sofrimento, há ajuda e um propósito (Tiago 1.3).

"As fofocas são o oposto de como o Filho fala com o Pai sobre você".

2. Cristo

As fofocas são construídas sobre a atitude "Nós somos diferentes - você é diferente. Você não é normal. "A cristologia é construída sobre a atitude," Nós éramos diferentes, mas agora somos os mesmo, um soó corpo. Eu sou o mesmo que você. "O Filho diz, ao assumir uma natureza humana:" Eu habitarei com você "(João 1.14):" Se esvaziou até a morte "(Filipenses 2. 7-8), "posso simpatizar totalmente com você" (Hebreus 4.15).

É claro que Cristo não é pecador. Mas isso é o que torna a encarnação gloriosa - que Deus criou comunhão entre nós e ele "enquanto nós éramos inimigos" (Romanos 5.10) - não só se tornando homem, mas tomando a humilhação e a burla de seus semelhantes (Lucas 22. 63), mesmo seu amigo mais próximo comenta a dignidade de Jesus para se aquecer com uma multidão em torno de um fogo (João 18.17-18). A fofoca é uma demissão das decisões, experiências e amor de Jesus.

3. Revelação

Em primeiro lugar, a Escritura proíbe a fofoca (Provérbios 17.4-5). Segundo, quando Deus nos fala, é sempre direto e para o nosso bem (Salmo 119. 9-11, Salmo 119.129-133). Ele nunca é passivo - agressivo ou impedido (Jó 40. 1-7) - ele nos leva íntegrante a seus pensamentos até mesmo sobre os nossos grandes pecados e defeitos (Isaías 62. 5; Oséias 14.4) para o nosso bem, para a nossa salvação e para a nossa paz (Sofonias 3.17). Ele diz: "Não estou escondendo meus pensamentos de você. Alguns serão difíceis de ouvir, mas por todas as palavras difíceis que tenho, tenho um plano, poder e graça para você especificamente "(ver Salmo 18. 31-32).

As fofocas são exatamente o oposto desse tipo de discurso. Está por trás de portas fechadas, sussurrou com fôlego e é uma resposta pecaminosa à insegurança humana. Quando Deus fala, ele oferece segurança e sabedoria de sua auto-suficiência. Deus julga a fofoca para ser arrogante (Provérbios 21.24) e tolo (Provérbios 9.8) porque é tão diferente e em contradição com o caráter de seu próprio discurso.

4. Imagem de Deus

A fofoca reflete a imagem de um ser espiritual e celestial. Mas não é Deus. Jesus disse aos fariseus: "Você é do seu pai, o diabo, e sua vontade é fazer os desejos do seu pai" (João 8.44). Não é difícil dizer que o nome de Satanás é "acusador" - ele é o acusador, fofoqueiro... (Apocalipse 12.10). Em João 8.44, Jesus liga o discurso maligno a refletir a imagem de Satanás: "Quando ele mente, ele fala fora de seu próprio caráter, pois ele é um mentiroso e é o pai da mentira".

A fofoca é tão fácil de justificar, porque está trabalhando com o material da verdade. Muitas vezes, as pessoas realmente são pecaminosas e estúpidas, e as fofocas são uma resposta a esses eventos reais. A mentira das fofocas não é "Eu vou falsificar uma história sobre essa pessoa", mas não declarado e assumido, "eu tenho o direito de falar sobre qualquer coisa que eu queira com quem eu quiser de qualquer maneira que eu quiser". E vem do seu personagem. Ela vem do pai de alguém.

"Quando a Trindade fala sobre o seu pecado, eles não fazem fofocas. Há esperança e um plano. 
Aqueles que amam Deus respeitam a dignidade de sua imagem. É por isso que o amor de Deus e do próximo é inseparável (Lucas 10.27). É também por isso que a fofoca sobre outros seres humanos, que carregam a imagem de Deus, é tomada como uma ofensa pessoal pelo próprio Deus (Salmo 101.5).

5. Escatologia

As fofocas são para maldição. O julgamento e a declaração são reservados, não só para Deus, mas para "o último dia" (João 6.54; João 12.28). As fofocas não são apenas para presumir o lugar de Deus no mundo, mas também na história. Gandalf disse com sabedoria: "O desespero é apenas para aqueles que vêem o fim além de toda dúvida. Nós não. "Para assim banir alguém da esperança -- para entregá-los ao domínio do desespero através do julgamento -- é abrir o pergaminho que só o Cordeiro imolado pode abrir (Apocalipse 5. 3-5). A fofoca afirma sempre: "Se eles soubessem o quanto eles são ruins, eles desesperariam".

Para falar fofocas é fingir conhecimento do Livro da Vida escrito antes da fundação do mundo. Curiosamente, as pessoas de Deus são identificadas em termos de o Filho escrevendo sobre elas no Livro da Vida em resposta às fofocas que falam sobre os santos, que "foi dada uma boca pronunciando palavras arrogantes e blasfemas ... contra Deus, blasfemando seu nome e seu morando, isto é, aqueles que habitam nos céus "(Apocalipse 13.5-6). A salvação e o julgamento escatológico ocorre contra o caráter não filtrado de Satanás, que toma a forma de fofocas na batalha final.

6. União com Cristo

Nossas deficiências e sofrimentos são a nossa porção em ser feitos um com Cristo (2 Coríntios 1. 5; 1 Pedro 4.13). Nosso pecado também não está fora do tempo soberano de Deus, nem o momento santificador de Cristo (2 Pedro 3.15). Para estigmatizar um pecador por seu pecado ou seu sofrimento é estigmatizar o próprio Cristo. Rolar os olhos para as falhas e os sofrimentos de uma pessoa é rolar os olhos para a sua participação na pessoa de Cristo (Malaquias 3.17; 1 Coríntios 6.17).

7. Eclesiologia

Se alguma pessoa aleatória fala sobre nós, pode doer, mas é plana e não possui credenciais em nosso coração. A fofoca secular é apenas outro modo de discurso em nossa cultura. Mas quando um crente bisbilhota, assume outra categoria, pois equivale a um irmão que joga uma irmã debaixo de um ônibus para seu próprio ego - a fofoca torna-se uma traição (Provérbios 11. 12-13, Provérbios 16.28). A fofoca dentro da igreja é um tipo especial de iniqüidade. Quando os cristãos fazem fofocas, eles participam de um ato de traição. "Meu amigo (Salmo 41. 9), meu irmão (Provérbios 17.17), meu corpo (1 Coríntios 12. 12-27) me machucou".

Paul Tripp, de forma útil, coloca desta maneira:


"O julgamento é mais fácil do que a misericórdia. É mais fácil afastar-se de alguém e apontar um dedo do que andar pacientemente ao lado deles, amá-los, perdoá-los, deixar suas mãos sujas enquanto você os ajuda a suportar a carga da mudança ".

Na verdade, o que mais é o trabalho da igreja, mas para fazer essas coisas? A misericórdia e o julgamento são mutuamente exclusivos, e a misericórdia é uma missão da igreja. Não é aleatório que a disciplina da igreja requer interação face a face - para evitar encarnar o caráter do diabo e incorporar o próprio caráter relacional e íntimo de Deus (Mateus 18.15). A fofoca faz perder a intimidade por uma falsa sensação de segurança auto-construída. A disciplina bíblica sempre deve estar no contexto da intimidade mútua, e não das qualidades secretas e desdenhosas das fofocas.

Quem está no Centro de Sua Teologia?

A diferença entre uma teologia prática que se abstém das fofocas e aquela que endossa a indulgência na fofoca é qual a pessoa que está no centro da teologia. Um é Cristo. O outro é Satanás. Um deles é o Cordeiro torturado, morto e ressuscitado. Um é o acusador. Um é "Pai nosso, que está nos céus". Um deles é "o pai da mentira". O discurso e as fofocas de vida são as línguas respectivas do reino da luz e do reino das trevas. Digamos "ame o seu próximo como a si mesmo" (Mateus 22.39) tornando-se vulnerável e misericordioso com os nossos vizinhos e nós mesmos em consistência com a teologia da Escritura e por causa de Cristo (João 13.35).




Comentários

Postagens mais visitadas