Morrendo ou matando de raiva



Todos sabemos o que é a raiva, e todos sentimos isso: seja como um incômodo fugaz ou como uma fúria total.

A raiva é uma emoção humana completamente normal, geralmente saudável. Mas quando fica fora de controle e se torna destrutiva, pode levar a problemas - no trabalho, nas suas relações pessoais e na qualidade geral de sua vida. E pode fazer você se sentir como se estivesse à mercê de uma emoção imprevisível e poderosa. 

Não só a Escritura diz: "Irai-vos e não pequeis", também diz: "Sejam tardios a irar-se, porque a ira do homem não opera a justiça de Deus". E diz que Jesus - quando estava na sinagoga, onde estavam irados porque ele curara alguém no sábado - olhou em volta deles com raiva, triste por sua dureza de coração.

Agora, talvez seja uma pista sobre como estar com raiva e não com o pecado. Porque Jesus não pecou. Ele nunca pecou. A Bíblia diz claramente: "Ele estava sem pecado", em Hebreus 4, por exemplo.

Ele olhou em volta com raiva - aquele que não sofria pecado. Então, parece-me que, talvez, se estamos bravos, o motivo pelo qual devemos estar com raiva é do pecado.

Hoje, não quero tratar dessa ira santa, o tipo de raiva que podemos experimentar para com a injustiça ou a maldade, mas a raiva pecaminosa. Quero sim falar de um pecado que podemos vencer. 

Muitas vezes podemos sentir que somos "justos" em nossa raiva porque alguém nos prejudicou. A raiva geralmente envolve nosso senso de justiça. Mas é muito fácil deslizar para a ira, o ódio e amargura pecaminosas. Aqui estão algumas verdades e princípios bíblicos que Deus usou para me ajudar a progredir quanto à minha própria ira pecaminosa.

A raiva não é causada por outras pessoas ou por nossas circunstâncias. Ele sai de nossos próprios corações.

Pois do coração vêm pensamentos do mal, assassinato, adultério, imoralidade sexual, roubo, falso testemunho, difamação. (Mt 15.19)

Ninguém mais pode irritá-lo. As circunstâncias não causam sua raiva. A raiva é seu próprio pecado. David Powlison diz que nossos corações são como esponjas. Se eu espremer uma esponja e tinta preta sair, pode parecer que o aperto causou a saída da tinta. No entanto, eu posso espremer outra esponja e dela sair água clara. Então, não foi o aperto que causou a saída da tinta preta, mas a tinta saiu porque era o que estava na esponja. O aperto apenas revelou o que estava lá, em primeiro lugar. Outras pessoas e circunstâncias podem "espremer" nossos corações e, se surgir a raiva, é porque é o que já estava em nosso coração.

A raiva é causada por nossos próprios desejos insatisfeitos.

O que causa brigas e o que causa lutas entre vocês? Não é isso, que suas paixões estão em guerra dentro de você? Você deseja e não tem, então você assassina. Você cobiça e não pode obter, então você luta e briga. Você não tem, porque você não pergunta. Tg 4.1-2

Tiago diz que nossas próprias "paixões" - arvores e desejos - causam todas as nossas brigas e lutas. Nós desejamos e não temos; Então, nós assassinamos, lemos e discutimos. Em outras palavras, queremos algo e não entendemos isso; então ficamos com raiva. Sempre que você está com raiva, pergunte a si mesmo: "O que é que eu quero agora que não estou recebendo?" Powlison conta uma experiencia com a raiva:

Uma vez disse aos meus filhos para irem dormir e os ouvi lutando e jogando as coisas no andar de cima. Quando subi eu disse: "Vocês estão me deixando louco", para o que alguém respondeu: "Mas você disse que ninguém mais pode incomodar." Eu disse: "Você está certo". Você está me desobedecendo, o que me incomoda é minha raiva, meu pecado. Quando desci as escadas, perguntei-me:"O que eu quero que não estou obtendo?" Minha resposta: queria relaxar. Eu queria filhos que sempre obedecessem perfeita e imediatamente. Eu queria assistir TV, não supervisionar a hora de dormir.

A raiva não fará com que ninguém faça o que é certo.

Cada pessoa seja rápida de ouvir, lenta para falar, lenta para a raiva; Pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. Tg 1.19-20

Muitas vezes pensamos que a raiva motivará os outros a fazer o "certo". Os pais pensam que a raiva fará com que seus filhos façam a coisa certa, ou ajam "com justiça". Mas a ira não produzirá a justiça de Deus. A raiva pode fazer as crianças obedecerem externamente, como pequenos fariseus, mas não mudarão seus corações. A raiva não produzirá justiça interior em nossa esposa ou colegas de trabalho. A raiva não é boa.

A raiva em relação a outra pessoa é o assassinato do coração.

Recentemente, busquei um conselheiro para me ajudar a lidar com uma dor enorme que me foi causada. Eu reclamava com ele, sobre o mal que algumas pessoas tinham me causado. Ao concluir o meu relato, ele me perguntou se por alguma chance, eu teria contatos que poderiam dar fim nessas pessoas. Eu assustei, pois o que ele me sugeriu era assassinato! Ao que ele me respondeu, Daniel, no seu coração você ja cometeu assassinato. Você  precisa confessar o seu pecado! (Oh moleque!)

"Você ouviu que foi dito aos antigos:" Não matarás; e qualquer que seja assassinado será passível de julgamento. "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno. "Mt 5.21-22

Nós tendemos a minimizar a seriedade da raiva. "Eu estava apenas exaurindo" ou "destrancando". Mas Jesus disse que a ira é o assassinato do coração e violação de um dos 10 mandamentos.

A raiva piora as coisas.

Uma palavra áspera suscita raiva. Provérbios 15.1

Um homem iracundo agita conflitos. Provérbios 15.18

Não só essa raiva não produz a justiça, mas as coisas pioram. Isso desperta raiva nos outros. Isso provoca conflitos. Tem o efeito oposto ao que estamos desejando.

A raiva abre a porta para Satanás

Fique bravo e não sinta; não deixe o sol descer sobre sua ira e não dê oportunidade ao diabo. Ef 4.26-27

Quando "deixamos o sol cair sobre a nossa ira" ou não conseguimos lidar com isso em tempo hábil, confessando, perdoando outros ou trabalhando com eles, abrimos a porta para que Satanás nos tente com a amargura, vingança, calúnia e uma série de outros pecados. A raiva de Caim em Abel levou-o a matar seu irmão. A raiva é séria. Devemos lidar com isso rapidamente.

Essas verdades me ajudaram várias vezes quando eu fui tentado à raiva. Eu não estou dizendo que conquistei e nunca peco com raiva. Mas, pela graça de Deus, entender essas coisas me ajudou a progredir. Eu espero que você, também, encontre a Palavra e o Espírito de Deus, ajudando você a progredir na superação da ira.

Comentários

Postagens mais visitadas