Cera à direita, cera à esquerda! Concentração! Daniel - San



Foi a reunião mais importante do calendário da denominação, a Assembléia Geral da PCJ. E os melhores momentos para quem não segue a linguagem e a cultura é o coffee break. Teologia, lágrimas, alegrias e coisas semelhantes revolveram nossa conversa, e achamos isso tão engraçado, quando percebi que a cada cinco ou dez minutos, um assunto reaparecia. Daniel Larusso e Mr Miagy e todo o gênero do Karate Kid. Sim. Nós estávamos todos ligados pelo mesmo ícone da geração. Todos homens de Deus que, enquanto cresciam , estavam sintonizados com as palavras de Peter Cetera: Eu sou um homem que lutará por sua honra. Eu serei o herói com o qual você está sonhando. Nós vamos viver para sempre, sabendo juntos que fizemos tudo pela glória do amor ... ”

Alguns de nós cresceram com o Sr. Miyagi ecoando em nossas mentes: "Poe a cera, cera. Tira a cera, direita, esquerda". Daniel Larusso acabou aprendendo que esse conselho estranho tinha muito mais do que ele pensava.

Da grande era cinematográfica dos anos 1980 veio o que é amplamente considerado como um dos filmes mais emblemáticos da história do cinema, The Karate Kid. Neste filme, o protagonista Daniel-San é perpetuamente intimidado e espancado pelos estudantes de Karate do dojo Cobra Kai até que o sábio mestre de Karate Mr. Miyagi intervenha e o salve. Eventualmente, o Sr. Miyagi relutantemente concorda em ensinar Daniel-San Karate, a fim de vencer os valentões Cobra Kai em um torneio local de Karate.

Ok, tudo isso tem muito a ver comigo. Eu estava aprendendo karate na época, no entanto, não foi até a sequência que eu tomei a decisão de viver como meu xará, Larusso. (Ah Moleque!!)

Sem o conhecimento de Daniel-San, o Sr. Miyagi começa a ensinar-lhe Karate através de tarefas domésticas regulares; encerando o carro de Miyagi, pintando sua casa e cerca, e lixando sua varanda de madeira. É claro que sem o resultado final em mente, para Daniel-San isso não era nada mais do que ser um orelha seca em uma débil tentativa de ganhar o tempo do Sr. Miyagi para que ele lhe ensine o verdadeiro  Karate. Isso dura apenas quatro dias, até que finalmente Daniel-San se cansou das tarefas e decide, furiosamente, que é hora de ir para casa.

"Daniel-San!", Exclama o Sr. Miyagi. "Venha aqui!"

Enquanto carateca, (na época eu tinha faixa amarela no Shotokan, hoje, quarto dan faixa-preta) Adoro o que segue nessa cena entre as personagens. O Sr. Miyagi começa a revelar o que seu plano tem sido o tempo todo. “Lixar o chão” não é simplesmente uma técnica. Daniel-San aprende a fazer um piso bonito, e ainda aprende a bloquear pontapés. “Pintar a cerca” não é apenas a técnica adequada para a remodelação exterior, mas também para bloquear golpes altos e baixos. "Wax on, wax off" é outra maneira de dizer: "Use técnica correta ou você vai levar um soco na cara."

Daniel-San finalmente consegue; ele estava aprendendo Caratê o tempo todo.

1a. Regra do Caratê Miagy: Caratê eé somente usado para defesa. 2a. Regra do Caratê Miagy: Aprender a primeira regra.

Às vezes sinto que minhas tentativas de aprender e praticar teologia são muito parecidas com a abordagem de Daniel-San ao aprender karatê. Muitos não querem saber sobre a sua aplicação e sabedoria, buscam saber fatos e respostas. O orgulho atrapalha e transforma a teologia numa busca intelectual em vez de adoração. É muito fácil transformar os estudos das Escrituras em uma tentativa de derrubar filosofias e visões de mundo de outras pessoas, negligenciando completamente o fato de que o conhecimento de Deus deveria nos aproximar do Deus santo e amoroso de todo o universo. Afoitos, observamos e determinamos que as pessoas que não nos ensinam fatos suficientes e não ensinam "teologia" o suficiente. Afinal de contas, para ser o melhor ao seu redor, você tem de saber mais do que todo mundo, certo?

Um aluno certo vez, afirmou que a razão para o seu estudo em teologia seria simplesmente para obter melhores formas de argumentação e defesa do evangelho. Esquecendo se porem, que a razão do evangelho é o poder para a salvação de sua alma. Como o jovem carateca, que deseja aprender a lutar apenas para bater nos outros.

Wax on, wax off - Pinte a cerca, Daniel -San.
   
Eu penso em quantas vezes eu preparo um sermão para o domingo simplesmente procurando por novas pepitas de informação e conhecimento, ao invés de um desejo de me aproximar do trono da graça através da pregação da Palavra de Deus. Em vez de me colocar aos pés da cruz, buscando que a Palavra de Deus perfure meu coração, elevo-me a um lugar onde me sinto digno de separar fatos bons ou ruins.
  
Depois de cada um desses exemplos, tive um momento em que percebi que meus desejos originais não eram para teologia real, mas algo totalmente diferente. Toda vez que meu conhecimento e orgulho me deixam nervoso, como um chute no meu rosto, sou derrubado e percebo que não conheço a verdadeira teologia.

O conselho de Deus tem um tom semelhante, mas tem um impacto muito diferente: "Put on, Put off... " (coloque, retire). Estas palavras saem de Efésios 4: 17. Um dos principais aspectos dessa passagem é a série de "put offs" e "put ons" que encontramos lá. Devemos "abandonar o seu antigo eu" (Ef 4:22) e seus caminhos pecaminosos e "revestir-se do novo eu" (Ef 4:24) e sua santidade. Isso afeta nossos relacionamentos, fala, como exibimos raiva, nosso trabalho vive e quase tudo.

Abandonar o velho, revestir o novo homem.

E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Efésios 4.17,18 

Portanto: Isto faz a conexão, não apenas com os gloriosos privilégios espirituais estabelecidos em Efésios 1 a Efésios 3, mas também com o alto chamado de um corpo maduro e unificado como descrito em Efésios 4. 1-6. Devido a esse alto chamado, devemos andar (viver) de uma maneira diferente do que o mundo ao nosso redor.

Há uma tendência constante para os cristãos mostrarem ao mundo que nós realmente não somos tão diferentes, afinal. Este é geralmente um esforço equivocado para obter o “respeito” ou aprovação do mundo. Isso deve ser evitado a todo custo, porque o objetivo em si é indesejável e inatingível. Este princípio de compromisso pode ser ilustrado pelo intercâmbio entre um teólogo estudioso liberal e um professor cristão. O liberal concordou: “Eu te chamarei de estudioso se você me chamar de cristão”. O negócio não vale a pena.

Não ande mais como o restante dos gentios caminha : a caminhada ímpia é caracterizada pela futilidade de sua mente. No final, o pensamento deles é fútil porque a compreensão deles é obscurecida - porque eles estão alienados da vida de Deus.

Isso não quer dizer que o homem, em sua rebelião contra Deus, não seja capaz de grandes conquistas intelectuais. Em vez disso, é para dizer que todas essas conquistas ficam aquém da verdadeira sabedoria, porque o temor do Senhor é o começo da sabedoria (Provérbios 9.10). Futilidade: O pensamento não é que as mentes não regeneradas estão vazias. É que eles estão cheios de coisas que levam a nada . Como cristãos, temos um jeito e um lugar apropriados para andar. É como se Jesus nos virasse e nos colocasse na direção certa, e agora temos que caminhar e progredir nessa direção.

Por causa da cegueira de seu coração : Fundamentalmente, a ignorância e a falta de compreensão do homem é um problema do coração. É mostrado não apenas em uma negação tola de Deus, mas também em seus fracassos morais (licenciosidade, impureza, ganância). Os gentios de que Paulo fala eram ateus ou acreditavam em deuses que eram imorais. Portanto, em sua negação do verdadeiro Deus, eles negaram qualquer padrão de moralidade que devessem responder. O sentimento passado tem a ideia de a pele se tornar insensível e não mais sensível à dor. É o resultado lógico da cegueira do coração deles. A cegueira também pode ser entendida aqui como endurecimento , e essa antiga palavra grega é usada medicamente para denotar o calo formado quando um osso foi fraturado e reiniciado. Tal calo é mais difícil que o próprio osso. A licenciosidade é o pecado que se ostenta, jogando fora toda restrição e não tendo vergonha ou medo; A impureza é uma palavra ampla, principalmente com referência à impropriedade sexual.

Revestindo-se do novo homem .

Mas vós não aprendestes assim a Cristo, Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus; Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Efésios 4.20-24 

Abandonar ... o velho ... revestir do novo homem : Isso tem a mesma idéia de despir-se ou vestir-se de roupas novas. A ideia é “mudar para” um tipo diferente de conduta.

Pense em um prisioneiro que é libertado da prisão, mas ainda usa o macacão da cadeia e age como um prisioneiro e não como um homem livre. A primeira coisa a dizer a essa pessoa é que ele deve arrumar umas roupas novas. Mesmo que vestir roupas diferentes mude a maneira como você pensa sobre si mesmo e se vê, mesmo assim, colocar uma conduta diferente começará a mudar suas atitudes. Isso significa que não devemos esperar para sentir o novo homem antes de revestirmos o novo homem. Fundamentalmente, Paulo diz que, para o cristão, deve haver uma ruptura com o passado. Jesus não é apenas adicionado à nossa antiga vida; a velha vida morre e Ele se torna nossa nova vida.

Você ainda não aprendeu Cristo: A repetição dessa idéia mostra que colocar o novo homem tem um forte aspecto de aprendizado e educação para ele. Você o ouviu e foi ensinado por Ele, como a verdade está em Jesus ... e se renova no espírito de sua mente. Nossa vida cristã deve ir além do conhecimento da cabeça, mas deve incluir absolutamente o conhecimento da cabeça e influenciar toda a nossa maneira de pensar. Isto não é apenas no sentido de conhecer fatos, mas a capacidade de definir nossas mentes sobre as coisas certas. Isso é tão fundamental para a vida cristã que o crescimento cristão pode até ser descrito como a renovação de sua mente (Romanos 12. 2). Os efésios aprenderam a Cristo, não apenas aprendendo sobre Jesus, mas também aprendendo a respeito dele. Isso significa que um conhecimento vivo e permanente de Jesus nos impedirá do tipo de conduta pecaminosa de que Paulo fala. Apenas saber sobre Jesus não é suficiente para nos manter puros. Uma das pérolas de pensamento deixadas a nós por Charles Spurgeon é:

Então, se você quer conhecer o Senhor Jesus Cristo, você deve viver com ele. Primeiro ele deve falar com você e depois você deve permanecer nele. Ele deve ser a escolha de suas horas na manhã, ele deve estar com você durante todo o dia, e com ele você também deve fechar a noite; e quantas vezes você acordar durante a noite, você deve dizer: "Quando acordo, ainda estou contigo".

Coloque o novo homem que foi criado de acordo com Deus, em verdadeira justiça e santidade: O novo homem é a nova criação (2 Coríntios 5.17) criada em nós na conversão. É a pessoa criada de acordo com a imagem de Jesus Cristo e instintivamente justa e santa. Está em contraste com o velho homem, que é a pessoa herdada de Adão e que instintivamente se rebela contra Deus.

A conduta do novo homem.

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Efésios 4:25-32 

Portanto, deixando de mentir : o novo homem diz a verdade. O motivo para fazer isso é porque somos membros uns dos outros, portanto não há lugar para mentir. Um corpo só pode funcionar corretamente se ele disser a verdade. Se sua mão tocar alguma coisa quente, mas sua mão disser ao seu cérebro que a coisa está legal, sua mão será gravemente queimada. É por isso que dizer a verdade é tão importante, porque somos membros uns dos outros.

Irai vos e não pequeis: o novo homem pode identificar as injustiças, mas ele não peca. O novo homem sabe como liberar sua ira, não dando oportunidade ao diabo. Aqui sugere-se que a ira pode ser impedida de se degenerar em pecado se for colocado um limite estrito de tempo: não permita que o sol se ponha em sua ira . A obra do diabo é acusar e dividir a família de Deus e semear discórdia entre eles. Quando abrigamos a raiva em nosso coração, fazemos o trabalho do diabo para ele.

Aquele que roubava, não roube mais: o novo homem não rouba, mas ele trabalha com as mãos. Ele faz isso não apenas para prover suas próprias necessidades, mas também para ter algo para dar a quem precisa. Deixe-o trabalhar: o trabalho é literalmente "se esforçar ao ponto de exaustão". Esse é o tipo de coração que Deus ordena àqueles que costumavam roubar. A ideia de Paul é que devemos trabalhar para que possamos dar. O propósito de obter é dar.

Que nenhuma palavra corrupta saia de sua boca: o novo homem sabe observar sua língua, falando somente o que é bom para a edificação necessária, desejando transmitir graça a todos que o ouvirem. Comunicação corrupta: “Não apenas a vulgaridade obscena, mas a linguagem caluniosa e desdenhosa .

E não entristeça o Espírito Santo de Deus : O novo homem não lamentará o Espírito Santo, sabendo que Ele é nosso selo tanto no sentido de identificação como de proteção. Há muitas maneiras de lamentar o Espírito Santo. Podemos negligenciar a santidade e entristecer o Espírito Santo. Podemos pensar em termos puramente materialistas e entristecer o Espírito Santo. O Espírito exalta Jesus (João 15:26); quando deixamos de fazer o mesmo, entristecemos o Espírito.

Para isso, Spurgeon também disse:

Eu acho que agora vejo o Espírito de Deus sofrendo, quando você está sentado para ler um romance e sua Bíblia não é lida ... Você não tem tempo para orar, mas o Espírito vê você muito ativo sobre coisas mundanas, e tendo muitas horas de sobra para relaxamento e diversão. E então ele fica triste porque vê que você ama as coisas mundanas melhor do que você o ama .

A tristeza do Espírito Santo não é de natureza insignificante e sensível demais. Ele está entristecido conosco principalmente por nossa própria causa, pois ele sabe que miséria o pecado nos custará; ele lê nossas tristezas em nossos pecados ... Ele se entristece porque ele vê quanto castigo nós incorremos, e quanta comunhão perdemos .

Que toda amargura, ira, clamor e clamor sejam afastados de você : o novo homem controla suas emoções (amargura, ira, raiva e assim por diante). Quando tais coisas surgem, ele é capaz de lidar com elas de uma maneira que glorifica a Deus.

Aristóteles definiu a amargura como "o espírito ressentido que recusa a reconciliação". A ira fala de uma explosão do momento; a raiva fala de uma disposição estabelecida. Ambos devem ser guardados.

E sejam gentis uns com os outros, ternura, perdoando um ao outro : O novo homem procura mostrar a mesma bondade, terno coração e perdão aos outros que Deus lhe mostra. Se tratarmos os outros como Deus nos trata, cumprimos tudo o que Paulo nos disse para fazer neste capítulo.

Assim como Deus em Cristo perdoou você : Nosso perdão para os outros é padronizado após o perdão de Jesus para nós. Quando pensamos na maneira surpreendente como Deus nos perdoa, é vergonhoso retermos o perdão daqueles que nos ofenderam.

· Deus retém Sua ira por um longo tempo até que Ele perdoe. Ele carrega conosco por um longo tempo, embora nós o provoquemos muito.
· Deus alcança pessoas más para atraí-las para Si mesmo e tenta reconciliar-se com pessoas más.
· Deus sempre faz o primeiro movimento no perdão, tentando reconciliar mesmo que o culpado não esteja interessado em perdão.
· Deus perdoa o nosso pecado sabendo que vamos pecar de novo, muitas vezes exatamente da mesma maneira.
O perdão de Deus é tão completo e glorioso que Ele concede a adoção àqueles que foram anteriormente condenados.
· Deus, em Seu perdão, suportou toda a penalidade pelo erro que fizemos contra ele. Ele era inocente, mas ainda suportava a culpa.
· Deus continua a procurar o homem para a reconciliação, mesmo quando o homem o rejeita repetidas vezes.
· Deus não requer período probatório para receber o perdão.

O perdão de Deus oferece completa restauração e honra. Ele ama, adota, honra e associa-se àqueles que outrora o prejudicaram.
Deus põe sua confiança em nós e nos convida a trabalhar com Ele como colaboradores quando Ele nos perdoa.

Se alguém que é cristão encontra dificuldade em perdoar, há três palavras que o ajudarão maravilhosamente. Eu os colocaria na boca do bom homem. Eu os dei a você agora mesmo, e orei para que você obtivesse a doçura deles; aqui estão eles de novo! 'Pelo amor de Deus.' Você não pode perdoar um infrator nesse chão ? Não é que devemos perdoar porque Jesus nos perdoará. Nós perdoamos porque Ele nos perdoou. “É o fato histórico de Cristo de uma vez por todas ter afastado o pecado pelo sacrifício de Si mesmo, ao qual é aludido .

A verdade é que, mais frequentemente, nos acostumamos mais com os ensinos do Cobra Kay do que a sabedoria do Sr. Miagy. Nossos objetivos obscuros são de orgulho e raiva e não de  mostrar misericórdia.  Varrer a perna dos oponentes e humilhá-los a qualquer custo tem sido por diversas vezes a prática mais corrente nos meios evangélicos. A minha oração é que  o Senhor venha moldar meu caráter para que eu  que o louvor seja mais puro! Uma teologia correta leva a uma doxologia adequada. Que minha vida seja evidenciada não pelo quanto eu sei, mas pela magnitude do Deus que adoro. Ele deve aumentar, mas devo diminuir.

Ser o melhor não é sobre o quanto você sabe, mas em vez disso é definido por estar unido a um Deus compassivo e amoroso através do sacrifício de Cristo, como evidenciado pela sua bondade e bondade para com outras pessoas. Ser o melhor ao redor significa compreender que Cristo é o Senhor sobre todos, e que eu sou o menor deles digno de ser chamado de um dos seus.




Comentários

Postagens mais visitadas