Como eu te amo...



“A gente diz que ama a Jesus, que compartilha a fé. Que todos são pecadores e que, como nós, precisam de Cristo. Vai atrás de almas. Gasta tempo, esforço, dinheiro. Mas, quando se trata de levar a fé até as últimas consequências, negamos a fé.” 
― Wadislau Martins Gomes, As agridoces cadeias da graça

Ontem foi o meu dia de descanso. Retornando do nosso passeio, no carro, com saudades do meu país, pedi a Ruth que colocasse pra tocar algumas canções brasileiras, e ouvindo uma delas, rimos e cantamos juntos a letra de Roberto Carlos, acompanhando a  voz de Roberta Miranda num clássico do brega chique: Eu te amo. Minha esposa pegou na minha mão, e sem palavras, me assegurou do seu amor. Papai escreveu antes de eu nascer, que "Amar é mais do que falar de amor..." Afirmou em "Amor" que "Amar é sendo Deus romper a vida..." E hoje, muitos têm se enganado a respeito do que é amor. Aí então, negam a fé quando lhes falta amor...

Não é incomum ouvir “Eu amo a minha esposa” ou “Amo os meus filhos” ou até "Eu amo os animais" (tá ligado eu sou o "bicho", que nem disse o Flausino). Podemos declarar a nossa paixão por coisas mais banais...“Eu amo futebol” ou “Eu amo sorvete” ou “Eu amo os Beatles”, “Eu amo Rock 'n' Roll” ou até mesmo “Eu amo Rocky Road” (sorvete de flocos), mas quando alguém diz “Eu amo minha igreja” as pessoas acham estranho. Há mais no amar a igreja do que simplesmente aparecer sorrindo e cantando nas ocasionais manhãs de domingo.

Eu cresci ouvindo papai e mamãe recitar de cor um poema com o título “Como eu te amo? ” Trata- se do soneto número 43 retirado dos Sonetos Do Português, livro publicado pela primeira vez em 1850.

Elizabeth Barrett Browning escolheu esse título para dar a impressão de ter traduzido o trabalho do português e, portanto, evitar qualquer controvérsia. Foi dedicado a seu marido, o poeta Robert Browning.

Mas o trabalho causou uma agitação. Para começar, a inspiração por trás do trabalho era o amor de Elizabeth pelo homem que, para todas as intenções e propósitos, a resgatou de um estilo de vida recluso e silenciosamente desesperado que liderou em Londres, após a morte acidental de seu irmão mais próximo.

Dominada por seu pai possessivo, Elizabeth passou a maior parte do tempo sozinha em um quarto no andar de cima. Ela era uma mulher frágil e doente que precisava de ópio e láudano em um esforço para curar sua dor.

Seu único consolo era a poesia e, com isso, ela foi muito bem sucedida. Quando Robert Browning leu seu trabalho, ficou tão impressionado que escreveu pedindo para encontrá-la. Os dois acabaram se apaixonando e decidiram fugir secretamente para a Itália em 1846, apesar da resistência e raiva do pai. Ele acabou deserdando sua filha.

Elizabeth e Robert trocaram centenas de cartas de amor durante os anos de 1845-46. Neles você tem uma ideia clara de quanto eles adoravam um ao outro. Tome este trecho de Elizabeth em 1846, perto do tempo de sua fuga:

Porque eu não tenho ninguém no mundo que me segure para me fazer viver, exceto somente você - eu voltei por você sozinho ... na sua voz ... e porque você tem usado para mim! Eu voltei para viver um pouco por você. Eu te amo - bendirei a Deus por você - você é bom demais para mim, sempre eu sei.

Elizabeth estava perto de 40 anos de idade quando se libertou do controle de seu pai. Você pode imaginar sua força reprimida de sentimento e alívio. Ela deu à luz um filho e foi felizmente casada por dezesseis anos, até a sua morte em 1861.

Como eu te amo? é o seu soneto mais conhecido. Tem um narrador feminino que foi muito incomum para a época.

Como eu te amo (soneto 43)
Como te amo? Deixa-me contar de quantas maneiras.
Amo-te até ao mais fundo, ao mais amplo
e ao mais alto que a minha alma pode alcançar
buscando, para além do visível dos limites
do Ser e da Graça ideal.
Amo-te até às mais ínfimas necessidades de todos
os dias à luz do sol e à luz das velas.
Amo-te com liberdade, enquanto os homens lutam
pela Justiça;
Amo-te com pureza, enquanto se afastam da lisonja.
Amo-te com a paixão das minhas velhas mágoas
e com a fé da minha infância.
Amo-te com um amor que me parecia perdido - quando
perdi os meus santos - amo-te com o fôlego, os
sorrisos, as lágrimas de toda a minha vida!
E, se Deus quiser, amar-te-ei melhor depois da morte.


Sou filho de pastor. Sou neto de pastor. Sou pastor. Sou membro da igreja invisível, rebanho do Senhor Jesus. Ao longo da vida, sou cada dia mais apaixonado pela igreja em geral, e muito mais nos últimos anos de ministério, pela minha igreja aqui no Japão. Como eu te amo, deixe me contar de quantas maneiras... 

Mesmo que a Igreja tenha mil problemas (e toda semana parece que outro livro está saindo exaltando aqueles), ainda é a noiva amada de Cristo (Efésios 5.25-27). E toda semana, pastores de igrejas grandes e pequenas dão um duro danado (ou melhor, abençoado) para expor a Palavra de Deus. As equipes pastorais, os conselhos e grupos de liderança dedicam seu tempo e energia para tornar a sua igreja na melhor maneira de expressar o evangelho à comunidade. No entanto, há quem se veja refém e vitimizado pela instituição do corpo de Jesus. Quem esqueceu do primeiro amor e paixão.

Então, em um mar de postagens irritantes contra a igreja, mensagens do Twitter e livros cheios de angústia, eu quero dar algumas maneiras simples que, contando as maneiras de amar segundo Elizabeth Barrett Browning, pode empurrar contra a cultura e levá-lo a amar sua igreja essa semana. Como diria o Roberto Gómez Bolaños, mais conhecido como Chespirito ou Chapolim, - “Sigam-me os bons!” (he he Moleque!) 

Analisando a Maestria

Este soneto do Português tem quatorze linhas, sendo as oito primeiras o octeto e as seis últimas o sexteto. No final do octeto vem o que é conhecido como o turno, mais ou menos uma mudança sutil na relação entre as duas partes.

Neste soneto, o octeto é basicamente uma lista no presente que reflete um amor muito profundo; o sexteto olha para trás no tempo e depois avança para um amor transcendente, que ajuda a colocar toda a obra em perspectiva. Assim tambem, devemos olhar para a obra da salvação e, em obediente gratidão, desenvolvermos atitudes que reflitam o amor.

O esquema de rimas é tradicional - abbaabbacdcdcd - e as rimas finais estão quase todas cheias, com pequenas exceções. As rimas completas trazem fechamento e ajudam a unir as linhas. O pentâmetro iâmbico é dominante, ou seja, há dez batidas e cinco pés / estresses / batimentos na maioria das linhas, por exemplo:

Eu te amo para a profundidade e largura e altura
Minha alma pode alcançar, quando se sentir fora de vista

Estenda à sua igreja a mesma graça que você dá a si mesmo. Eu acho incrível que somos tão bons em encontrar todas as falhas em nossas igrejas enquanto, ao mesmo tempo, nos irritamos porque essa mesma igreja é “julgadora” em relação a mim. 

O octeto- A verdade é que a sua igreja, a qual você vai aos domingos, tem falhas. Alguns são bastante óbvios. Alguns podem ser embaraçosos. Mas se eles estão pregando o evangelho, compartilhando a Palavra e tendo um senso genuíno de comunidade, então por que não dar à sua igreja a mesma graça que você quer receber?

O soneto  de Browning ajudou a dar início a muitos outros sobre o tema do amor moderno (vitoriano), do ponto de vista de uma mulher. Observe que a ênfase está na repetição e no reforço do amor por alguém; não há menção a um nome ou gênero específico, dando ao soneto um apelo universal.

De tal maneira, descobri que devemos ser intencionalmente confiáveis. O corpo de remidos do Senhor, do antigo e novo testamentos, juntamente com todos os que receberam o Espírito Santo da igreja primitiva até nós, é a noiva de cristo e como esposa, tem o seu cabeça, Jesus. As igrejas dependem do esforço voluntário. Sem seus membros ativos, regularmente dando tempo e investindo sua energia, a igreja simplesmente não pode funcionar. 

Na verdade, eu diria que todo cristão deve ter um ministério ativo em uma igreja local para que esta creia sempre na Bíblia. De fato, a Bíblia diz que o trabalho do pastor é equipar o rebanho a alimentar e apascentar se a si mesmo. Eis o ministério pastoral (Efésios 4.12). Aqui está o que pode fazer sua igreja funcionar em níveis miraculosos – A honra e a glória do Senhor é demonstrada na fidelidade e confiabilidade. Chegar na hora todas as semanas para os cultos não é suficiente. Ser galho da videira não é apenas se inscrever para um trabalho, ou tornar-se membro de papel passado. É considerar a família da fé tão sagrada quanto a tua própria salvação, produzir e sustentar folhas e frutos. É levar a igreja tão a sério, e mais ainda, que as outras obrigações seculares. E fazer isso com amor e paixão. Você não tem ideia de quão precioso presente de fidelidade você é para uma igreja. Mais ainda do que isso, seja tão apaixonado que precise sempre contar as maneiras.

A primeira linha do poema de Elizabeth Barrett é incomum, porque é uma pergunta feita quase em prosa - a poeta se desafiou a compilar razões para o amor, a definir seus sentimentos intensos, as formas pelas quais seu amor pode ser expresso.

Segue-se então uma variação repetitiva de um tema de amor. Para mim, isso evoca uma imagem de uma mulher contando com os dedos, depois compilando uma lista, que seria uma coisa muito moderna do século 21. Assim, fale bem da sua igreja na comunidade. Como você fala da sua igreja na comunidade? Você costuma criticar as falhas? Eu não estou dizendo para "girar" as coisas que estão erradas. Não faça isso. É inautêntico. Mas deixe essas coisas "na família". Quando estiver fora, fale bem da sua igreja e das pessoas de lá. Convide pessoas para as funções. Publique coisas positivas em redes sociais como o Facebook ou o Twitter. Você pode até blogar sobre isso. Se Jesus é o noivo e a Igreja é a noiva, então Jesus deve se agradar quando dissermos coisas boas sobre a Igreja.

Este poema vem de outra era, no entanto, uma época em que se esperava que a maioria das mulheres ficasse em casa cuidando de todas as coisas domésticas, não escrevendo poemas sobre o amor.

A segunda, terceira e quarta linhas sugerem que seu amor é todo abrangente, chegando até os limites, mesmo quando ela sente que sua existência - Ser - pode acabar, mas - Graça - a ajuda divina de Deus, é o amor que ela tem por seu marido Robert, que será o seu sustento. 

Construa relacionamentos intencionais em sua igreja. Quantas relações profundas e satisfatórias você tem com as pessoas em sua igreja? Talvez não exista ninguém com sua idade, sua posição na vida, então você evita relacionamentos profundos. Por que não tentar sair da sua zona de conforto e envolver alguém que é viúva ou adolescente? Receba essa família para jantar. Faça café com a professorinha aposentada. Se você é pastor está ocupado tentando fazer essa comunhão acontecer, contudo não pode fazer tudo. Tenha em mente e prática os esforços intencionais para promover a comunidade e ajudar a sua igreja a progredir de maneira grandiosa.

Observe na poesia o contraste entre a tentativa de medir seu amor com a linguagem racional - profundidade, amplitude, altura - e o uso das palavras Alma, Ser e Graça, que implicam algo intangível e espiritual.

Seu amor vai além da vida natural e da teologia feita pelo homem. -  Estes são conceitos importantes - o leitor está ciente de que este não é um amor comum no início do soneto. A cláusula, linhas 2-4, contém uma continuação do tema de uma linha para a próxima. Ela está sugerindo que a simples noção de amor por uma pessoa pode fluir em breve para algo bastante profundo, ainda que fora do alcance da linguagem cotidiana? Responda generosamente aos membros do corpo. Dê regularmente à sua igreja. Sim, você deve dar do amor em seu coração para com Deus. E não, você não deveria dar simplesmente porque a igreja precisa de dinheiro. Mas, vamos ser honestos, a igreja precisa de dinheiro. É preciso dinheiro para manter as luzes acesas, ter aquele novo currículo da Escola Dominical e hospedar aquele missionário no Brasil ou no Japão. Portanto, seja bíblico e se comprometa com doações sustentadas e regulares com as quais a igreja pode contar. Isso demonstra o compromisso com a expressão local do corpo de Cristo em sua comunidade.

Nas linhas 5-8, a poeta Elizabeth Barrett Browning, continua com sua paixão por diferenciar as muitas maneiras pelas quais seu amor pelo marido se manifesta. Na linha cinco, ela diz claramente ao leitor que, seja dia ou noite, seu amor preenche os momentos de silêncio, os silêncios diários que ocorrem entre duas pessoas que vivem juntas.

Seu amor é incondicional e, portanto, livre; é uma força para o bem, dada conscientemente, porque parece ser a coisa certa a fazer. Ela não quer agradecer por esse amor dado livremente; é um tipo humilde de amor, não contaminado pelo ego.

O sexteto começa na linha nove. O orador agora olha para o passado e compara suas novas paixões encontradas com as das velhas mágoas. Elizabeth Barrett Browning tinha muita negatividade em sua vida adulta - ela estava muito doente e vivia como uma reclusa, vendo apenas velhos amigos da família e na família.

Seu pai, em particular, a oprimia e não permitia que ela se casasse. Não houve relacionamentos românticos em sua vida. Ela deve ter sido levada ao ponto de querer se matar. Não admira que, quando Robert Browning surgiu, ela recebesse uma nova vida.

Em contraste, sua infância foi feliz e é a isso que ela se refere na segunda metade da linha dez. A fé de uma criança é pura e inocente e vê novas oportunidades em tudo.

Eu não quero fazer você se contorcer. Eu certamente não quero fazer você se sentir culpado. Mas deixe-me fazer uma pergunta: Quando foi a última vez que você orou pela sua igreja? Não quero dizer orar por indivíduos ou eventos específicos dentro da igreja, mas orou pela congregação como um todo? Se você é parecido comigo, é o tipo de coisa que pode facilmente cair de nossas listas de oração ... ou nem mesmo chegar a elas em primeiro lugar.

Em algum momento, muitos cristãos em todo o mundo ficaram entediados com seu primeiro amor, a Bíblia e a igreja, e a comunhão dos santos e começaram a procurar por meios de comunicação e pregações provocativas e outros métodos espirituais para tomar o lugar da boa e velha igreja bíblica.

Voltando-se para sentimentos religiosos na linha onze do poema, a oradora refere-se a um amor perdido que ela já teve pelos santos - talvez os da igreja cristã, da religião convencional. Ou ela poderia estar olhando para as pessoas santas em sua vida, aquelas por quem nutria grande consideração e amor?

Ela sugere que esse amor agora retornou e será dado ao marido. Na verdade, ela está tão agitada com esses sentimentos mais íntimos que continua a dizer na linha doze, com apenas um traço para separar - esse amor retornado é sua respiração. Não só isso, mas os bons e maus momentos que ela teve, tem, e terá - é assim o amor que ela possui. Tudo é envolvente.

Nossa congregação é a nossa família. Está cheia de pessoas que o Pai deliberadamente escolheu - as pessoas que Deus usa para nos tornar mais parecidos com Jesus. Somos chamados a aprender juntos, compartilhar juntos, incentivar juntos e crescer juntos. E eles, sem dúvida, precisam de oração! Então, por que não tirar um momento agora para orar por sua igreja como um cônjuge ora pelo outro? Você pode usar as maravilhosas palavras da primeira carta de Paulo aos tessalonicenses como base:

Agradeça a Deus por seus irmãos e irmãs - por sua fé, amor, trabalho e perseverança. Nós sempre agradecemos a Deus por todos vocês e continuamente mencionamos você em nossas orações. Nós nos lembramos diante de nosso Deus e Pai, seu trabalho produzido pela fé, seu labor estimulado pelo amor, e sua perseverança inspirada pela esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. (1Tessalonicenses 1.2-3)

Dê graças a Deus por estar no trabalho e continuar trabalhando em seus irmãos e irmãs - através de sua Palavra.

E nós também agradecemos a Deus continuamente porque, quando você recebeu a palavra de Deus, a qual você ouviu de nós, você a aceitou não como uma palavra humana, mas como é de fato, a palavra de Deus, que está de fato em ação em você que crer .. (1Tessalonicenses 2.13)

Peça a Deus que ajude seus irmãos e irmãs a continuar crescendo - em sua fé, sabedoria, seu amor um pelo outro, seu amor pelos incrédulos e sua santidade.

Como podemos agradecer a Deus o suficiente por você em troca de toda a alegria que temos na presença de nosso Deus por sua causa?

Noite e dia nós oramos com sinceridade para que possamos vê-lo novamente e suprir o que está faltando em sua fé. Agora pode nosso próprio Deus e Pai e nosso Senhor Jesus abrir o caminho para que cheguemos a você. Que o Senhor faça seu amor aumentar e transbordar um pelo outro e por todos os outros, assim como o nosso faz por você. Que ele fortaleça seus corações para que você seja irrepreensível e santo na presença de nosso Deus e Pai quando nosso Senhor Jesus vier com todos os seus santos. (1Ts 3.9-13)

Peça a Deus que ajude seus irmãos e irmãs a manter os olhos na paz trazida pela cruz, na esperança da volta de Jesus e a viver fielmente à luz de ambas as coisas.
Que o próprio Deus, o Deus da paz, os santifique completamente. Que todo o seu espírito, alma e corpo seja mantido irrepreensível com a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que te chama é fiel, e ele fará isso. (1Ts 5.23-24)

Peça a Deus que ajude sua congregação a lembrar-se de que a graça de Jesus é tudo de que precisam - hoje e todos os dias.

A graça de nossa igreja do Senhor Jesus esteja com você (1Tessalonicenses 5.28)

Se sua igreja não está apaixonada pela Bíblia, então está em uma situação de emergência. Talvez não pareça estar em apuros agora, mas se não ouvir discussões sobre a Bíblia em cada canto, e se os estudos, aulas e sermões não estiverem transbordando de paixão, então sua congregação pode precisar de uma reintrodução à sua velha filha.

Apenas colocar a Bíblia nas mãos ou pregar passagem por passagem pode não ser a solução. Se não formos praticantes, certamente cairemos nas mesmas rotinas antigas de quando éramos incrédulos.  Nada pode substituir a paixão autêntica e ela começa com você, o pastor. Nosso amor pela Bíblia deve fluir diretamente para nossa congregação. Quando isso acontecer, você não será capaz de sair pela porta dos fundos do santuário sem um ataque de perguntas sobre Jesus, Moisés, Elias e os doze profetas menores.

Às vezes a paixão ardente de um pastor que ardia no Seminário esfria com o passar dos anos. Acontece com os melhores deles. Se isso está acontecendo com você, ore e peça a Deus que o ajude a se apaixonar pela Bíblia novamente. 

Uma vez que o fogo for reacendido, você estará pronto e apto a ajudar sua congregação.

Lembre-se do passado, prepare-se para o futuro. - Lembre-se da história de Hilquias, o sacerdote, encontrando o “Livro da Lei” no templo durante o reinado de Josias (2Crônicas 34.14-33)? As pessoas durante o reinado de Josias, e várias gerações antes, esqueceram da Palavra de Deus. Ali estavam eles, hipócritas, que seguiam outros deuses, adorando ao Senhor e fazendo sacrifícios em sua casa, enquanto a Palavra muito convincente estava escondida no quartinho dos fundos, juntando poeira. As pessoas não acordaram uma manhã e pensaram: “Estou me divorciando da Palavra de Deus” - elas simplesmente seguiram o seu caminho e, antes que percebessem, haviam se esquecido completamente das divinas palavras ditas a Moisés.

Muitas congregações, semelhantes às pessoas do tempo de Josias, estão buscando formas diárias de entretenimento sobre a Palavra de Deus.

Mas nossa situação é ainda pior do que a de Josias, porque a Palavra de Deus está disponível para nós em mais formatos do que nunca: impressa, digital, áudio e online. Mas ainda escolhemos o ruído branco e programas modernos e métodos de pregação sobre a Bíblia.

Não deixe a história se repetir. Josias não disse: “No próximo trimestre, começaremos um novo programa e uma série de sermões que envolve parar a adoração de ídolos e práticas pagãs.” Ele rasgou suas vestes (34.19), pediu ajuda (34.21), convocou seus líderes (34.29), tiveram a Palavra lida (34.30), fizeram um compromisso com Deus (34.31), e fizeram mudanças imediatamente (34.32-33).

De volta à poesia, na linha final, se Deus lhe conceder, ela continuará amando o marido ainda mais depois que ela morrer. Da mesma forma, quando tudo aqui se acabar, com Cristo reinaremos.

Não é segredo pra ninguém, e ainda assim, eu gosto de anunciar aos quatro cantos do mundo que, entre as coisas que mais amo, está ser filho de Deus - ganhei um novo nome e uma nova vida. Marido da mulher mais bonita do mundo, a Márcia. Amo ser pai do Davi e da Ruth (duas capivaras das mais lindas!).  Amo ser filho caçula do Lau e da Beth. Amo ser genro da Dona Rosária (como não amar, me deu a filha!). Amo ser o irmãozinho do Davi e da Deborah, amo meus irmãos por cunha da lei e do amor, o John a Adriana, a Mércia e o Éder, o Márcio. Amo todos os sobrinhos e sobrinhas (Daniel, Rafael, Matthew, Timothy e Jonathan, a Gabriela e Rafaela) que são frutos do amor desses meus irmãos. E se vier mais gente, eu boto eles na lista também... (Aqui tem muito amor!) Amo a igreja do Senhor, amo a minha comunhão de santos onde sirvo atualmente (Oh! povo lindo, minha igreja é pequena, mas não tem nenhuma mais bonita em todo o Japão)... 

Como eu te amo, vou contar as maneiras.
Amo-te até ao mais fundo, ao mais amplo 
e ao mais alto que a minha alma pode alcançar 
buscando, para além do visível dos limites 
do Ser e da Graça ideal.
Amo-te até às mais ínfimas necessidades de todos
os dias à luz do sol e à luz das velas.
Amo-te com liberdade, enquanto os homens lutam
pela Justiça;
Amo-te com pureza, enquanto se afastam da lisonja.
Amo-te com a paixão das minhas velhas mágoas
e com a fé da minha infância.
Amo-te com um amor que me parecia perdido - quando
perdi os meus santos - amo-te com o fôlego, os
sorrisos, as lágrimas de toda a minha vida! 
E, se Deus quiser, amar-te-ei melhor depois da morte.

Comentários

  1. Pastor Daniel, a paz de Cristo! Onde posso encontrar a carta original e completa da parte mencionada pelo senhor? A parte mencionada é esta:
    "Porque eu não tenho ninguém no mundo que me segure para me fazer viver, exceto somente você - eu voltei por você sozinho ... na sua voz ... e porque você tem usado para mim! Eu voltei para viver um pouco por você. Eu te amo - bendirei a Deus por você - você é bom demais para mim, sempre eu sei".
    Estou a procurar mas não encontro. Desde já aguardo e agradeço a resposta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas