João 1



Bem, aqui estamos começando um novo livro. João é um livro maravilhoso. Há duas palavras-chave neste livro: acreditar e viver. João escreveu extensivamente que podemos acreditar que Jesus é quem Ele disse que era e que podemos ter a vida eterna por causa dessa crença.

O Evangelho de João não contém relato do nascimento, batismo ou tentação de Jesus. Até onde posso dizer, o Evangelho de João não contém nenhuma referência às parábolas de Jesus. Mas João nos fornece relatos de coisas que os outros Evangelhos não fazem. Ele nos permite ver o ministério de Cristo antes do aprisionamento de João Batista. E ele nos mostra cinco milagres que não estão registrados nos outros Evangelhos.

Uma outra coisa sobre este Evangelho é que muitos acreditam que foi o último Evangelho escrito, talvez cerca de 60 anos após a ressurreição. E muitos acreditam que João pode ter quase 100 anos quando o escreveu. Então, este Evangelho nos dá um olhar mais original na vida de nosso Salvador, Jesus.

Quando o Evangelho se abre, João nos leva de volta ao tempo antes do começo. Jesus aqui é referido como a Palavra (Logos no grego que se refere à perfeita expressão de Deus). O versículo 3 nos lembra da obra de Jesus na criação do universo. Talvez você esteja pensando que Deus criou o universo. Se você é, você está certo. Mas lembre-se de como Ele fez isso. Ele falou o universo e toda a criação (exceto a humanidade) em existência. Em outras palavras, Ele usou palavras para criar. Na verdade, ele usou a Palavra para criar. Portanto, Jesus foi o agente da criação.

No versículo 4, vemos que em Jesus havia vida e que a vida era a luz dos homens. Uma coisa interessante sobre essa luz é que quando você a vê no idioma original, ela não se refere a uma luz que apareceu de repente. Em vez disso, refere-se a uma luz que sempre brilhou e continua a brilhar. Em outras palavras, Jesus sempre foi e sempre será a luz. Diferente dos luzeiros criados em Gênesis, João descreve que aquela luz (Haja Luz – Genesis 1) era o próprio Jesus pré-encarnado.

O versículo 6 fala de João, o Batizador, como testemunha desta luz. Então, essa luz sempre brilhou. Nós agora temos um testemunho desta luz e uma testemunha desta luz. Mas no versículo 10 Jesus foi rejeitado pelos mesmos a quem Ele veio. Como vimos em mais de uma ocasião em Romanos, vemos mais uma vez que, como o povo judeu como nação rejeitou Jesus, uma oferta incrivelmente mais ampla de salvação foi feita a outros. E aqueles que O receberam, independentemente de nacionalidade ou etnia, tornaram-se filhos de Deus.

Porque João começou seu relato do Evangelho até agora na história (Pense na eternidade passada), ele tem algum motivo para nos ajudar a nos atualizar sobre a vida e o ministério de Jesus na Terra.

Então, João rapidamente nos fala sobre o ministério de João Batista nos versículos 19-43. E o capítulo termina com o processo de Jesus chamando seus discípulos. João já nos disse que antes de nós e a Terra e as galáxias serem formadas, “o Verbo estava com Deus” (João 1: 1). Ele estava com Deus desde antes do começo dos tempos. Nunca houve uma época em que ele não estivesse.

João também nos diz que “nele havia vida”. A vida estava lá, nele, no princípio. Isso significa que nunca houve um tempo em que a vida não fosse; sempre foi. A vida não tem começo.

Tem um fim? A morte, no entanto, teve um começo. Houve um tempo em que a morte não existia para os seres humanos, mas depois demos as costas a Deus, rejeitámo-lo e seguimos nosso próprio caminho. Por causa da queda de Adão e Eva no pecado (ver Gênesis 3), a morte é uma realidade sombria para todos nós.

A morte é uma nuvem terrível e ameaçadora que paira sobre nós. A morte rasga em vida; isso rompe os relacionamentos profundos e amorosos que temos com nossos cônjuges, nossos filhos, nossos amigos. A morte acaba muito do que apreciamos e desejamos em nossa vida nesta terra.

É por isso que nossos corações correm quando ouvimos Jesus dizer: "Eu vim para que [você] tenha vida e a tenham em abundância" (João 10:10).

Jesus vem para pôr fim à morte e para nos dar vida - vida plena, exuberante, cheia de alegria e sem fim.

Não é isso que todos nós mais profundamente precisamos e queremos?

Oração

Senhor vivificante, vem; Respire sua vida em mim, em minha casa, em meus relacionamentos. Venha e, através de mim, traga vida para os outros. Amem.

Comentários

Postagens mais visitadas