Lucas 19

Todos conhecemos a história de Zaqueu, o coletor de impostos "baixinho". Jesus estava passando por Jericó. Zaqueu havia ouvido falar de Jesus e estava curioso sobre esse homem, Jesus. Então Zaqueu decidiu juntar-se à multidão que se reunira para dar as boas-vindas a Jesus. No entanto, Zaqueu era um homem baixo. Ele não era alto o suficiente para poder ver Jesus quando ele passava. Então ele decidiu escalar uma árvore. Pelo menos assim ele seria capaz de ver Jesus, mesmo que ele não conseguisse se aproximar de Jesus.

No entanto, neste dia, Zaqueu recebeu a surpresa de sua vida. Quando Jesus viu Zaqueu sentado na árvore, olhou para ele e disse: "Zaqueu desce, porque hoje eu ficarei em sua casa." Imediatamente, Zaqueu desceu pela árvore e alegremente recebeu Jesus em sua casa. No entanto, alguns dos espectadores ficaram descontentes e começaram a resmungar. Zaqueu não se intimidou com seus comentários astutos. Ele se manteve firme e prometeu a Jesus: “Eu darei metade dos meus bens aos pobres. E se eu defraudar alguém, eu os pagarei quatro vezes a quantia ”.

Hoje Jesus também nos chama: “Desça da sua árvore e me leve para sua casa. Desejo passar um tempo com você! ”Nós imediatamente“ desceremos da nossa árvore ”e responderemos ao chamado de Jesus? Ou vamos ficar lá por um tempo tentando decidir o que fazer? Hoje Jesus convida a si mesmo para nosso lar! A questão para nós é: vamos permitir que ele entre em nossos corações? Nosso Lar? Ou vamos ignorar o seu pedido?

Logo depois, as pessoas que estavam reunidas em torno de Jesus acreditavam que o Reino de Deus poderia aparecer a qualquer momento. Jesus conta aos seus ouvintes outra história. Ele disse: "Um nobre partiu para um país distante". O plano do homem era obter o reinado para si e depois voltar para sua casa. Enquanto se preparava para sair em sua jornada, ele chamou dez de seus servos e deu a cada servo dez moedas de ouro. Ele os instruiu a negociar com as moedas de ouro até que ele retornasse.

Quando o nobre voltou para casa, ele chamou os dez servos e os interrogou. Cada servo relatou ao nobre o lucro obtido com suas moedas. O primeiro criado ganhara dez moedas adicionais. Naturalmente, o mestre ficou muito satisfeito. Ele recompensou o servo, colocando-o no comando de dez cidades. Então o segundo servo deu um passo à frente e disse ao seu mestre: “Sua moeda de ouro ganhou mais cinco moedas de ouro.” O nobre também ficou satisfeito com este servo e o colocou no comando de cinco cidades.

Finalmente, o terceiro servo deu um passo à frente e disse: “Senhor, estou devolvendo sua moeda de ouro. Eu sei que você é um mestre exigente, então eu guardei sua moeda em um lugar seguro. Eu guardei de perto. Agora estou devolvendo a moeda para você. O mestre estava irado! Ele disse ao servo: “Você sabe que eu sou exigente. Por que você não colocou meu dinheiro em um banco? Pelo menos, então, eu teria recebido algum interesse em meu dinheiro! ”Então o mestre pegou a moeda de ouro do servo e a deu para o servo que tinha dez moedas.” Então o mestre disse: “Para todo aquele que tem, mais vontade seja dado. Porém, daquele que não tem, até o que ele tem será tirado ”.

Qual é a mensagem para nós no evangelho de hoje? Um dia também nos levantaremos diante de Jesus. E ele nos perguntará: como você usou os muitos "talentos" que eu dei a você? Você compartilhou seus "talentos" com os outros? Ou você os escondeu ou os colocou de lado? Ou você segurou-os por um dia chuvoso? Jesus nos deu nossos talentos e habilidades para usar todos os dias de nossas vidas. Ele não nos deu esses talentos para nosso benefício! Em vez disso, ele nos deu nossos talentos e habilidades para tornar o mundo um lugar melhor e mais amoroso.

Hoje, se você ou eu morrermos e ficarmos diante de Jesus, ele nos louvará? Ou ele nos repreenderia como fazia com seus servos? Hoje, busque oportunidades para compartilhar os muitos dons que Deus deu a você. Seus talentos e sua presença podem iluminar o dia de um amigo, membro da família ou um estranho. E no processo, você pode perceber que eles também o abençoaram!

Jesus estava viajando para Jerusalém. Quando ele viu a cidade no horizonte, ele chorou e disse: “Se hoje você soubesse o que faz a paz. No entanto, está escondido de seus olhos ”. Ele então adverte seus ouvintes da devastação e da dor que lhes seriam infligidas.

Jesus está dizendo essas mesmas palavras para nós. Olhe para o nosso mundo. Há muita dor, conflito, guerra e conflitos em nosso mundo. E a realidade mais triste é: nós, seres humanos, criamos e perpetuamos a devastação e a dor! Sim, existem muitos desastres naturais. No entanto, a maior parte da dor e da tristeza em nosso mundo é resultado da desumanidade da humanidade entre si. Hoje Jesus olha para nós e pergunta: você não aprendeu nada? Por que você perpetua essa dor e tristeza? Você não apenas machuca o outro, você também se magoa e ama quem você ama.

Hoje, esforce-se para compartilhar a paz e o amor! Isso pode parecer banal. No entanto, se alguém lhe der o presente de amor e cuidado, você pode perceber que este presente aparentemente pequeno é realmente um grande presente!

Então chegamos ao relato de Jesus expulsando os mercadores que vendiam suas mercadorias no templo. Quando Jesus percebeu o que eles estavam fazendo, Ele ficou enfurecido. Ele disse aos mercadores: “Minha casa é uma casa de oração! Vocês fazem dela um covil de ladrões! ”Eu assumo que os mercadores também ficaram furiosos porque Jesus os havia denunciado. E após esse incidente, os principais sacerdotes, escribas e líderes do povo começaram a explorar maneiras de matá-lo. No entanto, eles foram muito cautelosos, pois as pessoas ficaram encantadas com Jesus e seus ensinamentos.

A próxima vez que você entrar em sua igreja, eu convido você a estar ciente da sacralidade desta “morada de Deus”. Também tenha em mente que Deus habita em você. Assim, você também é uma morada sagrada de Deus! Hoje suas palavras e ações podem refletir a realidade que Deus habita em você!

Comentários

Postagens mais visitadas