As últimas palavras




          “Que as palavras que falo não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor, apenas respeitadas. Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos...” – Disse Osvaldo Montenegro numa de suas poesias. Eu penso que as últimas palavras de uma pessoa deveriam ser bem medidas. Algumas são engraçadas, como por exemplo: “não se preocupe, é à prova de fogo!” Ou “O urso está apenas hibernando”.  E ainda a última pergunta do curioso: “Pra que serve esse botão? –  “As chances de isso acontecer são uma em um milhão” Ou “eu vi isso na TV e posso fazer isso com meus olhos fechados”.

          Uma vez, enquanto ministrava na Capelania de polícia, acompanhei um colega nos seus últimos momentos de vida. Ele acordou de um sono e disse bem alto: “Bú!”— como que quisesse pregar um susto, daí ele morreu. Oh moleque!

          Recentemente falei de um texto do meu pai. O que escrevi foi que o texto dele se tratava da “última palavra sobre o namoro!” Neste último dia de 2013, gostaria de compartilhar algumas últimas palavras para esse ano (espero que não as últimas de minha vida!).

          A Bíblia narra algumas últimas palavras de alguns dos nossos heróis. Antes de morrer, ao incumbir Josué da liderança, Moisés abençoa a cada uma das tribos dos filhos de Israel (Deuteronômio 31).

          As últimas palavras de Elias anunciavam sua sucessão por seu jovem aprendiz. Suas palavras estabeleciam que o pedido rapaz, porção dobrada de seu espírito, seria concedido desde que Eliseu fosse testemunha ocular da sua escalada aos céus (2Reis 2.8-10). O dobro do poder de seu antecessor! Boas últimas palavras.

          Estevão, cheio do Espírito de Deus, enquanto sofria sua sentença de morte por apedrejamento (Atos 7.55-60), disse palavras que me causam arrepios só de pensar. Pediu o bem para aqueles que lhe causavam o mal.

          As últimas palavras de Jesus foram registradas de diversas formas pelos evangelistas. Para o ladrão, ele prometeu: "Hoje estarás no paraíso". Para quem assistia sua tortura, disse: "Está consumado", anunciando a consumação da sua missão. Para Deus, o Pai, intercedeu por seus algozes. "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que eles fazem" (Lucas 23.34).

          As últimas palavras do rei Davi me ensinaram que a graça de Deus transforma o miserável pecador num homem segundo o coração do Senhor.
O Espírito do SENHOR fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua. Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Aquele que domina com justiça sobre os homens, que domina no temor de Deus, é como a luz da manhã, quando sai o sol, como manhã sem nuvens, cujo esplendor, depois da chuva, faz brotar da terra a erva. Não está assim com Deus a minha casa? Pois estabeleceu comigo uma aliança eterna, em tudo bem definida e segura. Não me fará prosperar toda a minha salvação e toda a minha esperança? (2Samuel 23.2-5) 
        No finalzinho da vida, o coração do meu queridíssimo tio-avô já tinha falhado algumas vezes. Rubens, após experimentar a quase morte das paradas cardíacas, pediu que chamassem o sobrinho e o sobrinho neto. Papai e Davi foram ao interior paulista, Ipauçu, para ver o tio. Lá, o tio contou que enquanto estava desacordado, um homem disse a ele que não morresse sem antes ouvir o que Deus falaria através de dois pastores, especificamente seus sobrinhos. Surpresos, um disse ao outro que não tinha o que dizer. Conhecedores da doutrina, resolveram então dizer a palavra do Senhor nas escrituras. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Apocalipse 2.10b).  Satisfeito, o tio explicou sobre seu amigo de muitos anos, que havia falecido naqueles dias.

          “Olhem pela janela e me digam o que vocês veem.” Pediu o tio.
          “Um açougue?” disseram os sobrinhos cheios de curiosidade pra ver onde é que o tio queria chegar.
          “Ali se penduram carcaças de bois e de iníquos!” Afirmou num tom quase profético. – A amizade dos vizinhos era longa e grande. O tio Rubens estava triste, porque havia pregado o evangelho ao amigo, mas o açougueiro rejeitou a vida em Cristo. A conclusão do tio foi que um homem sem Deus é como um animal morto. Sua satisfação porém, veio da palavra dita por seus sobrinhos. A coroa da vida vem de graça, mediante a fé (fidelidade). Alguns dias depois, Rubens foi estar com seu Senhor.

          Meu irmão acompanhou o avô nos seus últimos dias e até no seu último suspiro. Durante muitos anos o pastor Douglas provou do amor de Deus. Durante outros muitos anos, fugiu do Senhor abandonando a família e ministério para experimentar abertamente a rebeldia. No final de sua vida, humilde e arrependido, testemunhava da misericórdia de Deus. Entre suas últimas palavras, disse: “a única coisa que vale na vida, são as pessoas que você amou.

          Peço a Deus que as minhas últimas palavras sejam hoje e sempre, aquelas que mostram o eterno amor de Deus.
As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu! (Salmos 19.14)

Daniel

Comentários

Postagens mais visitadas