Por que Deus quer me usar?


 



O homem com quem Deus começou: Abraão - O maior patriarca



Além de Jesus Cristo, Abraão é, provavelmente, a pessoa mais importante da Bíblia. Abraão é um gigante na Escritura - sua estatura é muito maior que a de Moisés, Davi ou Paulo. Estes últimos três eram grandes homens, e Deus os usava de maneira muito importante, até mesmo nos dando porções das Escrituras através deles. Mas cada um deles teria concordado sem titubear que Abraão era seu pai na fé.



Nos primeiros capítulos de Gênesis, lemos a promessa de Deus a Abraão, que ele seria o pai de muitas nações (Gênesis 17.4). Isso foi cumprido fisicamente e espiritualmente. Do lado físico, Abraão tornou-se o pai do povo judeu, por quem o Messias nasceu; ele tornou-se o pai das muitas tribos árabes através de seu filho Ismael. Do lado espiritual, Abraão tornou-se o pai de um grande grupo de crentes, cujo número agora é composto por cristãos de inúmeras línguas e nações.



Ninguém pode entender o Antigo Testamento sem entender Abraão, pois, em muitos aspectos, a história da redenção começa com o chamado de Deus para este patriarca. Abraão foi o primeiro homem escolhido por Deus para um papel no plano da redenção. A história de Abraão contém a primeira menção na Bíblia sobre a justiça de Deus imputada ao homem como o único meio de salvação (Gênesis 15.6). Mateus inclui a genealogia de Jesus no seu Evangelho para traçar os primórdios da salvação de volta a Abraão (Mateus 1.1). Lucas declara que o nascimento de Jesus ocorreu em resposta à promessa de Deus a Abraão (Lucas 1.68-73).



Grandes seções do Novo Testamento explicam o significado espiritual de Abraão. Um capítulo inteiro em Romanos refere-se aos tratos de Deus com ele para apoiar a doutrina da justificação pela graça através da fé (Romanos 4). Dois capítulos em Gálatas referem-se à vida de Abraão para provar que a salvação é separada das obras (3 e 4). Um dos parágrafos mais longos sobre fé no Livro de Hebreus é dedicado à vida de fé vivida por este patriarca hebraico (Hebreus 11.8-19). A fé é preeminente na vida de Abraão.



O que não é bom em Abraão



É impossível compreender a fé de Abraão sem perceber que não havia nada nele que o recomendasse a Deus. Deus não olha para baixo do céu, buscando uma pessoa que tenha um pouco de justiça divina ou um pouco de fé para então dizer: "Oh, não é maravilhoso?! Eu encontrei alguém com um pouco de fé, acho que vou salvá-lo”!

Quando Deus olha para baixo do céu ele vê que todos os homens são sem fé, e passa um juízo universal: "todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer" (Romanos 3.12). Isso incluiu Abraão.



Essa verdade é reforçada por outra. Abraão veio de uma família de adoradores de ídolos e, sem dúvida, era um idólatra. Esta verdade é claramente indicada em pelo menos três lugares na Bíblia.



No último capítulo do Livro de Josué, o líder entrega uma carga espiritual final para o povo de Israel. Josué começa lembrando-lhes o passado pagão deles.


Então, Josué disse a todo o povo: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Antigamente, vossos pais, Tera, pai de Abraão e de Naor, habitaram dalém do Eufrates e serviram a outros deuses. Eu, porém, tomei Abraão, vosso pai, dalém do rio e o fiz percorrer toda a terra de Canaã; também lhe multipliquei a descendência e lhe dei Isaque. A Isaque dei Jacó e Esaú e a Esaú dei em possessão as montanhas de Seir; porém Jacó e seus filhos desceram para o Egito. Então, enviei Moisés e Arão e feri o Egito com o que fiz no meio dele; e, depois, vos tirei de lá. Tirando eu vossos pais do Egito, viestes ao mar; os egípcios perseguiram vossos pais, com carros e com cavaleiros, até ao mar Vermelho. E, clamando vossos pais, o SENHOR pôs escuridão entre vós e os egípcios, e trouxe o mar sobre estes, e o mar os cobriu; e os vossos olhos viram o que eu fiz no Egito. Então, habitastes no deserto por muito tempo. Daí eu vos trouxe à terra dos amorreus, que habitavam dalém do Jordão, os quais pelejaram contra vós outros; porém os entreguei nas vossas mãos, e possuístes a sua terra; e os destruí diante de vós. Levantou-se, também, o rei de Moabe, Balaque, filho de Zipor, e pelejou contra Israel; mandou chamar Balaão, filho de Beor, para que vos amaldiçoasse. Porém eu não quis ouvir Balaão; e ele teve de vos abençoar; e, assim, vos livrei da sua mão. Passando vós o Jordão e vindo a Jericó, os habitantes de Jericó pelejaram contra vós outros e também os amorreus, os ferezeus, os cananeus, os heteus, os girgaseus, os heveus e os jebuseus; porém os entreguei nas vossas mãos. Enviei vespões adiante de vós, que os expulsaram da vossa presença, bem como os dois reis dos amorreus, e isso não com a tua espada, nem com o teu arco. Dei-vos a terra em que não trabalhastes e cidades que não edificastes, e habitais nelas; comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes. Agora, pois, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao SENHOR. (Josué 24. 2-14).



A passagem é uma declaração em preto e branco do fato de que Abraão foi escolhido por Deus no meio de uma ascendência pagã, e que ele e Terá já adoraram falsos deuses.



A mesma coisa é dita por Isaías: "Ouvi-me vós, os que procurais a justiça, os que buscais o SENHOR; olhai para a rocha de que fostes cortados e para a caverna do poço de que fostes cavados. Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque era ele único, quando eu o chamei, o abençoei e o multipliquei" (Isaías 51.1-2). O impulso total desses versículos é que não havia nada na ascendência do povo judeu que pudesse recomendá-los a Deus.



A terceira passagem que revela a verdade sobre a ascendência de Abraão é uma história da vida do neto de Abraão, Jacó. Jacó era um briguento. Seu nome significa "usurpador", e sua falta de coração irritou seu irmão o suficiente a ponto de querer matá-lo. Jacó foi forçado a fugir para manter sua vida. Para onde ele deveria ir? Jacó fez o que muitas pessoas fazem quando são lançadas à margem da vida - voltou às suas raízes. Para Jacó, isso era na Mesopotâmia, o lugar do qual seu avô Abraão tinha vindo. Ali, se associou com seu tio Labão. Com o tempo, ele se casou com as duas primas, Lia e Raquel, e passou a possuir uma grande parte da ovelha e do gado da família.



Com o passar do tempo, surgiram intrigas entre Jacó e Labão. Jacó decidiu voltar para a terra de Canaã, escolhendo um momento em que Labão estivesse fora, em negócios. Quando Labão voltou, seu sobrinho, suas filhas e grande parte da propriedade fora embora.



Os deuses domésticos também estavam desaparecidos. Labão partiu em perseguição. Quando alcançou a banda que Jacó liderou, repreendeu-o por essa ação e o acusou de ter roubado os ídolos. Uma pesquisa foi feita, mas tais ídolos não foram encontrados. A esposa de Jacó, Raquel, que os tinha roubado, os tinha escondido na sela de seu camelo. Esta história, em Gênesis 31, mostra que os parentes de Abraão ainda possuíam e adoravam ídolos pelo menos três gerações depois que Deus chamou Abraão da Mesopotâmia.



Escolha de Deus



Foi Abraão que Deus escolheu para ser o pai de muitas nações. Mas por que Deus salvou Abraão? A resposta é simplesmente que esta foi a vontade de Deus. Em Deuteronômio 7, Moisés conta por que Deus escolheu Israel para ser a nação através da qual deu a lei e um dia enviaria o Salvador. Nós lemos: "Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito" (Deuteronômio 7. 7-8).



Por que Deus os ama? Porque os amava. Por que os escolheu? Simplesmente porque os escolheu. Esta não é lógica humana; é lógica divina. É a lógica da graça.



É assim que Deus amava Abraão e é assim a maneira como Deus nos ama. Somos como Abraão. Não há nada em nós que nos recomende a Deus. E, no entanto, Deus nos ama. Assim como buscou Abraão, ele nos leva à comunhão com ele mesmo.



No primeiro capítulo do Evangelho de João, o apóstolo conta como Jesus veio ao seu próprio povo, os judeus, mas eles não o receberam. E, no entanto, alguns o fizeram - judeus e gentios - e João escreve que Cristo deu a todos os que creram o poder de se tornarem filhos de Deus.



Quando João escreveu estas palavras, no entanto, ele parecia saber que alguns diriam: "Mas, você vê, Deus lhes deu autoridade para se tornarem filhos de Deus porque tinham fé, era porque eles acreditavam". Para que ninguém mantenha uma falsa impressão, João acrescenta que "os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1.13). João sabia que nenhum cristão jamais fez o primeiro movimento em direção a Deus; Ele sabia que a salvação se origina no céu.



Este é um ensino impopular, e homens e mulheres sempre o odiaram. Odiaram quando Isaías lhes lembrou de que nada em sua ascendência os recomendava a Deus (veja Isaías 51.1-2). Odiaram nos dias de Cristo. Dizemos que, desde o tempo em que Jesus começou a ensinar que "ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido. [...] muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele" (João 6.65-66). As pessoas odeiam quando este Evangelho é pregado em nosso próprio século. E ainda, apesar do ódio dos homens, essa é verdade. Ninguém procura a Deus.



Chamado de Deus



A fé de Abraão foi precedida pelo chamado de Deus. Deus o chamou quando ele estava sem fé e prometeu abençoá-lo. Como resultado desse encontro, Abraão acreditou em Deus e partiu para a viagem a Canaã. Na verdade, o chamado a Abraão veio duas vezes, uma vez em que ele estava em Ur dos Caldeus (Atos 7.2-4), e uma vez, anos depois, quando estava em Harã.



A Bíblia diz: Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. (Gênesis 12.1-4). A partida de Abraão de Ur foi a primeira prova de sua fé em Deus e nas promessas de Deus.



O que é fé? A fé é simplesmente crença, e todos os homens têm a capacidade para isso. Eles demonstram isso todos os dias de suas vidas. Fé é acreditar em Deus e agir sobre essa crença. Abraão teve fé salvadora, porque acreditou em Deus quando Deus se revelou, e agiu sobre sua crença, partindo para Canaã imediatamente.



Há muitas visões equivocadas de fé. Um liga fé à credulidade. Esta é a opinião de que a fé é crença sem evidências. Mas Deus fornece evidências, e faz isso de maneira esmagadora. No caso de Abraão, a evidência era uma aparência de Deus tão impressionante, que conquistou o patriarca e toda a sua família e suas posses, de maneira que se mudaram de sua terra natal para uma terra que nunca tinham visto. No nosso caso, a evidência é o relato bíblico da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. No caminho que Deus chamou de Abraão, Deus chama todos os que se tornam seus filhos. Deus vem até nós quando estamos perdidos no pecado e sem conhecimento dele (Efésios 2.1-7). Este é um fato universal na biografia espiritual dos cristãos. O chamado de Deus acontece primeiro. E nossa resposta não passa de crença em Deus e em suas promessas.



Talvez alguém diga: "Bem, isso pode estar certo teoricamente, mas simplesmente não posso acreditar".



Discordo. Você acredita nos homens, não é? Toda vez que você mantém um compromisso, assina um contrato, pega um ônibus, lê o jornal ou faz qualquer coisa que envolva outras pessoas, mostra fé em alguma pessoa, às vezes, e muitas vezes, alguém que você sequer conhece.



Do mesmo modo, você pode acreditar em Deus. Ele é mais confiável. A Bíblia diz: "Se admitimos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior" (1João 5. 9). O que Deus nos pede para acreditar? Ele nos pede para acreditar que estamos perdidos sem ele e que ele fez tudo que é necessário, através da morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo, para nos salvar, nesta vida e na vida futura.



Quando a fé é fraca



Alguém pode dizer: "Oh, eu posso acreditar no que você está explicando, mas minha fé é fraca. Eu poderia me tornar um cristão, mas tenho medo de que, se eu for, se eu começar com Deus como Abraão fez - eu vou falhar". Claro que você vai falhar. Mas a salvação não depende da força de sua fé, e sim da fidelidade esmagadora de Deus.



Abraão vacilou. Quando ele estava em Ur dos Caldeus, Deus o chamou para ir a Canaã. Ur estava no vale do Mesopotâmico, a leste do grande deserto árabe. Canaã estava a oeste do deserto. Para obedecer ao chamado de Deus, Abraão teve de deixar Ur, viajar para o norte ao longo do rio Eufrates, atravessar o extremo norte do deserto árabe e passar pelas terras altas libanesas, entrando Canaã do norte. Abraão começou a viagem de 1.000 milhas na melhor fé. E ainda, no final de Gênesis 11, parece que Abraão parou em Harã, uma pequena cidade na Síria, a centenas de quilômetros de Ur, mas ainda a várias centenas de quilômetros de Canaã. Abraão ficou em Harã até o pai morrer. Quando Abraão retomou mais uma vez a viagem para Canaã, tinha 75 anos. Abraão era forte em fé? Não neste ponto de sua vida. Mas as promessas de Deus não foram retiradas.



Do ponto de vista de Deus, os anos em Harã foram desperdiçados. Abraão não aprendeu novas lições lá. E isso acontece com a gente. Chegam os tempos quando paramos e nos sentamos espiritualmente. Não devemos sentar muito tempo. Devemos confessar o vazio de tais momentos, obedecer a Deus e deixar que ele nos leve a todas as bênçãos que ele originalmente pretendia.



O segundo chamado



Deus já havia chamado e Abraão obedecia. Então Abraão parou em Harã. Anos depois, Deus voltou, chamando: "Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção"(Gênesis 12.1-2). Deus chamou Abraão uma segunda vez, e ele nos chama pela segunda vez também. Deus sempre persiste em seu chamado.



Esta verdade é encontrada em muitos lugares da Escritura. Encontra-se na história de Davi. Deus chamou Davi para ser o líder político e moral de Israel, mas ele caiu em pecado. Ele ficou em Jerusalém em vez de participar de uma batalha. Enquanto estava em Jerusalém, viu Bate-Seba, seduziu-a e se deitou com ela. Quando soube que a engravidara, tentou cobrir seu pecado ao matar o marido. E, no entanto, Deus não descartou o rei Davi.



Em vez disso, ele veio a ele através de Natã para expor seu pecado e levá-lo ao arrependimento (2Samuel 12). Deus veio pela segunda vez a Davi.



Quando Deus chamou primeiramente a Jonas, ele disse: "Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim" (Jonas 1. 2). Jonas viveu na Galileia perto de Caná, e o caminho para Nínive estava a leste. Jonas foi para o leste? Não, Jonas foi para o oeste! A Bíblia nos diz que Jonas se levantou para fugir para Társis, partindo do porto judeu de Jope (Jonas 1.3).



Neste ponto da ação, Deus enviou uma tempestade. Jonas ordenou que fosse jogado ao mar pelos marinheiros. Foi engolido por um grande peixe e depois vomitado em terra firme. Ele estava na praia, logo de onde ele partiu, quando Deus veio a ele para repetir sua comissão original: "Veio a palavra do SENHOR, segunda vez, a Jonas, dizendo: Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e proclama contra ela a mensagem que eu te digo" (Jonas 3.1-2). Estas são as palavras mais bonitas de toda a história: "... o Senhor veio a Jonas pela segunda vez".



A palavra do Senhor vem a nós uma vez, duas vezes e, se necessário, cem ou mil vezes. Ele nos chama a segui-lo. Estamos tão propensos a parar. Temos muitos Harãs, Bate-Sebas ou navios para Társis. E, no entanto, Deus chama uma e outra vez. A fidelidade de Deus é tremenda!



Onde você fica? Pode ser que você nunca tenha respondido ao chamado de Deus pela primeira vez. Se Deus está estimulando você a acreditar, se você se sente infeliz como é, se está procurando algo melhor na vida, se está questionando as verdades do cristianismo, isso é o trabalho de Deus. Você deve ceder a ele. Você deve confiar nele.



Talvez você tenha parado em algum lugar em sua caminhada com Deus. Talvez Deus lhe tenha dado um comando para fazer algo e você o abandonou, um passo a seguir e você se recusou. Você prefere estar onde está. A plenitude da bênção nunca irá chegar até que você obedeça a Deus e faça o que ele estabeleceu para você. Você nunca melhorará as instruções dele.



Talvez você seja um a quem o Senhor está chamando pela segunda vez. Tenha muita alegria nisso. Responda a ele. E regozije-se de que você sirva a um Deus que não abandona a obra que uma vez ele estabeleceu para que fosse realizada (ver Filipenses 1. 6).

Comentários

Postagens mais visitadas