A Palavra doce e a vingança com sabor de mel


A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos. O temor do Senhor é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas. São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo. Salmos 19.7-10

Um tempo atrás ouvi um trecho de uma música, que segundo o que me falaram, estourou nas bancas do sucesso no meio gospel brasileiro. Confesso que não consegui ouvir a canção na sua totalidade. A mediocridade musical e o conteúdo anti-cristão socados e enlatados num rocambole sonoro de mau gosto causaram-me repulsa, e ao mesmo tempo, evidenciaram no meu próprio coração, a vontade pecaminosa que eu tenho, juntamente com milhares de cristãos, de me provar superior aos outros. Nas igrejas isso também acontece: Quando um irmão ou irmã nos ofende. Quando caem em pecado. Quando negam a Palavra de Deus e desobedecem as normas da igreja. Quando nos envergonham revelando as nossas faltas. Quando machucam alguém a quem amamos... - Muitas vezes nos revestimos de uma roupagem aparentemente santa e queremos sentir o gosto doce proposto pela vingança, e não pela promoção da justiça de Deus.

É tentador demais assumir o papel de Deus e procurar punir aqueles que sentimos que merecem punição. Mas porque somos criaturas pecaminosas, é impossível vingar-nos com motivos puros. É por isso que a Lei Mosaica contém o comando "Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor"(Levítico 19.18). "Mas agora seu reinado não permanecerá; o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao mandamento do Senhor" (1Samuel 13.14). Apesar de ter sido injustamente ferido, Davi recusou-se a vingar-se de Saul. Antes, submeteu-se ao mandamento de Deus para renunciar à vingança e confiar nele: "O Senhor julgue entre mim e ti. Vingue ele os males que tens feito contra mim, mas não levantarei a mão contra ti (1Samuel 24.12).

Como cristãos, devemos seguir o comando do Senhor Jesus para "amar seus inimigos e orar por aqueles que o perseguem" (Mateus 5.44), deixando a vingança para Deus.

Vivemos em uma era hostil à correção. "Não" tornou-se um palavrão deselegante no vernáculo moderno. Nossos amigos não-cristãos não querem ser informados de que sua incredulidade provoca o julgamento de Deus. Isso é de se esperar. Mas, muitas vezes, nossos amigos cristãos também não querem ser corrigidos. E isso é triste, porque uma repreensão pode ser boa para a alma. "O sábio de coração", diz Salomão, "receberá correção" (Pv 10.8).

Então, como você sabe quando corrigir um irmão ou uma irmã em Cristo? "Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa!" (Provérbios 15.23). Como sabemos quando dar essa palavra? Felizmente, as Escrituras fornecem uma resposta confiável. Ele nos diz quando corrigir e quando ignorar.

Quando corrigir

Corrigido quando a salvação de um irmão ou irmã está em questão.

O autor de Hebreus nos adverte: "Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo" (Hb 3.12). Observe que esta palavra é dirigida a irmãos. São aqueles de nós que se chamam cristãos que precisam examinar os corações de perto. Mas esse tipo de exame não é meramente um apelo à introspecção particular e pessoal. É um projeto de grupo: "Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado" (Hb 3.13).

Quando você vê um irmão ou uma irmã persistirem em um padrão de incredulidade, um padrão que questiona a autenticidade de sua profissão de fé, você deve falar. É a sua palavra de exortação que o Espírito Santo pode usar para suavizar o coração de sua irmã, levá-la a uma atitude de arrependimento e poupa-la da ira de Deus.

Jesus nos ensinou a corrigir uns aos outros porque entendia o perigo do pecado não arrependido. Em Mateus 18.15-18, ele estabelece cuidadosamente um processo de correção de um irmão que pecou contra outro irmão. Jesus não revela a natureza do pecado. No entanto, ele deixa bem claro que, se o pecador não se arrepender desse pecado, ele não deve ser tratado como um irmão ou irmã em Cristo. Mas como esse pecador poderá perceber a culpa dele? Ele precisa de uma palavra de correção. Jesus nos diz para enfrentar o pecador individualmente (v. 15). Se o coração do pecador permanece duro, alguns outros devem oferecer a palavra corretiva (v. 16). E se isso não funcionar, Jesus indica que toda a igreja deve se envolver (v. 18).

Todos queremos saber que tipo de pecado justifica esse tipo de confronto repetido. É importante para nós ver que a questão fundamental não é a natureza do pecado, mas a natureza da resposta quando o pecado é apontado. Alguns tempos atrás, aconselhei um jovem cristão que escolheu viver com sua namorada. Examinamos uma série de passagens bíblicas sobre a pureza sexual, e ele ficou imediatamente assustado com o erro que havia cometido. Não foi necessária mais correção e ele se casou poucos dias depois. Alguns meses depois, aconselhei uma mulher casada que escolheu deixar seu marido por outro homem. Quando apresentado versículos corretivos da Bíblia, sua resposta foi bastante diferente:"Pastor", ela disse: "Não posso voltar para o meu marido". Mas a verdade é que ela não voltaria. Seu coração estava endurecido. Em ambos os exemplos, um padrão de pecado chamou a atenção do pecador em questão e a resposta à correção levou o coração à luz.

Muitos outros lugares no Novo Testamento falam sobre o valor da correção. Tiago nos ordena advertir os irmãos que se afastam da fé (Tiago 5.19-20). Paulo nos diz para advertir aqueles que ignoram seus ensinamentos (2Ts 3.14-15). É uma coisa boa, o apontar o pecado na vida de um irmão ou irmã.

No entanto, antes de corrigir o seu irmão ou irmã, faça as seguintes perguntas:

1. Você observou o pecado? Pode haver momentos em que você precisa enfrentar com base no depoimento de outra pessoa. No entanto, na maioria dos casos, é melhor corrigir um irmão ou uma irmã sobre o pecado que você mesmo testemunhou.

2. Você pode apontar, da Escritura, como seu irmão ou irmã está pecando? A correção bíblica deve ser apenas aquilo que é "bíblico". Não devemos nos importar se outras pessoas não estão em conformidade com nossos padrões; A questão é se eles estão atentos aos padrões de Deus. Os amigos de Jó assumiram que Jó tinha pecado. Eles estavam errados. Suas suposições equivocadas frustraram Jó e irritavam a Deus. Não seja como eles.

3. Um padrão de pecado foi desenvolvido? Cada um de nós foge do padrão de Deus diariamente. Se nos corrigimos um ao outro toda vez que pecamos, não haveria tempo para fazer nada além de falar palavras de correção. Então, a menos que o pecado seja invulgarmente público e indecoroso (veja 1Co 5), considere ignorá-lo.

4. A honra de Cristo ou a clareza do evangelho estão em jogo? Quando as igrejas da Galácia começaram a seguir o caminho de aceitar um falso evangelho, Paulo falou rápida e decisivamente contra eles: "Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho (Gálatas 1.6). Um "evangelho diferente" do que Paulo pregou não é realmente um evangelho. Não pode salvar ninguém. E pior ainda, pode levar os outros a pensar que são salvos quando não são. Diante de tal escândalo, devemos falar como Paulo.

De um modo geral, você deve corrigir um irmão ou irmã quando você vê um padrão de pecado que questiona sua salvação. Se amarmos nossos irmãos e irmãs, iremos apontar seus pecados cuidadosamente. Permanecer em silêncio em face da rebelião em curso contra Deus é como empilhar madeira nos braços de um homem parado no meio de uma casa em chamas. Esta verdade deve nos tornar zelosos de falar, estar em grupos de responsabilidade onde os pecados particulares podem ser abordados e construir relacionamentos onde não falamos sobre o tempo, mas nós cavamos e garimpamos as vidas pessoais uns dos outros.

Quando esquecer

No entanto, uma palavra de cautela está em ordem. Há momentos em que nenhuma resposta é a melhor resposta. Considere os seguintes versículos:

        Provérbios 19.11: "A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas".

        Provérbios 10.12: "O ódio provoca dissensão, mas o amor cobre todos os pecados".

        1Pedro 4.8: "Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados".

À luz de passagens como essas, devemos ter em mente que a resposta cristã ao pecado é, às vezes, um silêncio. Essa recusa de repreensão pode ser um ato de graça que aponta as pessoas para o evangelho. Quando não martelamos o pecado de outro, modelamos amorosamente a misericórdia e paciência que recebemos de Deus.

Considere caridosamente o pecado de outro cristão se você puder responder sim a qualquer uma das seguintes questões:

1. O escopo da ofensa é pequeno, limitado a você? Em caso afirmativo, esta pode ser uma excelente oportunidade para não confrontar seu irmão ou irmã. É uma chance para você virar a outra face, suportar pacientemente o erro e mostrar a humildade de Cristo que, em vez de puni-lo, morreu em seu lugar.

2. Você não conseguiu se arrepender do pecado em sua própria vida? Jesus nos adverte para que não sejamos o tipo de discípulo que é rápido para apontar as falhas de outras pessoas, mas lento para reconhecer seu próprio pecado. "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?”(Mt 7.3). Como quando nos aviões, nos instruem a colocar as mascaras de oxigênio primeiro em nós mesmos, devemos cuidar do nosso próprio pecado antes de cuidar do nosso amigo cristão.

3. Seu motivo é a humilhação de seu irmão ou irmã? Ou, de outra forma, "Você está corrigindo por orgulho?" Se assim for, provavelmente seja um bom momento para ficar quieto. Paulo é um exemplo maravilhoso. Ele disse coisas muito difíceis para os Coríntios, mas ele o fez de um coração genuinamente preocupado com seu bem-estar, não com sua glória. "Não estou tentando envergonhá-los ao escrever estas coisas, mas procuro adverti-los, como a meus filhos amados" (1Coríntios 4.14).


4. O seu silêncio pode falar mais alto do que uma palavra de correção? Há momentos no meu casamento quando minha esposa tinha todo o direito de me corrigir. Ela testemunhou padrões em minha vida que eram inconvenientes de um cristão e de um pastor. Em vez de me confrontar, ela orou e teve misericórdia de mim. Seu espírito amável lembrou-me de como Paulo ensinou a igreja em Roma que "Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?" (Romanos 2.4). Ela decidiu prestar atenção ao conselho de Pedro e permitir que seu amor cubra uma multidão de meus pecados. Ela esperou que o Espírito Santo me convencesse. Ele fez. Seu silêncio falou muito.

"A palavra doce", escreveu a poetisa do século dezessete, Anne Bradstreet, "é como o mel. Um pouco adoça a vida, e muito revira o estômago".

Os cristãos sabem disso. Nossas palavras de correção podem ser muito doces - o que Deus usa para renovar a fé dos santos cansados. Mas nossas palavras também podem ser inúteis e prejudiciais. Precisamos de sabedoria para saber quando corrigir e quando ignorar.

Comentários

Postagens mais visitadas