Força na força



Outro dia eu estava jogando conversa fora,  brincando e dizendo coisas que refletem o quão ridículo às vezes somos. Disse numa bravata: “Vou escrever um livro sobre a minha humildade, em três tomos...” Todos riram, como de costume, e eu, escondido atrás de um sorriso sorrateiro solucei e pensei com os meus botões, apenas sei que nada sou.

Ultimamente, muitas das minhas próprias fraquezas tem se tornado obvias, não somente aos outros (como sempre), mas intimamente, são mais e mais patentes pra mim mesmo.  Não é divertido. Eu gosto de pensar em mim mesmo como relativamente forte. Se sou honesto, devo confessar que sou fraco. Eu preciso de ajuda.

Paulo conseguiu se gabar de suas fraquezas porque era uma oportunidade para Deus ser glorificado através dele. No que diz respeito ao seu espinho na carne (o que quer que tenha sido), Paulo pediu três vezes para que fosse removido, e esta é a resposta de Deus e a reação de Paulo às palavras de Deus:

Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte. 2Coríntios 12.8-10

Estou aprendendo que o poder de Cristo recai sobre mim durante a minha fraqueza  e vou a ele buscar minha força. Estou aprendendo a ir ao Senhor com ação de graças pelo que encontro. Se é uma grande turbulência, sei que isso significa que Jesus está me refinando (1Pedro 3.17), repreendendo-me (Hebreus 12. 5- 12), ou simplesmente desejando glorificar a si mesmo através de mim, quando eu não  encontro a minha esperança nele (João 9.3). Deus faz isso para seus próprios propósitos e para a própria glória dele.

Jó encarou a sua experiência no sofrimento e teve algumas palavras surpreendentes para dizer. Depois de tudo o que ele passou, encontramos o arrependimento de suas próprias palavras, mesmo em meio a esse sofrimento Jó 42.1-6. "Então Jó respondeu ao Senhor: "Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Tu perguntaste: ‘Quem é esse que obscurece o meu conselho sem conhecimento?’ Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber. "Tu disseste: ‘Agora escute, e eu falarei; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá’. Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza".

Como podemos passar por provações que vêm da mão de Deus, para o seu próprio propósito em nossas vidas, e ainda assim  confiar nele? Mateus 12.20-21 "Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante, até que leve à vitória a justiça. Em seu nome as nações porão sua esperança".

"Deus não destruiu Paulo. Ele não abandonou completamente o trabalho de Jó. Ele tinha um plano e um propósito para ambos. Era para se mostrar tão grande. Ele tem esse mesmo plano hoje para você e para mim. Você vê, Jesus é um Deus que nunca mais nos deixará nem nos abandonará.

Ele pode fazer isso porque sofreu as maiores dores que qualquer pessoa poderia sofrer, (Isaías 53.10) e fez isso tudo pela alegria que estava diante dele. Essa alegria estava em fazer a vontade do Pai, ao glorificar o seu nome, resgatando o seu povo dos seus pecados. Então, ele pode ser terno mesmo nos tempos mais difíceis de nossas vidas, mesmo quando permite que dificuldades cheguem, porque ele sofreu a maior dificuldade de todas, levando a ira de Deus por nossos pecados sobre si.

Podemos confiar nele porque é um criador fiel. Ele sabe o que está fazendo muito melhor do que nós. Somos fracos, admita e confie nele para fortalecê-lo pelo seu Espírito Santo. Você é capaz de muito mais do que pode pensar, enquanto depende de Cristo para mantê-lo e capacitá-lo. Nós somos ignorantes, admitimos e respeitamos suas promessas. Aquele que começou um bom trabalho em você será fiel para completá-lo. Não preciso saber todos os detalhes. Eu só preciso conhecê-lo e confiar que ele sabe o que está fazendo. Ele não falhará.

Judas 1.24-25 "Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria, ao único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para todo o sempre! Amém".

Comentários

Postagens mais visitadas