Eu odeio esperar...


Ontem fiquei esperando numa fila por mais de três horas. Meu filho aguardava ansiosamente para o momento do seu alistamento. Vi diversas pessoas esperando também, e percebi a diferença na disposição das pessoas quanto ao motivo de sua espera. Uns, alegremente aguardavam a sua vez, usando o tempo pra mostrar o bebê que registrariam. Outros, impacientes e descontentes com o fato de ter de esperar por horas até que chegasse a sua vez.

A ansiedade é a canção escrava do coração humano sob a tirania da insignificância. A impaciência é uma linha aguda de ansiedade - desempenhada em uma determinada chave - que pode hipnotizar e atrapalhar uma alma em um círculo infinito de idolatria hipnotizada. Com cada batida do coração, gotas de desejo inocente se tornam cada vez mais uma torrente de mania violenta, acumulando palavras simples com vasta jurisdição: "Eu quero isso". . . "Eu quero todos" . . . "Eu quero tudo agora, agora!"

E, como é feroz essa impaciência que permanece coberta pela calma inocência do desejo original por uma mensagem de texto, uma resposta, por um cônjuge, por um filho, um emprego, um lugar na lista.

A impaciência é uma profunda aversão a todo o conceito de "pão nosso de cada dia", em favor de um simples "nos dá hoje". Geralmente, "Apenas dê".

Quando Deus diz "mais tarde".

Nós ouvimos uma quantidade nauseante de vezes o ditado cristão: "Deus dá três respostas à oração: sim, não, ou mais tarde". Há várias razões pelas quais Deus pode dizer "mais tarde" para uma benção, tanto quando planeja dar como quando quer recusá-la. A parte difícil é nunca saber que parte nos caberá. 

Louve a Jesus por não receber o que quer quando quiser. "Não" é fácil, porque, bem. . . é um não. "Não" é concreto e, portanto, lamentável - você pode sofrer, curar e seguir em frente dizendo esse "Não" é porque Deus está me protegendo de algo. Deus está claramente fazendo algo maior quando ele emite um "Não!". "Sim" é ótimo, porque é um sim. Você consegue o que quer. Em ambos os casos, ore com ação de graças. Mas "Mais tarde" é difícil, porque corta o cordão entre você e o chão, e com nada de concreto para aguentar, pode te levar a uma turbulência e confusão interna.

A tentação que enfrenta cada cristão em espera é proceder como se Deus tivesse dado um "Não" ou "Sim". "Eu vou assumir que estou obtendo isso" ou "eu sou continuarei sem uma resposta clara. Mas isso não é o que Deus está fazendo com "Mais tarde". "Mais tarde" não é meramente ambiguidade divina. "Mais tarde" é Deus virar o botão de volume emocional para revelar o que está no coração. Com "Mais tarde", Deus amplifica o estado espiritual de um cristão. Você ouviu isso? Você ouve essa insegurança? Você ouve esse medo? Estou lhe ensinando como responder a isso. Deus está ensinando você a processar essas emoções e confiar nele com esses pensamentos. "Mais tarde" é mais do que "não agora". "Mais tarde" significa "Ouvir enquanto espera".

Gratificação atrasada

Nós não sabemos se um "mais tarde" é "sim" ou "não" até depois do fato. Mas para os tempos em que o "Mais tarde" de Deus é "Mais tarde. . . mas sim" será útil lembrar que os dons mais preciosos de Deus são, muitas vezes, estabelecidos em gradação por três razões.

1. Aumentar a fé.

Primeiro, se Deus não quisesse um relacionamento profundo e afetuoso com você, ele lhe daria tudo o que queria de imediato. Ele o aplacaria com os prazeres deste mundo. Para aqueles que conhecem Deus, isso é intuitivamente diferente dele - não muito diferente dele para abençoar, mas ao contrário dele para se apaziguar. Deus não enviou seu Filho para propiciar sua birra (Romanos 3.21-26).

Porque o ama, Deus não o abençoará tão ricamente que você não precise mais confiar nele. Ele o abençoa sazonalmente, proporcionalmente e de forma incremental, porque ele quer conceder-lhe tanto o presente como o dom da fé, e nunca o primeiro sem o último. Ed Welch, conselheiro de CCEF,  observa: 
"Tal prosperidade seria uma maldição". Deus nos abençoa com a plenitude de si mesmo através da incompletude momentânea de sua provisão material.

"Deus nos abençoa com a plenitude de si mesmo através da incompletude momentânea de sua provisão material". 


2. Inspirar apreciação.

Em segundo lugar, o imediatismo pode depreciar o valor com o qual o destinatário recebe o presente. Um presente amoroso não aumenta o excesso, mas é uma expressão pessoal de cuidados para uma necessidade ou desejo (Mateus 7.9). Então, na espera, Deus está acendendo o fogo que permite que os presentes sejam recebidos com alegria. Deus não quer apenas que um presente seja um meio para um fim, mas que o deleite no presente seja um meio para crescer na fé e na alegria. Exercitar a paciência é um investimento no gozo futuro (Provérbios 13.12).

3. Para a memória.

Em terceiro lugar, e isso é apenas, às vezes, devemos ter em mente que alguns presentes, para que a sua bondade durem, exigem tempo para se implantar e crescer. Bem-estar emocional. Status romântico. Estabilidade financeira. A felicidade em uma dessas áreas pode muitas vezes (embora nem sempre) ser uma bandeira vermelha que significa a ilusão de uma benção (Provérbios 20.21).

Empenho atrasado, muito tarde, muito pouco...

Às vezes, usamos toda a nossa resistência, ou um "Não" vem, e a fé parece tímida, e embaraçosamente com as mãos vazias. O médico atrasou o diagnóstico; Esperei com fé e agora tenho câncer. Eu pensei que meu namorado iria propor; Esperei com fé e ele terminou comigo. Nós tentamos meses, e depois anos; Esperei com fé e nunca engravidamos.

Nesses momentos, é compreensível dizer: "Eu não quero Deus nesse momento. Eu quero ficar vivo para minha família". "Eu não quero maior fé agora. Eu quero uma esposa, eu quero um filho". "Eu não quero ser melhor em me sentir como um cristão. Eu quero um emprego". "Eu orei por isso, e Deus não me deu nada". Nesses casos, as Escrituras podem parecer nada mais do que um pastor em um jantar cósmico que, depois de servir, nos deixa um trato em vez de uma dica: "As regras do Senhor são. . . mais a desejar do que o ouro, muito muito ouro "(Salmo 19.9-10).

Obrigado . . . empurrão.

Não há resposta para esses sofrimentos, exceto que Deus é Deus. Mas essa resposta nos deixa com uma tensão, pelo menos emocionalmente, irresolúvel. Perguntamos por que Deus nos colocaria em uma estação difícil de esperar apenas para puxar o tapete debaixo de nós, e questionamos sua confiabilidade, seu caráter e até mesmo seu amor.

Aqui está uma verdade muitas vezes negligenciada: não é errado perguntar. Podemos orar sem medo. "Olhe para a minha vida, Senhor. Não acredito que você me ame" (Salmo 22.1). Há muito para descompactar. "Eu quero acreditar. Mas neste momento eu não acredito. Ajude-me na minha descrença" (Marcos 9.24; 2Tessalonicenses 1.3).

Sim, Deus pode estar desapontando a sua idolatria com um "Mais tarde. . . mas não. "Ele pode estar disciplinando. Ele pode estar fazendo limpeza espiritual. Mas devemos nos proteger contra sempre dar uma explicação para um "Mais tarde. . . mas não. "A política oficial deve ser: "Não diga às pessoas que Deus causa seu sofrimento". 

Praticamente sempre.

É claro que Deus sempre continuará a santificar um cristão, independentemente das circunstâncias da sua vida (Efésios 3.8-13). Mas isso não faz todos os eventos subsequentes para um "Mais tarde. . . mas não" o motivo da experiência decepcionante. Deus nunca promete um motivo. Ele raramente oferece uma resposta. Ele sempre se oferecerá. E eu (relutantemente) não consigo pensar em um caminho mais persuasivo para que Deus se apresente a um coração pecaminoso do que pela crescente antecipação e a queda livre do desapontamento.


"Deus nunca promete um motivo. Ele raramente oferece uma resposta. Ele sempre se oferecerá. "


Há uma tensão real e inevitável aqui, e a impaciência pode te deixar como um perdedor machucado sem ninguem que se apiede. 

"Mais tarde. . . mas não. "

Se deixarmos a impaciência assumir o controle nos momentos enquanto aguardamos, o caos assumirá o controle quando a resposta for "Não ".

A oportunidade de Deus

Seria muito mais fácil se pudéssemos agradecer, em vez de sermos fieis. Em momentos de espera, a definição bíblica de fé torna-se irritantemente etérea: "Agora a fé é a garantia das coisas esperadas, a convicção das coisas que não se vêem" (Hebreus 11.1). Pode ser a convicção de que Deus deve me abençoar abundante e imediatamente quando eu quero algo mal? Eu prefiro essa definição de fé. . . . Mas agradeço ao Senhor que esse não é o caso. Louvemos a Jesus que Daniel Charles não consegue o que quer quando quiser.

Deus é bom, e isso tem valor em dinheiro para nossa falta hoje (Hebreus 3.13). Ele nos diz para perguntar de forma persistente (Lucas 18.7-8). Ele nos diz: "Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas [materiais] serão adicionadas a você" (Mateus 6.33). . . de alguma forma. E ele nos diz para confiar que seu tempo é perfeito (Salmo 31. 14-15). Deixe-nos fazer isso com o menor direito materialista e a maior confiança que podemos obter. Se, como Deus, soubéssemos todas as variáveis em nossas circunstâncias, teríamos de admitir que a cronologia de Deus para nos abençoar é perfeitamente apropriada.

Comentários

Postagens mais visitadas