Quando Deus diz pra parar...


Crescendo nos arredores de Filadelfia, uma das melhores experiências que tive foi morar em um bairro multiétnico e frequentar o ensino fundamental e o ensino médio com pessoas de todo o mundo. Meus amigos, italianos, portugueses, checoslovacos, israelenses, chineses, russos, gregos, sem contar os Americanos, muito menos americanos do que eu mesmo. Segunda, terceira e quarta gerações de imigrantes. Vários desses amigos, de religiões bem diferentes do que até então eu conhecia. Aí comecei a amar a ideia de conhecer coisas em outros idiomas. Eu tinha muitos amigos da Coreia e a primeira palavra coreana que aprendi foi Hajima. Essa palavra veio a calhar quando, algumas décadas depois, eu me encontrei ministrando como pastor auxiliar na Igreja Young Kwang, uma igreja coreana em São Paulo.

Hajima significa não fazer, não ou pare, dependendo do contexto. Sempre que você ouve o JIMA, isso indica um "não". É colocado depois de um verbo para torná-lo negativo. Existem várias outras expressões usadas para dizer informalmente a alguém que pare: meomchwosseo, geumanhae, geuman dwosseo. A versão informal pode ser usada quando se fala com alguém próximo a você (mas da mesma idade ou mais jovem) ou alguém que é muito mais jovem do que você. Exemplo: (ireon jansorireul ije geumanhae) Pare de incomodar assim agora...

A primeira frase que Corisco, nosso papagaio de estimação, aprendeu a dizer foi algo assim também. Ele aprendeu a dizer "Para, Davi!"

Acho que temos várias maneiras de dizer "Pare com isso" em japonês, dependendo da situação:

い め な さ い Yame nasai! (Muito forte para proibir a ação)

て め て Yamete! (Mais suave que や め な さ い, incluindo que "você quer que ela pare a ação")

ね め よ う ね ! Yameyou ne. (Muito suave para convencer alguém a parar a ação)

Eu acho que às vezes め め Dame! significa "pare com isso" como "não !!!".

Nas minhas batalhas com a língua japonesa, às vezes que nem aprendiz de Samurai, com mais lisura que lutador de Sumo numa piscina de gelatina, descobri que para garantir meu ponto de vista de forma mais eficaz nas situações de urgência ou desespero, geralmente digo 2 ou 3  expressões juntas como:

! ラ ッ! Kora ~ tsu! (Hey!)! め! Dame! (Nãaaao!)! め な さ い! Yame nasai! (Pare com isso !!!)

Tudo isso me lembra de uma história, bem, uma piada sobre um advogado que dirigia distraído quando, num sinal PARE, passou sem parar, mesmo em frente a uma viatura da polícia.

Ao ser mandado parar, tomou uma atitude de espertalhão...

— Boa tarde. Documento do carro e habilitação.

— Mas por quê, policial?

— Não parou no sinal de PARE ali atrás.

— Eu diminuí, e como não vinha ninguém...

— Exato. Documentos do carro e habilitação.

— Você sabe qual é a diferença jurídica entre diminuir e parar?

— A diferença é que a lei diz que num sinal de PARE deve parar completamente. Documento e habilitação.

— Ouça policial, eu sou advogado e sei de suas limitações na interpretação de texto de lei, proponho-lhe o seguinte: se você conseguir me explicar a diferença legal entre diminuir e parar eu lhe dou os documentos e você pode me multar. Senão, vou embora sem multa.

— Muito bem, aceito. Pode fazer o favor de sair do veículo, senhor advogado?

O advogado desce e é então que os policiais começam a brutalidade. É pancada pra tudo quanto é lado, tapa, botinada, cassetete, cotovelada, gás de pimenta, choque elétrico etc.

O advogado grita por socorro, e pede para parar por obsequio, até pedindo pela mamãe. Então o policial pergunta:

— Quer que a gente PARE ou só DIMINUA?

Tenho um sério problema quando espero uma ação ou o cessar de alguma coisa e não sou atendido.  A resposta quase sempre é a mesma: “To indo...” Tentei usar essa sabedoria com meus filhos. Obviamente, sem a violência, apenas contei a história do advogado. Mas parece que ao meu modelo, eles também riem mais da piada, sem observar a lição de moral que ela ilustra.

Uma pergunta que meu pai sempre faz é: “qual o seu limite?” O que é que te para? Quanto tempo e quanta distância estou disposto a enfrentar sem que antes eu simplesmente pare. Eu costumo dizer, que a Palavra de Deus deveria ter o efeito de uma arma, carregada, engatilhada e apontada bem no meio da nossa face. Deveria ter o efeito de nos assustar tanto quanto de causar mudança de atitude. Mais que isso, de refletir a vida inteira num flash. Fazer-nos reconhecer o seu poder e entregar tudo.

Esse confronto deve nos fazer parar. E não é um para suave ou eletivo como nas línguas orientais, onde temos escolhas na forma de falar. Parar significa considerar se nossas escolhas nos levarão na direção certa. Mas às vezes seguimos em uma direção que sabemos ser a errada, afastando-nos da história que, em Cristo, queremos contar.

Quando isso acontece, precisamos parar, não apenas para considerar as consequências, mas também para escolher não correr na direção errada. A palavra arrependimento literalmente significa mudar de rumo, parar de andar em uma direção e retornar a Deus e seu caminho para nós.

Há um ótimo exemplo de parar para reconsiderar um curso de ação melhor no Antigo Testamento. Em Êxodo 18, Moisés sabia que algo tinha que mudar ou ele ia desmoronar tentando administrar todas as exigências de sua vida. Depois de liderar com sucesso os israelitas da escravidão no Egito, Moisés tornou-se responsável por ouvir todos os problemas dos israelitas e por julgar. Ele manteve isso durante todo o dia, todos os dias, até que foi gasto.

Finalmente, o sogro de Moisés, Jetro, veio oferecer-lhe uma palavra dura: “O que você está fazendo não é bom. Você e essas pessoas que vêm até você só se desgastam. O trabalho é pesado demais para você; você não pode lidar sozinho. Ouça-me agora e eu lhe darei alguns conselhos ” (Êxodo 18.17-19).

Dá pra se ver nessa mesma posição? Você está fazendo malabarismos com tantas motosserras que parece impossível continuar, mas também é impossível parar? O que te mantém nessa situação? O que você está fazendo hoje que não é bom para a sua história? Você tem algum hábito, uma mentalidade, um vício, uma atitude, um processo de pensamento - algo em sua vida que está sequestrando a história que você quer contar?

Você precisa do mesmo encorajamento que Jetro ofereceu a Moisés: “Que Deus seja convosco” (v. 19). Ele passou a sugerir uma solução simples e prática. Pare de fazer do jeito que está fazendo e peça ajuda. Jetro disse a Moisés para selecionar alguns líderes capazes e treiná-los para lidar com as disputas que ele estava ouvindo. Ele descreveu um sistema que podia lidar com o volume de reclamações sem sobrecarregar qualquer um dos líderes, essencialmente uma hierarquia na qual algumas pessoas supervisionariam milhares, algumas centenas, alguns cinquenta e algumas dezenas.

“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.” - Salmo 46.10

Este versículo vem de uma seção mais longa da Escritura que proclama o poder e a segurança de Deus. Enquanto a ameaça que o salmista enfrentou não é mencionada especificamente, parece se relacionar com as nações pagãs e um chamado para que Deus termine a guerra violenta. Aqui está todo o salmo:

1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. 2 Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. 3 Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.) 4 Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. 5 Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. 6 Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. 7 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.) 8 Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra! 9 Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. 10 Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.  11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)  - Salmo 46

Note que a maioria do salmo está escrito na terceira pessoa, enquanto o salmista fala de Deus. No entanto, a voz de Deus vem no versículo 10, e o Senhor fala em primeira pessoa: “Fique em silêncio e saiba que eu sou Deus; Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra”.

Aquitai-vos. Este é um apelo para que os envolvidos na guerra parem de lutar, para ficarem quietos. A palavra é uma tradução de rapa, que significa “afrouxar, diminuir ou cessar”. Em alguns casos, a palavra carrega a ideia de “cair, ser fraco ou fraquejar”. Conota duas pessoas lutando até que alguém os separe e os faça largar suas armas. Como um pai japones diria seus filhos, Kora ~ tsu! (Hey!) Dame! (Nãaaao!)!Yame nasai! (Pare com isso !!!). Depois que a luta parou é que os guerreiros podem reconhecer sua confiança em Deus. Os cristãos frequentemente interpretam o mandamento de “ficar quieto” como “ficar quieto na presença de Deus”. Embora a tranquilidade seja certamente útil, a frase significa parar a atividade frenética, desmoronar e ficar quieto. Para o povo de Deus "ficar parado" envolveria olhar para o Senhor por sua ajuda (cf. Êxodo 14.13); para os inimigos de Deus, ser "parado" significaria deixar de lutar uma batalha que eles não podem vencer.

Saiba que eu sou Deus. Saber, neste caso, significa “verificar adequadamente, vendo” e “reconhecer, estar ciente”. Como reconhecer Deus afeta nossa quietude? Sabemos que Ele é onisciente (sabe todas as coisas), onipresente (presente em todos os lugares), onipotente (todo-poderoso), santo, soberano, fiel, infinito e bom. Reconhecer a Deus implica que podemos confiar nele e nos entregar ao seu plano, porque entendemos quem ele é.

Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra. Era tentador para a nação de Israel alinhar-se com as potências estrangeiras, e Deus lembra-lhes que, finalmente, ele será exaltado! Deus vence e trará a paz. Durante o tempo de Isaías, Judá procurou ajuda dos egípcios, embora Deus tenha advertido contra isso. Judá não precisava do poder egípcio; eles precisavam da confiança no Senhor: “Em arrependimento e descanso está a sua salvação, na quietude e confiança está a sua força” (Isaías 30.15).

Quando estamos quietos, parados, rendidos e entregues a Deus, encontramos paz, mesmo quando a terra cede, as montanhas caem (verso 2), ou as nações entram em alvoroço e os reinos caem (verso 6). Quando a vida se torna opressiva e a ocupação tem precedência, lembre-se do Salmo 46.1: “Deus é o nosso refúgio e força, uma ajuda sempre presente na angústia”. Corra para ele, abaixe suas armas e caia em seus braços. Reconheça que ele é Deus e que é exaltado na terra. Fique quieto e saiba que ele é Deus.

Muitas vezes, esse versículo é usado como fonte de encorajamento, sendo um dos mais “apreciados” da Bíblia. Infelizmente, porém, tornou-se apenas mais uma frase cristã clichê que se repete nos círculos cristãos.

Observe para quem essa linha é direcionada. Na verdade não é um versículo encorajador, escolhido pelo periquito na caixinha de promessas (os mais jovens devem pesquisar). É um chamado para as nações cessarem o fogo e se curvarem ao Senhor que é Deus. “Pare, Stop it, Hajima, Dame!“--“Fique quieto e saiba que eu sou Deus” não é um grande versículo de memória devocional; em vez disso, é um aviso severo.

O Salmo 46.10, no contexto, é uma advertência para todos os exércitos das nações que se opõem a Deus e seu povo. É como se Deus estivesse dizendo: "Fique quieto! Pare!!! DEIXE O FOGO! Saiba que eu sou Deus. Eu serei exaltado entre as nações. Eu serei exaltado na terra.

Em outras palavras, “se você se opõe a mim, eu vou te esmagar. Esta é uma batalha que você não pode vencer.

O contexto é extremamente importante na interpretação das Escrituras. Não podemos extrapolar os versículos da Bíblia e usá-los da maneira que escolhermos. Temos de ler cada passagem como Deus, o Espírito Santo, quer que façamos. Essa é uma advertência para as nações rebeldes.

Deus está em essência dizendo: Pare e entenda. Eu fiz a todas essas nações estrangeiras no Antigo Testamento - quando ordenei a Josué que vencesse os hititas, os amorreus, os cananeus, os jebuseus e todos os outros “eus”. Essa foi uma prévia do que eu sou. Eu vou fazer quando meu Divino Guerreiro - o Rei Jesus - retornar. Toda essa conquista e toda essa morte foi uma prévia do que vai acontecer quando o mundo acabar e meu Filho retornar. Eu trarei julgamento sobre as nações que se rebelam contra mim.

Este é o pior evento catastrófico que podemos imaginar. Deus está vindo para julgar. Essa é a má notícia. Deus estará presente em ira por toda a eternidade para todos aqueles que o rejeitaram e nunca dobraram o joelho ao seu Filho. Isso é muito má notícia. Muita pancada!

Mas a boa notícia é que esse mesmo Deus que está vindo como Juiz é também o Deus que agora mantém misericórdia e perdão para todos os que creem em seu Filho.

O Salmo 46 é sobre o refúgio seguro que o povo de Deus tem, colocando sua esperança e confiança nele. Para todos vocês que abraçaram Jesus Cristo pela fé, Deus se tornou sua poderosa fortaleza e refúgio seguro da destruição no último dia!

O próprio Deus desceu do céu na pessoa e obra de Jesus Cristo. Este Filho de Deus se tornou Deus conosco para que o Pai fosse um Deus que é para nós e não contra nós!

Nesse último mês, ou melhor, nessa última semana, tenho sido metodologicamente lembrado de que o Senhor é Deus. A saúde abalada, as finanças... (só Deus sabe!). Transtornos externos, lutas internas tem tomado grande parte da minha atenção. E no meio desse furacão de magnitude catastrófica japonesa, ouço a voz do Senhor dizendo “Aquietai-vos e sabei que o Senhor é Deus”.

E então, se, como eu, você é um dos afortunados, Deus intervém e para você em seus trilhos. Pode ser por meio de tragédia, doença, morte, exaustão - nenhuma das quais acolhemos, mas todas as quais eu acredito que Deus usa para finalmente detalhar o ponto em que todos nós precisamos parar e ficar quietos, e cessar nosso esforço.

Na minha arrogância humana, penso que sempre haverá outro dia, outra oportunidade para mudar a profundidade do tempo que passamos com Deus. No auge dessa arrogância, há uma adoração de mim mesmo que muitas vezes triunfa sobre a adoração ao Senhor. Isso é pecado e eu me arrependo. Quando sinto orgulho das minhas realizações humanas, criaturas feitas por Deus. Até mesmo nas atividades aparentemente espirituais, dando apenas um crédito superficial, passamos para o próximo empreendimento.

Na minha vida já capotei, fui atingido por raio (faísca, efeito de um raio). Já quebrei ossos e promessas. Muito fracasso, e mesmo assim quis seguir em frente. Os destroços me detiveram em minhas pegadas físicas. Deus me parou em meus rastros espirituais no passado, e ele continua a fazer o mesmo hoje. Ele faz isso por uma razão e uma única razão - que eu deveria saber que é ele, não eu, que é Deus. 

Aprender as diferentes nuances de PARE em idiomas diferentes me fez muito bem. Quer em coreano ou em japonês, importa é saber que acima de quaisquer autoridades, Deus nos manda parar!

Em Isaías 25.1–5, depois de profetizar o castigo de Israel e a subsequente libertação de seus inimigos, o profeta louva a Deus por seus planos. Todas essas “coisas maravilhosas”, observa Isaías, foram “planejadas há muito tempo” (v. 1), mas incluíram alguns tempos árduos.

Pode ser difícil ouvir Deus dizendo não e ainda mais difícil de entender quando estamos orando por algo bom - como a libertação de alguém de uma crise. É quando precisamos nos apegar à verdade dos bons planos de Deus. Podemos não entender por quê, mas podemos continuar confiando em seu amor, bondade e fidelidade.

A boa notícia é que Deus tem o poder de proteger seu povo na sua justiça, e ele tem o poder de nos perdoar os pecados, nos purificar de toda injustiça e nos levar a salvo em sua cidade celestial que há de vir.



Comentários

Postagens mais visitadas