Água em vinho? O primeiro milagre de Jesus


Transformar a água em vinho no casamento de Caná - está repleto de ecos simbólicos dos grandes temas das Escrituras. Por que devemos esperar o contrário? Jesus não é do tipo que faz qualquer coisa ao acaso. Além disso, o Apóstolo João nos diz que este milagre é o primeiro de vários sinais (João 2.11), todos os quais “estão escritos para que você possa crer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e que crendo em você pode ter vida em seu nome”(20.31).

Não devemos, contudo, reduzir os milagres de Jesus a meros sinais de Seu poder, como se milagres fossem nada mais do que repetidas demonstrações da divindade de Cristo. Em vez disso, devemos vê-los como sinais da pessoa e do trabalho de Jesus, isto é, sinais de Sua divindade e sinais de Suas intenções divinas para o mundo.

Desta forma, os milagres de Jesus não são tanto violações sobrenaturais da “ordem natural” quanto são restaurações sobrenaturais da natureza ordenadas corretamente, uma imagem do modo como as coisas deveriam ser. Assim, eles nos apontam para o dia em que o pecado, a doença, a tristeza e a morte não são mais, porque Jesus terá feito todas as coisas novas (Apocalipse 21. 4-5).

Podemos ver facilmente esse ponto na maioria dos milagres de Jesus, como a alimentação dos famintos, a cura dos coxos, o exorcismo dos demônios e a ressurreição de Lázaro e da filha de Jairo. Mas o que Cristo tem a ver com Cabernet Sauvignon? Muito em todos os sentidos.

O vinho se foi cedo demais - Ao longo das Escrituras, o vinho é um símbolo da graça de Deus e da nossa alegria resultante (cf. Dt 7.1-13; Jr 31.5-12; Is 25.6-9; Joel 3.18). Ao contrário da água, o vinho é desnecessário para a vida. Sua superfluidade é uma imagem da graça superabundante de Deus. Quer dizer, nosso Senhor é o tipo de Deus que ama dar coisas boas para aqueles que não os merecem, presentes supérfluos como “vinho para alegrar o coração do homem” (Salmo 104.15).

No entanto, o grande problema que acompanha a vida sob o sol é o prazer passageiro encontrado em nossas tentativas idólatras de desfrutar dos dons de Deus “à parte dele” (Ec 2.25). Essa abordagem da vida é uma busca fútil condenada à insatisfação. É uma tentativa de obter do mundo de Deus o que só pode ser encontrado no próprio Deus (Rm 1.21-25). É um copo de vinho que se esvazia muito cedo. É uma festa que não tem alegria (João 2.3).

O novo vinho da nova aliança - Entre em Jesus, o Senhor da festa, o Mestre da cerimônia, a Videira e os convidados. Note como Ele não segue os caminhos do mundo, diluindo os dons de Deus como se dissesse que a graça era escassa. Não, nosso Senhor faz o melhor vinho (João 2.10). Contemple o vinho fortificado da graça, disponível a todos os que têm sede, sem dinheiro ou preço (Is 55.1–2).

Deus preparou uma mesa para nós, e a taça colocada sobre ela transborda. Maravilhe-se com a generosidade da provisão de Jesus, vista na conversão de seis recipientes cheios de “vinte a trinta galões cada” (João 2.6). Esse volume de 120 a 180 galões é o equivalente a 605 a 908 garrafas de vinho de tamanho padrão hoje, uma imagem perfeita da benevolência de Deus: "De sua plenitude todos nós recebemos graça sobre graça" (João 1.16) . Deus realmente preparou uma mesa para nós, e a taça nela colocada transborda (cf. Sl 23. 5).

Considere, também, que estes não eram vasos de água comuns, mas "seis jarros de água de pedra para os ritos de purificação dos judeus" (João 2.6). A menção de João a esse detalhe é quase com certeza destinada a ressaltar a transição histórico-redentora das exigências cerimoniais recorrentes da antiga aliança (Êxodo 30.17-21) à lavagem definitiva do batismo na nova aliança (Êxodo 30.17-21). 6: 3-5 (Tito 3.5-6). Este é o modo de Jesus dizer: "Você não precisará mais disso, pois o novo vinho da nova aliança está aqui" (cf. Mc 2.22).

E notando outra alusão possível, João saiu do seu caminho para nos dizer que o vinho foi retirado de jarros de pedra. Desta forma, o milagre de Jesus envolve trazer vinho da rocha, revelando que Cristo é o verdadeiro e melhor Moisés, pois Moisés produziu apenas água da rocha (Êxodo 17.6; Nm 20. 8). Esse padrão não está de acordo com o que John já nos disse? A água da lei foi dada através de Moisés, mas o vinho da graça veio através de Jesus Cristo (João 1.17).

A alegria que nunca termina - Finalmente, observe quando Jesus realiza Seu primeiro sinal milagroso: “No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia” (João 2. 1).

Não é por acaso que o milagre acontece em um casamento, um dos símbolos favoritos de Deus para o pacto que Ele fez com Seu povo. Ainda assim, estamos justificados em ver algo de significativo na menção de João do terceiro dia?

Uma leitura atenta de toda a Bíblia sugere que não é preciso alegoria nem numerologia para ver o significado desse detalhe. Pois o “terceiro dia” no mundo bíblico é frequentemente um dos novos nascimentos e transições do antigo para o novo. É no terceiro dia quando Abraão vê o lugar onde o Senhor provê (Gn 22. 4-8), o terceiro dia quando Deus encontra Seu povo no Sinai (Êxodo 19), o terceiro dia quando o Senhor revive Seu caído pessoas (Oséias 6) e no terceiro dia quando a vida de Jonas é trazida da cova (Jonas 2. 3-6; Mt 12.40). É mesmo no terceiro dia da criação, quando as plantas que tornam o vinho possível, foram primeiro trazidas da terra (Gn 1.11-13).

Em vista de tudo isso, a menção deliberada de João sobre o tempo e lugar do primeiro milagre de Jesus pode apontar para o primeiro milagre de Cristo como uma antecipação do terceiro dia da ressurreição (Lucas 24:46), a garantia daquele dia em que o último O casamento de Cristo com Sua noiva é consumado com Seu retorno (Ap. 21: 1–5).

Nesse dia, cantaremos com os anjos: “Bem-aventurados os que são convidados para a ceia das bodas do Cordeiro!” (Apocalipse 19. 9). Beberemos o fruto da videira juntamente com Jesus (Mt 26:29). E nós descobriremos que este vinho, como a alegria dos redimidos, nunca acabará (Sl 16.11).

De lá Jesus viaja para Jerusalém para a Páscoa. Esta foi uma das três festas anuais que os judeus eram obrigados a frequentar em Jerusalém. Os outros dois eram Pentecostes e Tabernáculos.

Uma vez que Jesus chegou ao templo, Ele limpou o templo dos cambistas. Esta é a primeira de duas vezes que Ele faria isso. A questão aqui não é que as coisas estavam sendo vendidas no Templo. A questão era que os líderes religiosos tinham corrompido o processo para tirar vantagem das pessoas que estavam vindo para adorar a Deus. A historia é assim. Quando os adoradores vinham ao Templo na Páscoa, eles teriam trazido um animal para sacrifício e teriam trazido dinheiro para pagar o Imposto do Templo. Os líderes religiosos descobriram que, se declarassem que qualquer animal trazido para o Templo era inadequado para o sacrifício, os adoradores teriam de comprar um deles para oferecer como sacrifício. Você pode imaginar o aumento nos preços. Da mesma forma, os líderes religiosos também cunharam uma moeda do Templo que era “a única moeda aceitável para pagar o imposto do Templo”. Então, eles se tornaram cambistas. Eles trocaram o dinheiro das pessoas pelo dinheiro do Templo a taxas exorbitantes. E aqueles que vieram para adorar não tiveram escolha senão pagar o preço.

Então, Jesus reagiu com certa indignação e expulsou aqueles que vendiam animais e trocavam dinheiro. Não tenho dúvidas de que aqueles que foram afugentados ficaram bastante perturbados com a possibilidade de Jesus interferir em seu empreendimento mais que proveitoso. Também não tenho dúvidas de que aqueles que vieram de longe para adorar estavam realmente agradecidos por não serem aproveitados em sua tentativa de adorar a Deus.

Há algumas ótimas lições nessa parte da história. Primeiro, não há nada de errado em comprar e vender coisas na igreja, desde que o que é vendido não seja necessário para entrar no culto. Dois, nunca devemos construir barreiras ou erigir obstáculos que impeçam as pessoas de adorarem a Deus. De fato, devemos remover intencionalmente essas barreiras e derrubar esses obstáculos para que mais pessoas possam chegar a Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas