João 4 - Jesus encontrou a mulher no poço de Jacó


O capítulo começa com Jesus e Seus discípulos saindo da Judéia e indo para o norte, para a Galiléia. O versículo 4 diz que Ele teve que passar por Samaria. Essa é uma afirmação interessante. Na verdade, havia três rotas diferentes da Judéia para a Galiléia, das quais apenas uma passou por Samaria. Então, Jesus não teve de passar por Samaria, porque esse era o único caminho.

A razão pela qual isso é importante é que os judeus ortodoxos teriam ido muito longe de seu caminho para não passar por Samaria. De fato, o povo judeu tinha um ódio duradouro e profundo do samaritano. Na verdade, há registros de fariseus (líderes religiosos judeus) orando para que nenhum samaritano ressuscite na ressurreição.

Lembre-se que Jesus teve de passar por Samaria. Ele não precisava geograficamente, mas precisava espiritualmente. Deus havia orquestrado uma designação divina para uma mulher samaritana que teria sido odiada pelo povo judeu e desprezada por sua própria comunidade samaritana.

Depois de conhecer o Salvador, ela foi à cidade e contou às pessoas sobre Jesus. Eles encontraram Jesus e muitos deles foram salvos. Embora o Evangelho tenha sido originalmente enviado ao povo judeu, sempre foi destinado a pessoas de todas as nações e etnias.

Quando você chega ao versículo 46, a história muda para um homem que ocupava uma posição importante em Cafarnaum, que fica na Galiléia. Não sabemos muito sobre esse homem além de ser um "oficial" ou "nobre" e seu filho que estava terrivelmente doente. Jesus curou o filho do homem, embora ele estivesse fisicamente separado do menino.

Como o versículo 54 diz, este foi o segundo milagre que Jesus realizou em Caná. O primeiro foi quando Ele transformou a água em vinho. Quero que passemos o resto do nosso tempo hoje pensando nisso. Essa cura do menino é um dos vários milagres que Jesus realizou à distância.

O milagre de Jesus de transformar a água em vinho demonstrou seu poder com o tempo. De uma forma muito real, todo o vinho é feito de água, pois leva água para que as videiras cresçam e para encher as uvas com o suco. Dadas as circunstâncias certas, o suco acabará se tornando vinho. Jesus instantaneamente fez o que o Pai sempre fizera ao longo do tempo.

Mas na cura do filho do nobre, o tempo não era o problema. O espaço era. O poder de Jesus não foi limitado pela distância entre Ele e o menino. Ele curou o menino com Suas palavras poderosas que viajaram através do espaço entre eles.

Aqui está o que eu quero deixar com você. Deus está sempre no trabalho. Ele está trabalhando no tempo e no espaço para criar compromissos divinos para as pessoas se encontrarem com Jesus. Os incríveis milagres que Jesus realizou não foram feitos para chocar e reverenciar, mas para apontar para o Milagreiro.

Agradeço hoje que Jesus não está limitado pelas coisas que tão me limitam. Eu sou grato que Ele saiu da eternidade para andar nesta terra para que pessoas como eu pudessem um dia ser salvas. Que Salvador! Que glorioso Salvador!

Comentários

Postagens mais visitadas