João 8 - A mulher acusada de adultério

João 8 começa e termina com duas tentativas de apedrejamentos; primeiro de uma mulher adúltera e, por último, do próprio Jesus.

É o caso que a história da mulher adúltera não fazia parte do primeiro evangelho. Mas obviamente agradou ao Espírito Santo preservar essa história preciosa como parte de nosso cânon (coleção final de livros do Novo Testamento). E nós podemos ver o porquê. Essa é uma tentativa tão cínica de prender Jesus. Como a metade masculina desse encontro nem sequer está presente, como a lei exigiria, você pode imaginar que ele também fazia parte da armadilha. Em outras palavras, eles estão usando ... e estão prontos para destruir ... essa mulher para conseguir Jesus. Se ele concordar que eles deveriam apedrejá-la por adultério, ele está em apuros com os romanos porque os judeus não podiam executar a pena capital. Se ele salva a vida dela, ele está violando a lei judaica. Parece uma armadilha perfeita ... e o único “custo” é a vida dessa mulher de caráter questionável. É horrível, não é, o comprimento que eles iriam para destruir Jesus?

Muitas questões. O que ele escreveu na areia? É o único exemplo registrado de Jesus escrevendo qualquer coisa. Alguns imaginam que ele estava escrevendo os pecados dos homens que estavam prontos para apedrejá-la. Fascinante. Além disso, por que esse exemplo tão poderoso de graça e verdade está em combinação? Jesus, o único que tinha o direito de condená-la, se recusa. Graça. MAS ... ele a manda com uma advertência muito forte. O que? "Vá e não peques mais." Este equilíbrio ... levando com graça ... mas chamando pecado, pecado e repudiando ... é um equilíbrio muito complicado. De que lado você tende a cair?

A segunda metade encontra duas novas declarações “Eu Sou” (números 2 e 3 no evangelho, se você está contando ... você se lembra do primeiro?) Quais são eles? Aqui se encontra uma das citações favoritas de Jesus do mundo secular: “Você conhecerá a verdade e a verdade libertará você”. 31-32. MAS ... o mundo trata a "verdade" como um princípio desencarnado. Nesse contexto, o que JESUS quer dizer quando diz “verdade?” (Dê outra olhada antes de continuar com meus comentários).

Jesus está falando sobre si mesmo! ELE é a verdade que nos liberta. “Se você se apega ao meu ensino, você é realmente meu discípulo.” Esse é o versículo anterior. E observe o conector: “ENTÃO você conhecerá a verdade ...”, ou seja, quando você for um discípulo de Jesus, somente então você conhecerá a verdade que liberta você. Você viu o contraste entre a sua verdade e o "Pai das Mentiras" mais tarde? (Quem é esse?) É claro que essa declaração de verdade é uma ilustração de seu “Eu Sou” anterior no capítulo. Eu sou a Luz do mundo. ”Leva-nos de volta a João 1:“ A Luz brilha nas trevas e as trevas não a superaram ”. Com a luz vem a verdade!

E finalmente, a afirmação audaciosa de Jesus que, “Antes que Abraão fosse, Eu Sou”. Não “eu era” ... mas sim, “Eu Sou”. Este é o santo nome do Deus eterno. Jesus está afirmando ter existido eternamente ... mesmo antes de seu pai Abraão. E isso é uma gota de água. Eles querem matá-lo por isso.

Fazer discípulos para mim é isto: a verdade é uma pessoa ... Jesus! Dizendo que hoje, em nossa cultura relativista, é muito ofensivo. Mas é a afirmação que Jesus fez por si mesmo e devemos ter a coragem de declará-lo: que somente em Jesus podemos encontrar a verdade real, vivificante e que ilumina a verdade. E somente quando reconhecemos Jesus como a verdade ... a luz ... podemos experimentar a graça que ele quer oferecer a cada um de nós pecadores.

Comentários

Postagens mais visitadas