João 12 - A unção dos pés de Jesus

Quando este capítulo se abre, Jesus está em uma jornada para Jerusalém e, finalmente, para a cruz. Grande parte deste capítulo é, na verdade, sobre Jesus estar de volta a Jerusalém, enfrentando a crescente hostilidade que eventualmente levará à Sua crucificação. Jesus sabia exatamente o que estava à frente dele e seguiu assim mesmo.

A primeira cena ocorre em Betânia, na casa de Maria, Marta e Lázaro. Durante a refeição que eles compartilharam, Maria unge Jesus. Na verdade, existem duas unções que parecem muito semelhantes, se não idênticas, mas são, de fato, muito diferentes. A que lemos aqui também é contada em Mateus 26 e Marcos 14. A de Lucas 27 é muito diferente. Aquela aconteceu na casa de Simão, que parece estar na Galiléia, e a mulher que ungiu Jesus era uma prostituta.

Na que está diante de nós, Maria derrama um perfume muito caro (custaria um ano de salário para um trabalhador comum) nos pés de Jesus. Ela então abaixa o cabelo que as mulheres judias não fariam em público e enxugou os pés dele com os cabelos. De acordo com 1 Coríntios 11:15, ela deitou sua “glória” quando baixou o cabelo na frente de Jesus.

Judas Iscariotes ficou indignado com isso. Sua desculpa era que o perfume poderia ter sido vendido e o dinheiro dado aos pobres. Sua realidade era que ele queria esse dinheiro para si mesmo. Há um par de "pelos caminhos" aqui. A primeira é, a propósito, até onde posso determinar, esta é a primeira vez que Judas fala nos Evangelhos. A segunda é, a propósito, Jesus disse no versículo 8 que sempre teremos os pobres entre nós. Em outras palavras, nunca iremos erradicar a pobreza neste mundo caído.

A história se move então para Lázaro. Parece que os fariseus decidiram que não precisavam apenas matar Jesus, mas também precisavam matar Lázaro. Era realmente difícil negar que Jesus tinha o poder e autoridade para ressuscitar alguém dentre os mortos, quando a evidência dessa ressurreição estava ali viva e bem.

Deste jantar em Belém, somos deixados no meio de um ruidoso desfile em Jerusalém. Este evento é chamado de entrada triunfal. Este foi realmente um cumprimento da profecia de Zacarias 9. Mas, do ponto de vista romano, uma entrada triunfal foi a honra concedida aos líderes militares que haviam conseguido uma grande vitória para Roma. Eles foram homenageados com uma entrada triunfal na cidade.

A entrada triunfal de Jesus não se baseou em uma grande vitória militar. De fato, com os eventos que estão prestes a se desenrolar, parecerá a muitos como um fracasso absoluto. No entanto, a multidão está mais do que empolgada quando Jesus se dirige a Jerusalém para a Páscoa. Como sabemos, o que está prestes a acontecer é tudo menos o fracasso. É de fato a maior vitória de todos os tempos.

Há uma questão paradoxal que Jesus compartilha nos versiculos 23-26. Ele diz que "fruto" ou a vida vem apenas da morte. Ele diz que a única maneira de ter vida não é tentar manter a vida que temos. E Ele diz que o serviço é o caminho para ser honrado por Deus.

Para nós hoje, os princípios do Reino de Deus são quase sempre diferentes dos princípios que pensamos governar nosso mundo. Os princípios do Reino são quase sempre o oposto do modo como o mundo opera. Mas o benefício e a bênção de operar pelos princípios do Reino sempre, sempre, superam o custo.

Comentários

Postagens mais visitadas