Na minha humilde e abalizada opinião...



          “Não seja tão humilde, você não é tão bom”, disse Golda Meir (fundadora e Primeira Ministra de Israel, 1898-1978) a um dos seus ministros. Repeti isso a um colega que lamentava sobre sua luta com orgulho, soberba e arrogância. Não diria isso hoje, pois revela o orgulho do meu coração.

          Numa viagem de família, papai perguntava aos filhos sobre seus planos e o que gostariam se ser quando adultos, pra falar a verdade eu nem me lembro das respostas dos mais velhos, a minha foi rápida: Pra ensinar caipira o que eu sabia bastava.

          Há quem goste de exibir a própria humildade por duas razões: Talvez a pessoa seja realmente humilde, ou faz coisas grandiosamente como se fossem pequenas para receber o louvor e o reconhecimento.

          No oitavo século antes de Cristo, Uzias se tornou rei de Judá aos 16 anos quando seu pai foi assassinado. A sua história (2Crônicas 26), ensina sobre a humildade. Uzias começou bem, mas depois...
"Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso" (2Crônicas 26.16).
          Uzias foi escolhido por Deus para reinar em Israel. Durante muitos anos, serviu o Senhor bem, mas não estava autorizado a entrar no templo para queimar incenso. Essa tarefa era reservada para outros homens escolhidos por Deus, os sacerdotes, que serviam no templo. Uzias, não estando mais contente com o desempenho do papel que Deus lhe havia dado, tentou assumir uma função extra e foi fortemente repreendido por seu erro.

          Azarias e 80 outros sacerdotes seguiram Uzias até o templo e repreenderam sua presunção, aí Uzias irado, não aceitou a repreensão. Deus respondeu imediatamente ao seu erro. O rei ficou leproso ali mesmo no templo diante dos olhos dos sacerdotes. Eles imediatamente o atiraram fora do templo, e Uzias correu da casa de Deus, percebendo que o Senhor tinha punido sua arrogância. Seu filho assumiu os negócios do Estado e deixou o leproso Uzias isolado em sua casa pelo resto de sua vida. Uzias, como Saul, o primeiro rei de Israel (Samuel 15.17-23), caiu por seu orgulho.

"Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5.3). Deus nunca aceitou o homem cheio de orgulho que pensava fazer as coisas a seu próprio modo. Ao contrário de toda a sabedoria dos homens carnais, tendentes a adquirir poder e posição, Deus aceita exclusivamente os humildes. E a humildade verdadeira, não é tentar diminuir-se a si mesmo, mas é admitir que na verdade nada somos, e qualquer brilho de virtude que temos é um vislumbre daquilo que Deus faz em nossa vida através do sacrifício de Jesus.
"Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andais humildemente com o teu Deus" (Miqueias 6.8).
          Quando arrogante, eu pensava no mais íntimo do meu coração que todas as pessoas estavam erradas e eu sabia a verdade. Na infância, em minha humilde e abalizada opinião, eu já tinha todas as respostas para o universo, faltavam apenas as perguntas. O problema é que a gente cresce e aplica essa ideia nas decisões que precisamos tomar. Na corrupção da vida, escondemos a vergonha da culpa do pecado e revestimos o orgulho de humildade falsa e justiça própria.

          Sempre tive muita dificuldade em aceitar a correção, e imagino que não sou o único, mas a consequência desse orgulho é um enorme vazio de alma. Rancor e amargura contra as pessoas que nos amam, e contra Deus. Isolação, vitimização e uma visão do mundo deturpada, carregada de  mentiras e gratificações pessoais carnais para preencher aquilo que pensamos ter sido negado.  Um machucado que parece não haver ataduras e unguentos o suficiente pra curar.
"Os ouvidos que atendem à repreensão salutar no meio dos sábios têm a sua morada. O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento. O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra." Provérbios 15.31-33 e "Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido.” Provérbios 12.1
          O outro lado deste problema é que o arrogante também não perdoa o erro dos outros. O orgulho é inerentemente egoísta, e nos torna facilmente ofendidos e lentos a perdoar. Isto cria uma tremenda barreira para a salvação. Jesus ensinou claramente que a pessoa que não perdoa não será perdoada por Deus (Mateus 6.12,14-15).

          A última linha é muito clara. Se não aprendemos como ser humildes, não entraremos no céu. Deus rejeita os orgulhosos e exalta os humildes (Tiago 4.6,10). Uma vez que a verdadeira humildade é um dos sinais da nossa salvação, deveríamos nos preocupar com essa característica como resposta à graça de Deus, recebendo a Sua grandeza para preencher o nosso vazio. Procurar o melhor nos outros, e buscar servir os outros como Jesus fez (Romanos 12.10; Efésios 4.2-3; Filipenses 2.3-4). Repensar a nossa própria importância (Lucas 17.10). Cada um deve usar sua capacidade, porém não devemos pensar que somos melhores do que outros (Romanos 12.3-8). Sempre que tentados a pensar que somos grandes e importantes, devemos parar para contemplar a grandiosidade e a majestade de Deus. Comparados com o Criador e Sustentador do Universo, somos débeis e insignificantes.


          Louvo a Deus por todas as vezes em que sou  moído e debulhado. Agradeço ao Senhor por seus instrumentos, pessoas que me ajudam a ver que nada sou.  

Daniel

Comentários

  1. Mandou bem Daniel. Deus continue te abençoando. Abraços fraternos, em Cristo Jesus

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, mano. Li e aprendi. De fato, do que mais me orgulho, é de minha humildade....hehe. Como estamos longe daquele que não teve por apego o ser igual a Deus e tomou forma de servo e lavou-lhes os pés!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas