No fio do bigode...

              

           Na puberdade, a barba! Nessa época os pelos fininhos se espessam à força de hormônios, e cada rapaz opta por uma coisa ou outra: uns tiram todos os pelos, outros os transformam em cavanhaque e ainda outros somente os aparam. Cada um com sua preferência. Se a sua for a primeira opção, quando a barba estiver de bom tamanho, passe a mão e descubra o sentido em que nascem os pelos. Embora não seja o recomendável por deixar pelos encravados e a pele irritada, sempre faço assim primeiro, cara e careca, para depois escanhoar. Dizem que assim o pelo cresce mais rápido e grosso, e essa pode ser uma solução para quem está pensando em deixar a barba crescer. Alguns homens já têm problemas com pelos encravados e os de pele mais sensível sofrem com os efeitos da lamina: lesões que abrem caminho para infestações de fungos e bactérias. Mesmo que em boas condições, não é recomendável usar a mesma lâmina mais que uma semana. Usar diversas vezes a mesma lâmina aumenta a repetição necessária para cortar o pelo e aumenta o risco de você machucar sua pele. Depois de finalizar todo o processo, sempre enxágue o rosto com bastante água e evite esfregar a toalha no rosto, apenas seque lentamente.

Estava pensando em deixar meu cabelo crescer novamente. O cabelo cresce muito rapidamente. Desisti. Semana passada raspei tudo de novo. Depois fui falar pros meus filhos de quando meu cabelo era comprido. Quando sempre precisava de um corte. Aí me lembrei...

            Eu, magricela e cabeludo saí correndo e gritando: “Sou pai, sou pai!”... A preá tinha parido dois filhotinhos, e não tinha jeito melhor de anunciar pra toda a fazenda a felicidade que tomava o meu coração de menino.

Tempos antes, arrastado por um carro uns três quarteirões, ralado e dorido, precisava de tratamento para minhas feridas com um remédio que manchava a pele temporariamente. “Cuidado pra não pegar nesse remédio, põe só no machucado porque ele mancha a mão!” disse o Dr. Abdala. Mas meu pai nem pensou duas vezes. Ao ver a necessidade de misturar o permanganato com mais agilidade, meteu o braço no balde... “Pai, sua mão vai ficar cor de vinho!” “Não tem problema Dani.” Das lembranças de infância, estas são norteadoras de onde tenho porto seguro.

            Perguntas da vida: Quem vale mais, eu ou o queijo? Você me amaria se eu...? Quanto tempo falta? E se eu te chutar na mancha...? Oh Moleque!

Se puder deixar uma única coisa para os meus filhos, gostaria que fosse o amor e o companheirismo que herdei dos meus pais. A minha herança é a oportunidade que Deus me deu de reproduzir analogicamente aquilo que faz parte da sua própria essência. (Salmo 127.3). Deus é pai. Deus é filho. Somos criados à sua imagem e semelhança, somos pais e somos filhos.

A descrição bíblica de Deus pai e filho não é um mero exemplo para explicar o relacionamento intra-trinitário (a palavrinha difícil significa “entre a Trindade”), antes revela a vontade de Deus com respeito a Jesus, e a vontade do Deus trino para a raça humana. Muitos buscam um modelo de pai para se espelhar. É difícil ser um modelo de pai ou de filho sem conhecer (habitar) o que Deus é para Jesus e o que Jesus é para Deus. Jesus é a palavra empenhada de Deus. Buscar modelos de “pai” negligencia o padrão da paternidade eficaz – Deus. E o padrão de Deus é a sua palavra empenhada. A verdade.

            Meu pai uma vez foi comprar um cavalo. Na fazenda vizinha à que morávamos, Seu Antonio Carregueti era um homem baixo e forte. Sua barba (ai-ai-ai) grossa e grande, já estava grisalha e manchada de amarelo de fumo de corda do seu palheiro. O negócio foi feito para compra de uma égua alazã linda, e quando papai pediu recibo, o velho apenas cortou um fio do seu bigode e deu pra ele dizendo – “Tá aqui, isso é o meu recibo, negócios no fio do bigode”. Homem de palavra. Eu tenho quase certeza que nunca o vi voltar em uma promessa empenhada. Isso vem de Deus e não pode vir de nenhum outro lugar.

            O Senhor é o Pai de quem são todas as coisas. Foi ele quem soprou a vida no primeiro homem, fazendo de Adão o primeiro “Filho de Deus”. A partir deste momento, cada um de nós foi feito à semelhança do “Senhor teu pai, que te adquiriu, te fez e te estabeleceu” como diz Deuteronômio 32.6. Desde o inicio, Deus não só desejou um relacionamento de pai e filho com cada um de nós, mas revelou uma paternidade perfeita.

No princípio, criou Deus os céus e a terra. Disse Deus: Haja luz; e houve luz. Disse Deus: Haja luz; e houve luz. (Gênesis 1.1 e 3)

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. (João 1.1-5)
         
         Esse relacionamento entre Pai e Filho deve ser repetido nos relacionamentos de pais e filhos que foram feitos filhos de Deus.

Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.  E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro. (1João 3.1-3)

O princípio de um relacionamento saudável entre pais e filhos é o empenho da palavra. Há um ditado que diz que palavra de homem não faz curva. É papo reto. 

Quem, SENHOR, habitará no teu Tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho; o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata; o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado. (Salmos 15)

Se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é as verdades em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renovem no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. (Efésios 4.21-25)

         Em Cristo somos pais e filhos que se tornaram irmãos. Membros uns dos outros. Somos filhos de Deus. Não descobri isso sozinho. Aprendi do meu pai, e não numa aula, mas em seu exemplo. Vale a experiência com a lâmina e a barba, mas de vez em quando ainda corto a pele. Muitas vezes fui ferido, na maioria das vezes eu feri. Hoje tenho ataduras e unguento, que ainda uso, e posso compartilhar com outros – que não mancham a pele e que transformam a dor em alegria.

Rolando Boldrim escreveu uma musica que eu gosto muito:

Ei, êta luta, êta mundo, lá, lá, rá,
Andei por cima de pedras. Pisei como um cego santo
Abandonei a família, alvoroçada de espanto
Seguindo caminhos duros de serras e desencantos
Arrematando os meus versos nas noites sem acalanto
Carreguei meu cravinote só mesmo por garantia
E também minha viola pra cantar o que eu sabia
Deixei crescer minha barba. Mudei de fisionomia
Mas cá dentro do meu peito não mudava o que sentia
Ei, êta luta êta mundo, lá, lá, rá,
Ensinei à meninada as toadas do sertão
Pra cantar de madrugada nas festas de mutirão
Falei tudo o que eu pensava a que nunca tinha visto
Falei de coisas passadas nos tempos de Jesus Cristo
Nas histórias que me valem dos amores e perdão
Falei a minha verdade em forma de oração
Hoje eu volto machucado pelas cruzes deste mundo
Pro meu antigo reinado e sou chamado vagabundo
Ei, êta luta, êta mundo, lá, lá, rá

A pele sara. O cabelo cresce. Os estilos podem até mudar e madurar conforme a idade. Ao conhecer a verdade, somos libertos por ela. E o Senhor deixa sobre nós a alegria.

Daniel


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas