Como lidar com a Raiva


Fui lá fora ver a caixa do correio, estava frio, e mesmo assim fui descalço. (Oh moleque). Voltando correndo, chutei a quina da porta! Do pé, meu dedinho mindinho ardia enquanto eu cantava Gloria, Gloria, Aleluia... (minto) Disse bem alto: “Oh portinha sapequinha!” (minto) Morri de raiva. Não disse nada, pois sou bem treinado a não usar palavras feias, mas no coração e na alma, fiquei com raiva da porta, do pé, do carteiro que ainda não tinha chegado, da esposa que não tinha me dado as meias e o velho croqs. Culpei (literalmente) a Deus e ao mundo pela minha dorzinha no pé. Fiquei com raiva.

Não demora muito para descobrir que vivemos em um mundo raivoso. Leia as manchetes em qualquer dia e você vê a raiva em exibição na política, filmes, programas de TV e esportes. Observe qualquer família e você verá a ira expressada quase diariamente. Quando um dia passa sem conflito, é um milagre de Deus.

Embora Jesus "quebrou a barreira divisória da hostilidade ... para que possamos ter paz" (Efésios 2.14-16), ainda discutimos e lutamos. Muitos crentes (incluindo eu) não têm sido exatamente a voz de Deus que busca a paz e a reconciliação de conflito. Muitos hoje, preferem a quebra, a violência e a vingança. 

É inevitável, em qualquer relacionamento, que a ira pecaminosa seja expressada. Por natureza, somos todos egoístas. Não sou exceção. Discussões no trânsito, no mercado, na igreja, no trabalho revelam aquilo que muitas vezes tentamos esconder. Se você "me rejeitar", ou me "desrespeitar" ficarei inseguro, defensivo e vou tentar puni-lo, ainda que apenas no meu coração, ou mesmo até atentando contra você em palavras ou ações.

Veja, é assim que o pecado pode ser enganador. Isso afeta nossa capacidade de pensar razoavelmente e racionalmente. Enquanto não sou imune, também estou certo de que não estou sozinho na minha luta (1Coríntios 10.13). MAS DEUS, na sua graça, misericórdia, bondade, paciência e amor nos salvou através da morte, sepultamento e ressurreição de seu Filho, Jesus Cristo (Efésios 2.4-9). É por causa dele que busco humildade e mansidão como forma de vida. Conheça isso, porém, humildade e mansidão não são fraquezas! São a força sob controle, como um cavalo de guerra bem treinado (Mateus 5.5).

Como filhos de Deus, todos podemos fazer esta jornada de mudança juntos. Aqui estão algumas coisas que aprendi ao longo dos anos na minha luta contra a ira pecaminosa. Compreender e aplicar essas verdades em sua própria vida o ajudará a superar a ira pecaminosa e a ver os frutos sustentados.

1. A raiva tem três caras: ela é expressa principalmente de três maneiras diferentes: 1) explosivo e implosivo; 2) cozimento, fermentação ou indignação silenciosa; e 3) irritabilidade, exasperação ou amarguras. A raiva silenciosa é tão ofensiva para Deus quanto a raiva explosiva. Como você está propenso a expressar sua raiva?

2. A raiva fere os relacionamentos: Você escolhe quem é o objeto de sua raiva porque a raiva é uma ameaça percebida por algo que você tem valioso. O problema é que podemos ir um dia inteiro no trabalho sendo "legal" para nossos colegas de trabalho apenas para perdermo-nos em casa com os mais próximos de nós! Nós tendemos a afastarmo-nos daqueles que somos chamados a amar mais. Quem mais esteve no extremo receptor da sua raiva?

3. A raiva está na Bíblia: a Bíblia tem muito a dizer sobre raiva. Desde o início no jardim, por todo o caminho e até o fim; A ira do homem é expressa ao rejeitar a Deus e seguir seu próprio caminho (Romanos 3.10-18). No entanto, a raiva do homem não cumpre os propósitos justos de Deus (Tiago 1.19-20). Enquanto Deus também pode se irar, ele nunca é pecador (Salmo 7.11, João 3.36, Romanos 1.18). Na verdade, em comparação com as ofensas que sofre, ele é muito "lento para a ira" (Êxodo 34.6; Salmo 103.8). A sua ira atinge os propósitos de Deus?

 4. A raiva levou Jesus à Cruz: Você sabia que a ira do homem e a ira de Deus por todos os nossos pecados culminaram em Jesus indo à cruz para pagar a penalidade pelo pecado (Atos 2.22-24)? Ele satisfez a ira de Deus e permitiu que o homem expressasse sua raiva contra ele ao mesmo tempo - o homem rejeitava Deus e Deus amava o homem no mesmo evento da história. Com que frequência você rejeita a Deus em sua raiva, não fazendo o que ele te chama para fazer?

5. A raiva é coberta pelo sangue de Cristo: o sangue de Cristo é suficiente para cobrir sua ira pecaminosa. Não importa o que tenha saído de sua boca ou o que você tenha feito para prejudicar os outros ou a você mesmo, você pode ser perdoado e andar em novidade de vida. A ira é um pecado, mas a morte de Cristo é pagamento suficiente para cobri-lo. Se você morreu com Cristo, pode se tornar uma pessoa diferente (Romanos 6.5-11). Você acredita e vive como se sua raiva fosse coberta pelo sangue de Cristo ou você age como se o seu sangue não fosse suficiente? Por que ou por que não?

6. A raiva é um pecado que domina a vida: assim como qualquer outro "vício", nos tornamos escravizados pela raiva. Ela satisfaz temporariamente o nosso desejo pecaminoso e carnal, mas nos sentimos culpados e envergonhados quando damos uma guaribada. É um ciclo vicioso de autodestruição. Você está preso em um círculo vicioso de raiva? Se assim for, você pode ser libertado (1Coríntios 6.9-11).

7. A raiva é uma expressão de culto falso: como todos os outros "vícios", a raiva tem adoração falsa como seu centro. Quando você expressa sua ira como pecador, pergunte-se: "O que eu não estou obtendo que eu realmente quero ou o que eu estou disposto a pecar para obter?" Sua resposta irá revelar o que você está vivendo nesse momento. Algo capturou seu coração mais do que Deus, e você está procurando um refúgio falso; isso é idolatria. O que capturou seu coração mais do que Deus?

8. A raiva é muitas vezes apenas uma fruto: geralmente tem a raiz no medo e mais especificamente, é o medo de homens. Enquanto a raiva no coração pode ser tudo o que podemos ver, às vezes, é um coração temeroso, inseguro, enfraquecido e desconfiado que procura algo do homem que só Deus pode satisfazer. Aprenda a amar mais a Deus com um reverente temor e medo, porque então você aprenderá a precisar de pessoas menos. Lembre-se de que o amor perfeito lança pra fora de si todo o medo (1João 4.18) e que você é perfeitamente amado pelo seu Pai celestial. O que você realmente teme no fundo do ser mais íntimo do seu coração? 

9. A raiva pode ser justa: Mas nesse caso, se houver justiça, chamaremos pelo nome correto: Ira. Efésios 4.26 diz: "Irai-vos e não pequeis". Você expressa ira santa, se irando com o que afronta a Deus. Jesus morreu não só para libertá-lo da ira pecaminosa, mas para permitir que você se enoje com Deus não em Deus. Sua ira se expressa com justiça ou pecado? Como você sabe? Alguém poderia dizer o mesmo a respeito das suas atitudes? 

10. A raiva deve ser entregue: a única saída é entregar sua ira a Deus. Não controle nem administre na sua carne. Deixe o Espírito movê-lo para a ação ou levá-lo a ruptura. Deus é o juiz, não você nem eu (Tiago 4.11-12). Você está pronto para sair do trono do seu mini-tribunal e permitir que Deus seja Deus? Lembre-se, "a vingança é minha", diz o Senhor (Romanos 12.18-21). 

Você está pronto para se humilhar em seu estado quebrado e entregar sua ira pecaminosa a Deus? Saiba que ele lhe dará graça em seu tempo de necessidade (Isaías 66.2b; 2Crônicas 16.9, Tiago 4.6). 

Então, se você estiver pronto, arrependa-se, confesse a Deus e aqueles  a quem você ofendeu, e ande em vitória sobre a ira pecaminosa que o manteve cativo por tanto tempo.

Comentários

  1. excelente texto Daniel-
    a gente sabe disso tudo,por vezes,nao vive...e ai precisamos de alguem(alem de Jesus)para nos lembrar...obrigado! Lucy

    ResponderExcluir
  2. obrigado Pastor Daniel, por vezes precisamos ser lembrados dessas verdades bíblicas! tenho sido muito edificada pelos seus excelentes textos! Deus o abençoe ai no Japao junto aos seus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas