"O Segundo Homem ... Do Céu"



1 Coríntios 15:47.

O nascimento de José, registrado em Gênesis 30, parece indicar um ponto de partida na história de Jacó. Antes disso, ele vivia, há muitos anos, em condições marcadas por intriga, trapaça e engano (Gênesis 31: 7), com pouca comunhão aparente com seu Deus. 

Normalmente, a atmosfera da casa de Labão estava completamente fora de acordo com a mente de Deus. É o propósito de Deus que Cristo - "o Segundo Homem" (1 Coríntios 15:47) deva ter o primeiro lugar em todas as coisas; Considerando que o princípio que obteve no país de Labão recusou-se a reconhecer que o segundo deve ser o primeiro (Gênesis 29:26). Bem-aventurado, de fato, se tivermos o fervoroso desejo de respirar constantemente a atmosfera de um reino onde Cristo é supremo - "que em todas as coisas ele possa ter a preeminência" (Colossenses 1:18).

Foi quando José entrou em vista que Jacó desejava retornar ao seu "próprio país" e, embora ele fosse às vezes marcado pelo fracasso, o progresso definitivo da alma tornou-se aparente, suas afeições chegaram além de Betel - o lugar de El-Bethel - para o próprio Deus. Ele é agora Israel - um príncipe - diante de seu Deus. Na sua conversa com Esaú, ele confessa que a substância que ele adquiriu foi realmente o resultado da graça de Deus para ele, e em resposta ao comentário de Esaú: "Eu tenho o suficiente" - Jacó pode dizer, como ele reconhece a bondade de Deus: "Eu tenho tudo "(Gênesis 33:11).

Mais tarde, ele teve o privilégio de ver José em sua exaltação e glória, e ver sua vida em retrospecto ele atribui tudo ao Deus que o abençoou todos os dias - mesmo os anos que passaram em Padan-Aram! 

Que tributo à fidelidade de Deus! As afeições e os pensamentos de Jacó estão agora em total concordância com a mente de Deus, pois ele deliberadamente coloca Efraim mais jovem antes de Manassés, o ancião, dizendo: "Eu sei, meu filho, eu sei disso". A última referência a ele nas Escrituras traz seu próprio toque único, ele mesmo, de todos os nomes em Hebreus 11, é dito ser um "adorador".

Que resultados lindos acumulam quando Cristo, o glorioso Anti-tipo de José, enche a visão da alma! 

Saulo de Tarso foi completamente transformado pelo impacto produzido em suas circunstâncias e sobre ele próprio pelo Cristo ressuscitado e glorificado. Romano de nascimento, "cidadão sem cidade" - "nascido de maneira livre" (Atos 22:28); um judeu pela religião, ele se beneficiou no judaísmo acima de muitos iguais, sendo extremamente zeloso das tradições de seus pais (Gálatas 1:14); criado aos pés de Gamaliel (Atos 22: 3); da semente de Abraão e da tribo de Benjamim; um fariseu dos fariseus. Poucos, se houver, no seu dia possuíam as habilidades notáveis desse israelita verdadeiramente notável. Mas o círculo em que ele se moveu,  enquanto o orgulho e a auto promoção de um homem longe de Deus, não tinha apreciação, nem na sua posição, nem na sua religião ou cultura, para o homem abençoado em quem tudo estava centrado na glória de Deus. 

O discurso de Paulo diante de Agripa, como relatado em Atos capítulo 26, mostra a veemência com que ele fez "muitas coisas contrárias ao nome de Jesus de Nazaré", e sua maior loucura contra os seguidores de Cristo. Como um "jovem" (Atos 7:58), ele foi verdadeiramente caracterizado pelos traços de Benjamim, de quem ele nasceu de nascimento - "Benjamim, como lobo, rasgará os pedaços; pela manhã ele devorará a presa "(Gênesis 49:27, Novo Trans.); "Ele fez estragos na igreja"; Ele expirou "ameaças e abate contra os discípulos do Senhor" (Atos 8 e 9). Tendo usado de sua  fúria sobre os crentes em Jerusalém, ele segue seu curso  para Damasco quando, de repente, "luz do céu" dissipa a influência das glórias terrestres, e a voz do Senhor ressuscitado silencia o tumulto de sua intenção rebelde. A luz que trouxe o fariseu arrogante ao chão, é agora a iluminação de seu caminho, como um "navio escolhido" - aquele que deve suportar o Nome (que até agora ele procurou exterminar) ", perante os gentios e os reis , e o povo de Israel ". A voz que ele ouviu assegurou, por um lado, sua obediência à vontade e autoridade de Cristo como Senhor, e também encheu seu coração de um senso cada vez mais profundo da graça e da misericórdia de Aquele que o conheceu em amor infinito. Suas circunstâncias anteriores de afluência e poder tornam-se completamente insustentáveis, pois suas afeições perceberam a preciosidade de Cristo na glória.

O perseguidor Saulo de Tarso torna-se, Paulo o apóstolo, "menos do que o menor de todos os santos". Cristo é agora seu Objeto; para ele viver é Cristo; em todas as coisas e em todo o tempo Cristo deve ser ampliado em seus movimentos aqui; ele "contaria todas as coisas senão perda pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor". Para ele,  sofreu a perda do que antes ele tinha valorizado - e, no entanto, na experiência do amor de Cristo como sua porção satisfatória, ele poderia dizer: "Eu tenho todas as coisas em abundância e abundante" (Filipenses 4:18). Sofrendo como talvez nenhum outro seguidor de Cristo tenha sofrido, seu coração estava tão cheio de alegria e paz celestiais, que, uma e outra vez, brota nas preciosas doxologias que adornam as páginas da Escritura. 

Quanto a quem ele anteriormente perseguiu, seu único desejo, era que Cristo deveria ser preeminente em suas afeições - Sua preciosidade a parte restante de seus corações. Ele está, em seus movimentos e serviço deles, visto como tendo o carinho de um pai, uma mãe estimando seus próprios filhos e como mãe. A ele foi cometido a administração da verdade em sua plenitude exagerada; a epístola de Efésios  com seu precioso desdobramento do "mistério"; a Ceia do Senhor em Coríntios ; a verdade do arrebatamento em Tessalonicenses; ministério que exalta a Pessoa de Cristo antes de Seus santos e enche seus corações com a alegria ilimitada e a benção da união com Ele mesmo. Ele "divide o despojo". Ao terminar seu curso, tendo "combatido o bom combate" (2 Timóteo 4), ele exorta seu filho na fé, Timóteo, a continuar no caminho do serviço dedicado ao Senhor e ao próprio dele - estar sempre atento a esses coisas que ele aprendeu e de que ele havia sido completamente persuadido "sabendo de quem" ele tinha aprendido. 

Em sua carta a Filemon, seus desejos compassivos para Onésimo e para o próprio Filemon demonstraram quão profundamente, como Paulo, tinha bebido na fonte do amor tão perfeitamente expressa em Cristo.

A riqueza do ministério e a sua atmosfera de glória com as quais o Senhor ressuscitado confiou o seu servo aumentariam ante nós a grandeza dos pensamentos e propósitos eternos de Deus. E como reconhecendo a maravilhosa transformação na vida do Apóstolo que o impacto de Cristo na glória afetou, nossos corações não enfrentarão o desafio de como nossas vidas foram afetadas em sentido positivo pelo ministério dado por ele e o que aumenta A resposta em louvor e adoração a Deus aumentou. O ministério de Paulo, muitas vezes depreciado em nossos dias, seria, no poder do Espírito Santo, manter nossas afeições em relação a um reino onde Cristo - "o Segundo Homem" - é preeminente, e nos manteria fidelidade de coração ao nosso Deus ausente enquanto caminhamos pelos caminhos através da cena em que "o primeiro homem" desonra seu precioso Nome e rejeita Sua autoridade e seus direitos.

Comentários

Postagens mais visitadas