Um dia de pequenas coisas





Às vezes murmuramos, por decepções ou indignações: "Afinal, é um dia de coisas pequenas". Pode ser que usemos isso como uma desculpa para desistir de qualquer forma de trabalho para o Senhor, ou mesmo desencorajar os outros de tentar qualquer coisa. Talvez esqueçamos que o texto diz: "Porque quem desprezou o dia das pequenas coisas?" (Zacarias 4:10).

Há muitas vezes que deve ter parecido difícil continuar com a fé. Quando surgiu no Egito um rei que não conhecia José, e que ordenou que todos os meninos hebreus fossem mortos no nascimento, poderia ter desencorajado os pais de Moisés de ter um terceiro filho. No entanto, foi apenas este ato de fé que é recomendado em Hebreus 11:23, onde nos dizem que "não temiam o mandamento do rei". Como sabemos, esse filho foi o escolhido para libertar o povo de Deus do poder do Egito.

Mais tarde, no tempo dos juízes, quando "todo homem fez o que estava certo aos seus próprios olhos", encontramos o fiel Gideão, criado para libertar os israelitas do poder de Midiã. Podemos entender por que ele diz ao anjo: "Se o Senhor estiver conosco, por que então tudo isso nos aconteceu?" E onde todos os seus milagres que nossos pais nos contaram? " (Juízes 6:13). Quão pacientemente o Senhor tratou dele e até lhe deu os sinais que ele pediu, para confirmar sua fraca fé. Foi um dia de pequenas coisas, mas Deus deu a Seu povo uma vitória maravilhosa por meio desse jovem homem de fé.

Durante o mesmo período difícil, havia pais que ousaram nomear seu filho pequeno Elimeleque, "cujo Deus é Rei". Era um dia de impiedade e infidelidade, e ainda havia aqueles que ainda procuravam a redenção em Israel, como lemos de fiéis semelhantes no momento do nascimento do Senhor. Nomes como Elcana, "quem Deus providenciou", e Ana, "graça", mostra que ainda havia alguns, no dia das pequenas coisas, que confiavam em um grande Deus. Vemos nos livros históricos como sua fé foi recompensada.

Muito mais tarde, quando parecia que tudo estava perdido - o templo foi destruído, a arca e todas as coisas preciosas que tanto significavam para os judeus fiéis, foram levados para a Babilônia e até mesmo a maior parte da nação estava no exílio - lemos de homens fiéis como Daniel e seus amigos, que não se contaminariam com a comida oferecida aos ídolos, e lemos do próprio Daniel que "ele continuou", ele perseverou até que os 70 anos de exílio expiraram, e as profecias de Jeremias foram cumpridas. Em um dia de coisas pequenas, havia um sobre quem o Senhor poderia confiar, como lemos em Ezequiel 14:14, onde o nome de Daniel é acoplado com Noé e Jó como um que poderia ser contado para ser fiel até o fim.

Daqueles que tiveram o privilégio de voltar para a terra da promessa, lemos sobre homens fiéis como Esdras e Neemias, que não temiam os adversários pagãos, mas confiavam no Deus de seus pais. Lemos no livro de Esdras sobre como eles colocaram o altar sobre suas bases, e ofereceram ofertas queimadas. Eles até mantiveram a festa dos tabernáculos, embora o fundamento do templo do Senhor ainda não estivesse previsto. Quando finalmente os fundamentos estavam lá, lemos que as pessoas gritaram e louvaram o Senhor, embora os mais velhos, que se lembrassem da magnificência do templo de Salomão, pudessem derramar lágrimas diante da fraqueza e da insignificância do novo prédio. Foi a essas pessoas que Zacarias e Ageu foram enviadas, para encorajar os trabalhadores e para lembrá-los do Deus fiel que ainda estava pronto para abençoá-los.

De Neemias, lemos repetidas vezes como ele orou e trabalhou, apesar dos inimigos, de quem lemos que "isso afligiu-lhes excessivamente que havia um homem para buscar o bem-estar dos filhos de Israel" (Neemias 2:10). Quando estes inimigos zombaram deles, Neemias respondeu: "O Deus do céu, ele nos prosperará; portanto, nós, Seus servos, surgiremos e construiremos "

(Neemias 2:20). Embora os inimigos tenham tentado todas as maneiras de interromper o trabalho, lemos finalmente que o trabalho foi concluído: "Então o muro foi terminado" (Neemias 6:15).

No final do livro, lemos sobre a infidelidade de alguns sacerdotes, bem como sobre a negligência do povo, que não havia apoiado os levitas. O resultado dessa dupla infidelidade era que Tobias, o inimigo, tomara posse do próprio quarto em que os dízimos deveriam ter sido trazidos para a manutenção dos levitas. Neemias deu ordens para que o lugar fosse desocupado e completamente limpo, para que os levitas, e assim o próprio Deus, pudessem ter a sua parte.

Muito depois, no tempo de Malaquias, vemos uma situação terrível. O templo estava lá; as ofertas foram trazidas; Os serviços prosseguiram, assim como eles aconteceram no tempo de Isaías, mas não havia nenhum coração nisso. As ofertas que foram trazidas eram meramente os animais coxos e inúteis que não eram bons de qualquer maneira. Deus disse-lhes: "Ofereçam agora a seu governador: ele ficará satisfeito com você"? (Malaquias 1: 8 ). No entanto, eles ousaram dar a Deus "o que foi rasgado, e os coxos e cegos" (Malaquias 1:13). Eles poderiam até pedir a Deus: "Por onde desprezamos o teu nome?" (Malaquias 1: 6).

Isso nos diz alguma coisa hoje? Nós vamos, sem dúvida, semana a semana para os cultos. Nós cantamos nossos hinos, lemos a Bíblia, dizemos o nosso "Amém" no final de cada oração - mas existe mais sentido hoje do que no tempo de Malaquias? "Não traga mais oferendas vãs", embora dirigido a Judá nos dias de Isaías, poderia muito bem ser a mensagem para muitos de nós hoje.

Mas Deus é fiel. Ele não pode negar a Si mesmo, e, assim como Ele estava atento ao Seu pacto com Israel, então Ele nunca nos deixará nem nos abandonará. Como Ele expressa na profecia de Malaquias: "Eu sou o Senhor, não mudo, pois os filhos de Jacó não são consumidos" (Malaquias 3: 6).

Assim, no meio de toda a sua infidelidade, ele poderia dizer ao seu povo: "Trazei todos os dízimos ao armazém, para que haja carne na minha casa, e provem-me agora, diz o Senhor dos exércitos, se eu não te abrirão as janelas do céu, e derramarás uma benção, para que não haja espaço suficiente para recebê-la "(Malaquias 3:10).

É interessante ver que o nome "Jeová dos Exércitos" é usado vinte e quatro vezes no livro de Malaquias. Primeiro lemos este nome de Deus no primeiro capítulo de 1 Samuel, quando Elcana foi adorar o Senhor em Siló. Ana, sua esposa, também usou o mesmo nome quando pedia por um filho no versículo 11 do primeiro capítulo.

Quando Israel estava em sua maré  mais baixa, e todo homem fazia o que estava certo em seus próprios olhos, Deus se tornou conhecido como o Senhor dos exércitos, um contraste com sua própria fraqueza e insuficiência. Isto é visto de uma maneira particularmente preciosa nos bem conhecidos versículos 16 e 17 de Malaquias 3. No meio de toda a infidelidade, o Senhor viu aqueles que o temiam e falavam frequentemente uns aos outros.

Nós, talvez, recordemos de quem ia pra Emaús, quando "Jesus mesmo se aproximou e foi com eles". Que delicia ao Seu coração para ouvi-los falar um com o outro sobre Ele! Então, aqui em Malaquias, "o Senhor ouviu, e um livro de memórias foi escrito perante ele para os que temiam ao Senhor, e aquele pensamento sobre o nome dele".

Novamente, no último capítulo de Malaquias, quando o dia do julgamento foi anunciado, encontramos uma alusão a "você que teme o meu nome". Para o remanescente nos dias anteriores ao nascimento de nosso Senhor, este deve ter sido um conforto particular.


O Sol da justiça surgirá com cura nas Suas asas. Sabemos, é claro, que esta profecia só é parcialmente cumprida quando Jesus esteve entre nós, mas é encorajador ver que haviam aqueles, como Zacarias e Isabel, Simeão e Ana, que viram o cumprimento de suas esperanças naquela criança abençoada, e compartilharam a sua alegria com "todos os que procuraram a redenção em Jerusalém". Que possamos encontrar uma esperança ainda mais abençoada entre eles que "viva com sobriedade, justiça e piedade, neste mundo presente, buscando a esperança abençoada e a gloriosa aparição do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo" (Tito 2:12, 13).

Comentários

Postagens mais visitadas