O combate, a carreira e a fé




Paulo usa três frases em 2 Timóteo 4.7 que resumem as realizações de sua vida. O que você diria sobre a sua vida se estivesse olhando para trás e resumindo em breves palavras o que foi realizado? Sobre as palavras do apóstolo, devemos observar:

Primeiro, ele diz, eu combati o bom combate. É muito importante ver que ele não disse, eu lutei uma boa luta, como ele é frequentemente citado dizendo. Se ele tivesse dito isso, seria indicativo de sua visão de quão bem ele tinha feito. Estaria se gabando: “eu lutei uma boa luta.” Ou  “eu fui lá e fiz a coisa certa.” Ou então:arrebentei, matei a pau!”  Mas isso não é o que ele diz. Ele diz que combateu o bom combate, significando a luta verdadeira, a grande batalha que a vida tinha apresentado a ele.

Paulo diz, “eu terminei a corrida.”  Essa é outra figura comum em seus escritos. Em Filipenses 3 ele descreve essa corrida: Esqueça o que está pra trás e se esforce para o que está à frente, prossigo em direção ao objetivo de ganhar o prêmio pelo qual Deus me chamou para o céu em Cristo Jesus, diz ele (Filipenses 3.13b-14) . A corrida, claro, é a própria vida cristã, que é vivida a cada momento, assim como uma corrida é executada passo a passo. A questão é se você vive cada passo na carnalidade ou no Espírito, se você está andando no poder da nova vida que você tem em Cristo ou se você ainda está seguindo os velhos modos de pensar, o velho egocêntrico, atitudes carnais e egoístas e acima de tudo, desobedientes. Cada momento está contribuindo para alcançar o objetivo do prêmio ou atrasá-lo, perdendo tempo em carne e osso. Os cristãos são chamados a correr essa corrida.

Terceiro, o apóstolo diz: “Eu mantive a fé.” Ele quer dizer com isso todo o corpo de verdade que está envolvido no evangelho, o que ele chama na sabedoria secreta de 1 Coríntios (1 Coríntios 2. 7a). Essa sabedoria é totalmente diferente da sabedoria deste mundo. É a verdade que Deus nos fala sobre nós mesmos e sobre Si mesmo, sobre este mundo e porque é assim que é. É a verdade sobre o poder do mal, o poder secreto da iniquidade (2 Tessalonicenses 2. 7), e o mistério da piedade (1 Timóteo 3.16) com o qual podemos combater o mal. Essa é a fé que Paulo está falando. No limiar da eternidade, ele pode dizer de si mesmo: guardei a fé. Eu não perdi nada do bom depósito que Deus me confiou. Ele guardou isso como um tesouro, e ele diz a Timóteo, por sua vez, para guardar o bom depósito que foi confiado a você (2 Timóteo 1.14). Paulo impediu que esse tesouro fosse maltratado ou distorcido por aqueles que tentariam distorcê-lo e usá-lo para seus próprios propósitos. Ele respondeu aos seus críticos. Ele advertiu aqueles que se desviariam, como ele faz nesta mesma carta; assim ele manteve a fé.

Minha oração:

Senhor, conceda-me a graça de lutar o bom combate, terminar a corrida e manter a fé. Obrigado que o senhor é fiel para me permitir fazer isso.

Aplicação para a vida:

Acabar bem é um objetivo digno. Estamos claramente definindo a jornada? Conseguimos captar o poder disponível em Cristo para encontrar regularmente obstáculos e contra-atacar o mal?


Comentários

Postagens mais visitadas