Como vencer o pecado



Quando eu era pequeno, muitas vezes tomava decisões para mudar minha vida. A concentração em como ser uma pessoa melhor tomou muito da minha atenção desde pequeno. Decisões difíceis que eu tive de tomar (então eu pensei) foram frequentemente seguidas pela mudança de aparência e comportamento. Ao visitar a pequena cidade de meus avós, Araras, certa vez decidi que, para viver uma vida adequada diante do Senhor, exercitaria a disciplina observando atentamente à maneira pela qual meus pés caminhariam. Araras tinha uma lei municipal obrigando que todas as calçadas fossem uniformemente moldadas em ondas estilo “Copacabana”, e feitas de pedras lavadas. Todas com desenhos em forma de ondas pretas e brancas. E então, no auge dos meus seis anos, decidi pisar apenas nos paralelepípedos brancos, sendo assim uma criança mais sadia. Eu ficava tão frustrado durante as férias de verão porque, às vezes, esquecia minha decisão, e quando menos esperava estava pisando no lado escuro ... Às vezes, as pessoas que estavam comigo andavam mais rápido e eu não conseguia acompanhar o ritmo, quebrando assim o meu próprio, minhas regras de expiação. E às vezes eu ficava tão envergonhado por ter pensado uma coisa tão estúpida, que simplesmente me desobedecia e andava sobre as pedras negras. Bem, acho que vou começar de novo amanhã, eu dizia cada vez que falhava.

Crescendo, achei ainda mais difícil moldar meu caráter. Era difícil encontrar meu lugar no mundo e me reconhecer diante de Deus. Lembro-me de ter sido salvo e de que minha salvação era imitar o que Noé fez - de acordo com tudo o que o Senhor lhe havia ordenado (Gênesis 6.22, o primeiro versículo bíblico que eu decorei). Isso aconteceu alguns anos antes. No entanto, eu tive muita dificuldade, quando criança, para fazer as coisas que tinha de fazer: obedecer a mamãe e papai, amar os outros (isso foi fácil), ser honesto, falar a verdade, ser corajoso e assim por diante. Eu também tive dificuldades quando tentei parar de fazer o que eu sabia ser ruim. Por exemplo, eu costumava chupar meu polegar direito, e nada conseguia me impedir!

Eu sabia que pertencia a Deus através de Jesus. Eu sempre tive certeza disso. Mas tive tanta dificuldade em obedecer seus mandamentos. Ainda hoje combato e luto contra o pecado e a tentação expostos diante dos principados deste mundo.

Pecado é qualquer coisa que vai contra a vontade de Deus e as suas leis. Cometer pecado é transgredir ou desobedecer essas leis. A luxúria do pecado reside na natureza humana. Em outras palavras, é contaminado e motivado pelas tendências pecaminosas que habitam em todas as pessoas como resultado da Queda no pecado, na desobediência no jardim do Éden.

Quase todos falam de batalhas e guerras quando se trata da vida cristã, referindo-se à batalha interior que surge quando um pensamento pecaminoso tenta. O Espírito de Deus e a carne estão em desacordo. Quando você decide apenas fazer a vontade de Deus e está sendo guiado pelo Espírito, surge um conflito entre a carne e o Espírito.

Há mais contra o pecado em sua vida. Mas é vitória quando você supera uma tentação, ou é apenas considerada vitória quando você não é mais tentado a pecar? Cometer pecado é conscientemente fazer algo que você sabe que vai contra a vontade de Deus. Isso pode ser feito por palavras, ações ou até mesmo por pensamentos. (Tiago 1.14-15)
Aqui está o bilhete: quando eu era pequeno e não conhecia toda a Bíblia, pensei que sacrifícios pessoais seriam úteis para eu me tornar uma pessoa melhor.

Olhe desta maneira: você está lutando uma guerra

Mas toda guerra é composta de batalhas individuais. Toda vez que supera a tentação de pecar, você venceu uma batalha. Você está um passo mais perto de vencer a guerra.

Quando um pensamento impuro ou qualquer outra tentação surge, então você diz “Não!” Ora a Deus por força, usa a sua Palavra como uma arma, você supera essa tentação. Mesmo que a mesma tentação venha de novo, isso é uma vitória. É uma nova batalha, é outra oportunidade para outra vitória e outro passo em direção ao objetivo final de superar todos os pecados em sua carne.

Quando você supera uma tentação um dia e é novamente tentado no dia seguinte na mesma coisa, não significa que você não foi vitorioso ontem. É apenas mais uma oportunidade para superar esse pecado, para que um dia ele seja completamente erradicado.

Imagine um campo cheio de inimigos; todos eles parecem idênticos. É seu trabalho limpar esse campo. Cada um desses inimigos é como uma tentação de pecar. Esta é uma tentação para um pensamento impuro. Mas você supera isso, porque a Palavra de Deus dá poder e força, e não há dúvida de que através dele você é mais forte que seu inimigo! Você diz: "Não!" E usa a Palavra de Deus como uma espada para cortá-la. Então você se vira e há outro inimigo ali mesmo, com a mesma tentação. Mas é definitivamente um novo inimigo; você pode ver o que acabou de superar lá no chão. Então você faz o mesmo novamente. E olha ao seu redor, e o que você vê? Mais inimigos! Mas você continua em frente. Se a sua visão estiver voltada para a recompensa, para o celestial, e não para o que pode ter aqui na Terra, então você encontrará forças para continuar; então a batalha nunca se torna muito difícil. (Colossenses 3.1-4)

Só porque as tentações continuam chegando, não significa que você não esteja vencendo. Significa apenas que você tem uma natureza humana - uma carne, assim como qualquer outra pessoa na terra. Mas você está derrubando esses inimigos, um por um. E depois de algum tempo você para e olha atrás de você, e há um campo cheio de inimigos atrás de você que nunca mais poderá tentá-lo novamente! Você está fazendo progresso; você está a caminho de vencer a guerra. (Hebreus 12: 1-2)

Momento a momento você supera o pecado
Você pode pensar assim sobre qualquer pecado que vê em sua carne. Orgulho. Desânimo. Cobiça. Coisas diferentes surgem porque há profundezas em nossa carne. Você não vê tudo de uma vez, ou não conseguiria aceitá-lo. É um campo de cada vez: Deus mostra a quantidade certa de uma só vez. (1Coríntios 10.13) Ele faz com que você seja salvo do pecado o mais rápido possível, com o mínimo de sofrimento

A Bíblia frequentemente menciona sofrimento. Embora isso possa se referir ao sofrimento físico externo, na Nova Aliança, aplica-se principalmente ao sofrimento que ocorre quando você nega suas próprias cobiças e desejos pecaminosos e os mortifica. É um sofrimento interior que ocorre porque suas concupiscências não estão sendo satisfeitas, e não físicas, externas.

Chegará o dia em que você estará nesse campo e olhará ao seu redor e não haverá um único inimigo. Você perseverou fielmente e o campo é seu! Então você nunca será tentado nessa área novamente; você foi completamente vitorioso nessa batalha. Então vai agradecer e louvar a Deus por Ele ter lhe dado a ajuda e o poder para fazer a guerra e que agora você está livre para sempre desse pecado.

Em seu livro The Obedience Option, David Hegg ilustra o que ele chama de "fé avassaladora". Hegg estava conversando com um jovem que afirmava não conseguir parar seu padrão de pecado sexual. O jovem sabia que estava errado, mas também alegou que sua luxúria sexual era inevitável. Portanto, não era culpa dele, especialmente porque Deus o criou com desejos tão fortes. Esse pensamento é errado. É o pensamento infantil de quem deseja caminhar por suas próprias conclusões, como eu fazia em Araras, tentando pisar somente nas pedras brancas...

Finalmente, Hegg interrompeu o rapaz e disse: "Suponha que eu entre em seu quarto e o flagre no inicio desse seu processo 'inevitável'". Suponha que eu tire dez notas de cem dólares e lhe diga que elas são suas se você parar. O que você faria?"

Quando o rapaz disse rapidamente que preferia ter o dinheiro, Hegg perguntou: "Então, o que aconteceu com a força irresistível da luxúria?"

Então Hegg concluiu:

Nós dois percebemos uma verdade muito simples: uma paixão pode parecer irresistível até que uma paixão maior apareça. Se levarmos esse princípio para a arena da vida justa, será assim: a única maneira de superar a paixão pelo pecado é com uma paixão avassaladora pela justiça. Essa paixão avassaladora pela justiça é, na verdade, uma mentalidade que a Bíblia chama de fé. Aqui está uma definição útil deste tipo de fé avassaladora: A fé é uma convicção que domina a vida de que tudo que Deus tem para mim. A obediência é melhor do que qualquer coisa que Satanás possa me oferecer através do egoísmo e do pecado.

Vitória = algo novo
E não só você está livre do pecado, mas você também ganhou a natureza divina
A natureza de Deus, ou natureza divina, é perfeitamente pura e não pode ser tentada pelo mal. É-nos prometido que podemos ser participantes da natureza divina fugindo da corrupção no mundo que vem de nossas concupiscências. À medida que gradualmente superamos nossa natureza humana pecaminosa, ela é substituída pela natureza divina - Deus compartilha sua própria natureza em lugar do pecado. Cada vez que você supera, onde sua natureza era anteriormente impura, ela é substituída pela pureza. Como sua natureza humana, o pecado na carne é destruído, a natureza divina toma seu lugar. As virtudes de Cristo substituirão esses pecados feios. Você está se tornando cada vez mais semelhante a Jesus; você está sendo preenchido cada vez mais com a plenitude de Deus. Seu espírito está se tornando cada vez mais conectado com Deus, e você está crescendo em sabedoria, o que tornará o próximo campo ainda mais fácil de esclarecer. Você está se tornando um profissional. (2Pedro 1.4-8)

E então o dia virá quando você for aperfeiçoado. Quando tudo acabar, quando não há campos para limpar. Que dia será! Então você estará pronto para encontrar Jesus, pelo qual você está realmente lutando. Você está lutando por uma eternidade com ele. Então você será digno de ser chamado seu irmão. (Romanos 8.29; Hebreus 2.11)

Lutar contra o pecado e remodelar seu personagem parecerá menos como uma brincadeira de criança e mais como um modo de vida de guerreiro.

“Porque tens necessidade de perseverança, para que, depois de fazeres a vontade de Deus, recebas a promessa.” Hebreus 10.36.

Comentários

Postagens mais visitadas