TODA ESCRITURA




Todo pastor passa por alguns momentos no ministério onde os conflitos e as lutas serão cada dia mais acirrados. Em toda igreja, parece, levantarem –se alguns opositores e críticos de plantão. Estes tendem a dificultar o trabalho e a difusão do evangelho. Paulo não poupa palavras e nem se esquiva de dar nomes à essas pessoas que são malfeitores. Neste capitulo, Paulo consola a Timóteo, explicando a ele que ultimamente, seria cada vez mais comum o surgimento de pessoas que são inimigos da cruz. Ao mesmo tempo, Paulo ensina a Timóteo como resistir esses tais homens maus.

Primeiro, algum contexto. Paulo está na prisão e está escrevendo para o jovem presbítero (pastor) Timóteo, encorajando-o a ser firme em sua fé e a transmitir fielmente o ensinamento que lhe foi confiado. Timóteo e seus cooperadores precisam lidar com a palavra da verdade com precisão (2:15), e cuidado com os falsos mestres que virão enganar os desavisados ​​(3: 1-13). A proteção mais segura contra tais homens para Timóteo e a liderança em sua igreja é continuar nas verdades das Escrituras que ele ouviu desde a infância (3: 14-15).

Paulo lembra a Timóteo que essas “escrituras sagradas” que podem torná-lo sábio para a salvação são “inspiradas por Deus”, e continua dizendo a ele como ele poderia usar esses escritos inspirados por Deus em sua vida e na vida da igreja. Por hoje, porém, estamos preocupados com as primeiras palavras deste verso.

“Toda Escritura”: o grego é pasa graphê. Algumas traduções preferem dizer “toda a Escritura”, mas como a frase é realmente singular, eu prefiro “toda Escritura”. Graphê se refere a qualquer coisa escrita, não necessariamente um livro sagrado, no entanto, no Novo Testamento ela se refere àqueles livros que foram considerados Escrituras e autoritativos. O contexto também indica que os livros aos quais Paulo se refere são aqueles “escritos sagrados” do versículo anterior. Para Paulo e seus leitores, neste ponto, a Escritura teria sido o Antigo Testamento. No entanto, há evidências no Novo Testamento de que o próprio escrito de Paulo estava ganhando um status semelhante (ver 2 Pedro 3: 15-16). Para nós, certamente, “toda Escritura” incluiria ambos os Testamentos. Para uma discussão sobre a história e o escopo do cânon do Novo Testamento, ver o livro de James White, Scripture Alone.

“Deus soprou”: a palavra grega aqui é theopneustos. Isso é comumente traduzido como “inspirado por Deus”. No entanto, “inspirar” implica algo que é inspirado, enquanto a implicação da palavra é mais ao longo das linhas de algo que é exalado por Deus. Em outras palavras, as Escrituras não são as destinatárias do selo de aprovação de Deus; vem com o selo de aprovação de Deus porque veio de Deus. Foi Deus cujo sopro de sabedoria e discernimento na mente de seus escritores fez com que escrevessem com autoridade e precisão exatamente o que Deus queria que eles dissessem, mas preservando a voz de cada escritor e usando as experiências de vida que Ele lhes deu para autorizar essas obras. o jeito que ele queria.

Deste modo, a Bíblia é um trabalho de mãos humanas, mas mãos humanas que foram treinadas sob a Providência de Deus, e movidas pelo Seu Espírito para escrever os livros e cartas que Ele queria que elas compusessem. Como tal, cada uma dessas obras da Escritura é uma obra do sopro de Deus.

Ao lermos a Bíblia, quão conscientes disso estamos sendo dados a nós do próprio Deus? Tratamos isso casualmente, como o trabalho dos homens? Ou nós olhamos para isto como uma obra única do Criador de todas as coisas, o Autor de nossa salvação? Alguns estudiosos da Bíblia (semelhantes à aqueles citados por Paulo, que apareceriam nos últimos dias) nos dizem que não devemos ter essa visão porque nunca podemos avaliar o que ela diz objetivamente. No entanto, Deus não nos dá essa opção. Ele mesmo diz que a Escritura é inspirada por Deus. Ele não pode ser avaliado objetivamente: você acredita que sim e o trata de acordo ou não, e o trata de acordo. Não há meio termo.


Comentários

Postagens mais visitadas