Jesus é humano




O conceito de Jesus é melhor continua neste capítulo. A primeira comparação feita é entre o Velho Pacto e o Novo Pacto. A segunda comparação pega a comparação no final do capítulo um: Jesus é melhor que os anjos.

Quando o capítulo se abre, somos exortados a prestar atenção à mensagem da Nova Aliança para que não nos afastemos dela. Isso não significa que podemos nos afastar ou perder nossa salvação. Mas isso significa que se não nos mantivermos focados intencionalmente no Evangelho, poderemos nos afastar das poderosas verdades que compõem essa mensagem.

O fato de Jesus ser humano e ao mesmo tempo ser o Filho de Deus é muito importante - é por isso que seus seguidores precisam prestar muita atenção ao que aprenderam sobre ele. Caso contrário, eles podem começar a ficar um pouco preguiçosos sobre essa coisa toda de Deus. Ninguém quer isso.

Afinal, diz Hebreus, Deus deu ao mundo a Torá ( os primeiros cinco livros da Bíblia Hebraica) para nos dizer que esperávamos seu filho. E os profetas judeus apoiaram-no. Então Deus mostrou ao deixar todos os tipos de milagres acontecerem para mostrar a verdade. Finalmente, ele foi e deu ao mundo o Espírito Santo. Mensagem recebida, Deus.

Crer que Jesus é o filho de Deus exige  interpretar o Antigo Testamento como um precursor do Novo Testamento - cremos que a Bíblia Hebraica prediz o nascimento (e a história) de Jesus e que o Novo Testamento é basicamente um cumprimento do Antigo. Mas as pessoas somente leem a Bíblia hebraica (a saber, os judeus) argumentam que os cristãos estão projetando essa leitura nas Escrituras, onde ela não existe. De nossa parte, não nos importamos com quem pensa o quê - estamos lendo isso como literatura e vamos analisá-lo como tal.

De volta a Hebreus: quando o mundo precisava de um salvador, Deus mandou um anjo? Não. (Sim, este ponto está realmente sendo martelado). Ele enviou seu filho. Oh, nós mencionamos? Seu nome é Jesus.
Mesmo que Jesus seja totalmente igual a Deus, houve um tempo em que ele "foi feito inferior aos anjos" e se tornou um ser humano.
Depois que ele sofreu e morreu (veja os Evangelhos para a história completa), Jesus recebeu todos os tipos de glória e honra de Deus. Maneira de fazer o velho homem orgulhoso.
Ele também realizou algo único e legal. Quando ele morreu, Jesus "provou a morte para todos".
Basicamente, isso significa apenas que, ao sofrer e morrer, Jesus se tornou "perfeito", e foi capaz de mostrar ao resto do mundo como seguir perfeitamente a Deus também.

Tudo em um dia de trabalho para o salvador do mundo, nós achamos.
Mas por que isso? Bem, Jesus e o resto do mundo têm um pai: Deus. Isso significa que cada ser humano é como o irmão ou a irmã de Jesus.

Jesus precisava salvar os filhos de Deus, então ele se tornou exatamente como eles - isto é, carne e sangue. Ele morreu, assim como as pessoas comuns, para que ele pudesse vencer o diabo e fazer com que ninguém nunca tivesse medo de morrer novamente.

Lembre-se, Jesus não veio para ajudar os anjos - ele veio para salvar as pessoas. É por isso que ele se tornou um ser humano e não um anjo.

Jesus se tornou o sumo sacerdote judeu que fez um sacrifício por todo o povo. Nesse caso, o sacrifício não era um carneiro ou uma cabra - era ele mesmo.

Como Jesus viveu e sofreu e morreu como os humanos, diz Hebreus, ele sente a dor das pessoas quando elas têm um problema.

Comentários

Postagens mais visitadas