A Luz de Genesis



Ao longo de seus escritos sobre o Salvador, os apóstolos se referiram a Gênesis 1 como um fato histórico que aponta para verdades espirituais eternas. Rejeitar este relato histórico como alegoria é desacreditar todas as outras verdades inestimáveis ​​a que Deus apontou.

Jesus costumava usar as realidades físicas para fazer um ponto espiritual. Ele os chamou de "sinais" (como Mateus 12:39). Eles são eventos reais, factuais e históricos, destinados a mostrar além de si mesmos a maiores verdades espirituais. Paulo sugere que Deus fez o mesmo na própria criação. Paulo escreve: "Para Deus, que disse:" Que a luz brilhe das trevas ", tenha brilhado em nossos corações para dar a luz do conhecimento da glória de Deus diante de Jesus Cristo" (2 Coríntios 4: 6).
Note que isso é uma alusão a Gênesis 1: 3, e Paulo considera que é um texto histórico, factual e claramente compreendido. Deus disse: "Que haja luz", e havia luz. O texto, para Paulo, aponta para um evento real no tempo e na história - a criação da luz no princípio eterno de Deus, conforme registrado em Gênesis, para o entendimento temporal do homem.

No entanto, Deus revelou a Paulo que o texto faz ainda mais do que registrar a história. Deus mostrou a Paulo que seus atos na criação eram como palavras cósmicas, predizendo coisas espirituais por vir. 

Assim como Deus disse: "Que haja luz!" Ele agora diz aos pecadores desamparados, fracos e infernal, "Que haja compreensão de quem é Cristo".

À medida que a luz divina no Dia 1 invadiu a escuridão da criação cósmica, a graça de Deus invade nossas mentes fracas e frágeis. Estamos diante de Deus, ainda sem luz espiritual e sem valor. 

Como a criação original em Gênesis 1: 1-2, ainda não temos vida espiritual. Mas tudo isso muda por causa da graça de Deus. Deus diz: "Que haja luz". E há luz!

Deus revelou uma idéia semelhante a João. João 1: 4-5 diz: "Nele era vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha na escuridão, e a escuridão não a compreendeu [literalmente, "a segurou"]. 

Como Paulo, João está aludindo a Gênesis 1: 3, e ele acredita que cada palavra é histórica e literalmente verdadeira.

Além disso, Deus revelou a João que o texto de Gênesis diz muito mais. Deus pretendia que a luz histórica da criação ardesse em nossas mentes uma verdade espiritual ainda maior. O mesmo Deus que disse: "Que haja luz" é o Deus que diz dos seus: "Você é justo".

O PODER DE DEUS NA CRIAÇÃO HISTÓRICA É O MESMO PODER NO TRABALHO EM NOSSAS VIDAS HOJE.

O mesmo Deus que em Gênesis 1 transformou a terra, enchendo-a de luz, vida, terra, ordem e domínio, é o Deus que está transformando os crentes pela Sua graça em homens e mulheres deslumbrantes de quem "o mundo não é digno" ( Hebreus 11:38; ver Efésios 2: 7). Nós brilhamos como as estrelas no céu (Daniel 12: 3). O poder de Deus na criação histórica é o mesmo poder no trabalho em nossas vidas hoje.

Alguns professores cristãos tentariam levar a Gênesis 1-2 com menos seriedade, mitificar o texto ou descartá-lo como cachimbo pré-científico. Esses professores podem desejar bem, mas cometem um erro venenoso e mortal. Ele ensina os cristãos a escolher e escolher o que eles levam a sério na Palavra de Deus. Ensina a um cristão a ser superado - ao invés de ser inferior - o ensino da Escritura.

Paulo e João descrevem a visão oposta. Eles viram todas as palavras como absolutamente verdadeiras e cheias de tesouros e significado de Deus. Para minimizar as palavras de Deus - qualquer uma das Suas palavras a partir do primeiro verso em diante - é roubar o crente do tesouro desejado de Deus. Em vez disso, possamos juntar-nos a Paulo e João ao tentar pensar os pensamentos de Deus depois dele, começando com este primeiro texto magnífico.

Comentários

Postagens mais visitadas