O Verbo, o verbo e a Luz



O Evangelho de João é preeminentemente o evangelho da revelação da glória do Filho. Outros evangelhos apresentam outras glórias de nosso Senhor: Mateus revela Sua glória oficial como o Rei Messias; Marcos apresenta a glória de Sua humilhação como Servo; Lucas apresenta Sua glória moral como o Filho do Homem; Mas o alto privilégio de João é apresentar Sua glória pessoal como o Filho de Deus.

Além disso, a apresentação de Cristo como uma pessoa divina envolve a revelação de cada pessoa divina. O evangelho abre com a apresentação das glórias do Filho. Ao prosseguir, temos a revelação do coração do Pai (João 1:18), a mão do Pai (João 5:17) e a casa do Pai (João 14: 1-3). Ao aproximar-se, há uma apresentação muito completa do Espírito Santo.

Além disso, neste evangelho há a introdução de um Homem totalmente novo após uma nova ordem. O Senhor fala de si mesmo como "o Filho do homem que está nos céus" (João 3:13); como o Filho do homem "que desce do céu" (João 6:33, 50); e como o Filho do Homem, que está prestes a "ascender até onde Ele estava antes" (João 6:62). Assim, no evangelho há a apresentação dupla de Cristo: primeiro, como o Filho unigênito que revela o Pai; e então como o Filho do Homem apresentando uma nova ordem do homem - um Homem que andou na Terra e viveu no céu.

Para trazer essas variadas glórias de Cristo, diferentes figuras são usadas. No capítulo 2, ele é o templo onde habita a glória de Deus. No capítulo 4. Ele é o verdadeiro pão dado do céu para satisfazer a necessidade do homem. Em João 8 e João 9 Ele é a Luz do mundo para tirar homens da escuridão. Em João 10 Ele é o Pastor para levar Suas ovelhas da antiga dobra judaica para o novo enxerto cristão. Em João 11 Ele é a Ressurreição e a Vida para libertar os homens da morte. Em João 12, ele é o grão de trigo que morre para garantir uma semente semelhante à dele. Em João 15, ele é a videira verdadeira para permitir que seus discípulos dêem frutos para o Pai.

Vendo que o grande propósito do evangelho é apresentar a glória do Filho de Deus como uma Pessoa divina, será prontamente entendido por que não há genealogia neste evangelho, e não conta o nascimento e os primeiros anos do Senhor. Esses detalhes, tão preciosos para a fé, e lindos e necessários em seu lugar, ficariam inteiramente desconsiderados com um evangelho que apresenta a glória de Sua Pessoa como o Filho. Como uma pessoa divina Ele é acima de todas as genealogias, mesmo como o Servo, no Evangelho de Marcos, Ele toma um lugar abaixo da necessidade de uma genealogia.

Além disso, na apresentação da Palavra tornam-se carne, não são dados detalhes que conectem Cristo com a Terra e a nação de Israel. Não faz parte do propósito deste evangelho mostrar o cumprimento das promessas feitas no passado, prever a criação do reino no futuro, ou instruir-nos quanto à forma que o reino leva no presente. Novamente, lembremo-nos, essas verdades são necessárias e preciosas em seu lugar, embora muito longe do grande propósito de João em apresentar a glória do Filho de Deus. Com a vinda do Filho de Deus e a consequente revelação de pessoas divinas e uma nova ordem de homem, existe a separação da antiga ordem judaica e a introdução do cristianismo. Desde o início do evangelho, tanto a nação de Israel quanto o mundo em geral são vistos como tendo sido completamente discriminados em responsabilidade e, assim, deixados de lado no julgamento para trazer o cristianismo. 

Além disso, o evangelho estabelece o cristianismo de acordo com o pensamento de Deus, e não de acordo com as corrupções da cristandade. Assim, neste evangelho, somos levados acima do mundo e levados para fora do judaísmo corrupto, para aprender a benignidade do cristianismo de acordo com o pensamento de Deus, fundado sobre a Pessoa do Filho de Deus.

O cristianismo, sendo fundado sobre a Pessoa de Cristo, deve necessariamente levar seu caráter de Cristo - "como o celestial (um), como também os celestiais". No capítulo após o capítulo, vemos esta configuração à parte da antiga ordem, e a introdução daquilo que é totalmente novo. No capítulo 1, a lei dada por Moisés dá lugar à "graça e verdade" que veio por Jesus Cristo. Em João 2, o templo de Jerusalém é posto de lado pelo templo de Seu corpo. Em João 3, "coisas terrenas" dão lugar a "coisas celestiais". Em João 4, a água natural do poço é substituída pela fonte da água da vida. Em João 5, a piscina e a atividade pseudo - providencial do anjo são postas de lado pela voz poderosa do Filho de Deus. No capítulo 6, o pão natural dá lugar ao verdadeiro pão que desce do céu. Em João 8 e João 9, a escuridão é dissipada pela luz. No capítulo 10, a pregação farisaica é posta de lado pelo rebanho cristão. Em João 11, a morte é anulada pela vida.

Estamos assim autorizados a ver as coisas antigas passarem lá e todas as coisas se tornam novas. O tempo dá lugar à eternidade, coisas terrenas para as coisas celestiais. No pensamento, somos levados de volta para uma eternidade quando o tempo não era; Em espírito, somos levados além dos limites da terra para provar as alegrias da casa do Pai. Quão abençoado, quando tudo se derrubou nas mãos dos homens, para chegar a este evangelho e ter nossas almas engajadas com pessoas divinas em quem não pode haver quebrar, ser conduzidas no propósito de Deus que nenhuma ruína pode tocar, e para ser transportado para cenas onde nenhum falha do homem entrará. 

Ao lermos este evangelho, somos, desde o início, em contato com coisas eternas e cenas celestiais, e nos encontramos em companhia das Pessoas divinas. E, no entanto, podemos nos mover facilmente em uma nível tão alto sem medo, pois essa pessoa gloriosa, o Filho eterno, aproximou-se tão perto de nós que Ele pode sentar-se ao lado de um pecador solitário no poço e levar um discípulo a descansar sobre Seu peito. 
Então, ele realmente habitou entre nós e para ele, Ele pode fazer-se ser levado por uma bebida de água; para outros, pode se abaixar para lavar os pés; enquanto ainda para outros Ele pode preparar um fogo para aquecê-los e uma refeição para alimentá-los. 

A Palavra Eterna João 1: 1-18. O grande tema dos versículos introdutórios do Evangelho de João é a glória da Pessoa de Cristo como a Palavra eterna. Em primeiro lugar, somos levados de volta ao pensamento para a eternidade para aprender Sua glória como pessoa divina; chegando ao tempo, aparece diante de nós a sua glória como Criador; finalmente, a Palavra é apresentada como sendo carne, revelando-nos a Sua glória como o Filho eterno em relação ao Pai. 

(João 1: 1, 2). O evangelho abre com a afirmação sublime: "No princípio era a Palavra". De imediato, nossos pensamentos são levados para a eternidade, antes do início do tempo ou da criação, para saber que a pessoa gloriosa que se chama "Palavra" não teve começo. No começo de tudo que teve um começo, a Palavra foi, não "começou". "No início, a Palavra" é a expressão formal de que a Palavra não teve começo ". 

De imediato, nos dizem que a Palavra é uma Pessoa eterna. Como a Palavra, esta pessoa abençoada é o revelador de Deus - a pessoa na divindade que é em si mesmo, bem como por seus atos e o que ele se tornou, a expressão de Deus e seus pensamentos. 

Além disso, somos informados de que a Palavra era "com Deus". Não só é a Palavra como uma Pessoa eterna, Ele também é uma Pessoa distinta na divindade. O "com" denota, além disso, não apenas a distinção da Pessoa, mas também a intercomunhão entre as Pessoas na Divindade. Então nos dizem que "o Verbo era Deus". 

A declaração de abertura, dizendo-nos que a Palavra é uma pessoa eterna, implicaria que Ele deveria ser uma Pessoa divina. Mas não nos resta, numa questão que toca a glória de Sua Pessoa, a uma inferência, por mais correta que seja. Definitivamente, nos dizemos que "o Verbo era Deus" - uma pessoa divina. Finalmente, aprendemos: "O mesmo ocorreu com Deus". Esta não é uma mera repetição do fato que já declarou que Ele era uma Pessoa distinta com Deus. Aqui, aprendemos a verdade adicional de que Ele era eternamente uma pessoa distinta. Assim, o Espírito de Deus guarda cuidadosamente a glória de Sua Pessoa contra aqueles que podem admitir a distinção de Sua Pessoa e afirmarem ainda que houve um tempo em que Ele começou a ter uma existência Pessoal distinta. 

Tanto o Senhor, referindo-se ao início de Seu ministério, quanto João, falando sobre o início do cristianismo, usam a expressão "desde o início". Aqui em referência ao que não tem início, duas vezes temos a expressão "no início". Além disso, é de notar que é dito que "a Palavra estava com Deus" - não o Pai. Como a Palavra e Deus, assim o Filho e o Pai são correlativos. A designação de Deus compreende não só o Pai, mas também o Espírito Santo e o Filho. A Palavra e Deus falam da natureza das Pessoas divinas: o Pai e o Filho contam relações entre as Pessoas divinas. O grande objetivo desses versículos é estabelecer a glória de Cristo como na natureza, uma Pessoa divina. 

Nas palavras mais curtas e mais simples, o Espírito de Deus nestes versículos de abertura apresentaram a glória divina de nosso Senhor. A Palavra é uma Pessoa eterna, uma Pessoa distinta na Divindade, uma Pessoa divina e uma Pessoa eternamente distinta. 

Toda a série brilhante de "coisas celestiais" que passam diante de nós neste evangelho são fundadas sobre a glória da Pessoa de Cristo. Questionar a Deidade do Filho é minar a base sobre a qual toda a benção para o homem se firma. Não importa o que os sistemas religiosos elaborados que os homens podem construir ou o quanto eles possam professar honrar o Nome de Cristo, se eles não estão construindo sobre este fundamento, todos irão se arruinar. 

(João 1: 3). A glória da Palavra como uma Pessoa divina foi declarada, passamos da eternidade para o tempo para aprender os dois grandes caminhos nos quais Deus foi expresso através da Palavra: primeiro, na criação (versículo 3) e, em segundo lugar, pela encarnação ( versículo 14). Aqui, então, aprendemos que "todas as coisas foram feitas por Ele "- a Palavra. Esta afirmação positiva é enfatizada pela afirmação negativa de que" sem Ele não foi feito nada que fosse feito ". Tudo, grande e pequeno, animado e inanimado, espiritual e material - tudo o que tem "recebido sendo" recebeu através da Palavra. De quem pode ser dito que elas são, mas não que "tenham sido recebidas". Se a criação vem a existir, não é só para provar que existe um Criador, mas na ordem, na sua medida, para expressar ao Criador.  Porque o Filho é eternamente gerado pelo Pai. Em Genesis 1.4, quando principalmente, foi gerado por meio da palavra de Deus, dizendo Haja Luz. A luz que João Batista não era, mas apontava pra Ele. E nós vimos a sua glória, glória como do unigênito do pai.

"Os céus declaram a glória de Deus; e o firmamento mostra sua obra. O dia a dia fala, e a noite até a noite revela conhecimento "(Salmo 19: 1, 2, Romanos 1:20). (João 1: 4). Se o versículo 3 fala daquilo que recebeu ser através da Palavra, o versículo 4 diz nós daquilo que está na Palavra. "Ele era a vida". Com esta declaração, passamos da relação da Palavra para todo o universo criado para considerar Sua relação com a humanidade. Assim, a "vida" falada dificilmente pode ser a Vida natural da criação. 

Verdadeiramente, como o Criador, a Palavra é a fonte da vida natural, que, quando dada, seja em plantas ou animais, pode se propagar. Esta vida é mais uma vida espiritual que se torna a luz dos homens que já tem a vida natural. Porque o Filho é eternamente gerado pelo Pai; e em Genesis 1.4, quando principalmente, foi revelado por meio da palavra de Deus, dizendo Haja Luz. A luz que João Batista não era, mas apontava pra Ele. E nós vimos a sua glória, glória como do unigênito do pai.

A vida pode ser comunicada aos outros, mas a vida nunca foi comunicada à Palavra - "Nele era vida". Esta vida era a luz dos homens. O Senhor pode dizer: "Aquele que Me segue não deve andar na escuridão, mas terá a luz da vida "(João 8:12). A vida na Palavra foi a revelação perfeita para o homem do invisível e Deus. A luz da natureza não revelará o coração de Deus. A luz da razão não consegue descobrir Deus procurando. É somente a luz da vida na Palavra tornar-se carne que pode declarar Deus. (João 1: 5). 

O homem está caído; Se, portanto, a luz brilha diante dos homens, está em uma cena de escuridão ou ignorância de Deus. Além disso, aprendemos que "a escuridão não o compreendeu". Isso nos diz que a escuridão espiritual não é apenas ignorância ou ausência de luz; é oposição à luz. 

A luz natural baniria a escuridão real; Mas, se o homem for deixado para si mesmo, a luz espiritual não banirá sua escuridão espiritual. A luz da vida da Palavra traz a incapacidade moral do homem, pois mais tarde o amor de Sua vida provoca o ódio do homem. (João 1: 6-9). Nos versículos de abertura, passamos diante de nós a glória da Palavra em relação a Deus, depois à criação e, finalmente, à humanidade. 

Nos versículos que se seguem, aprendemos a maneira como Deus tomou para apresentar a luz para o homem neste mundo. Não só Deus dá a luz, mas Ele envia um precursor para chamar a atenção do homem para a luz. Não há detalhes sobre a conexão de João Batista com o judeu ou coisas terrenas. Aqui ele é visto como "enviado de Deus", e como testemunha do que é inteiramente novo - a Luz. Em outros evangelhos ele testemunha o Rei e o Seu reino para Israel arrependido: aqui ele testemunha a Luz para "todos os homens". 

Se, no entanto, Deus envia o precursor, Ele guarda cuidadosamente a glória de Cristo. Não importando quão excelente João pudesse ser, há apenas um que é a luz. João, de fato, era "a lâmpada ardente e brilhante" (João 5:35,), mas a Palavra era a Luz que, no mundo, ilumina todo homem. A Luz teve um duplo efeito: expôs o homem, mas revelou Deus. Verdadeiramente o Senhor "foi fazer o bem", mas o motivo em tudo que Ele fez foi fazer Deus conhecer. 

Ele não abriu apenas os olhos cegos para aliviar a cegueira, mas para dar a conhecer o amor de Deus em relação à necessidade do homem. A luz é a revelação de Deus apaixonada segundo a verdade total da condição do homem e da santidade de Deus. (João 1:10, 11). 

Então, nos dizem o efeito da Luz sobre o homem quando deixado para si mesmo. O mundo não o conhecia, e os próprios dele, os judeus, não o receberiam. A Luz revela que o homem não é absolutamente insensível ao que é bom e perfeito, mas absolutamente contrário àquele em quem toda essa bondade é exibida. Deixado para si a condição do homem é impossível. (João 1:12, 13). 

Deus, em Sua graça soberana, não deixa o homem inteiramente para si mesmo. Ele trabalha em graça no homem, com o resultado de que alguns recebem Cristo - eles acreditam em Seu Nome - e a eles se lhes dá o direito de se tornarem filhos de Deus. 

Eles formam uma nova raça, não pela geração natural - de sangue; nem por seus próprios esforços - a vontade da carne; nem pela vontade dos outros - a vontade do homem; mas como derivando uma nova vida de Deus. Encarnação. (João 1: 14-18). 

Os primeiros treze versos revelam as glórias da Pessoa do Cristo. Ele é a Palavra, uma Pessoa eterna, distinta e divina na Divindade; Ele é o Criador de todas as coisas, aquele em quem é a vida e a Luz de cada homem. (João 1:14). Agora nos é dito como essa pessoa gloriosa entrou neste mundo para trazer a luz da vida aos homens. Aquele que no princípio era a Palavra torna-se carne. 

Nós aprendemos quem ele é em Pessoa. Quem Ele é na eternidade; agora nos diz o que Ele se torna temporal. Não se diz que Ele se tornou a Palavra pela encarnação, mas que a Palavra se tornou carne. Este imenso evento - a encarnação da eterna Palavra - nos levaria a esperar excelentes resultados. 

Três dos efeitos notáveis da encarnação são trazidos diante de nós nestes versículos: primeiro, a revelação das relações eternas entre as Pessoas divinas; Em segundo lugar, a atitude de Deus em relação ao homem; em terceiro lugar, a declaração de Deus em Sua plenitude. 

As relações eternas entre Pessoas divinas. A Palavra se tornando carne, o apóstolo pode dizer: "Nós contemplamos a Sua glória, a glória como um unigênito do Pai". A glória que eles viram não foi derivada da masculinidade que Ele assumiu, mas de Seu relacionamento na divindade. Sua glória era uma glória única, a glória de um Filho unigênito, uma relação desfrutada em comunhão com Deus como Pai. 

Assim, enquanto sua realidade é declarada, a glória de Sua Pessoa é cuidadosamente guardada. A atitude de Deus em relação ao homem. A Palavra se tornando carne, aprendemos imediatamente o que está no coração de Deus em relação ao homem. 

Aquele que se fez carne habitou entre nós "cheio de graça e de verdade". Tudo o que Moisés e os profetas declararam ser verdade, mas não a verdade total. A lei me diz o que devo ser; não me diz o que sou. "Cristo não mostrou o que as coisas deveriam ser, mas o que elas são ... Cristo me diz a verdade sobre tudo, o mal e o bem".

 (João 1:15). O testemunho de João Batista de Jesus, que vem em carne é novamente dado. Aquele que está cheio de graça e verdade leva um lugar muito maior no tempo, assim como Ele existiu antes de João na eternidade. 

(João 1:16, 17). Além disso, a Palavra torna-se carne, e habitando entre nós, não só estabeleceu a plenitude da graça que foi em Cristo, mas, diz o apóstolo: "De Sua plenitude todos nós recebemos, e graça na graça". Ele estava aqui não só para mostrar a graça em si mesmo, mas para comunicar graça aos outros, e em abundância - graça sobre a graça. A lei dada por Moisés era uma exigência, exigindo do homem o que deveria ser em relação a Deus e ao seu próximo. A graça, que vem por Jesus Cristo, traz benção ao homem de acordo com o que ele é em todas as suas necessidades, mantendo plenamente a verdade de tudo o que Deus está em toda a Sua santidade infinita. (João 1:18). A declaração de Deus. A Palavra se tornando carne, há imediatamente a declaração completa de Deus. Nos dias do Antigo Testamento, houve declarações parciais de Deus em Seus atributos - como o Todo-Poderoso e como o Deus imutável - mas não houve revelação do coração de Deus até o Filho ter chegado. Nenhum homem era suficientemente bom para declarar a Deus. Somente uma pessoa divina poderia revelar uma pessoa divina. "Ninguém viu Deus em nenhum momento". O Filho, como o unigênito no seio do Pai, revelou o Pai como o conheceu. Como se disse, isso não só descreve "o caráter de Sua glória aqui abaixo, é o que Ele era (o que Ele tinha sido, o que Ele sempre é) no próprio seio do Pai na Divindade: e assim Ele  declarou ".

Comentários

Postagens mais visitadas