Sobre as manhãs


A resposta imediata do "vigia" à pergunta "O que da noite?" "Vem a manhã" (Isaías 21:11, 12). Como a longa e escura noite da ausência de nosso Senhor ainda continua o que é a alegria positiva enquanto aguardamos "a manhã", uma palavra encontrada na primeira e última página da Escritura.

É evidente que o Deus abençoado teve a manhã em mente desde o início da criação, cada dia determinado pela "tarde e manhã". Ele "plantou um jardim para o leste no Éden" - assim antes da noite escura do pecado, o dia estava em vista. O belo título inspirado do Salmo 22 indica que antes da terrível escuridão do abandono envolveu o Salvador, a luz de outro dia estava em Seu coração - "Ao músico-chefe sobre Aijeleth Shahar" ("O fundo da manhã").

Há muitas referências no Antigo Testamento até a manhã, e ao olharmos para elas, não podemos deixar de ver a importância dessas Escrituras típicas em nossos dias. A noite da escravidão do Egito terminou "quando apareceu a manhã" (Êxodo 14:27). O derrube absoluto do poder de Dagon era aparente na "manhã" (1 Samuel 5: 4). A derrota completa do hospedeiro assírio foi vista "de manhã" (2 Reis 19:35). Que abençoadamente o Senhor Jesus em João capítulo 16 fala com os Seus próprios da alegria que seria deles naquele maravilhoso dia da ressurreição, quando a sua tristeza se converteria em alegria! Assim, a alegria da vitória vem "de manhã".

No Êxodo, há também muitas referências à manhã. "Na manhã ... você verá a glória do Senhor". Esta foi a resposta para o murmúrio das pessoas. O maná também deveria ser reunido pela manhã, a evidência da provisão de Deus para Seu povo dia a dia, como lemos em outro lugar: "Suas compaixões não falham. São novas todas as manhãs" (Lamentações 3:22, 23).

Em Levíticos 6: 9 lemos que o holocausto deve ser "sobre o altar toda a noite até a manhã". Assim, a fragrância da devoção de Cristo à vontade de Deus preenche a noite presente de Sua rejeição e persiste até a manhã chegar.

Desde os primeiros dias, os santos que se deslocam na vontade de Deus apreciaram a importância da manhã. O incidente notável de Abraão subindo "de manhã cedo" (Gênesis 22) é bem conhecido para nós. Moisés foi instruído de Deus para "levantar-se cedo pela manhã"; Joshua - o homem que liderou a vitória de Israel - é dito quatro vezes que se levantou "de manhã cedo". Davi, também, quando enviado por seu pai à cena do conflito, "levantou-se cedo pela manhã"; E nos dias do Novo Testamento, Maria Madalena e seus companheiros chegaram ao túmulo "muito cedo pela manhã" (Marcos 16: 2). Isso certamente tem uma voz para todos os que através da graça atesouram os interesses de nosso Senhor Jesus Cristo.

A Escritura à frente deste artigo fala de uma manhã que é única - uma manhã sem nuvem, e evidentemente tem uma pessoa à vista. O mundo ainda viu uma manhã sem nuvem? Em Jó 38, lemos as "estrelas da manhã" regozijando-se com a criação - um momento maravilhoso, mas mesmo antes que o homem apareça na cena, vemos nuvens que destroem o brilho daquela manhã (Isaías 14, Ezequiel 28). O homem, por sua desobediência e sua prontidão para ouvir a serpente, trouxe outra nuvem de pecado, e a glória do Criador foi esquecida no culto da criatura (Romanos 1).

Nós nos referimos à manhã da libertação de Israel do Egito e da escravidão, mas o quanto a canção de triunfo mudou para murmúrios! Assim, os olhos do povo terrenal de Deus "escureceram" sob as nuvens da incredulidade (ver Romanos 11: 8).

Nos evangelhos, somos apresentados a outra manhã, cuja glória ultrapassa tudo o que precedeu, aquele momento maravilhoso em que Cristo nasceu no mundo. Zacarias fala de "o nascer do dia (do nascer do sol) de cima ... para dar luz aos que se sentam na escuridão"; Simeão, tendo o Menino em seus braços, fala de "uma luz para aliviar os gentios, e a glória do teu povo Israel". Os pastores se alegraram; "Uma multidão do hospedeiro celestial" louvou a Deus; Os "homens sábios do oriente" vieram adorar aquele que era "nascido rei dos judeus". "Nele era vida, e a vida era a luz dos homens". Assim, a luz da encarnação quebrou sobre esta cena - um homem abençoado aqui fretado com o amor e a luz do céu, cada uma de suas palavras e ações expressando a disposição de Deus em relação ao homem. Certamente os homens com alegria saudaria a chegada de tal dia! Mas lemos "E a luz resplandece nas trevas, e a escuridão não a compreendeu". As nuvens da incredulidade, da inimizade e da rejeição seguiram o percurso de Jesus, e aquele caminho da perfeição sagrada levou à sombra e à escuridão da Cruz. Os céus, radiante de luz e louvor pela manhã daquele caminho precioso, estavam envoltos em uma escuridão silenciosa ao seu alcance.

Mas outra manhã foi amanhecer - o "primeiro dia da semana" - um dia em que, após a escuridão, Maria Madalena "vê a pedra tirada do sepulcro". A "glória do Pai" tinha visitado a escuridão da sepultura, e aquele "dia da ressurreição gloriosa" havia começado. A névoa em torno de Maria estava dispersa, e a escuridão da eternidade de Emaús foi dissipada pela sua luz, pois os corações alegres proclamavam: "O Senhor ressuscitou de fato". É possível que nuvens possam aparecer nesse dia? Mesmo quando Maria e as outras mulheres relataram os acontecimentos daquela maravilhosa manhã, apareceram as nuvens de incredulidade, "suas palavras lhes pareciam (os apóstolos) como contos ociosos, e eles não acreditavam neles". "E eles, quando souberam que estava vivo ... não acreditava". Em Atos 2, temos a entrada de outro dia, muitas vezes referido como o dia do Espírito, cuja introdução foi marcada por uma maravilhosa demonstração de poder divino. Os crentes foram encontrados "de comum acordo em um só lugar"; As "maravilhosas obras de Deus" eram manifestas; "Muitas maravilhas e sinais foram feitos pelos apóstolos" três mil almas foram abençoadas em um dia, e o trabalho continuou enquanto os crentes reuniam "de comum acordo", "quebrando pão", "louvando a Deus e tendo o favor de todas as pessoas . E o Senhor acrescentou à igreja todos os dias ". Homens e mulheres, preenchidos com o Espírito Santo, marcados por "grande graça" e "grande poder", triunfaram no Nome de Jesus e na verdade de Sua exaltação à direita de Deus no céu. Os líderes religiosos e os conselhos dos homens não eram mais favorecidos; O ganho pessoal foi deixado de lado, e os apóstolos "ensinaram o povo e pregaram através de Jesus a ressurreição dentre os mortos". Quão brilhante foi o início desse dia! Infelizmente, lemos nos Atos 5 - "Mas"; E novamente em Atos 6 - "surgiu um murmúrio". Assim, entraram as nuvens de auto-busca, de engano e de insatisfação - e não era "uma manhã sem nuvem". Finalmente, temos o serviço do apóstolo Paulo, a quem foi cometido a verdade especial que iluminou este dia em que vivemos. Falando aos anciãos de Efésios, ele disse: "Sabe, desde o primeiro dia que eu entrei na Ásia, de que maneira eu estive com você em todas as estações, servindo o Senhor com toda a humildade mental ... porque eu não tenho evitado Declare-lhe todo o conselho de Deus ". O que havia estado no coração de Deus desde antes da fundação do mundo, seus pensamentos de benção e de glória, agora foi declarado em toda a sua plenitude. A verdade de Cristo e Sua igreja, sua proximidade para com Ele, e Sua volta novamente para recebê-la para si, todos colocados diante dos crentes pela alegria presente no poder do Espírito de Deus. O "bom prazer da vontade de Deus"; "O mistério de Sua vontade"; "O conselho de Sua vontade"; "As riquezas da sua glória" são algumas das verdades de escolha trazidas para nós através do ministério do apóstolo, cujo gozo certamente deve produzir um espírito de adoração e uma resposta afetuosa a Aquele em quem todo está centrado, nosso Senhor Jesus Cristo , O tema do ministério de Paulo. Mais uma vez, as nuvens se juntam - "todos os que estão na Ásia se afastaram de mim", diz Paulo, e João, escrevendo para esses santos de Efésios, tem que dizer: "Você deixou seu primeiro amor". Na última página da Escritura, ouvimos o Senhor Jesus dizendo: "Eu sou a estrela brilhante e da manhã". A verdadeira palavra usada neste versículo para "manhã" não parece ter sido usada anteriormente. Falaria de algo extraordinariamente brilhante e, ao ver a "estrela da manhã" personificada em Cristo, finalmente alcançamos o que não conhece nuvem, pois a glória da pessoa abençoada brilha inalterada e não modificada; Suas perfeições serão a luz imaculada de um dia eterno. À medida que chegamos ao fim de mais um ano na história de um mundo onde Cristo é rejeitado e desconsiderado, a glória de Aquele que iluminará o dia de Deus será consagrada em nossos corações, e podemos ser cada vez mais encontrados caminhando aqui como aqueles que "Ame a Sua aparição".

Comentários

Postagens mais visitadas