Minha oração: O que aconteceu com Tiago e Pedro?


Atos 12.1-5, 7, 12-17

Por quase 30 anos, há uma canção que me comove ao ponto de chorar toda vez que eu ouço.  Angels Watching Over Me (Anjos vigiando por sobre mim), de Amy Grant. Não o título e nem o refrão da música, mas a imagem histórica de quando Pedro foi liberto de suas cadeias, pelo poder e graça de Deus, mediante a fé de uma igreja inteira, reunida numa casa, orando por ele.

A história mais dramática do Novo Testamento sobre parceria e oração é registrada no 12º capítulo de Atos. Aqui, o rei Herodes, representando o poder sutil, temeroso e esmagador do diabo, é perseguidor de uma igreja, de uma comunhão de crentes em oração. Isto é para nos lembrar de que sempre que Satanás vem como uma enxurrada, o Espírito do Senhor levanta uma torrente contra ele (Isaías 59.19).

O propósito único do inimigo em todas as épocas é silenciar a voz do evangelho, mas a poderosa resposta de Deus é sempre o poder de trabalho da oração. Ao lermos e estudarmos essa passagem, aprendemos os princípios que determinam a vitória sobre todas as tentativas de Satanás para derrotar os propósitos redentores de Deus.

Observe três características importantes sobre esta reunião de oração especificada em Atos:

O povo em oração

"[Pedro] ... veio à casa de Maria ... onde muitos estavam reunidos orando" (Atos 12.12).

Como já vimos, Satanás fez o seu melhor para encarcerar Pedro, o evangelista, e silenciar sua mensagem de vida na cidade de Jerusalém. A resposta de Deus foi reunir um simples grupo de homens e mulheres para orar. Três classes de pessoas estavam presentes na reunião de oração:

Maria - Foi em "... a casa de Maria, mãe de João Marcos ... onde muitos estavam reunidos orando" (12.12). Maria representa as pessoas influentes, pois parece que ela era uma mulher de riqueza e de influência. Ela tinha uma casa espaçosa que atuava como um lugar de encontro para membros da igreja em Jerusalém.

Agradeça a Deus pelas histórias da Maria da Igreja de Jerusalém e das muitas Marias de hoje, que disponibilizam suas casas para o estudo bíblico, a oração e a comunhão cristã. Ao ler o Novo Testamento, é evidente que a casa ocupava um lugar de importância no crescimento da igreja cristã.

A reunião de pessoas ainda ocorre em casas particulares em países onde há ausência de liberdade religiosa; as pessoas simplesmente não têm permissão para alugar ou utilizar um prédio público para fins religiosos.

Rode - "... quando Pedro bateu na porta do portão, uma menina chamada Rode veio atender" (Atos 12.13). Rode, cujo nome significa "rosa", me lembra o povo mais simples, porém com enorme significado. Sem dúvida, ela era uma serva familiar que abriu a porta. Que fragrância seu nome e vida deram à igreja cristã ao longo dos séculos! A partir disso, aprendemos que, enquanto Deus certamente usa pessoas influentes, ele nunca despreza pessoas simples e sem a aparência de significado. As orações de Rode eram tão efetivas e aceitáveis quanto as de Maria.

Muitos - Os "muitos" representam as pessoas discretas. Estas são as pessoas comuns sem nome que ouvem a Jesus com prazer, respondem à sua mensagem e se tornam membros do seu Corpo. Desde o início da igreja, a maioria dos membros foi formada por muitas classes, e é assim que será para o fim dos tempos, quando Cristo retornar para receber os seus.

O mundo coloca rótulos no Corpo de Cristo. Vê os crentes como Marias, Rodes e muitos outros; mas com Deus "... não há acepção de pessoas ..." (Romanos 2.11). Ele os vê sem distinção de classe, raça ou sexo: apenas pessoas em oração. Graças a Deus, qualquer um pode orar; quem conhece a purificação do precioso sangue, a renovação do Espírito Santo e a inspiração das Sagradas Escrituras.

O Propósito na Oração

"... muitos estavam reunidos orando" (12.12).

O relato de Lucas aqui nos impressiona com dois aspectos da oração. Primeiro, houve unidade na oração - "... muitos se juntaram orando" (12.12), todas as diferenças que poderiam separar as pessoas umas das outras agora estavam completamente entregues na unidade do propósito da oração.

Este é, sem dúvida, o primeiro segredo da oração de poder... Jesus declarou "... que se dois concordarem na terra em relação a qualquer coisa que pedirem, será feito pelo Pai que está nos céus" (Mateus 18.19). O salmista lembra-nos de que é bom e agradável os irmãos habitarem em unidade, pois Deus derrama o óleo precioso do seu Espírito e destila o orvalho de sua benção (Salmos 133).

Significativamente, em obediência às instruções de Jesus, os discípulos aguardavam e oravam no dia de Pentecostes;  é registrado que "... todos estavam em acordo ..." (Atos 2.1).

Havia urgência na oração: "... a oração constante foi oferecida a Deus ... pela igreja" (Atos 12.5). Tal oração era fervorosa e intensa.

Este é o segundo segredo da oração prevalecente. É a oração de abnegação - a oração que significa morte para qualquer coisa que interfira com a descoberta e o cumprimento do propósito de Deus. 

Quando as pessoas se reúnem para orar com esse sentimento de urgência, elas também estão preparadas para percorrer com Cristo, custe o que custar. Esta é a oração do Calvário e, embora dolorida, é a vitória de Cristo. Quando as pessoas oram assim, algo está destinado a acontecer.

O Poder da Oração

"... o portão de ferro ... abriu por sua própria iniciativa ... " (Atos 12.10). Lembre-se de que Pedro foi lançado na prisão. Tiago foi decapitado com uma espada. Como resultado, os cristãos estavam apreensivos com o que aconteceria com Pedro e, mais importante, o que aconteceria com o testemunho do evangelho em Jerusalém e além. Então eles oravam incessantemente. Deus provê que os milagres na terra sejam resultado da oração. 

Este caso não foi uma exceção. O poder de Deus foi revelado de duas maneiras. Havia uma demonstração incomum de poder. Quando Rode relatou que Pedro estava parado lá fora, eles pensaram que ela estava fora de si (Atos 12.15). Todos naquela sala imaginavam que Pedro seria processado no dia seguinte perante o magistrado, receberia uma advertência severa e depois seria liberado, em resposta às suas orações. Mas Deus sempre trabalha muito acima de tudo o que poderíamos perguntar ou pensar, para que os homens possam se admirar e adorar. Sua divina demonstração de poder transcende as ideias preconcebidas de guerreiros de oração fiéis! Houve uma demonstração inegável de poder. "... Pedro estava diante do portão" (Atos 12.14). 

Por mais incomum que fosse, a resposta era inegável. Todos sabiam que a oração era uma força, e que a resposta de Deus era milagrosa. A história está repleta de ilustrações de como Deus demonstrou seu poder em resposta à oração. 

Fui surpreendido ao descobrir que em meio a diversas noites violentas e sangrentas, onde encarei a vida e a morte frente a frente, haviam dois homens que continuamente oravam por mim. Esses homens, grandes e importantes, mas de coração simples, continuam orando. 

O poder da oração não está na força de quem ora. Nem na sua santidade (não há um sequer). Não está no número de pessoas que oram, nem no fervor. Não está na beleza de quaisquer planos ou na eficácia de nenhum projeto. O poder da oração reside eternamente na graça de Deus, que é revelada a nós. Os resultados de diversas campanhas, vigílias, palavras e reuniōes sempre serão e virão de Deus. Sejam doloridos ou suaves, o resultado da oração é a proximidade e a comunhão com Deus.  

A história de Tiago...


"fazendo passar ao fio da espada a Tiago, irmão de João." (Atos 12.2). 

Conquanto muitas vezes, Deus nos guie através de vales (sombras de morte), alguns perdem essa vida sem ter a realização da fé (homens e mulheres dos quais o mundo não era digno—Hebreus 11.38). A filha do amigo cego que expirou e morreu para a honra e glória do nome de Deus -- E o vejo cantar a maravilhosa história de redenção, fazendo com que muitos enxerguem através dele. O amigo de infância que foi chamado por Deus, sem fôlego nos braços do seu pai, para respirar o Espírito dos Céus; e a doçura de seus pais (que oram por mim) que ainda sofrem a saudade e as fragilidades desse mundo hostil que lhes subtrai a saúde -- e mesmo assim, louvam a Deus. Quando penso nos olhos frágeis de um homem que enxerga mais com o coração através da palavra de Deus; vejo Deus atuar através de sua simplicidade no papel de imensa importância que Deus o colocou. Quando penso nas centenas de pessoas que amo, e sofrem como os nossos heróis da Bíblia, sou assegurado pela esperança da glória de Deus, que um dia será derramada por toda vista em todo lugar. E todo pranto será transformado em riso.

Os livramentos dos "Pedros"...

Tenho inúmeras histórias de milagres e livramentos pra contar. Talvez em outras situações eu até venha a fazer isso. Histórias de como o boi se coçou numa arvore forquilhada, morreu e foi carneado, proporcionando um banquete pra família que já não tinha mais o que comer e dar a seus hóspedes. De como a chuva parou de cair durante a construção de uma igreja depois do pedido de oração de uma criança. De como a  vida retornou ao pequeno afogado na piscina do avô. A tia que foi curada de Chagas. Acidentes de carro que deveria mataria todos os passageiros, os quais saíram sem um arranhão. Os diversos livramentos, quase acidentes que não acontecem sem mesmo que saibamos.

E nós aqui no Japão, no canto mais longínquo do mundo, tentando pastorear o rebanho que nos foi confiado. Temos muitos motivos de oração. O coração dos solitários, o jovem e a experiente, que anseiam por um alento na presença de Deus. Os casais que buscam uma resposta pra suas orações. As gestantes, os famintos, os pecadores, os contritos, os aflitos. As crianças especiais que nos fazem olhar somente pra Deus.  Os inimigos da fé que nos mantém de olhos bem abertos. O sustento improvável (que acaba sempre se servindo certinho). Tudo isso, motivo pra que a igreja do Senhor se apresente em vigilante oração.

Quando Deus ouve a oração, a resposta é incomum e inegável! A parceria na oração envolve pessoas em oração, em propósito na oração, e depois em poder na oração. Você está envolvido nesta gloriosa parceria, onde tudo depende de Deus, nada de nós. Diga ao Senhor: "eis me aqui!"  Ore por nós... 

Comentários

Postagens mais visitadas