Quando pecam contra nós



Quão bem sucedido você lida com os pecados dos outros? A observação sugere que a família cristã muitas vezes reage com indignação quente ou indiferença fria, sem um bom senso de responsabilidade bíblica.

Às vezes, parecemos tão ruins em lidar com as falhas dos outros quanto superamos os nossos. Sem dúvida, essas duas coisas estão relacionadas. No entanto, dada a natureza do evangelho, não esperamos que a igreja seja muito diferente do mundo neste ponto?

A Escritura dá vários princípios que devem governar nossa resposta aos pecados dos outros.

1. Luto. Uma vida foi prejudicada. O nome de Cristo ficou envergonhado. Talvez as vidas dos outros tenham sido invadidas pelas consequências do pecado. As coisas nunca mais podem ser as mesmas. Os corações serão endurecidos, tornando o arrependimento o mais difícil. Sabendo disso, choraremos com aqueles que choram.

2. Realismo. A conversão não isenta os santos da presença do pecado. Podemos ter morrido para o pecado, mas o pecado ainda não morreu em nós. O homem regenerado está apenas no processo de ser curado. O pecado ainda permanece nele e ainda é enganoso.

Isso não desculpa o pecado do crente, mas sublinha que é possível aos cristãos ainda pecar. As Escrituras nos encorajam que não haverá fatalidades, mas adverte que ainda podemos ser gravemente feridos.

Os autores da Confissão de Westminster alcançaram esse equilíbrio quando escreveram que "a santificação é total em todo o homem, mas imperfeita nesta vida, permanecendo ainda alguns restos de corrupção em todas as partes, de onde surge uma guerra contínua e irreconciliável. Em que guerra, embora a corrupção restante, por um tempo, possa prevalecer muito; ainda assim, através do contínuo fornecimento de força do Espírito santificador de Cristo, a parte regenerada supera ... " (XIV, ii, iii)

Esse conhecimento não nos protege do sofrimento sobre os pecados dos outros, mas nos ajuda a ver que uma única ferida não é o fim da guerra, e assim nos preserva do desespero de nós mesmos ou de outros.

3. Auto-exame. Nós também somos frágeis, nós também podemos cair. Nossos pecados podem não ter produzido as mesmas conseqüências públicas que as de nossos irmãos, mas podem não ser menos horríveis. Podemos ter sido poupados da combinação do desejo pecaminoso, da pressão da tentação e da oportunidade de agir que trouxe outro para cair. Somente aqueles que sabem que eles também estão "sujeitos a fraqueza" serão "capazes de lidar gentilmente com os ignorantes e se desviando" (Hebreus 5. 2).

4. Confissão mútua. Devemos confessar nossos pecados um ao outro e orar um pelo outro (Tiago 5. 16). Por quê? Porque confissão mútua quebra o controle de Satanás sobre o coração culpado.

O estrangulamento paralisante de Satanás depende da nossa aceitação de suas minúsculas mentiras:

1) Nenhum outro cristão poderia ter pecado como você fez.

2) Nenhum outro cristão irá aceitá-lo e amá-lo agora, então você deve disfarçar seu pecado por qualquer meio que puder.

Mas, em confissão mútua, descobrimos e superamos suas mentiras e quebramos o controle de chantagem que Satanás ganhou sobre nós. Isso nos traz de volta à irmandade da qual nos retiramos da culpa e do medo da descoberta.

5. Perdão e reconciliação. Aqueles a quem Cristo agradece, devemos acolher. Ele concede graça e perdão para que possa haver alteração da vida. Não nos atormentamos esse padrão evangélico exigindo reabilitação rigorosa antes de estender o perdão e a reconciliação.

6. Nova disciplina. Irmãos e irmãs que pecam devem ser restaurados suavemente (Gálatas 6. 1). Há uma ênfase dupla aqui, em disciplina e graça. Aqueles que falharam precisam beber longamente e profundamente da fonte da graça, aprendendo uma e outra vez que não somos justificados por nossa santificação, mas pela graça de Deus. Eles precisam ser protegidos contra os esforços de Satanás para dominá-los e afligí-los com culpa, ou levá-los a uma sensação de desespero.

Além disso, eles pecaram, como nós mesmos, e juntos devemos ajudá-los a remodelar e reconstruir suas vidas e testemunhos cristãos. Os fundamentos devem ser fortalecidos, as ruínas devem ser reconstruídas.

Parece do ensinamento de nosso Senhor que tudo isso normalmente pode ser realizado informalmente por outros cristãos, muito antes de ser necessário que a disciplina formal seja inaugurada. Essa disciplina é apenas para o intratável (Mateus 18. 15-17).

Nunca devemos perder de vista o fato de que a igreja do Novo Testamento continha alguém que, depois de sua regeneração, negou a Cristo com blasfêmias. Cristo ora por aqueles a quem Satanás procura peneirar como trigo. Ele os ama ainda.

Quem sabe a que utilidade um irmão ou uma irmã pode ser restaurado por aqueles que aprenderam a lidar com os pecados dos outros e os seus?

Comentários

Postagens mais visitadas