A alegria do Patinho Feio e os Privilégios da "Comunhão com os outros".



Um filhote de cisne é chocado no ninho de uma pata. Por ser diferente dos demais filhotes, o pobrezinho é perseguido, ofendido e maltratado por todos os patos e outras aves.

Hans Christian Andersen, era um autor dinamarquês. Andersen é melhor lembrado por seus contos de fadas. A história se desenrola, para ensinar algo que, na verdade, apenas nutre um sentimento de vaidade e vingança.

E continua, contando de como um dia, cansado de tanta humilhação, o feioso foge do ninho. Durante a sua jornada, ele para em vários lugares, mas é mal tratado em todos que o pobrezinho passava. Por fim, uma família de camponeses o encontra e ajuda-o, acolhendo-o durante o inverno. 


Quando chega a primavera, a família devolve-o para o lago, onde ele abre as suas asas e se une a um majestoso bando de cisnes, reconhecendo que esta era a sua espécie verdadeira, sendo então reconhecido como o mais belo de todos.

Hoje, enquanto a minha família se dirige aos seus diversos afazeres diários, comecei a contar as muitas bênçãos desse semestre que se finda.

O ano começou difícil. Desafios demais, até pra quem já foi experimentado no calor da luta, forjado pelo amor de Deus e consolado por sua vara e seu bordão. Parecia que ia dar tudo errado, e no segundo semestre de 2017, nossa família foi desafiada e enfrentou, sem esmorecer, os caminhos que o Senhor nos propôs.

Quase quinze mil quilômetros rodados no Brasil, gente nova, gente velha. Novos amigos, que permanecerão em nossas vidas pra sempre, e velhos amigos que voltam ao nosso contexto. 

Retornando ao Japão, logo começamos a fazer cumprir aquilo que mais amamos como ministério. As portas abertas da Casa de Daniel e Márcia, um refúgio secreto (longe de Mogi) pra quem quer amar e deseja ser amado. Ana Paula, Liliam, Marcos Agripino, Marcos André, Oscar, David, Davi e Solano vieram abençoar a nós e nossa igreja. Então, ao agradecer ao Senhor por esse mimo, fui buscar um pouco da Bíblia o que pensar sobre essas bênçãos.

"Alegrei-me quando disseram-me: vamos à casa do Senhor" (Salmo 122.1). "Entre em seus portões com ação de graças e em seus átrios com louvor, seja grato a ele e louve seu nome. Porque o Senhor é bom" (Salmos 100.4, 5). "Subamos ... ao Senhor nosso Deus. Porque assim diz o Senhor: canta com alegria" (Jeremias 31.6, 7). Estas, e muitas outras, retratam a bem-aventurança e a alegria do povo de Deus, enquanto se movem em relação aos seus interesses. Em seu segundo capítulo, Isaías fala do grande ganho que tais movimentos oferecem: "Ele nos ensinará os caminhos dele, e seguiremos nos seus caminhos", e Zacarias fala da maneira saudável em que outros são afetados - "Os habitantes de um a cidade vai a outro, dizendo: Vamos rapidamente para orar perante o SENHOR, e buscar o Senhor dos exércitos, e eu também irei". "Sim, muitas pessoas ... virão buscar o Senhor" (Zacarias 8.21, 22). Quais são os resultados preciosos que esses movimentos produzem - louvor e ação de graças a Deus; Alegria de coração em um conhecimento aumentado dos caminhos sagrados de Deus, um desejo profundo de caminhar de modo agradável a ele, e um testemunho que atrai os outros para ele!

O escritor da Epístola aos Hebreus, tendo falado pelo Espírito das "coisas melhores" que marcam a fé cristã, indica em suas exortações que essas "coisas melhores" devem ser apreciadas em comunhão um com o outro. "Consideremos um ao outro para provocar o amor e as boas obras, não abandonar a união de nós mesmos, à maneira de alguns, mas exortando uns aos outros, e tanto mais, como você vê o dia se aproximando" (Hebreus 10.24, 25). Feliz, de fato, o desejo do apóstolo de que a comunhão cristã deve continuar e aumentar, tendo o retorno de nosso Senhor em vista!

A referência a algumas das Escrituras do Antigo Testamento que falam de Hebron pode ser útil. O nome "Hebron" indica "empresa", ou "local de associação", e uma conotação da palavra sugere a característica adicional de "charme". Apesar de muita ruptura e falha externa, ainda há uma alegria excepcional e única de ser experimentado na companhia daqueles que realmente amam nosso Senhor Jesus Cristo. O apóstolo João nos apresenta um reino de luz, vida e amor em que "temos comunhão uns com os outros".

A primeira menção de Hebron está em Gênesis 13 - "Abrão ... habitou pelos carvalhos de Mamre, que estão em Hebron" (v. 18). "Mamre" indica "estabilidade"; quão bom é, em um mundo caracterizado por desintegração e incerteza, encontrar uma casa para as nossas afeições em um círculo estabelecido no propósito de Deus antes que as cidades de homens manchados estivessem em evidência (Números 13.24). Abraão desfrutou uma companhia agradável em Hebron - ele tinha como "aliados" Aner e Eshcol (ver Números 14,24). Aner significa "uma cachoeira" e Eshcol é "um conjunto de uvas". Isso fala dos fluxos refrescantes da alegria e da doçura que se encontra na companhia do povo de Deus! O livre movimento do Espírito de Deus, abençoando enquanto chama a atenção para a preciosidade de Cristo! Então Abraão  tinha "servos treinados" em sua casa - 318 deles - uma habitação disciplinada, produzindo recursos úteis aos interesses dos irmãos. Acima de tudo, houve resposta no coração de Abraão para o próprio Deus - ele "construiu um altar para o Senhor". Preciosos, os resultados de encontrar a casa de alguém entre o povo de Deus - o ministério gracioso do Espírito Santo, enquanto ele fala das glórias de Cristo; afeições no cuidado e disciplina piedosa, poder em testemunho e corações, respondendo feliz em louvor e adoração a Deus. 

Contrariamente, Ló escolheu a atratividade externa do mundo e habitou em Sodoma. Ele não tinha "aliados" ali; sua própria casa tinha pouco apreço por ele; nenhum raio da glória e da preciosidade de Cristo poderia iluminar tal morada, pois espiritualmente é o lugar "onde também nosso Senhor foi crucificado" (Apocalipse 11.8). O desastre que atingiu essa casa - a habitação de um "homem justo" em circunstâncias erradas!

Breves referências a outras passagens bíblicas serão suficientes. Depois de muitos anos vagando, Jacó chegou a Hebron (Gênesis 35.27) e, a partir daí, enviou a José para pedir o bem-estar de seus irmãos (Gênesis 37.14). À medida que gostamos daquilo que Hebron fala, certamente desejamos que muitas pessoas de Deus possam ser levadas a uma apreciação desta preciosa comunhão. O serviço de José o envolveu em reprovação e mal-entendido, mas eventualmente teve a alegria de comunhão, e "José alimentou ... seus irmãos" (Gênesis 47.12). Paulo em seu cuidado por todas as igrejas; Timóteo em seus desejos genuínos pelos santos; Epafras em suas orações fervorosas, são alguns dos que buscavam o "bem-estar dos irmãos" - um serviço feliz, aberto a todos.

Os livros de Josué e os Juízes contam que a posse de Hebrom envolveu um conflito, mas pela fé Calebe, um homem "que seguiu completamente" o Senhor, tomou posse após despojar os três filhos de Anak. Sheshai, Ahiman e Talmai podem representar um cordão triplo que não é facilmente quebrado, mas a fé dada por Deus retém os recursos dados por Deus e, triunfantemente, Calebe entrou no gozo das bênçãos concedidas a ele.

Hebron era uma das "cidades de refúgio" (1Crônicas 6.57); Uma atmosfera de segurança e misericórdia é encontrada lá. Era uma "cidade fortificada" (2Crônicas 11.10); Foi o lugar de onde a vitória de Sansão (um homem de fé - Hebreus 11) sobre os filisteus poderia ser vista (Juízes 16.3). A segurança, a força, a vitória devem ser apreciadas agora naquilo que Hebron fala - a companhia do povo de Deus.

Mas talvez a lição mais preciosa que possamos aprender em relação a Hebron seja encontrada em 2Samuel 5.1 e 1Crônicas 12.38, onde vemos todo o Israel, mantendo a posição, com um coração perfeito e de um só coração, movendo-se "diante do Senhor" para ungir Davi - o amado de Deus - como rei. A Escritura nas Crônicas aumenta em cena de alegria pela benção que se seguiu - "houve alegria em Israel".

Lembro me da canção na historinha do Patinho Feio: "A minha vida amiguinhos ia começando mal. Pensavam que eu fosse um pato mais eu sou um cisne real. Diziam que eu era feio, mas que fazer amiguinhos, cisne nunca é bonito quando é pequenininho.” 

Não sou o Patinho Feio, minha história é muito mais profunda e tremendamente mais bela do que a do Hans. Prefiro mais ainda o que a Bíblia me diz, que não sou nem pato nem cisne, mas sou povo de Deus. O final da história ainda não se desenrolou, mas a glória do Senhor já pode ser vista e testemunhada minha vida, na vida dos meus familiares e na vida da igreja do Senhor, confiada ao meu pastoreio. 

Assim, temos o privilégio de nos juntar em uma cena repleta de todas as bênçãos que o amor divino providenciou; onde o Espírito de Deus mantém um ministério de poder, à medida em que ele envolve nossos corações com Cristo; Onde as afeições vivas nos santos se dedicam ao bem-estar dos outros; uma atmosfera de paz e segurança e poder espiritual; e onde os corações estão unidos apenas com um único desejo - a supremacia do verdadeiro Davi, o Filho Amado de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas