Jesus Chorou


Às vezes, assistir ou ler as notícias pode ser deprimente. Nós tentamos seguir o mandato bíblico para encontrar e pensar sobre o que é verdadeiro, honrado, justo, puro, agradável, louvável e digno de louvor (Filipenses 4. 8). As histórias que dominam a mídia, no entanto, muitas vezes nos deixam tristes, frustrados ou irritados.

Além disso, temos lutas pessoais em casa e no trabalho, com finanças, relacionamentos, doenças e muito mais.

Esperamos que  a nossa fé para proporcione respostas, mas as respostas muitas vezes não são fáceis. Há principalmente perguntas. O que fazer em meio a uma tragédia ou uma tristeza esmagadora?

Jesus chorou
O versículo mais curto da Bíblia, tem apenas duas palavras, "Jesus chorou" (João 11.35). Embora apenas 11 caracteres, muito curto, esse versículo tem um tremendo significado, especialmente quando estamos lutando para encontrar a esperança.

Jesus chorou junto com as suas amigas, Maria e Marta, que sofreram a morte de seu irmão Lázaro. Sim, que Lázaro? O famoso por ser ressuscitado por Jesus.

Jesus estava fora da cidade quando ouviu da doença de Lázaro. Ao invés de ajustar seus planos para visitar esse amigo a quem ele amava (João 11.3), Jesus, em vez disso, decidiu ficar onde estava por alguns dias. Ele diz aos discípulos que a doença de Lázaro serviria de alguma forma a glória de Deus e que o Filho de Deus seria glorificado através dela (João 11. 4).

Quando Jesus chegou, Lázaro estava morto haviam quatro dias. Maria e Marta, as irmãs de Lázaro, estavam até ofendidas com a falta de urgência que Jesus mostrou. Dizendo mesmo, que Jesus se atrasara. Nos frustramos, muitas vezes, igualmente a Marta e Maria. À sua maneira, cada um hoje também expressa sua frustração com Jesus. Elas estão convencidas de que seu irmão não teria morrido se Jesus tivesse chegado quando foi convocado pela primeira vez (João 11.21, 32). E nós também, muitas vezes, não reconhecemos a autoridade, o poder e o amor de Jesus para conosco.

Lá, observando o sofrimento desta família, Jesus começou a chorar. Há um debate sobre o porquê Jesus chorou, João não nos diz, mas estou convencido de que o choro é empatia pela dor daqueles que ele amava. Mas também de observar a falta de compreensão de quem ele é; o poder, autoridade e amor que elas já tinham experimentado em Jesus. Naquele momento, Jesus sentia o sofrimento de Maria e Marta, sua sensação de desesperança, sua dor e perda. Então ele chorou.

Conforto
Há conforto ao saber que não adoramos um Deus estóico. O Deus que conhecemos em Cristo Jesus sente nossa dor e conhece nossa perda. Ele chora com a gente.

Também adoramos ao Deus que, em Cristo, tem as mesmas frustrações que temos. Maria e Marta se entristeceram, e nós também podemos chorar. Como em qualquer relacionamento saudável, precisamos ser abertos e honestos com aqueles que amamos, mesmo quando estamos bravos com eles. E quando estivermos frustrados com o Senhor, reconheça pela fé, que ele sente a nossa dor, chora junto com a gente, e tem toda a autoridade, poder e amor pra fazer a sua gloria manifesta mesmo em meio a tanta escuridão. 

É também uma lembrança reconfortante de que, mesmo enquanto estamos passando por nossa dor, e sentimos que Jesus está longe de nós, não é porque ele não nos ama. Ele amava Lázaro, a Bíblia nos diz, mesmo sem curá-lo de sua doença.

Vida nova
A história de Lázaro não termina com sua morte. Em seu túmulo, Jesus chama o nome de Lázaro e as multidões observam com incredulidade quando Lázaro emerge ... vivo. Enquanto Maria e Marta pensavam que Jesus tinha chegado atrasado para ajudar, nós aprendemos que nunca há "muito tarde" com Deus.

Podemos acreditar que nossa situação é impossível. Podemos não ver uma solução. Sem a mínima idéia de como sair da bagunça em que nos encontramos. Em Jesus, porém, há sempre esperança. Há sempre a possibilidade de uma nova vida, não apenas um no grande dia, mas aqui nesta vida. Este é o ponto inteiro da ressurreição de Jesus - nova vida hoje, e uma nova vida por vir.

Comentários

Postagens mais visitadas