A dignidade do serviço cristão.



Lucas 24.32-35; Sofonias 3.8, 9; Romanos 16.3, 4; Lucas 17.7-10.

Alguns dias atrás saiu o resultado dos exames do Vestibular Unificado da nossa denominação e, mais uma vez, eu tinha interesse nisso.

Parece que me acompanha... O Fábio até me escreveu um recadinho dizendo: "mais um hein..." Suas palavras ainda agora ecoam. Ao longo desses quase vinte ou trinta anos (ministeriais), já são 14 pastores formados debaixo da minha tutela. Todos esses, ainda no mesmo ministério ao qual se propuseram no início.

Dessa vez, diferente das outras, o exame foi feito em terras japonesas. Meu aspirante, ao mesmo tempo duvidoso e confiante, alcançou êxito e passou. Toda Glória seja dada a Deus.

Quero dizer uma palavra sobre a dignidade do sagrado ministério. Servir a Deus é muito mais do que uma vocação. É um assunto lindo e deve ser mais que um desejo no coração, especialmente no dia em que vivemos. É bom quando o motivo do serviço é levantado, pois não é leve impor ao mundo o caráter de Deus. É uma questão que influencia não apenas este mundo, mas o mundo vindouro também. Todo o verdadeiro desejo de serviço é avaliado por Deus em seu valor total. Eu acredito que é uma alegria para o coração das Pessoas Divinas, que se têm servido tão abençoadamente no amor, quando veem um desejo real em nossos corações de servir sob o mesmo amor que tão abençoadamente serviu a cada um de nós; e digamos imediatamente, qualquer serviço que não seja atuado por uma afeição receptiva ao amor que nos alcançou não tem valor algum.

Jó nos alerta de que os homens ímpios dizem: "Quem é o Todo-Poderoso, para que o sirvamos?" Esse sentimento não se limita a Jó 21.15, é um sentimento existente em nossos dias. Quão solene é essa atitude do mundo em relação a Deus, recusando a fidelidade que lhe é peculiar; e sem nenhuma intenção de servi-lo.

Mais solene é a linguagem do próprio povo de Deus no livro de Malaquias, um povo que foi servido por Deus durante séculos na grandeza de seu amor, e que ainda assim disseram "É inútil servir a Deus". De fato, os homens do mundo recusam o serviço para Deus. É nesse reino duplo que nos encontramos hoje; um mundo que está afastado da vida de Deus, um mundo que adora a criatura em vez do Criador; e uma cristandade que, no final das contas, é amplamente marcada pelas mesmas características que marcaram o povo terrenal de Deus nos dias de Malaquias.

Se, por apreciarmos a maneira pela qual o amor divino nos serviu, temos um verdadeiro desejo de servir em resposta, quão abençoado é saber que nosso serviço "não é em vão no Senhor" (1Coríntios 15.58); saber também que todo esse serviço é valorizado por Deus e que ele mesmo serviu tão abençoadamente. "Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também", é o registro do incessante serviço de amor por parte das Pessoas Divinas. Não houve nada mais excelente, nada mais abençoado, nada mais poderoso, nada mais potencialmente cheio de resultados do que o maravilhoso serviço de amor por parte de Pessoas Divinas. E este é o fulcro em nossas afeições que deveriam nos levar a um serviço receptivo e afetuoso a Deus.

Quando Deus tomou o povo de Israel, dispensou a eles o seu amor, e desejou que eles o atendessem em resposta. O começo do livro de Êxodo mostra-lhes sujeitos a uma servidão que era tudo menos o que Deus desejava para eles; eram escravos do faraó. Sete vezes, até onde posso traçar, Deus disse: "Deixe os meus filhos (ou deixe o meu povo) ir para que me sirvam". Embora fossem os servos do faraó, Deus os considerava como "os filhos de Israel" (Êxodo 1.1), E ele os libertou para que pudessem servi-lo. A primeira vez que Deus fala sobre o serviço de seu povo, declara seu nome como "EU SOU", indicando que esse serviço deve estar de acordo com a dignidade de quem ele é, o EU SOU.
É uma coisa abençoada o ser considerado digno de servir o eterno EU SOU. O grande e glorioso eterno que se declarou na majestade de seu nome. Deus deve ser servido. O "EU SOU" nos tem amado. No jardim do Getsêmani, vimos aquele que em sua pessoa é o Eterno "EU SOU. O "EU SOU” estava servindo na perfeição de um amor que o levaria à morte.

Na próxima vez que Deus menciona o serviço de seu povo ele diz: "Israel é meu filho, mesmo meu primogênito"; A dignidade das pessoas está em mente. Se devemos servir a Deus sabendo algo sobre a grandeza do nome "EU SOU", também devemos servi-lo na consciência da dignidade que o amor divino estabeleceu sobre nós, os primogênitos; e amando, o único que é exclusivamente o "primogênito".

Deus fala novamente sobre o serviço de seu povo, trazendo ao pensamento o seu caminho responsável. Ele diz: "Deixa ir o meu povo, para que me celebrem no deserto". O serviço não é abstrato; está relacionado à nossa responsabilidade, ao nosso caminho na região selvagem. E no caminho de Cristo neste mundo, vemos a glória do amor divino em seu precioso serviço de amor incessante.

Se quisermos servir, devemos ter nossos olhos no servo perfeito. Em Marcos, o evangelho que retrata Cristo como Servo, é dito que ele "fez boas todas as coisas", ele é apresentado de uma vez como o Filho; Ele está servindo na dignidade de um Filho. É Cristo, a quem devemos ter diante de nós como nosso padrão de serviço.

Em Isaías, creio que temos sete servos nomeados, e o central está no capítulo 42. "Eis o meu servo, a quem sustento, o meu eleito, em quem a minha alma se deplora, coloquei o meu Espírito sobre ele". Em Lucas 4, temos o cumprimento desta palavra, pois vemos o Senhor Jesus servindo na perfeição do amor - como o Ungido de Deus, no lugar onde ele "foi educado", onde todos o conheciam. Em Atos, capítulo dois, vemos o derramamento do Espírito Santo sobre os seus seguidores, e não há nenhuma razão por que, no poder do Espírito de Deus, na apreciação do amor de Deus, não devesse haver de cada um de nós esse serviço no lugar onde fomos criados; um testemunho do fato de que, por um lado, apreciamos a benção de Deus em ter-nos servido de amor e que por outro, desejamos servir em troca.

Existem várias palavras usadas para "serviço". Existe o serviço do servo; Há também o serviço de adoração. Em Apocalipse 22 há um verso maravilhoso. Ele diz: "Seus servos (as escravas) o servirão" (o culto). Ambos os tipos de serviço são reunidos nesse versículo, os servos servem e a adoração flui; e se Cristo serviu perfeitamente como servo, abençoadamente também ele serviu em adoração. "No meio da assembleia, eu cantarei o seu louvor".

E agora chego a um lado muito especial da questão. Não podemos servi-lo a menos que o conheçamos. Estamos no meio do naufrágio externo. Paulo disse: "Deus, a quem sirvo". Deve haver a consciência desse vínculo com Deus antes que ele possa ser servido por qualquer um de nós. O que sabemos dessa história secreta com Deus? "O Deus de quem eu sou". As condições não eram favoráveis à facilidade e conforto. Mas elevar-se acima do naufrágio é a benção de Deus em toda a glória de seu precioso amor; ele deve ser conhecido, e o vínculo que temos com ele em Cristo deve ser conhecido e deve ser a base do nosso serviço. Se eu o sirvo, devo conhecê-lo, e como posso conhecer Deus? Certamente, a maneira de conhecer Deus é caminhar por esta cena em companhia de Jesus. "Já fiquei muito tempo com você, e ainda não me conheceu, Felipe?" À medida que nos encontramos em estreita companhia com aquele homem, ele nos faz conhecer e, enquanto ele se faz conhecido, nos revela os segredos do amor eterno do coração de Deus.

O companheirismo com Jesus trará coração de santo com coração de santo. "O nosso coração não ardeu dentro de nós?" Ao caminhar em conversa santa com Jesus, ele abriu aos discípulos a revelação de Deus em sua Palavra, as preciosas Escrituras da verdade. No começo de sua caminhada, eles eram muito ignorantes, mas estavam falando sobre a pessoa mais preciosa do universo, e quando Jesus se aproximou e andou com eles, desdobrou-lhes outras glórias em relação à sua pessoa. Eventualmente, eles retornam a Jerusalém e dizem: "O Senhor ressuscitou". Eles estão se movendo agora sob a influência de um Cristo ressuscitado, e eles se encontram em um reino onde ele não está apenas ressuscitado, mas onde se manifesta, e foi em uma das aparições que lhes deu aquela comissão maravilhosa em relação a seu serviço.

Cada um tem uma medida diferente de serviço ao Senhor. Cada um tem expectativas e noções que se formam a partir de como enxergamos o evangelho e as suas exigências. Temos medidas diferentes, temos diferentes apreciações e talvez diferentes desejos. A única coisa que pode fazer com que o serviço dos crentes seja desenvolvido com êxito é o poder de Deus. E o poder de Deus está no Espírito Santo.
Então, em comunhão com Cristo e sob o poder do Espírito de Deus, há aqueles que estão preparados para estabelecer suas vidas no serviço. O testemunho naquela época era preeminentemente na mão de Paulo; e em Priscilla e Aquila, quando apostaram seus pescoços em seu nome. Eles tinham um pescoço. Este homem e esposa são mencionados seis vezes nas Escrituras; três vezes o homem, três vezes a mulher; indicando reciprocidade nas coisas de Deus - tendo apenas um desejo; quão abençoado servir em resposta ao amor divino.

Quando nos deitamos à noite, quando o calor e a carga do dia acabam, muitas vezes nos sentimos tão cansados. Mas, quão abençoado é apenas procurar estar sozinho com Jesus, dar àquele que nos serviu com tão magnifica paixão, aquele toque de resposta pessoal ao coração  que ninguém mais pode dar a ele. Está aberto para a irmã mais nova, o irmão mais novo. Nós não somos todos chamados a ficar na plataforma, isso é um pequeno serviço em comparação com o que estamos falando agora.  


Comentários

Postagens mais visitadas