A Igreja (1 parte de 6)



As palavras "igreja" e "igrejas" são mencionadas cerca de 120 vezes no Novo Testamento, e a mesma palavra original, que significa "uma chamada" é usada. A única exceção é em Atos 19:37, onde a expressão "Ladrões de igrejas" é uma palavra composta no grego. Obviamente, o assunto é de grande interesse para o Autor do Novo Testamento - o Espírito Santo de Deus, como também para os homens que Ele costumava escrever nesse livro.

A atenção cuidadosa às Escrituras deve deixar o pesquisador honesto sem dúvida quanto ao pensamento divino da Igreja (ou "assembléia", como outra tradução fala) e, no entanto, nas mentes dos homens existe todos os tipos de erros Ideias sobre este assunto imensamente importante e precioso. Os seguintes comentários serão bem conhecidos e apreciados por muitos, mas fazemos bem em seguir o exemplo de Pedro ao tentar "provocar mentes puras por meio da lembrança".


A primeira Escritura a que chamamos atenção é em Mateus 16:18, onde o Senhor, falando com Pedro quanto à sua confissão em relação à Pessoa de Cristo, diz: "Sobre esta pedra, eu construirei minha igreja, e os portões do inferno não devem prevalecer contra isso ". Agora, é importante notar o contexto em que este incidente é definido. O Senhor havia avisado Seus discípulos para "Tomarem cuidado e tomar cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus" (versículo 6). Todas as Escrituras falam de Cristo, a preeminência de Sua Pessoa e o valor de Sua obra. Os fariseus, ao mesmo tempo que crêem nas Escrituras até certo ponto, recusaram-se a reconhecer a glória e a grandeza de quem elas falam; Considerando que os saduceus, que negaram a ressurreição (Mateus 22:29) não tinham conhecimento do "Deus vivo".


Antes que possamos ter uma concepção correta da Igreja, devemos ser libertados da conjectura e suposição referidos nos seguintes versículos (13, 14), e ter uma visão clara da grandeza da Pessoa de Cristo e daquilo que Deus estabeleceu como resultado de Sua morte e ressurgindo. Enquanto naquele momento a ressurreição era o futuro, e Pedro e os outros discípulos estavam lentos para entender o que o Senhor lhes dizia sobre isso, no entanto, a verdade está implícita na resposta de Pedro à pergunta do Senhor: "Mas quem diz que eu sou?" "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".


É um assunto muito abençoado e importante para ver que a primeira menção da Igreja está relacionada com o que é viver. Isso implica o fato da ressurreição, uma esfera que está além da concepção da mente dos homens e cuja apreciação depende da revelação das Pessoas divinas. A revelação do Pai a Pedro quanto ao "Filho do Deus vivo" é aquela que a própria ressurreição manifestou "Declarada ... Filho de Deus com poder ... pela ressurreição dentre os mortos" ou "pela ressurreição da morto "(Romanos 1: 4). É na ressurreição que os "portões do inferno" (o reino de Satanás) são roubados de seu poder, a fortaleza do inimigo invadiu e deixou a derrota. Para citar outro, "Aquilo que Deus achou sobre esta pedra do poder imutável da vida em Seu Filho não será derrubado pelo reino da morte" (J.N.D.).


Devemos notar mais dois pontos nas observações do Senhor a Pedro. O verso 18 lê na Nova Tradução: "E eu também, digo a ti". Esta é uma afirmação magnífica da divindade de Cristo! Quem, além de uma Pessoa divina, poderia, ao se referir ao que Deus o Pai havia dito, acrescente "eu também digo". Por isso, vemos que a Igreja não é construída por mãos humanas, é obra de Aquele que em Sua Pessoa é "sobre todos, Deus abençoado para sempre" (Romanos 9: 5).


Então lemos: "Eu construirei minha igreja". Há algo muito precioso sobre essas palavras frequentemente citadas. A Igreja não é apenas aquilo que o próprio Cristo constrói, mas é dele. Podemos ver em um futuro artigo quão preciosamente preciosa é a Sua Igreja para o Seu próprio coração. Deixe-nos revelar o conhecimento abençoado de que nós, através da misericórdia infinita, somos parte desse maravilhoso organismo vivo que Cristo chama de "Minha Igreja".


Observe que Ele diz: "Eu vou construir". Ele não diz: "Eu construí", ou "Estou construindo". Enquanto durante o caminho dele, neste mundo, Cristo atraiu para Ele as palavras de infinitas pessoas de compaixão que formariam parte de Sua Igreja, mas Ele não construiu a Igreja quando aqui. O trabalho que completou tão completamente e abençoadamente no Calvário e a sua gloriosa ressurreição e ascensão à direita de Deus foram todos em vista da vinda do Espírito Santo no Pentecostes. Foi então, e não até então, que a Igreja foi estabelecida. É de extrema importância ver isso. A Igreja não é encontrada no Antigo Testamento. A referência em Atos 7:38 é para o povo terrenal de Deus, que, como a semente de Abraão, de fato foi "chamado" para ser um povo peculiar para si mesmo. Nem a Igreja é uma adição ou uma continuação do judaísmo, é algo completamente novo, cuja verdade foi "mantida em segredo" (Romanos 16:25) e aguardava o dia do Espírito por sua revelação, um ministério dado particularmente, mas não exclusivamente (Efésios 3: 5) a Paulo. Numa futura palavra, esperamos mostrar a maneira pela qual a Escritura distingue aquilo que é construído pelas Pessoas divinas em relação à Igreja e ao que os homens construíram.


Comentários

Postagens mais visitadas