A Igreja III (parte 3 de 6)



Paulo, escrevendo para Timóteo, fala de "a casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e a terra (ou base) da verdade" (1 Timóteo 3:15). Novamente, na epístola aos Efésios, lemos "da casa de Deus" e de "uma habitação de Deus através do Espírito" (Efésios 2: 19-22). Na primeira Escritura, Paulo esperava ver Timóteo "em breve", mas, se não fosse possível, ele escreveu instruindo-lhe como deveria "se comportar ... na casa de Deus, que é a igreja". Portanto, é bastante evidente que Deus encontrou uma habitação entre o Seu povo na Terra.

Uma consideração cuidadosa deste fato estupendo deve nos impressionar tanto com sua benção quanto com seu desafio. Deus é amor, e a presença de Aquele que em Sua natureza é amor perfeito deve ser realmente bendito; Mas Deus também é santo e,  habitando entre Seu povo, Ele não entrega nenhuma característica de Sua santidade. "A santidade torna-se a sua casa, Senhor para sempre" (Salmos 93: 5).

Ao longo da Escritura vemos que o desejo de Deus era desfrutar a companhia de Seu povo, e uma referência a alguns dos capítulos em que esse desejo é expresso mostrará com quanto cuidado o Espírito Santo guardou o pensamento da santidade de Deus como habitando entre os seus . Em Êxodo 25: 8, lemos: "E me façam um santuário, para que eu habite entre eles". Nos versículos que imediatamente precedem, temos uma coleção de coisas que falam de características sacerdotais: "Óleo para a luz, especiarias para unção de óleo e para incenso doce. Pedras Onyx e pedras a serem colocadas no éfodo (estola) e no peitoral. " Em Êxodo 29:44, lemos: "Santificarei também a Arão e seus filhos, para me ministrar no sacerdócio". Então o próximo versículo acrescenta: "E habitarei entre os filhos de Israel, e será seu Deus". Não sugere que Deus esteja procurando por tais características de santidade para marcar aqueles entre os quais desejava habitar?

Então, em 1 Reis 6:13, ele diz: "E habitarei entre os filhos de Israel". O verso precedente indica a condição moral que Deus procura em seu povo: "Se você andar em Meus estatutos e executar os meus juízos, e guardar todos os meus mandamentos para entrar neles". Deus não podia habitar no meio de um povo sem lei e desobediente.

No Novo Testamento, Paulo exorta os crentes Coríntios a julgar e a ser separado de tudo o que é inconsistente com a natureza de Deus, lembrando-os de que "são o templo do Deus vivo", acrescentando a graciosa promessa de Deus, "eu vou habita neles e anda neles, e eu serei seu Deus, e eles serão o meu povo "(2 Coríntios 6: 14-18). Talvez seja bom lembrar (embora isso seja depois de a igreja ter sido levada para o céu) que, quando Deus habitar com o homem no estado eterno, tudo contrário à natureza de Deus será removido para sempre (veja Apocalipse 21: 3- 5).

Agora, surge a questão importante, como é possível, que nós, arruinados pela queda e  pecadores por natureza e prática, podemos fazer parte desse organismo onde Deus agora habita? A primeira referência à habitação de Deus é encontrada no Êxodo 15. Deus apareceu nos homens em tempos anteriores; Enoque e Noé tinham "andado com Deus"; Abraão e Isaque haviam andado perante ele (Gênesis 48:15), mas não havia companhia de pessoas com quem Deus habitava. A verdade simples, porém profundamente abençoada, é que as pessoas entre as quais Deus habita são aquelas a quem Ele redimiu. Isso é claramente visto em um versículo posterior de Êxodo 15: "Tu, em Tua misericórdia, conduziu o povo que redimiste, e os guiaste na tua força para a Tua habitação sagrada" (versículo 13). Eles são um povo entregue por Deus do poder e escravidão do Egito, diante dele com base no sangue que foi derramado; trouxe com segurança através do Mar Vermelho, o "povo próprio de Deus para sempre" (1 Crônicas 17:22).

Se nos voltarmos para Efésios 2, encontramos a mesma verdade estabelecida da maneira mais abençoada. O capítulo começa com uma referência a nós mesmos em nossa condição pecaminosa e morta; um estado em que não poderíamos ser achados, apreciando a presença de Deus, nem poderíamos nessa condição ser receptivos a Ele. O versículo 4 introduz uma nota completamente nova - "Mas Deus". Tudo dependia de Deus e de o que Ele faria para fornecer uma morada para Ele, Sua "misericórdia rica", Seu "grande amor", a "riqueza excessiva de Sua graça em Sua bondade", todos foram operacionais nessa Grande questão. "Nós somos o seu trabalho", e fomos "feitos perto do sangue de Cristo. Pois Ele é a nossa paz". A partição entre judeus e gentios foi discriminada; fomos reconciliados com Deus e "temos acesso por um Espírito ao Pai". Assim, somos trazidos para a "casa de Deus". Construídos juntos (judeus e gentios) para uma habitação de Deus através do Espírito ". Que triunfo isso é para Deus - e que valor é colocado sobre a obra de Cristo!

Já foi o pensamento de Deus que Seus santos, em proximidade com Ele mesmo, devem responder aos desejos de Seu próprio coração abençoado. O salmista poderia dizer: "Tu és santo, vós que habitais entre os louvores de Israel". De Êxodo 19: 6, aprendemos que Deus desejava que todo Seu povo fosse para Ele "um reino de sacerdotes e uma nação santa". Não foi até que surgisse uma quebra que uma tribo especial foi escolhida para o sacerdócio. Deus não desistiu de seus pensamentos e lemos na primeira epístola de Pedro (1 Pedro 2) que aqueles que "provaram que o Senhor é gracioso" são "construídos uma casa espiritual, um santo sacerdócio, para oferecer sacrifícios espirituais, aceitável a Deus por Jesus Cristo ". Já nos referimos à "casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo", e aqueles que o servem em sua casa são referidos como "pedras vivas". Há muito tempo, o rei Ezequias disse: "A sepultura não pode louvar-te, a morte não pode celebrar-te; ... Os vivos, vivos, ele te louvarão". Através da infinita misericórdia, somos contados entre aqueles que estão "vivos para Deus por meio de Jesus Cristo nosso Senhor" (Romanos 6:11) e, portanto, fazem parte dessa estrutura viva, onde o Deus vivo habita nos louvores dos Seus santos. Esta nota de louvor continua, como vemos de Hebreus 2:12, "no meio da igreja eu cantarei o teu louvor". Continuará, pois, em Apocalipse 5, os vinte e quatro anciãos - "reis e sacerdotes" - saem em uma nota de louvor que encontra seu eco em "toda criatura". O versículo  24 é interessante e talvez se associe ao sentido moral com 1 Crônicas 24, onde o serviço sacerdotal da "Casa do Senhor" é visto funcionando em seus vinte e quatro cursos sob a ordem de Davi. Finalmente, a igreja é referida em Timóteo como "o pilar e o chão (ou base) da verdade". Imediatamente seguindo, temos esse versículo 16 notável que traz os preciosos detalhes da encarnação diante de nós de uma forma tão maravilhosa. Isso certamente é a grande característica da verdade que está consagrada nos corações daqueles que hoje fazem parte da igreja.



A revelação de Deus em Cristo, o testemunho que lhe foi dado, a fé que respondeu a esse testemunho e o conhecimento de seu atual lugar de exaltação na glória de Deus são verdades cardeais que são parte integrante da "fé que uma vez entregue aos santos "(Judas 3).

A igreja não ensina essas verdades; nenhum lugar nas Escrituras é a igreja referida como ensino. Ela é ensinada pelo Espírito Santo de Deus, e essas grandes verdades foram mantidas em fidelidade por corações leais em toda a história da igreja aqui. Em dias de perseguição amarga e martírio, nas chamadas "idades escuras" também, homens e mulheres se recusaram a entregar sua fé, muitos a selaram com o sangue.



Vivemos em dias de facilidade comparativa, livres de perseguição externa, mas o chamado à fidelidade aos princípios da casa de Deus são tão urgentes como sempre. "Os homens maus e os sedutores devem tornar-se cada vez pior, enganando e enganando" (2 Timóteo 3:13). Das próprias fileiras da profissão surgiram os homens "falando coisas perversas, para retirar os discípulos depois deles" (Atos 20:30). É significativo que o único outro lugar no Novo Testamento além de Efésios 2, em que a mesma palavra grega para "habitação" é usada é em Apocalipse 18: 2. "Babilônia", o grande sistema de corrupção e de desafio para a glória de Deus ", tornou-se habitação dos demônios e do poder de todo espírito sujo, e uma gaiola para todo o passarinho impuro e odioso".

Que possamos, com a ajuda de Deus, a reconhecer a santidade de Sua casa; tendo nossa parte nos louvores do Deus vivo, e segurando firmemente a verdade tal como foi revelado no poder do Espírito de Deus.
DCG

Comentários

Postagens mais visitadas