A Igreja V (parte 5 de 6)


Em documentos anteriores consideramos a igreja de Deus em suas características gerais. Construído pelo próprio Cristo, é uma estrutura inexpugnável; é de suprema alegria e valor para as Pessoas divinas; É a casa de Deus, "habitação de Deus através do Espírito", e é o corpo de Cristo unido a Ele como Cabeça em glória, e assim capacitado para ser uma expressão de Cristo aqui embaixo.

Na epístola do Coríntios, Paulo escreve para "a igreja de Deus que está em Corinto". É evidente que, quando Paulo escreveu, a igreja de Deus nessa cidade poderia ser identificada; de fato Paulo separa claramente os habitantes de Corinto em três classes distintas, "os judeus ... os gentios ... a igreja de Deus" (1 Coríntios 10:32). 

Assim, uma grande responsabilidade recaída sobre aqueles que formaram a igreja de Deus em Corinto, sobre cada um em seu percurso individual, assim como sobre a companhia reunida. A maioria desses crentes eram, sem dúvida, gentios que se converteram a Deus e agora, por meio da graça, entre aqueles que chamavam "sobre o nome de Jesus Cristo, nosso Senhor". Os gentios, mergulhados na escuridão e nas idolatrias pagãs, não conheciam este Nome, e os judeus como nação odiavam esse Nome e rejeitaram aquele que os aborreceu. Que privilégio, e ainda que grande responsabilidade, testemunhar esse Nome, um Nome que está acima de todo nome, em tais circunstâncias.

Eles tinham sido ocupados por Deus com esse propósito, e Ele lhes havia dado tudo o que era necessário para que fossem testemunhas em Corinto, que era conhecido por sua corrupção. Eles foram "santificados (ou separados) em Cristo Jesus"; A graça de Deus lhes foi dada em Jesus Cristo; eles foram "enriquecidos por ele, em toda expressão e em todo conhecimento, e eles retornaram sem nenhum presente ". Além disso, eles fizeram parte de uma vasta companhia de santos igualmente abençoados, aqueles que" em todos os lugares invocam o Nome de Jesus Cristo, o Senhor ". Seus recursos e tudo o que eles precisavam estavam no próprio Deus. Nos primeiros nove versos do primeiro capítulo, quais versos formam uma espécie de prefácio à epístola, Deus é mencionado pelo menos seis vezes, o última referência, chamando sua atenção para o fato de que Ele "é fiel". 

Sua vontade, Sua graça, Sua paz, Sua fidelidade estavam todos à disposição desses crentes que formaram a igreja de Deus em Corinto, a fim de que possam representar a Deus corretamente naquela cidade. Mais tarde, na epístola, encontramos Paulo sugerindo a possibilidade de um incrédulo, ou uma pessoa simples, entrar em sua reunião e cair em seu rosto adorando a Deus e dizendo: "Deus está em você de verdade".

Antes de falarmos dos fracassos que marcaram esses crentes, vejamos a maravilha e a benção do verso 8. Do lado divino e na operação do amor divino, as características de fidelidade e devoção a Cristo serão mantidas em Sua igreja diretamente o fim, e haverá isso à vista de Deus que é "irrepreensível no dia de nosso Senhor Jesus Cristo". Talvez haja um link aqui com o fato de que um vencedor tenha em mente através da história pública da igreja de Éfeso a Laodicéia (Apocalipse 2 e 3).

Tendo falado da verdade do lado de Deus (e sempre é bom para nós abordarmos as coisas divinas dessa maneira), Paulo no versículo 10 refere-se à sua condição prática. Ai! a simplicidade e a unidade que os teria marcado se tivessem percebido que seus recursos estavam em Deus, estavam completamente ausentes. "Meus irmãos ... há lutas entre vocês" (versículo 11). Os homens estavam diante de seus olhos em vez de Cristo. Quão perto desta característica da luta é para nós como crentes; Midian, o que significa "conflitos" era um filho de Abraão.

A história da igreja em Corinto é, infelizmente! A história da igreja em responsabilidade ao longo dos séculos. Escolas de opiniões, sabedoria humana, tudo o que resulta em um "sopro" da carne. Quatro vezes o apóstolo fala dos crentes corintios como "inchados". Em 1 Cor. 4: 6, ele fala de serem "inchados para um contra o outro"; Nos versos 18 e 19 do mesmo capítulo, ele se refere aos que estavam inchados em seu discurso, aparentemente contra o próprio apóstolo, e em 1 Cor. 5: 2, ele deve censurá-los por terem sido inchados quando deveriam ter lido pelas condições prevalecentes entre eles. Não é abençoado perceber que, ao passar da "maneira mais excelente" de amor, essa característica estará ausente? "O amor ... não está inchado" (1 Coríntios 13: 4).



Nós não habitamos mais em cima do fracasso desses santos de Deus, exceto notar que a ocupação com os homens e recorrer a suas próprias opiniões, parece ter prejudicado seriamente suas opiniões sobre a própria ceia do Senhor (ver 1 Cor. 11 20-22) . Devemos agradecer a Deus que, apesar da introdução dos pensamentos e dos métodos dos homens, esta preciosa ordenança nos foi preservada em nossos dias em toda a sua simplicidade e, no entanto, profundo significado. 

Podemos valorizá-lo cada vez mais e enfrentar constantemente o desafio (e, no entanto, o encorajamento) do versículo 28 no capítulo 11. O apóstolo encontra as condições em Corinto pela "pregação da cruz" (versículo 18). 

Este versículo pode ler "a palavra (logos) que fala da cruz". O Senhor Jesus no primeiro capítulo do evangelho de João é apresentado como "a Palavra" (Logos). Nele era a expressão plena da mente e dos pensamentos de Deus, Deus se tornou perfeitamente conhecido em Cristo. Assim, a "palavra" da cruz é o pensamento completo e completo de Deus em relação ao homem segundo a carne. 

Esse homem é removido da visão de Deus para sempre e não pode ter nenhum lugar nas coisas de Deus. Quanto, irmãos amados, devemos ter sido preservados em nossos encontros locais se a "palavra da cruz" tivesse tido seu lugar certo em cada coração! Nós valorizamos, e com razão, as maravilhosas bençãos que nos alcançaram através da cruz (1 Pedro 2:24 etc.), também possamos estar prontos para ouvir a "palavra da cruz" e procurar ajuda não para trazer os traços do homem a quem Deus se separou nas reuniões de Seu povo. 

No último verso do capítulo 1, o apóstolo estabelece em um versículo a verdadeira posição do cristão. Ele mostrou que nenhuma carne deve se vangloriar diante de Deus, e agora ele diz: "Mas de vós estais em Cristo Jesus, que de Deus nos é feito sabedoria, justiça, santificação e redenção". Como entendemos, em certa medida, a bem-aventurança de tal posição e os recursos que estão disponíveis para nós naquela posição, certamente concordaremos com o que está escrito: "Aquele que se gloria, que se glorie no Senhor". Há um toque sacerdotal nas duas cartas de Paulo para Corinto. Ele era hábil na primeira carta no uso dos "cinzeiros" (Êxodo 25:38). Sua carta teria o caráter de cortar a lâmpada, retirando tudo o que impediria a luz de brilhar claramente, e em sua segunda carta ele é, pela riqueza de seu ministério, derramando no óleo. Que seus trabalhos foram efetivos é visto em seu elogio de 2 Coríntios 3: 2, 3. Esses versículos implicam que seu testemunho não era apenas assunto particular, conhecido apenas entre eles, mas era bem conhecido, lido de todos. 



Quão abençoado saber que este poderia ser o testemunho de cada reunião local hoje. Para terminar, podemos nos referir às cartas de Paulo aos Tessalonicenses. Ele não fala deles como a igreja que está em Tessalônica, mas como "a igreja que está em Deus, o Pai e no Senhor Jesus Cristo". Na verdade eles estavam em Tessalônica, mas Paulo está estressando seu lugar na intimidade em relação às Pessoas divinas. 

Eles eram os bebês do cristianismo, e João nos diz em sua epístola que a porção dos bebês era que eles "conheciam o Pai". É a nossa porção e privilégio conhecer a proximidade das Pessoas divinas e desfrutar na intimidade a benção e a doçura do amor divino. 

Certamente, como estamos no bem disto, seremos melhor adaptados para cumprir nossas responsabilidades nas localidades em que Deus nos estabeleceu.

DCG

Comentários

Postagens mais visitadas