Deus é preocupado!


“Não se vendem cinco pardais por duas moedas de um centavo entanto, Deus não esquece nenhum deles … Não tenhais medo; vós valeis mais do que muitos pardais” (Lucas 12: 6-7)


Alguns anos atrás, li o livro God is a Warrior. Na primeira vez que vi a capa dessa obra, ainda meio sonolento confundi a palavra Warrior por Worrier, que modificaria todo significado na lingua inglesa. Mais exatamente, na lingua portuguesa: Deus é preocupado. Oh moleque!

Em Deus é Guerreiro, Tremper Longman, III e Daniel G. Reid fornecem uma visão geral da teologia guerreira na Bíblia, particularmente voltada para estudantes da Bíblia. A primeira metade do livro é dedicada a descrever a teologia do guerreiro do Antigo Testamento, e a segunda descreve a teologia guerreira do Novo Testamento.

É preciso ler entre as linhas para entender o que os autores sugerem, mas o que se encontra é uma visão de Deus como guerreiro. Essencialmente, afirmam que todas as reivindicações do Antigo Testamento sobre a natureza militante de Deus são ecoadas no Novo Testamento: "O Senhor da segunda aliança é o mesmo que o Senhor dos primeiros".

Eles descrevem bem a transformação, sem reconhecer que é realmente uma transformação. Na maior parte da discussão do material do guerreiro do Antigo Testamento, Longman e Reid discorrem sobre os inimigos de Israel que se tornam inimigos de Deus. No Antigo Testamento, Deus era um guerreiro contra a carne e o sangue. No entanto, em toda Deus a discussão sobre o material do guerreiro do Novo Testamento, Deus é um guerreiro contra os principados e os poderes, contra o mal, contra o caos. Penso que uma afirmação essencial e radical de que o Novo Testamento se atreve a fazer é que o Senhor não é um guerreiro "contra a carne e o sangue, mas contra os governantes, contra as autoridades, contra os poderes deste mundo sombrio e contra as forças espirituais do mal em os reinos celestiais "(Efésios 6:12).

Essa semana eu li novamente essa obra, e à luz de 1 Pedro 5:5-7, hoje pela manhã, lembrei me da similaridade entre guerreiro e preocupador advindas de uma mente bilingue... Risos, uma coçada na careca e pensei: Deus nao é apenas o nosso guerreiro, mas ele se preocupa comigo também."

"Lançando todos os seus cuidados sobre Ele, pois Ele cuida de você". Durante um período de algumas semanas, essas palavras tem ecoado na minha mente, e tenho falado tanto em conversas particulares quanto nas aulas e encontros da igreja. O conforto imensurável  que essas palavras transmitem! Quando a saudade bate, a fraqueza dói. O pai no hospital, o marido desempregado ou o irmão em pecado; as contas vencidas, as ovelhas feridas, os filhos experimentando o bem e o mal, a esposa insatisfeita, o vizinho rabugento, o guarda lá na rua e o gerente do banco -- tudo o que nos preocupa fica pequeno ao lembrarmos que grande parte do povo do Senhor experimentou o precioso cuidado com deles em tempos de doença, lutas e pressões de diferentes tipos e extensão. Essas noites de dor sem sono; dias de preocupação para os entes queridos; as decepções das amizades; os desafios e a fraqueza da idade; problemas familiares; contratempos de negócios; crescente ilegalidade e apostasia. Deus realmente se importa? Quão abençoado é exclamar, não só pela repetição deste maravilhoso texto, mas pela experiência pessoal e real - na verdade Ele faz! 

A ajuda espiritual e o alargamento devem resultar de uma consideração mais detalhada dessas palavras e do seu contexto. Pedro está escrevendo aos crentes que, apesar de dispersos em várias províncias, eram, no entanto, "Eleitos ... de Deus", e estavam passando para "uma herança ... reservada no céu". Pedro, ao contrário do apóstolo Paulo, não se amplia sobre as presentes bênçãos do crente como quem se assenta "nos lugares celestiais em Cristo Jesus", mas falando dos sofrimentos de Cristo (do qual ele tinha sido testemunha) como base para todas as bênçãos, ele então examina a manifestação da glória e da porção que os santos irão curtir "na revelação de Jesus Cristo". Ele já garantiu o "poder de Deus" e sua capacidade de mantê-los no dia certo, e agora, no capítulo que está diante de nós, ele acrescenta esse precioso testemunho ao cuidado de Deus para os Seus. Graciosamente, o Espírito Santo nos asseguraria que o Deus que se preocupa assim com aqueles a quem Pedro escreve é ​​o mesmo Deus abençoado que, em um amor incomparável, cuida seu povo hoje.

Uma consideração dos versículos 5 e 6 nos dará uma apreciação mais profunda do contexto do versículo 7. A escolha de palavras de Pedro (especialmente seus verbos e seus tempos) é de imensa importância e, bem, devolve um estudo cuidadoso; Aqui, podemos nos referir brevemente a um ou dois exemplos excepcionais. No versículo 5, ele enfatiza o pensamento da humildade e, ao fazê-lo, faz uso de palavras peculiares a esta passagem da Escritura - "vestir-se de humildade", ou como leitura marginal - "amarrar a humildade". Essas palavras contêm um grande desafio quanto às nossas relações com os nossos irmãos - a sugestão é a cegueira de si mesmo como emblema da servidão - um sinal de deferência verdadeira e real um para o outro. O exemplo perfeito, como sempre, é visto em nosso Senhor - Ele tomou "uma forma de servo" servindo aqui na perfeição do amor imutável. O belo incidente de João 13 impressiona as afeições com a glória de Aquele que em Sua Pessoa "é sobre todos, Deus abençoado para sempre", ainda assim, na sagrada Manhood se cingira para servir tão maravilhosamente apaixonado. A realização prática de Filipenses 2: 1-4, estabeleceria o fundamento da unidade entre o povo de Deus.

Pedro passa a dizer: "Porque Deus resiste o orgulhoso". O amor de Deus para o Seu próprio não cessa nem diminui - mas se quisermos conhecer a proximidade e a benignidade de Sua solicitude e cuidado, a característica da humildade deve necessariamente desbancar a do orgulho natural, pois "Ele olha o humilde, e o orgulhoso que Ele conhece de longe "(Salmo 138: 6). O apóstolo exorta-nos a humilhar-nos "sob a poderosa mão de Deus". A palavra "poderoso" implica não só o poder e a força, mas também o domínio; O nome EL (o Poderoso) ocorre cerca de 250 vezes na Escritura, e há muitas referências ao poder de Sua mão. As lindas palavras de Isaías 40 nos mostram algo de sua majestade e poder: "Quem mediu as águas no oco da Sua mão, e impôs os céus com uma extensão, e agarrou o pó da terra em uma medida e pesou as montanhas em equilíbrio e as colinas em escalas ". Os homens com enorme custo e trabalho e risco penetram no limiar do espaço exterior - mas Deus cobre todo o céu com a extensão da mão dele; E os mares com todo o seu poder e vastidão são mantidos no vazio da mesma mão poderosa. Mas, irmãos queridos, essa mão do poder é a mão do amor - "Ele alimentará o seu rebanho como um pastor, e ajuntará os cordeiros com o braço dele e os levará no seu seio". Bem, este precioso capítulo começará "Conforte-te, consolai o meu povo, diz o teu Deus". Todo o capítulo deve ser lido. Da poderosa e amorosa mão do Pai (e também do próprio Cristo), nenhum poder pode arrancar qualquer um de Seu rebanho! O próprio Jeová, o Senhor Todo-Poderoso, deve ser conhecido como Pai, todo o amor e cuidado que esse relacionamento envolve é disponibilizado a cada santo individual (2 Coríntios 6:17, 18).


"Lançando (ou, tendo lançado) todos os seus cuidados (toda ansiedade) sobre Ele". A palavra "lançando" é uma palavra enfática - realmente significa "jogar" - para se integrar completamente com - e é tão usado em Lucas 19:35, onde as pessoas lançaram suas roupas sobre o potro, deixando-os ir completamente! Com que frequência derramamos nossas ansiedades  no Senhor, e depois buscamos, afinal, levá-los a nós mesmos! Isso não sugeriria que a importação dos versículos precedentes não fosse totalmente compreendida? Algum elemento talvez de auto-suficiência, falta dessa característica da "humildade" que o olho do Deus  se delicia para "olhar". Talvez, também, uma apreciação insuficiente do poder dessa "mão poderosa" - a mão de Aquele que "se preocupa" com nós? Se a primeira menção de cuidados no texto se refere a ansiedade e dificuldades, a segunda referência é o maravilhoso amor e solicitude do próprio Deus para os Seus santos. Ele está interessado em nós; Ele está preocupado com todos os nossos problemas, eles o importam como a palavra original sugere. 

As palavras e ações do Salvador em Seu serviço atual na glória, presente e presença do Espírito Santo de Deus, nosso presente acesso ao próprio Pai; a perspectiva gloriosa de ser arrebatado desta cena para ser "sempre com o Senhor", todos indicam a bem-aventurança do interesse divino e cuida de todo santo de Deus. A cobertura da mão poderosa de Deus, a solicitação incessante e a preocupação amorosa em cada passo do nosso caminho! Busquemos sinceramente esse espírito de verdadeira humildade para que a bem-aventurança das palavras "Ele se preocupa com você" pode acalmar todo o medo e pressentimento, e chamar de nossos corações uma nota mais profunda de louvor e ação de graças para o Deus abençoado. Quão preciosas são as palavras do nosso amado Senhor - "Porque o próprio Pai ama-te, porque me amaste e crer que sai de Deus" (João 16:27). A apreciação e o gozo dos cuidados incessantes de Deus se refletem em nosso trabalho e testemunho diário. No livro de Esdras, temos um exemplo notável disso. Navios de ouro e prata e outras coisas preciosas deveriam ser carregados da Babilônia a Jerusalém, uma longa jornada cheia de muitos perigos. Aparentemente, Esdras poderia ter recebido uma escolta militar do rei para proteção no caminho, mas, com verdadeira humildade, pediu ao Senhor "um caminho certo"; O seu testemunho perante o rei tinha sido claro e intransigente - "a mão do nosso Deus é sobre todos eles para o bem que o buscam". Ele conhecia o poder dessa mão e a bondade do coração de Deus. Com humildade e dependência do Deus, ele provou ele, com plena e feliz confiança "lançou todo o cuidado dele" - recusando a ajuda do homem e, portanto, honrando a Deus antes de todos. A prata, o ouro e os vasos foram trazidos com segurança para a casa de seu Deus (v. 32). 

Quais são os privilégios! Na quietude e na confiança gerada pela fé para desfrutar dos recursos ilimitados e do cuidado do coração de Deus, como em humildade e gratidão, procuramos ampliar o Seu Nome num mundo estéril de alegria e esperança. Sim! Alem de Ele ser o guerreiro que vai a nossa frente, Deus cuida para que mantenhamos o passo firme, seguindo os passos do seu Filho. "Ele se preocupa com a gente"; "seus braços eternos nos sustentam"; "Sua bandeira sobre nós é amor", e "bondade e misericórdia" são nossos atendentes todos os dias. "Sim, feliz é aquele povo, cujo Deus é o Senhor" (Salmo 144: 15).

Daniel

Comentários

Postagens mais visitadas